609

Assista Agora

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 | Crítica

Bill Condon retrocede, reabilita tabus que havia derrubado em Kinsey e ajuda Stephenie Meyer a sacrificar a cisne Bella

Marcelo Hessel
18 de Novembro de 2011

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1

The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1
EUA , 2011 - 117 minutos
Drama

Direção:
Bill Condon

Roteiro:
Melissa Rosenberg, Stephenie Meyer (romance)

Elenco:
Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Billy Burke, Peter Facinelli, Kellan Lutz, Jackson Rathbone, Nikki Reed

Ruim
amanhecer
amanhecer
crepusculo

Gosto de pensar que eu estava me guardando para este quarto Crepúsculo, para Amanhecer, com todas as suas promessas de nonsense, como se o útero arrebentado de Bella Swan fosse abrir para mim as portas desse maravilhoso fenômeno fílmico-literário, mas o fato é que eu não vi os filmes anteriores da saga por mero desinteresse.

Sempre houve curiosidade mórbida, claro, mas não era mais forte que a certeza de já ter adivinhado, mesmo sem ver os filmes, todas as obviedades da metáfora central da série, o vampirismo como alegoria da perda da virgindade. Pois eis que assisto a Amanhecer, e as constatações imediatas são duas:

1) Quando reconheço a autora da série, Stephenie Meyer, fazendo uma ponta no início do filme como convidada do casamento de Bella e Edward (o produtor Wyck Godfrey interpreta o padre), percebo que conheço Crepúsculo até demais. Não se menospreza o poder de osmose de um produto que ocupa 50% do total de salas de cinema do seu país;

2) O romantismo neoconservador da escritora é muito mais obsessivo do que eu poderia supor. Agora dá pra entender por que o Brasil tem a maior base de fãs da série fora dos EUA, num momento em que o país mais católico do mundo demonstra a extensão do seu reacionarismo... Mas voltemos ao assunto.

Não deixa de ser melancolicamente irônico que o diretor de Amanhecer seja o mesmo de Kinsey. Em seu melhor filme, Bill Condon retornava aos castiços anos 1940 para desmistificar a nossa sexualidade, na figura do "Doutor Sexo" Alfred Kinsey, e nessa comparação Amanhecer representa o absoluto retrocesso. Não é fácil ser mulher - pra saber disso não é preciso ser uma - mas ser uma mulher escrita por Stephenie Meyer é muito pior.

Principalmente porque Amanhecer, embora aparente resgatar figuras de uma certa tradição moral e religiosa (o homem forte e provedor, a mulher frágil mas fértil), na verdade está restabelecendo só os tabus associados a essas figuras.

Primeiro há a figura opressiva do macho. Edward não é "virgem" - oportunamente, o filme começa contando-nos que nos anos 1930 ele caçava mortais para se alimentar -, o que já estabelece entre ele e Bella uma hierarquia que não é somente a do imortal diante da mortal, mas também do homem experiente diante da menina casta de 18 anos. É óbvio que Bella transará, é por isso que ela e todos nós esperamos, mas Meyer e Condon trabalham essa expectativa de forma doentia. Daria pra fazer um ensaio só sobre a fixação por toras; um vampiro carrega uma tora, a casa de madeira na floresta é cercada por árvores grossas, a discussão dos lobos acontece no meio de um monte de toras...

Sendo uma mulher que cresceu na América profunda, é compreensível que as projeções fálicas de Stephenie Meyer envolvam muita lenha, muita rusticidade, mas não tem desserviço maior para as adolescentes do século 21 do que associar o sexo à imagem violenta da madeira ("wood", em inglês, é também uma gíria para ereção). Diante disso, os outros símbolos canhestros de masculinidade em Amanhecer (os vampiros assistem a futebol americano; os lobisomens, como são "exóticos", jogam soccer) são inofensiva piada.

Pela lógica, um macho só é macho ante mulheres fracas. As de Amanhecer são fracas não só por dependência (Bella é filha de uma figura de autoridade, um policial, então o vampiro no fundo é só uma autoridade que substitui essa anterior) como também fracas de espírito: elas dividem-se entre as servis (a vampira melhor amiga), as loucas (a vampira que não se controla) e as rejeitadas (a índia, a amiga do colégio). Bella não se encaixa em nenhum desses três perfis porque tem a "honra" de ser A Escolhida. A ela é reservado o privilégio maior do mundo de Stephenie Meyer: o sacrifício de ser mãe.

O sobrenome de Bella é Swan, "cisne", não por acaso. Os cisnes-brancos são monógamos por natureza, e na sua versão poética, eternizada nos balés, passam a vida emudecidos - até que cantam uma bela e triste canção antes de morrer. Não é preciso forçar na analogia para ver em Amanhecer um grande canto do cisne, em que a virginal Swan abre mão da própria vida no momento em que o mágico suco do vampiro a faz cantar. Outro tabu proscrito que o filme reabilita: a fertilização como fim da vida.

Amanhecer é um filme nocivo porque todas essas atribuições sociais obviamente datadas são tratadas como se fizessem, desde sempre, parte das leis da natureza. O próprio sobrenatural é reformatado para se enquadrar no mundo natural, científico - e a "sequência CSI" pelo interior do corpo de Bella é um exemplo disso. Deve ter gente que pira com essa espécie de teoria do Design Inteligente contada em forma de conto de fadas, mas eu não tive, francamente, muita paciência de pesquisar todos esses elementos dentro da mitologia da série. Como diabos um vampiro gera veneno, afinal?

Aliás, a título de curiosidade, acredito que seja importante dizer que a cena do parto não tem nada de especial: são efeitos de câmera demais e sangue de menos. A de Ligeiramente Grávidos é muito mais chocante. Ainda na linha confessional, gosto também de pensar que a transmutação a que Kristen Stewart é submetida neste filme tem muito de David Cronenberg - no sentido em que a deformação física espelha a deformação da identidade - mas se vou ofender algumas twilizetes (é assim que chama?) não preciso também xingar os fãs do canadense.

Só pra completar, uma ironia (já que Bill Condon nos brindou com aquela ironia do começo): o mais próximo de uma "mulher forte" que Amanhecer tem a oferecer é a lésbica Barbara Gruska, que canta na dupla Belle Brigade a canção que encerra o filme - o velho truque de colocar uma música animadinha durante os créditos finais, pra tudo mundo sair achando o filme o máximo.

Falando em final, Amanhecer tem um único mérito, que é o de contar uma história com um começo, um meio e um fim satisfatórios (muito mais do que qualquer Harry Potter, todos cheios de começos mal explicados e finais interrompidos). Não senti a necessidade de ver os filmes anteriores e sei que a guerra final com os Volturi é a maior enrolação. Em relação ao arco de Bella, a Parte 2 de Amanhecer é absolutamente dispensável, agora que ela já foi devidamente deflorada em nome dos dogmas e dos interesses de quem quer que seja.

Assim, encerro aqui este texto. Tive a minha primeira experiência com Crepúsculo e acredito que tenha sido também a última.

A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1 | Cinemas e horários


Compartilhar

Comentários (609)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar cassia (25/04/2012 17:30:25)   3 0
Hessel,acho que vc nao é a pessoa mais qualificada pra fazer essa critica,ja que mencionou logo no inicio,nao ter visto os outros filmes."Curiosidade morbida"é o que todos sempre dizem,ja esta ficando cansativo,alias,vcs criticos e alguns comentaristas, nao tem imaginaçao,muito menos criatividade,entao,deixe isso para os autores de livros e produtores de filmes.A verdade é que as pessoas nao se interessem tanto assim pra criticas, o que elas querem é ver um filme interessante,com uma linguagem simples e uma historia que leva milhoes de pessoas a ler,seria considerado no minimo,interessante.Ao contrario do que vcs pensam as pessoas nao se identificam com os personagens como Vampiro e humana,e sim,como Edward e Bella esse fenomeno mundial,que conquistou geraçoes,independente de erros,criticas,aversoes...



sem avatar Lucas (16/04/2012 21:38:29)   9 0
Não deveriam ter deixado o Hessel comentar esse filme, ele não entende muita coisa da série. Eu particularmente li os 4 livros e gostei muito (todos têm uma linguegem excelente, apesar de excessiva). Quanto aos filmes, "Eclipse" é o melhor até agora. Para poder criticar alguma coisa é preciso conhecer todo o contexto envolvente, saber quais os significados dos elementos internos da história e não ficar fazendo alusões externas e comparações absurdas como o senhor Hessel fez. Eu confesso que curtia a saga logo no início, quando a coisa ainda era novidade, mas agora não vejo mais tanta graça...Tudo bem...Quanto aos discutidores que ficam com essas briguinhas infantis sobre "HP vs Crepúsculo"...olha, nem sei o que dizer pra esses imbecís...É como aqueles carinhas que diziam: "Ai, Percy Jckson será o novo Hrry Potter"... Ah, tenha dó vai...



sem avatar Clarice (11/04/2012 02:10:17)   0 0
Acho que foi o pior filme da saga,sinceramente esperava mais,tem a parte 2 então pelo menos o último filme tem q ser bom.
Porque se não for assisti a toa igual harry potter eu vi tudinho(por curiosidade)e me arrependi pois o que era pra ser o melhor filme da saga foi o pior(na minha opinião).



sem avatar Moacyr (01/03/2012 17:42:21)   1 0
Eu realmente não entendo essa coisa de que Crepúsculo é melhor que HP ou não, se um vende mais ou não. Sei que uma saga não tem nada a ver com a outra e me irrito muito quando vejo esse tipo de comentário "HP vende um livro a cada 7 segundos e Crepúsculo é uma bosta" como se o proposito de Crepúsculo fosse vencer HP, sendo que uma saga não tem nada a ver com a outra. Gosto muito dos dois filmes igualmente.
E achei essa critica estupidamente mal feita e pelo mal conhecimento do autor ao dizer que não havia visto nenhum dos outros filmes...sério??


sem avatar Mia (03/03/2012 20:57:38)   8 0
A verdade Moacyr, é que a comparação não é para ser entendida, mas uma vez que, todo mundo a faz, inclusive os maiores críticos e blá blá blá, assim como os piores como Hessel, nós não estamos isentos de o fazer! Só para um entendimento maior, crepúsculo veio quando se anunciava o fim de HP, e todos desesperados foram correr para encontrar algo com o que se ocupar novamente, para quem lê e sabe o quanto isso é importante, entende!! Daí a comparação, uma parte dos leitores mais lúcidos, percebeu que Crepúsculo é uma bosta, e sentiu falta de algo de jeito.


master master (11/02/2012 18:29:09)   -4 0
bb



sem avatar Miguel Ângelo (01/02/2012 06:02:11)   3 2
Eu nunca tinha assistido os filmes da saga, devido a esse burburinho todo (e a falta do que fazer), resolvi assistir os três primeiros. O primeiro é chato e mal dirigido, o segundo é chato, mas até que a direção melhora e o terceiro é o melhor. Quanto ao quarto, eu achei bom. Até concordo com as analogias feitas pelo Hessel, mas ele quis mais polemizar do que realizar uma critica ao filme. E ainda por cima, usou a frase do personagem do Justin Timberlake, no filme Amizade Colorida ("o velho truque de colocar uma música animadinha durante os créditos finais, pra tudo mundo sair achando o filme o máximo.") para diser que o final de Amanhecer só é bom por causa da musica que colocaram depois dos créditos? Me poupe! A musica colocada depois dos creditos nem é boa! Esse Hessel, que deve se achar, como a maioria dos criticos desse site, na verdade não passa de um critico cliche e meia boca. Para finalizar, o que mais me incomoda na saga, são os arcos, que poderiam ser bons, mas são muito mau trabalhados. A rivalidade dos lobos com os vampiros, o lance do imprinting, a mitologia dos lobos, tudo isso é muito mau explorado. O que é explorado o tempo todo, é a relação entre Edward e Bella, que de tão enrrolada e fantasiosamente romantica, é chata. E o pior é que Kristen Stewart e Robert Pattinson são muito ruins para os papeis, deixando essa parte romantica, que devia ser bonita, mais chata ainda. Quem se saiu melhor a cada filme foi Taylor Lautner. Mas coitado, ele é jovem, sarado e bonito agora, por isso tem seu encanto em Holywwod, mas quando ficar mais velho, não sei se esse encanto ainda vai continuar...



sem avatar Halef (22/01/2012 12:47:45)   16 0
"Daria pra fazer um ensaio só sobre a fixação por toras; um vampiro carrega uma tora, a casa de madeira na floresta é cercada por árvores grossas, a discussão dos lobos acontece no meio de um monte de toras..." Marcelo Hessel, o psicólogo.


sem avatar Miguel Ângelo (01/02/2012 06:08:18)   3 1
Marcelo Hessel: "o psicologo" que eu nunca faria terapia, nem de graça.

sem avatar cassia (26/04/2012 09:01:19)   3 0
acho que o Hessel é que tem que procurar um psicologo!!


sem avatar bells15 (19/01/2012 12:49:34)   0 0
concordo totalmente com o carlos.




Erickson Erickson (10/01/2012 13:53:53)   14 0
Ok,comentário atrasadíssimo,mas ao ler essa crítica deu vontade de falar =)

Assim como eu muitos internautas se mostraram revoltados com a má qualidade da crítica acima,e antes que eu receba as primeiras pedradas,nao,nao sou fã de crepúsculo,mas apenas por que vampirismo nao é algo que me atraia o suficiente para se aficcionar.-. Mas eu já li todos os livros, pois, como sou aficcionado por ficcção,na época quando terminei de ler HP,saí lendo tudo que era série, de crepúsculo, á percy jackson,á procura de sagas que me intusiasmassem(encontrei em game of thrones *-*). Sobre os livros de crepúsculo,Gostei do desenrolar da saga,das reviravoltas e outros detalhes, e ao mesmo tempo me decepcionei com grandes merd*s incrementadas por Meyer("Bella, quando estou no sol,viro purpurina *-*")
Mas assisti o filme ANTES de ler a crítica(e recomendo á todos á fazerem isso), me diverti com algumas partes,outras achei idiotas,e em outros momentos senti alívio(finalmente os caras sem blusa pararam de aparecer á todo instante no filme)e não consigo entender como Hessel enxergou tanto "p@u",tanto estereótipo,tanto mimimi psicanalitico,e associou isso ao decorrer do filme,nem mesmo entendo como enxergar com olhos de Froid um filme-produto como crepúsculo poderia resultar em uma crítica de qualidade,desde quando isso funcionaria? é tão estúpido como as críticas de filmes como transformers. Perdoe-me meu caro,mas você basicamente se "enforcou"logo nas primeiras passagens de seu texto,assumindo que nunca leu nada de crepúsculo(ou seja,assumindo que nao tem nenhum conhecimento aprofundado da trama,dos livros e série)mostrando que o que você escrevesse dali em diante, nao seria merecedor de nenhum crédito,mesmo tendo consciencia que nós que acompanhamos o omelete sabemos da capacidade dos críticos,por serem grandes conhecedores de cinema,mas acima de tudo,pra criticar um filme,isoladamente,e ainda mais adaptação,nao seria necessário CONHECER,OU LER PRIMEIRO????????? Foi basicamente dizer "nao sei o suficiente sobre isso,mas vamos falar um pouco".Se alguém conseguiu ler até o final a crítica,parabéns,merece uma medalha.
Não sou capaz de dizer o quanto hessel sabe sobre crepúsculo ou não,mas concerteza,bem menos do que alguém que se deu ao trabalho de ler um livro pelo menos. Se fosse apenas isso, mas o decorrer da crítica, é uma análise freudiana maçante,cheia de palavras vazias,paragrafos que podiam ser resumidos em linhas parecendo apenas enrolação, sem trazer uma opinião concreta,servindo apenas para inflar o ódio dos anti-twilights e afrontar os fãs da saga.

Ou seja, nao fez absolutamente nada. Perdoe-me Hessel, mas você errou FEIO em todos os apectos nessa crítica.



Victor Hugo Victor Hugo (24/12/2011 14:32:50)   -5 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar amanda (02/02/2012 12:16:47)   2 2
meu querido, Harry Potter teve 8 filmes e 7 livros, todos foram ótimos, e crepúsculo? Teve mal quatro, Harry Potter foi a terceira maior bilheteria da história do cinema, e Crepúsculo? Nem sei de tão ruim que é, HARRY POTTER É UMA SAGA DE VERDADE, crepúsculo nunca chegará aos pés dessa saga maravilhosa, e com esse comentário você deverá ficar com raiva, não estou postando ele para provocar, e sim para expressar minha opinião e a realidade. E Harry Potter não foi feito para vender, tanto que tem mais fãs que crepúsculo, e com todo respeito, crepúsculo não tem história boa o suficiente para ser comparado a Harry Potter, por que? Porque é mal dirigido, o roteiro é fraco, e os ator precisam se entregar mais na hora de atuar. E pra você ter uma ideia até o Robert Pattinson falou que preferia atuar em Harry como cedrico, do que em crepúsculo como Edward ;)

sem avatar Mia (13/02/2012 18:47:29)   8 1
Duas coisas para você: HP vende um livro a cada sete segundos.

2- J.K Rowlling ( autora do livro se não sabe) foi nomeada LADY pela Rainha da Inglaterra. Só por causa dos livros. Ganhou mais prémios e mais dinheiro do que Stephenye meyer alguma vez vai cheirar.

Obrigada


Publicidade
Capitão Sparrow Capitão Sparrow (21/12/2011 18:49:10)   29 4
Não se deve comparar luxo(Harry Potter) com LIXO(Crepúsculo)!!!

Harry Potter é uma verdadeira saga e essa porcaria de Crepúsculo jamais chegará aos seus pés.



sem avatar Víctor (21/12/2011 02:36:34)   5 4
Harry Potter é mal explicado? Harry Potter é uma saga. Vai ler e assistir todos os livros e filmes. Depois você pode dizer que é mal explicado.



sem avatar Ghabriel (20/12/2011 14:56:50)   -2 -2
Caso não saiba o que signifique uma crítica, é um texto, feito para ressaltar os pontos bons e ruins de um filme, video, etc.
Essa "crítica" é uma afronta aos fãs e da série.
Antes de criticar algo, tenha fundamentos e saiba o que que acontece, preste atenção no filme, em seus detalhes. Você nem se quer entendeu Harry Potter, o qual voce diz ... "qualquer Harry Potter, todos cheios de começos mal explicados e finais interrompidos" ...
O melhor a fazer é excluir ISSO que você fez ai em cima, assistir TODOS os filmes, ler os livros, e quem sabe fazer outra crítica bem fudamentada, onde você saiba o que está acontecendo.
A saga Crepúsculo pode não ser um dos melhores filmes que já se tenha feito, ou um dos melhores livros, mas entre todo o meu repertório de filmes, que inclui Anjos da Noite, Rainha dos Condenados, Entrevista com o Vampiro, Harry Potter, Percy Jackson, Cisne Negro, O Diabo Veste Prada, entre outros, esse é um dos melhores e mais bonitos filmes que eu já vi, mas não me surpreende que você com o seu mínimo bom gosto não saíba apreciar um filme e a história por trás de toda a ação, ou drama que ele trás.


sem avatar Mia (20/12/2011 22:26:27)   8 2
haja comparações meu caro, Anjos da Noite, Rainha dos Condenados, Entrevista com o Vampiro, Harry Potter, Percy Jackson, Cisne Negro, O Diabo Veste Prada, a comparar com crepúsculo????? Nem Tom and Jerry merece tal afronta, já me desculpando pelo desenho que é um show. Uma comparação mais perto de crepúsculo, só pode ser... Parece que não existe! Acho que você não conhece os filmes que mencionou!

sem avatar Marcel (24/12/2011 18:41:22)   67 1
Mia mereceu uma positivada pela resposta.

Tirando o gosto pessoal de cada um, certas comparações nunca devem ser feitas. E Cisne Negro foi a pior comparação usada dessa relação. É comparar uma Mercedes (Cisne Negro) com um carro popular!!!!

sem avatar Andressa (16/05/2012 13:31:56)   0 0
É inexplicável que ainda hajam comparações de Crepúsculo com Harry Potter!
Ninguém vê que são sagas completamente distintas e que até mesmo os atores do elenco de ambos, são amigos e vivem tranquilos enquanto os fãs se descabelam em discussões em que nunca chegaram a um acordo? Isso é totalmente rídiculo!
E Hessel, quem canta a música do final é "The Joy Formidable" e não "The Belle Brigade", esta canta "I Didn't Mean It" que não é a música dos créditos (Endtapes)Primeiro se informe!


sem avatar Marcel (18/12/2011 21:49:45)   67 2
Minha nossa,....empatou (em ovos) com "Os Vampiros que se mordam"!!!!!


sem avatar Mia (20/12/2011 22:27:23)   8 2
E empatou bem!


Roger Roger (12/12/2011 10:27:54)   4 2
Mandou bem, Hessel!



sem avatar Mia (11/12/2011 19:48:46)   8 2
Para começar o quanto gosto do Hessel, é o mesmo que gosto de crepúsculo.... Nem tão pouco! E nem quero entrar em discussão barata, porque chamar esse filme de obra de arte, é desconsiderar Shakespeare! Por favor, se gostam do filme tudo bem, problema vosso, mas ficar fazendo comparações sem nexo é perigoso, sim, isso afecta o cérebro! Se bem que é preciso ter um, para poder ser afectado e duvido que alguém que Chama esse filme de obra de arte, o tenha. Um filme para já deveras errónio, porque todo mundo sabe que para ser chamado de saga, tem que ter pelo menos um vikking na história, e por ali só tem fadas, zombies e ursos se não me engano! Para quem não sabe a fada é o Edward, o zombie é a bella, que de bella não tem nada, parece mais com uma mosca morta, e o urso são aqueles lobisomens descamisados! E Hessel, não me compare isto à Harry Potter sim, porque é tudo muito bem explicado lá, só que não é qualquer um que entende.



sem avatar vitor (08/12/2011 22:34:32)   -12 0
não to querendo ser escroto nem nada..mas por favor..vejam esse filme The Wolfman 2011 e vê se um lobisomem tem alguma capacidade de discutir. Esse The Wolfman é bom mas não ééé..aquilo ou leia qq coisa sobre lobisomem..é um absurdo o q a autora coloca..



sem avatar Filipe (08/12/2011 08:46:24)   0 0
Até eu, que não sou fã, gostei do filme, melhor do que os anteriores pelo menos. Gostei da trilha sonora, dos efeitos, da fotografia e até da maneira como representaram o Brasil(risos).

Porém, havemos de convir que é bem complicado criticar o produto final de uma saga sem ter visto a sequência cara, clichê tem o tempo todo e daí?). Mas talvez eu não possa falar nada, porque fiz algo parecido com o autor da crítica - não terminei de ler a própria, pois, eu queria ver a opinião de um especialista sobre o filme em geral, não um desabafo de revolta e frustração!

Acho que os críticos do cinema deviam passar por um teste para sê-los! Melhor, só devia ser crítico aqueles que tem capacidade de produzir filmes, ou seja, os próprios cineastas, não essas pessoas que, em vez de ir ao cinema para ver um filme numa boa, vão lá para pegar qualquer falha e anotar num bloquinho pra expor ao mundo sua medíocre "interferência".

Interferência inútil, aliás, por que de que vale a crítica estúpida de um crítico verbalmente estúpido que vive num país estúpido e que possui nível de influência global estupidamente abaixo de zero?

Francamente, vou morrer e não vou ver tudo. Pessoal, vão ler críticas em sites estrangeiros, por que a imprensa do nosso país é pobre e suas palavras não valem mais que um... sei lá, esgoto?



Bruna Bruna (07/12/2011 09:57:14)   2 2
Achei o filme bem morno em todos os termos. A única cena que realmente empolgou foi a dos lobisomens discutindo.
Só.


sem avatar Ronaldo (16/12/2011 10:03:00)   0 1
Concordo com vc, só não peguei no sono porque minha namorada ficava me cutucando!


Ricardo Ricardo (05/12/2011 14:36:48)   0 0
Os(as) Twizetters de plantão não entenderam que essa análise do Hessel é sobre o filme/episódio e não sobre a saga toda.
NINGUEM precisa ver 15 filmes para avaliar um em particular.
Povo se morde quando desvalorizam algo que representa as frustrações de suas vidas...


Victor Hugo Victor Hugo (07/12/2011 16:57:08)   -5 0
E como é que se entende a história de um filme em particular sem ter conhecido os filmes que antecederam ?


Publicidade
Viviane Viviane (05/12/2011 12:02:45)   0 1
Eu acho que é uma falta de respeito, alguém que não conhece a história, que não assistiu todos os filmes, opinar sobre a Saga... E gosto cada um tem o seu... Então, respeitar a opinião dos outros é essencial.

A saga Crepúsculo é a melhor de todos os tempos... tanto os livros como os filmes...



sem avatar Michel (04/12/2011 01:13:02)   0 0
esse filme é muito bom para ser assistido por quem está começando a entender a essência da crítica, também para olhar o erros notáveis durante o filme,
VOCÊ APRENDE CRITICANDO TANTOS OS FILMES BONS QUANTO OS RUINS.



Victor Hugo Victor Hugo (03/12/2011 16:25:21)   -5 1
Tudo bem, ele é crítico e a tarefa dele é ver os pontos positivos e negativos do filme, mas como ele pode fazer isso sem nem mesmo ter visto os outros filmes da série ? Achei RIDÍCULO isso... Por que não botaram Marcelo Forlani pra fazer a crítica ? Pelo menos ele acompanhou os outros filmes da série ¬¬'



sem avatar vitor (03/12/2011 15:56:18)   -12 2
Fui ao cinema assistir essa coisa para fazer um agrado a minha mãe. Do nivel RIDICULO ao ABSURDO..acho que esse filme superou todas as metas..atuação horrivel, direção péssima.. a história é ridicula e a caracterização dos personagens..nossa mãe..essa autora nunca leu nada sobre lobisomem ou vampiro..poo até o Zé Vampir é melhor construido do que os dessa Saga..



Jader Jader (03/12/2011 12:16:03)   1 1
Hessel uma só palavra... Brilhante. Meus parabéns,a sítense coesa e perfeita!



sem avatar Mariana (30/11/2011 21:59:33)   5 5
Só pra constar, detesto a saga crepusculo e todos os seus livros mau escritos e filmes insossos...

Mas é INDIGNANTE o Omelete postar uma critica de um "suposto critico" que nao leu nem assistiu os outros filmes da saga... para falar mau leia ou assista antes...

Segundo, possivelmente voce tambem nao leu/assistiu Harry Potter, pergunte quanlquer coisa que nao entendeu que desenho para voce...

Se sua caracteristica principal é ser preguicoso suficiente para nao ver nem ler sobre os filmes que critica, procure escrever sobre sua preguica e seu mundo ignorante


sem avatar Nazare (30/11/2011 22:40:10)   0 0
bem ao estilo teoria da relatividade, a ignorância leva a esse tipo de "crítica".

sem avatar Mia (11/12/2011 19:41:33)   8 1
olhe Mariana, eu assino em baixo, Concordo plenamente com tudo que disseste.


 EU ACHO!!! EU ACHO!!! (30/11/2011 18:23:27)   1198 0
¨¬AINDA BEM QUE ESSA MERDA DE SAGA TÁ ACABANDO!!!



sem avatar Rafael (30/11/2011 18:01:49)   -7 -2
O cara é bom mesmo. Deu 1 ovo p um filme cheio de fãs... Eu disse fã? Queria dizer malucos.
Fui ver o que é antes desse, que graças a Deus até o nome eu esqueci, com a minha noiva no cinema e sai xingando e jurando nunca mais ver nenhum da serie nem na seção da tarde!
Mesmo sem ver eu daria 0.



sem avatar Jaqueline (29/11/2011 23:16:41)   1 2
Poxa, colocar alguém que, pelo visto, nunca viu nenhum dos filmes da saga p/ fazer uma crítica e, principalmente, uma pessoa que já possui suas próprias opniões pré formuladas, é totalmente sem sentido! Críticas deveriam ser independentes de opniões pessoais, não?
Não sou fã da série, mas devo dizer que o filme é bom sim.


sem avatar Tiago (02/12/2011 15:28:47)   0 0
Uma crítica sem opinioes pessoais?? Isso é possível?

sem avatar Ronaldo (16/12/2011 10:06:07)   0 -1
Como assim critica sem opnião pessoal, não e critica, pois a critica e formada da opnião pessoal!!


sem avatar jean pierre (29/11/2011 21:23:51)   3 3
O filme foi ótimo, a crítica exposta no omelete é totalmente ignorante perante a obra de arte que esta saga, seja no livro ou cinema.




Publicidade
sem avatar Iago (28/11/2011 23:04:01)   13 3
Gosto muito do site, mesmo, mas por mais que essa franquia seja ruim, não acho que é desta forma que se deve fazer uma crítica séria. As considerações sobre as madeiras ficaram estranhas. Por pior que seja um filme, antes fazer uma análise curta do que isso daí. Tem gente que diz que isso foi "desabafo"; desabafe no Facebook ou no Orkut. Esse filme é pra menina, é ficção, olha o destaque que vocês mesmos estão dando a ele. Acho que é por isso que nos comentários deste site há tantas discussões e panelinhas; olha o exemplo. Essa resenha merece o mesmo número de ovos dados ao filme.



sem avatar Bane (28/11/2011 00:28:58)   -1 -1
Cheguei desesperado há 15 minutos do cinema, criei um usuário e eu estou aqui pra desabafar, não sou crítico nem nada, mas gosto de um bom filme, ou seja, odiei esse. Não tenho bons olhos pra identificar termos técnicos de um filme, mas Amanhecer se arrastou por mais de 1 hora e meia o que daria para passar em 20 minutos, efeitos desastrosos, atuações vergonhosas, um lenga lenga chato pra cacete, "eu quero mas não posso, eu quero mas não posso", eu tinha visto o Crepúsculo sem nenhuma pessoa pra me influenciar e achei filminho chato, depois q descobri que se tratava de um blockbuster, agora vejo esse e surpreendentemente conseguiram fazer com que fosse pior do que o Crepúsculo, ainda bem que a atriz Carolina Virgüez salvou o filme atuando como a índia Kaure, acho que esse é o único destaque positivo.


sem avatar Ronaldo (16/12/2011 10:09:15)   0 0
Concordo com vc, só não peguei no sono porque minha namorada ficava me cutucando!


José José (28/11/2011 00:26:53)   31 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Nacho Nacho (27/11/2011 21:36:31)   -5 0
"Daria pra fazer um ensaio só sobre a fixação por toras... "

HAhaHa, Pelo visto a Crítica é melhor que o filme.



sem avatar J. (26/11/2011 18:21:10)   -3 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Renato Renato (25/11/2011 20:42:36)   16 2
Tentei ler, mas não deu. Que crítica chata e cheia de firulas desse cara. Ele fala, fala e não diz nada. O cara se aprofundou num filme raso, não precisava disso. Xarope é pouco.



Rodrigo Rodrigo (24/11/2011 22:16:58)   -2 -2
precisa ver esse filme pra saber se é ruim, daria nota zero sem dó.



Fábio Fábio (24/11/2011 21:28:05)   2 -1
Eu concordo em tudo que o Érico, falou. O filme é ruim, horrível e sem noção nenhuma do ridículo, senti vergonha pelo diretor em diversas cenas. Ele agindo como se estivesse fazendo um obra de arte quando na verdade não estava fazendo nem um filme B de sessão da tarde. Mas também o que esperar de um elenco travado, que não evolui e nem amadurece no desenrolar da historia. Os efeitos foram outro ponto péssimo, que não há Weta de Peter Jackson que conserte aquele desastre cinematográfico. Com a quantidade de dinheiro que eles faturam, dava para no mínimo subir o nível.



Garoto Lontra Garoto Lontra (24/11/2011 16:21:49)   197 3
Olá, colegas omelenautas!

Independente do estilo de como o cozinheiro Hessel escreveu, sua crítica, o que importa é se ela condiz com o filme em si, caros colegas.

Ao meu ver , o cozinheiro crítico extrapolou, viu coisas onde não têm, camaradas de comentários, pois falar que o filme quer impor uma moral ou tradição religiosa é como olhar para o céus e dizer que viu uma nuvem que parece cachorrinho com chifres de demônio.

Se o filme é tão conservador, porque os pais de Bela são separados e em nenhum momento isso é mostrado como errado ou mesmo certo?

Se o pai de Bela é tão autoritário, porque ele insiste que casar é muito cedo e fala para elea sair e se divertir mais? Ou no momento em que ele, o pai, achava que a filha NÃO era mais virgem e ficou espantado por ela ser?

Se a Bela é tão submissa, caros colegas, porque então o Edward não mandou ela fazer o aborto do bebê, mas o que vimos foi o contrário, prevaleceu o contrário, apesar de Edward insistir?

Se Bela não é um exemplo de mulher forte, gostaria de saber o que é então passar o que ela passou para ter o bebê?

Perguntaria ao cozinheiro Hessel, com respeito ao comentário das toras, mas achei tanta falta de bom tom, ou tato, que prefiro não me estender nesse assunto, camaradas omelenautas.

O que quero dizer, caros colegas, é que a crítica do cozinheiro Hessel idependente da abordagem ou estilo, não se sustenta, é falha.

E não é de hoje que venho percebendo que a qualidade das críticas aqui no site não estão com a qualidade e o respeito que o público do site merece, sendo do cozinheiro Borgo ou do Forlani, sendo que a as do Forlani tem sido melhores do que dos outros dois.

E eu discordo, camaradas omelenautas, da desculpa que é apenas uma opinião do crítico, se for pra dar opinião que se chame "Opinião" do filme, crítica exige conhecimento, saber enquadrar o tipo de filme, por isso se chama "crítica" do filme, exige uma análise em bases concretas e não em achismos, ou seja caros colegas, é algo profissional, e é pago pra exercer esse trabalho.

O crítico pode até não gostar do filme, mas tem que mostrar com uma análise concreta, e não achismos disfarçados com uma narrativa pseudo-intelectual, caros colegas.

E vou ser sincero, parece até que estou de brincadeira ou sendo irônico, mas a verdade é que se eu lesse essa crítica do cozinheiro Hessel nos comentários como sendo do colega "Deus Hades", com certeza diria que é uma bela trollagem.

Peço desculpas ao colega omelenauta "Deus Hades" por citá-lo, mas enfoque não é você e não leve como provocação de minha parte.

Fui...



Carlos Carlos (01/12/2011 13:17:25)   574 1
Perfeito Garoto Lontra. Já notou que não tem ninguém rebatendo os seus argumentos? Sabe porque? Porque não tem argumentos contra. Porque a maioria que mete o pau aqui nem viu o filme. É uma pena esse tipo de atitude leviana e sem cérebro.

sem avatar MARCIA (09/12/2011 01:10:01)   2 1
Garoto Lontra,

Disse tudo. Pessoalmente, acho que a história (Crepúsculo) é fraca, mas há tantas piores... Parece que o site está virando um blog, um local de desabafo de quem quer fazer valer suas opiniões.

Um profissional, iniciar uma crítica já avisando que não sabe e nem quer saber sobre o que vai falar? É o mesmo que um professor chegar na sala de aula e dizer: _desculpe tá gente, se eu ensinar algo errado, sou prof. de português mas me mandaram ensinar química.

É, no mínimo, um desrespeito aos visitantes do site.



sem avatar abreu (24/11/2011 11:39:22)   2 2
Sua crítica é bem confusa...e inconclusiva.


Noctis Noctis (24/11/2011 12:04:20)   282 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Publicidade
sem avatar EDER (24/11/2011 11:05:40)   -14 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


É que me escapoliu.... É que me escapoliu.... (24/11/2011 09:35:01)   -75 -1
O povo fica pirando nas críticas!!

É pessoal!!!!! Ponto de vista!!!

Outra: o crítico não é Deus gente!!!

Para os que não gostaram: não entrem mais no site e pronto!!!

Só não gostei da postura do Omelete em relação ao Capitão América, pois o filme é uma bosta e recebeu uma notinha boa, mas com cara de nota ruim, é claro pq o filme patrocinava o Omelete na época em que foi lançado!!

Isso também aconteceu com essa saguinha dos vampirinhos, mas os caras, dessa vez não tiveram medo e detonaram o filme!!!

Quem acha o filme bom, ótimo, tem novela todo dia na Tv para vcs se deliciarem!!!

Quem não gostou: ótimo temos muito material bom pela internet para buscarmos o que gostamos!!!

Agora, até minha mãe que não entende nada de cinema, simbologia, semi-ótica, poesia, existencialismo, filosofia, blá blá blá blá blá, sabe que o filme e a saga toda é um belo monte de porcaria feita exclusivamente para ganhar muito dinheiro, afinal, nesse mundo tem gosto pra tudoooooooo!!!!

Dizer se gosta ou não é o objetivo dos comentários, agora fica todo mundo agredindo o cara pq ele simplesmente não gostou do filme. E digo mais, ler os livros e ver os outro filmes não quer dizer que ele vai gostar do último!!! Ora é filme de vampiro com lobisomen e teens!!! Pelo amor de Deus não tem como isso ser bom!!!!

Talvez até a novela é melhor mesmo!!!



Noctis Noctis (24/11/2011 12:08:16)   282 -2
pior que é verdade, minha mae adora aqueles filmes da Lindsay Lohan e quando viu crepusculo ela foi dormir na metade do filme!!!!
disse que tava muito parado!!!!!

Poxa pessoal MINHA MAE GOSTA DOS FILMES DA LINDSAY LOHAN....



Bruno Bruno (24/11/2011 07:15:53)   6 2
Vindo de um cara que não gosta de nenhum filme da saga Crespúsculo como eu, mas que gosta de cinema, parei para ver a crítica deste último apenas por curiosidade. Logo que comecei a ler: BOOOOOMMM!!! Quanta baboseira em um texto nada fundamentado.

A começar pelo simples fato de que o "crítico" já começa dizendo que não assistiu a nenhum dos outros filmes da saga.

Daí, como sou chato fui buscar as demais críticas dos filmes anteriores e vi que Marcelo Forlani assistiu a todos os outros e deu suas notas de acordo com as que um crítico de cinema normalmente faz. Sejam elas boas ou ruins.

Engraçado como falta um pouco mais de maturidade e profissionalismo do OMELETE na hora de contratar um individuo que integrará sua equipe.

Tanto se falou sobre o novo SISTEMA DE COMENTÁRIOS que o Omelete lançou no site e que com certeza mensagens indevidas e publicações consideradas levianas poderiam ser banidas das páginas.

Agora fica a pergunta:

Cadê o profissionalismo real na hora de simplesmente colocar um camarada pra fazer uma critica a um filme e q ao invés disso, expõe apenas o seu gosto pessoal sem nem mesmo fundamentar-se quanto ao seu objetivo?


sem avatar Tiago (02/12/2011 15:46:24)   0 0
Marcelo Hessen usa tanto a psicanalise como referência mas parece que ele nunca foi a um diva apesar de precisar. O filme é fraco, o crítico, prepotente, narcizista intelectual.


Amanda Amanda (23/11/2011 22:00:30)   0 1
Sinceramente... falou, falou e acabou não falando nada. Bom eu ainda pretendo assistir o filme, eu acho a saga boa e cumpre perfeitamente o papel dela que é agradar adolescentes e principalmente do gênero feminino. Então não espero nada de intelectual, maduro ou lógico desse filme, ele foi feito na medida certa de romance adolescente e fantasia, porque nessa idade é o que geralmente interessa a eles. Embora eu não tenha 15 anos e meu gosto para filmes seja bem variado, eu gosto de romance e fantasia e dentro do proposto pela saga esses temas caem bem. Pelo menos os livros são bem interessantes de ler, bem detalhados. Quanto a versão cinema pelos outros filmes os efeitos especiais não são dos melhores, vamos ver se algo mudou nesse.


Não vi a critica falar nada sobre atuação, nada sobre figurino, nada sobre maquiagem como foi citado em um comentário, apenas teorias e frases demonstrando a sua frustração quanto ao filme. E realmente... viagem total isso das toras, nossa como chegar a essa conclusão? UHSAUSHUAHSUAHSU

A conclusão que eu cheguei sobre essa critica é a mesma que eu chego sempre que leio algo do tipo sobre algum filme famoso entre os adolescentes: Um adulto (talvez uma pessoa que se ache um)que não entende o porque dos adolescentes gostarem de romance fofo quando se tem filmes como " clube da luta " " uma mente brilhante " que abrangem um "universo" bem mais amplo como lógia, estado emocional etc. Que provavelmente é do tipo de pessoa que diria " na minha época eu curtia legião e não restart"
Sem mais.


The End The End (23/11/2011 22:29:32)   34 -2
Voce pode gostar, adoro muitos filmes ruins, o problema é falar que essa saga é boa, pq nao é, e todo filme é carregado de simbologia.

E falar de figurino de um filme sobre adolescentes basicamente.

Os filmes sao um lixo, vc gostar ou nao, nao é um problema, agora dizer q os filmes sao bons, é forçar.

Amanda Amanda (23/11/2011 22:40:07)   0 -1
O filme é bom, pelo menos os anteriores já que esse eu ainda não vi. O fato de existir filmes muito melhores não torna esse ruim. Não é o melhor filme do mundo, mas não é um lixo, isso é fato.

Carlos Carlos (01/12/2011 13:40:57)   574 1
Concordo com a Amanda


Rodrigo Rodrigo (23/11/2011 12:19:10)   2 2
Crítica muito melhor que o filme. :-)



sem avatar Marcos (23/11/2011 09:45:43)   -2 -1
Infelizmente, ou felizmente, já descobri que as más críticas geralmente vem de gente que simplesmente tem preconceito ou aversão à Saga Crepúsculo, sem contar inveja. Já ouvi o mesmo da série HP. Este povo já tem metade da crítica pronta antes de ver o filme, se é que o vê.

Esta é uma crítica de merda feita por um crítico de merda, que tem apenas preconceito, e mais nada.

Depois dos excelentes filmes que vi, e a péssima crítica sobre eles descobri que qualquer merdinha pode ser crítico aqui no Omelete. Lamentável.


sem avatar Robson (23/11/2011 10:34:28)   -36 -1
Não seja palhaço Marcos. As críticas negativas serão maioria, pois imbecis que gostam de uma porcaria dessa NUNCA SERÃO CRÍTICOS DE PORRA NENNHUMA,Aliás você é viadinho, adolescente ou é só um burrinho da nova geração para elogiar essa porcaria????

Falar que a Malhação dos Vampiros é excelente é a mesma coisa que falar que a ivete Sangalo é uma grande cantora e compositora...

por favor, retire sua insignificância, deixa o Hessel em paz e vai brincar de adoleta com seus amiguinhos que viram o excelente crepúsculo com vc....


sem mais...

Noctis Noctis (24/11/2011 11:59:56)   282 0
@robson
se fosse malhacao acho que pelo menos ganhava 2 ovos!!!!!!!!

sem avatar Vinícius Augusto (28/11/2011 12:48:09)   1 1
sugestão: defenda o filme. aponte os motivos de ele ser bom. xingar uma pessoa apenas porque ela discorda de você é burrice. abs

Carlos Carlos (01/12/2011 13:29:27)   574 1
Concordo com o Vinicius e discordo veementemente do Robson

Robson, me desculpe meu amigo, mas no seu comentário vc cometeu erros piores do que os do Marcos. Foi agressivo sem ter necessidade, ofensivo e preconceituoso.
Quer ajudar? Quer ser o exemplo? Fale, não agrida. Dê a sua opinião e mostre onde estão os erros (que vc acha que é erro, pois há controvérsias) Mas não agrida gratuitamente, tendo uma atitude MUITO pior do que a do Marcos.


Caio Caio (23/11/2011 00:55:44)   -1 -2
Esse Hessel é corajoso e tem estômago forte pra ver esse "filme" até o fim.



Caio Caio (23/11/2011 00:52:18)   -1 -2
Esse cara é corajoso e tem estômago forte pra conseguir ver esse filme até o fim.



Caio Caio (22/11/2011 22:48:06)   3 0
Eu ach que o Hessel exagerou nessa crítica, qualé! É Amanhecer! Era só dizer que o filme é uma merda e justificar com o qu todos nós sabemos, dividiram em duas partes só pra ganha uma grana extra, e o filme é pura enrolação. Bom, pelo menos não dá pra reclamar de falta de informação e é bem divertido ler o Hessel esculachan Crepúcsculo entendendo bulhufas



Fabio Fabio (22/11/2011 21:15:26)   -1 -2
Adorohessel.com.br



Publicidade

Omeletop : cinema

None