Filmes

Notícia

Avatar | Artista processa James Cameron

Famoso por capas de discos, Roger Dean encontrou semelhanças entre suas obras e o filme

29.06.2013, às 15H24.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H27

William Roger Dean, famoso ilustrador e capista de álbuns dos anos 70 e 80, abriu processo contra James Cameron. O artista alega que Avatar - atualmente o maior filme em bilheteria de todos os tempos - foi copiado de suas criações.

James Cameron

None
James Cameron

O processo cita folhagens e criaturas, além de paisagens fantásticas, que teriam sido tiradas de seus conhecidos trabalhos, como as capas dos discos do grupo Yes.

Dean pede 50 milhões de dólares em compensação e os direitos sobre qualquer sequência, prelúdio ou derivado que empregue novamente imagens extraídas de sua obra.

Só no último ano, Avatar sofreu outros três processos alegando plágio. Cameron e a Fox venceram dois e o terceiro, em que o roteirista Elijah Schkeiban garante que o filme é copiado de seu livro Bats And Butterflies, será julgado em março.

A previsão de James Cameron era rodar as sequências de Avatar ainda em 2013, as filmagens devem ficar para 2014. Avatar 23 serão rodados simultaneamente

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.