Avatar | Novos filmes terão captura de movimento debaixo d'água [atualizado]

"Queremos tomar vantagem da tecnologia que as pessoas estão aprimorando por aí", diz o produtor Jon Landau

Marcelo Hessel
08 de Abril de 2013

avatar

Quando diz que as sequências de Avatar se passarão parcialmente em mundos submersos, James Cameron não está brincando. Segundo o produtor Jon Landau, o cineasta pretende até levar a tecnologia de captura de movimentos para debaixo d'água.

Durante o evento NAB Technology Summit on Cinema neste domingo, Landau comentou: "Depois do final de Avatar nós mantivemos uma equipe de artistas digitais trabalhando em testes de captura de movimento submarina. Nós podemos simular água em computação gráfica, mas não conseguimos simular a experiência do ator, por isso vamos fazer o processo de captura dentro de um tanque".

[Atualizado com Omelete Hyperdrive sobre o assunto]

"Queremos tomar vantagem da tecnologia que as pessoas estão aprimorando por aí, para tornar os dois próximos filmes mais emocionantes e visualmente arrebatadores, e então finalizar o arco dramático de nossos dois protagonistas", finaliza Landau, provavelmente em referência aos personagens de Sam Worthington e Zoë Saldana.

Os oceanos são uma fixação de Cameron. Além de mergulhar em expedições - como aquela que desceu até o ponto mais fundo do planeta - o diretor já desenvolveu tecnologias de computação gráfica para emular os mares, em O Segredo do Abismo (1989) e Titanic (1997).

Cameron mora na Nova Zelândia enquanto prepara a pré-produção de Avatar 23. Atualmente o diretor não confirma se seguirá a previsão de filmar ainda em 2013. Os longas serão produzidos simultaneamente.

Comentamos os novos Avatar no Omelete Hyperdrive:

Leia mais sobre Avatar



Publicidade

Comentários (94)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Kestrel Kestrel (10/04/2013 14:04:53)   315 1
Algumas pessoas aqui estão com aquela viadisse de " Não gostei da sua crítica vou te negativar" o céus até quando aturar essa babaquisse



Alisson Alisson (09/04/2013 13:48:53)   342 0
Acho que talvez o maior problema possa ser o 3D que perde muito com a água, e Avatar pe sinônimo de 3D foda, vide que mudou o rumo do cinema...:)

Um exemplo disso é Santuario, que tem um 3D muuuito ruisinho...:S

Se bem que Avatar com certeza vai ter uns elementos "fantásticos" em seus oceanos, e nas Aventuras de Pi o 3d é muito bom. Pensando bem no James Cameron eu confio haha'

Puta no aguardo por esse filme,


Kestrel Kestrel (10/04/2013 14:09:24)   315 0
Ta 3d CG terere foda mas e historia?


Rocket Palmira Rocket Palmira (08/04/2013 23:32:46)   -79 0
Não gosto da Tim, mas como James Camarão está para o cinema assim como eu estou para a culinaria, darei uma chance a esse filme, meus neto adora, assite todo dia.



Ricardo Ricardo (08/04/2013 21:44:44)   190 -1
Ok ok entendo que Avatar tem efeitos visuais fodas demais, e que revolucionou muita coisa. Mas a história do primeiro filme não é nada demais. Só não fico com o pé atrás por essas continuações por um motivo:

James Cameron.

ele sabe o que faz.



victor victor (08/04/2013 18:11:57)   -19 -1
James Cameron devia deixar esta história boba de lado e refazer O Exterminador Do Futuro.

http://victordorsey.wordpress.com/2013/04/07/existir-ou-nao-existir/



Stuart Stuart (08/04/2013 16:14:25)   998 0
Cameron é um megalomaníaco.

Pra que,meu Deus,essa mania de querer revolucionar o cinema em cada filme que faz?

Ele é um dos grandes diretores vivos,confesso,mas acho limitado do tipo,não consigo imaginar ele dirigindo um filme menor,independente,com um roteiro minimalista,coisa que a maioria dos grandes já provou ser capaz de fazer.


Edu Porto Edu Porto (09/04/2013 11:19:57)   513 1
Também acho que um filme independente é um bom teste para um diretor, e uma maneira de fugir dos lugares comuns.

Porém, se ele realmente consegue revolucionar o cinema (ao menos da parte técnica) a cada filme, por que não?


Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:25:43)   315 0
James Cameron de fato é um bom diretor o problema é que ele sempre valorizou muito mais efeitos especiais em detrimento da história, tanto que ele veio a ser superado pela ex. Avatar é um show de imagens mas ja a historia é bem fraca e não adianta tapar isso com cenas de ação, tomara que nesse próximo a historia seja mais bacana

quem viu Dança com lobos sabe do que estou falando



Cândido Cândido (08/04/2013 13:53:35)   28 1
Não vou entrar no mérito da história, porque acho bem pessoal. Mas o que para mim transforma Avatar em um filme sensacional é a exploração minuciosa da exobiologia que o Cameron faz. Como muitos cientistas no passado fizeram considerações sobre a flora e fauna de continentes desconhecidos, claro muitas coisas completamente furadas, mas que os ajudaram a se preparar para observar melhor novas espécies, tal como o próprio Darwin fez. Até arriscando ser chamado de idiota, creio que filmes assim podem ser usados como perspectivas em uma possível descoberta real de vida complexa fora da terra. Assim como Júlio Verne fez com a bomba atômica e o submarino. É o que acredito.


sem avatar Raphael (08/04/2013 20:08:20)   31 1
Concordo 100% com você. Recomendo você ver o documentário Alien Planet do Discovery Channel. É bem legal. O mistério da vida em outros planetas não é metafísico, é real e espero daqui há algumas décadas, tangível.


sem avatar Sérgio (08/04/2013 13:06:07)   4 1
Prezados,

sugiro um texto sobre "Avatar" no link abaixo:

http://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/cult-movies/

Abraço


Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:48:16)   315 0
Ou seja Imagem em detrimento da Historia
e isso nao tira o merito dele como diretor, mas, ainda assim...po ele foi superado pela ex-esposa em termos de historia

Edu Porto Edu Porto (09/04/2013 11:22:56)   513 1
No mundo do cinema, há espaço para todas as vertentes. Contar histórias por roteiros e atuações, e contar histórias pelos sentidos.

Em geral, o Cameron parece preferir roteiros simples, para não distrair o espectador dos mundos e cenários que ele cria.

Muitos preferem o contrário. Deixar o visual o mais simples possível para se curtir outros aspectos.

Quais dos dois está certo? É o gosto do freguês.


Andrew Andrew (08/04/2013 12:20:42)   22 1
Infelizmente não pude assistir o primeiro filme no cinema, em que disseram que foi mto competente o uso do 3D, mas com certeza não perderei por nada o 2 e o 3 no cinema, acho o James Cameron um dos melhores diretores da atualidade.



Publicidade
Mr. O'Clock Mr. O'Clock (08/04/2013 12:06:35)   11 4
James Cameron e Peter Jackson para mim são OS DIRETORES. Possuem uma imaginação extraordinária. E ainda mais, eu que sou biólogo, adoraria ver de todas as formas essa captura dentro d'água com as criaturas fantásticas que tenho certeza que Cameron fará.
Pensei que as filmagens já haviam se iniciado simultaneamente. Isso então indica que irá demorar muuuito para os próximos filme da franquia.

Que venha Avatar 2 e 3, que em Cameron eu confio.

Vamos botar um sorriso nesta cara!



Alexandre  Alexandre (08/04/2013 12:04:39)   -2 1
O que já era bom, ficou melhor.





sem avatar Isaac (08/04/2013 11:40:12)   3 0
Aliens, Terminator 1 e Terminator 2, são três filmaços, agora o James Cameron teve muuuuuita sorte nesse filme Avatar.
Foi como jogar na mega da virada com uma única aposta e ganhar sozinho.
Só se salvam os efeitos especiais e a atuação do Stephen Lang como vilão.
Não fez mereceu essa bilheteria toda.



sem avatar Maurício (08/04/2013 11:23:20)   6 2
Confio em James Cameron, principalmente se tratando de continuações, o cara é mestre ^^



Miss Scarlett Miss Scarlett (08/04/2013 11:17:58)   550 1
Bom, espero que tenha uma história mais empolgante que o primeiro.



sem avatar david williams (08/04/2013 11:15:36)   -1 0
Já sabia que cameron iria fazer isso.Além do mais,acredito eu,que cameron vai inovar com efeitos e cameras novamente,Um 3d mais real,Todo esse tempo de pre produção deve ser alguma coisa do cameron ai.Cameron tem que se dedicar ao roteiro pra poder render alguma coisa,ele tem que voltar ás ideias do oceano e o que pode ter lá no fundo.



sem avatar Maurício (08/04/2013 11:14:32)   6 1
Eu curti muito o primeiro, os efeitos são exelentes, e não fico de mimimi com o Roteiro, achei bom para a proposta do filme, e essa continuação sera um novo fenômeno de bilheteria sem duvidas. Aguardando ;)



MAXIMUS MAXIMUS (08/04/2013 11:02:50)   48 4
Clichê são essas pessoas dizendo que é clichê. rss vira o disco ou dê opnião que nunca foi mencionado, o cara criou uma tecnologia que dá para fazer um GOD OF WAR digno e um DRAGON BALL a altura, mandem seus roteiros brilhantes pro cara.



MAXIMUS MAXIMUS (08/04/2013 10:57:27)   48 4
O primeiro achei os efeitos fodástico, principalmente o 3D, fizeram de um jeito que pareceu que existia mesmo tudo aquilo.
O pessoal que leva mais para o lado do roteiro, eu não acredito que todos filmes que sejam bons, tenham um roteiro ótimo, esse filme em especial, o forte é a imagem, o roteiro, não vi nada de mais, porém não achei ruim, apenas um roteiro normal. O cara demora anos inventando uma tecnologia que deu certo pra baralho, em vez de darem crédito pelos pontos forte, preferem criticar os pontos fraco. Isso aí é arte, diversão, se só querem coisas intelectuais, vão ler um livro.



sem avatar Fernando (08/04/2013 10:45:44)   35 1
Não sou fã de Avatar. Mas tecnicamente é um filme perfeito. E a paixão do Cameron pelo projeto fica nítida em cada cena.

Essa paixão que faz falta na maioria dos filmes.



Publicidade
sem avatar Venerável Victor (08/04/2013 10:40:38)   86 0
Não acho esse filme essa coca-cola toda, mas eu gosto da qualidade que o Cameron imprime em seus trabalhos.

http://osantuario.com/2013/04/08/sergio-britto-joe-simon-homem-aranha-quadrinhos-e-artistas-que-me-fizeram-feliz/



nilton nilton (08/04/2013 10:12:11)   -1784 1
avatar eh um otimo filme, tanto pelos efeitos como pelo roteiro, totalmente adequado ao ambiente em que o filme esta inserido


sem avatar Rennê (08/04/2013 10:44:30)   52 0
Efeitos concordo, pelo roteiro NUNCA, um dos roteiros mais fraco que ja vi!

Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:43:50)   315 1
Concordo com @Renne

nilton nilton (08/04/2013 17:03:59)   -1784 0
nao da para esperar conversas profundas de um mariner no romance com uma india alien e ainda assim o filme se sustenta nos dialogos dentro duma linguagem simples mas cheia de insights metafisicos

tenho certeza que quem assistiu o filme saiu de la inspirado de alguma maneira

Kestrel Kestrel (10/04/2013 14:03:53)   315 0
Embora simplista o minimo que se espera de um filme que é do genero ficcção cientifica é uma boa historia


Bruce Willis de Bigodinho Bruce Willis de Bigodinho (08/04/2013 09:56:20)   539 2
Cara, saudade da época em que passavam O Segredo do Abismo na TV.




André Filipe André Filipe (08/04/2013 07:31:27)   1150 2
expectativas boas sobre a sequencia do avatar...



sem avatar Pilgrim (08/04/2013 02:36:49)   68 3
Pocahontas isso ... Pocahontas aquilo ... Zé povinho repetitivo, nossa! Toda vez que sai algo sobre o filme vem o mesmo pessoal, com o mesmo argumento, que todo mundo já sabe.

Logo, logo sai os próximos filmes e esse mesmo povinho que fala da Pocahontas, ainda não terá conseguido achar outra coisa pra criticar no filme.

Mesmo que as semelhanças sejam inegaveis, isso está bem longe de ser um problema sério no filme, os números estão ai para mostrar isso.

Outra coisa, povinho, provavelmente o Cameron nem deve fechar os olhos de noite de tanta preocupação porque vocês descobriram que o roteiro dele é parecido com a Pocahontas. Sabe como é. Vocês podem afetar os bilhões que ele irá ganhar nos próximos filmes.

Vocês são risiveis. Principalmente os que, na falta do que fazer, criam mais de um perfil no Omelete, pra comentar e se quer tem o trabalho de mudar a maneira escrever. Esses são os piores, quer dizer, os melhores, porque consido rir mais desses.



Orlando Cortes Orlando Cortes (08/04/2013 07:12:24)   277 0
Mas tem outro argumento para esse filme tão adorado pow? , esse filme só essa assim pelos visuais então esqueçam aquele roteiro a lá Dança com lobos e extremamente vazio ..e adorem o filme!

Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:41:41)   315 0
@Pilgrim a questão não é ser "povinho" mas se voce por um acasos assistiu "Dança com Lobos" então voce ja viu avatar a historia é a mesama a unica diferença é que Avatar se passa em outro planeta

Caso voce não tenha assistido "Dança com Lobos" Com Kevin Costner recomendo que assista

Isso não é querer procurar o que malhar do james Cameron ele é um bom diretor entretando o forte dele é justamente isso o visual por isso gostam tanto do filme mas basta voce ver o Titanic (Garota linda rica prometida pra ricaço escroto se apaixona por pobretão) o legal do filme é o navio afundando o resto é o resto e o mesmo vale para avatar bom mesmo é a pancadaria por que a historia foi chupada do "Dança com Lobos" .

Orlando Cortes Orlando Cortes (08/04/2013 20:13:48)   277 0
Não que ele não seja um bom diretor só acho injustiça esse filme cliche ser a segunda maior bilheteria do cinema !


sem avatar Leonardo (08/04/2013 01:20:02)   37 1
Depois do Pocahontas azul que foi o primeiro filme, agora teremos a versão procurando Nemo...


Orlando Cortes Orlando Cortes (08/04/2013 07:12:34)   277 0
Pois é

Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:34:31)   315 1
Pocahontas não "Dança com lobos" kkkkkk


sem avatar Demetrius (08/04/2013 00:46:20)   1 -6
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Filipe Filipe (08/04/2013 06:39:32)   2687 0

Revolução eu não sei, mas que tal rever os filmes do Tarantino ?

Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:33:38)   315 0
Não acredito que esse comentario foi mal avaliado @Demetrius esta falando uma verdade super atual a amioria dos filmes estão valorizando mais efeitos especias em detrimento da historia isso é fato


Renato Renato (08/04/2013 00:44:43)   988 -2
Alguém realmente liga para as continuações de Avatar?


Filipe Filipe (08/04/2013 06:37:22)   2687 1

Não sei... Talvez o público que fez de Avatar a maior bilheteria mundial na historia do cinema, acho que eles ligam.

Wendell Wendell (08/04/2013 08:42:10)   461 1
Eu ligo e muito.

Renato Renato (08/04/2013 13:02:47)   988 0
Sim, foi a maior bilheteria da história, mas todos sabem que isso é devido à inovação técnica que o filme trouxe e o hype gerado em cima. Se alguma das continuações fizer um terço da bilheteria do primeiro já vai ser muito.

Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:31:16)   315 0
@Renato se deu dinheiro vão espremer ate nao poder mais



Edu Porto Edu Porto (08/04/2013 00:09:53)   513 0
O atores de Avatar devem ter ficado de cabelo em pé com essas declarações. Cameron quase matou seu elenco em O Segredo do Abismo, com essa história de tanques e água, além de ter garantido umas experiências traumáticas reais.

Mas analisando por esse prisma, não é de se espantar o esmero e perfeccionismo técnico dos filmes do Cameron. Se não possuem nem o melhor nem o mais original dos roteiros, ao menos sua parte técnica é um deleite para os sentidos.



sem avatar Pedro Ivo (08/04/2013 00:00:25)   248 -1
À moda de James Cameron: faz a maior expectativa para a próxima mega-tecnologia que pretende aplicar em seu próximo filme, para depois seu filme ser isso, tecnologia.

O roteiro da comédia de ação "True Lies" foi mil vezes mais interessante que o de "Avatar".


Young Jedi Young Jedi (08/04/2013 00:53:43)   2 0
Então somos três, porque eu adoro True Lies também. Diverte e não despreza a inteligência do público.

Débora Débora (08/04/2013 09:17:49)   1525 2
Então somos quatro!Eu amei True Lies!Um bom exemplo de que filme de ação pode,sim,ter inteligência e não precisa ser só pra "passar o tempo".

Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:29:26)   315 1
True Lies é uma boa diversão exceto pela cena da metralhadora caindo pela escada aquela é cruel rsrsrs


sem avatar Pedro Ivo (08/04/2013 19:35:51)   248 0
Gente, eu adoro True Lies, já vi umas vinte e nove vezes, não canso nunca.

Legal saber que não estou sozinho.


Publicidade
luiz luiz (07/04/2013 23:46:51)   2 4
o bom do Avatar é que esta em busca do uso de novas técnologias, consequentemente outras produtoras e diretores vão usar dessas novas ideias e nós que assistimos teremos mais qualidade na tela.



Adriano Tenório Adriano Tenório (07/04/2013 22:48:38)   229 2
Isso faz sentido com o histórico do James Cameron. "O Segredo do Abismo" Foi todo filmado em tanques, com os atores mergulhando realmente, depois a CG foi incluída. Para atuação, faz diferença.


Edu Porto Edu Porto (08/04/2013 00:07:05)   513 0
Sim. Mas tomara que ele não abuse em Avatar. Em O Segredo do Abismo, a galera era mantida na água por longas horas, sendo um filme extremamente extenuante para os atores.

Ed Harris quase morreu afogado, de verdade, e disse que não ia mais trabalhar com Cameron, nem comentar mais nada sobre o filme.


sem avatar Sérgio (07/04/2013 22:10:42)   4 0
Prezados,

sugiro um texto sobre "Avatar" no link abaixo:

http://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/cult-movies/

Abraço


Alisson Alisson (09/04/2013 13:45:22)   342 -1
Nossa cara como voce é chato com esses textos hahah'

Mas de boas, é uma forma de divulgação ne haha'


Pedro Pedro (07/04/2013 21:40:57)   792 2
Eu gosto do primeiro. Não acho a obra-prima que uns ai acham,mas eu gosto bastante. Sobre o filme ser debaixo d'agua,eu fico com o pé atrás. Não vi nenhum mar em Pandora.


Francis Francis (07/04/2013 21:49:54)   1994 3
Por isso seria uma visão nova em Pandora.

sem avatar charles (08/04/2013 08:36:05)   -3 0
bem, se você viu o filme, lembra que tem uma parte que eles vão recrutar as outras tribos e tem uma que vive em uns despenhadeiros perto do mar.


Kal-El Kal-El (07/04/2013 21:40:09)   21 2
Cameron tem o meu respeito, em termos tecnicos seus filmes são impecáveis, ele usa e abusa dos avanços tecnologicos, mais deveria focar na questão do roteiro e historia, se avatar 2 tiver um bom roteiro, vai ser o filme de 2015



Francis Francis (07/04/2013 21:35:30)   1994 6
Aplausos e meu respeito por essa frase:

"Nós podemos simular água em computação gráfica, mas não conseguimos simular a experiência do ator, por isso vamos fazer o processo de captura dentro de um tanque"

Isso é comprometimento com a qualidade acima de tudo, poderiam fazer tudo fora, para evitar trabalho, mas não, a experiencia só sera melhor, se "mergulharem" de cabeça, no profissionalismo. Muito boa a noticia.



Pedro Pedro (07/04/2013 22:26:55)   792 2
Mais isso é "Avatar",né cara? O Primeiro foi assim. Muita coisa seria "mais fácil".Mas os caras vão e sujam as mãos pra fazer um espetáculo!

sem avatar david williams (08/04/2013 11:17:42)   -1 0
Cara tem que ser realista,Não tem como imitar tão bem quanto usar a realidade.


Butters Butters (07/04/2013 21:34:41)   168 4
Com essa tecnologia, não haverá mais desculpas para não fazer um filme legal do Namor.


Neptuno Neptuno (07/04/2013 22:58:40)   517 0
Do Aquaman.....

Filipe Filipe (08/04/2013 05:38:38)   2687 0

È claro que não há mais desculpas, mas tem que ter boas ideias, um roteiro bom, não só fazer por fazer.

http://www.youtube.com/watch?v=FBL3yZyeqKM


Heineken Heineken (07/04/2013 21:26:38)   247 5
James Cameron = Qualidade



Alisson Alisson (07/04/2013 21:19:12)   342 3
Simplesmente épico, nao vejo a hora de começarem logo esse filme...:)

No aguardo,

P.S.: Logo acima voce acompanha pessoas falando que o filme é clichê só pra contrariar...;)

Boa noite,


Filipe Filipe (07/04/2013 21:43:13)   2687 5

Chocolate é clichê, mas não deixa de ser bom.

sem avatar Pedro Ivo (07/04/2013 23:55:37)   248 0
Sim, é verdade.

Avatar é um cichê. Pronto, falei.

Kestrel Kestrel (08/04/2013 15:27:49)   315 1
De fato alias não sói Avatar é cliche basta ver titanic

Avatar é um "Dança com Lobos" no espaço

Titanic só presta mesmo pelo navio afundando por que a história masi cliche i mpossivel " garota rica prometida para ricaço escroto se apaixona por pobretão gatinho e bacana" mais manjado que isso....

Alisson Alisson (09/04/2013 13:44:02)   342 0
Sim, mas é nessas horas que vale ver como a historia é contada, vejamos Bourne (os tres primeiros claro)

-Espião que perde a memória e vai atras pra saber quem é, chega la ele descobre que quis ser uma maquina de matar

Cliche, mas o filme é simplesmente muito bom...:D



Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.