Assista Agora

Bates Motel - 1ª Temporada | Crítica

Primeiro ano da série surpreende como uma das melhores estreias da temporada

Aline Diniz
30 de Maio de 2013

Bates Motel - 1ª temporada

Bates Motel - 1ª temporada

Bates Motel
EUA , 2013 - 10 episódios
Drama / Suspense

Roteiro:
Anthony Cipriano

Elenco:
Freddie Highmore, Vera Farmiga, Max Thieriot, Olivia Cooke, Nicola Peltz, Nestor Carbonell, Mike Vogel, Keegan Connor Tracy

Excelente
Bates Motel
Bates Motel
Bates Motel
Bates Motel

Trazer Norman Bates de volta aos holofotes e o introduzir ao cenário moderno não seria uma tarefa fácil. Apresentado ao público em grande escala em Psicose, filme de Alfred Hitchcock de 1960, o psicopata volta em Bates Motel como um adolescente do século 21. Mexer com o legado estabelecido por Hitchcock atraiu atenção mais negativa do que positivamente do público e da crítica. Porém, o time de roteiristas provou que aquilo não só poderia ser uma experiência prazerosa, mas cheia de conteúdo elucidativo sobre o assassino esquizofrênico.

Assim como havia sido mencionado no preview de Bates Motel, a série poderia enveredar para caminhos diferentes daqueles apresentados em seu início. No entanto, foi uma surpresa perceber que ela seguia cada vez mais envolvente. O maior êxito da primeira temporada foi conseguir manter o suspense sem ter momentos de tédio. É comum existirem episódios filler (aqueles "enche linguiça", em que não acontece nada que desenvolva a trama) em qualquer programa, mas Bates Motel conseguiu se manter sempre interessante e inusitada. Era comum imaginar que não haveria saída de certa situação, ou até uma que parecesse esdrúxula quando apresentada. No entanto, depois de alguns episódios, nada mais passava essa sensação, e a confiança no time de roteiristas crescia a cada enrascada que os personagens se metiam.

Família

A relação entre mãe e filhos - Norma (Vera Farmiga), Norman (Freddie Highmore) e Dylan (Max Thieriot) - decorre repleta de trancos e solavancos. A que mais sofre é a mulher, que passa por inúmeras provações desde o episódio de estreia. Norma precisa lidar com seus próprios problemas além de cuidar do perturbado Norman, que não tem noção do que está acontecendo consigo. Ao desabafar e explicar a situação do caçula a Dylan, Norma aprende a tratar e respeitar seu filho mais velho, até então renegado, e o acolhe na estranha família. Independente e até então distante da mãe e irmão, Dylan se vira como pode na cidade de White Pine Bay, mas topa com um frágil cenário que o impele a ajudar e tentar tornar normal uma relação doentia e possessiva entre Norma e Norman.

A narrativa funciona ainda melhor com as performances de Highmore e Farmiga, que incorporam seus personagens de forma convincente e devidamente psicóticos. A partir da relação de mãe e filho vistas ali, é possível entender o que vem a ser de Norman no futuro. O passivo psicopata esquizofrênico é facilmente encontrado nos olhares, nas atitudes e até nos movimentos corporais do menino, que passa por intensos problemas psicológicos. Por outro lado, é claro ver que as atitudes e escolhas tomadas por Norma são diretamente espelhadas nele, e Farmiga acerta em se apoiar na delicadeza quando a mulher sofre de lapsos bipolares.

O ano de estreia e as possibilidades

No decorrer do ano de estreia vimos homicídios, estupros, tráfico de mulheres, problemas mentais, subornos, taxidermia, drogas e uma senhora plantação de maconha. Contudo, apesar de nem todas as questões mencionadas acima terem sido destrinchadas, não sobraram pontas soltas visíveis após a conclusão. O capítulo final apresenta um bom gancho para a já garantida segunda temporada, mas não enlouquece o espectador de curiosidade.

Bates Motel se provou uma das melhores, se não a melhor, estreia da temporada 2012-2013. Sem enrolações, é possível visualizar um panorama completo do que virá a ser Norman Bates, suas influências e motivações. Tudo se encaixa perfeitamente, mas ainda faltam peças para o quebra-cabeça ficar completo, até vermos Norma Bates empalhada no porão.

A série estreia no Brasil em 4 de julho, no canal pago Universal. A segunda temporada, que deve começar sua pré-produção no último trimestre de 2013, tem previsão de estreia para 2014 nos EUA, em data a ser definida.

Leia mais sobre Bates Motel



Vídeos relacionados

Publicidade

Comentários (48)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar MARCELO (21/02/2014 20:32:49)   1 1
Aquela frase do final, foi um baita de um spoiler? ou estou enganado?

Se for, espero que a senhorita Aline queime no inferno.



sem avatar Guilherme (22/07/2013 20:35:20)   241 2
Essa série é muito boa, Vera e Freddie estão impecaveis nos seus papéis, tem um clima de suspense, e é tudo muito rápido sem ter enrolação, sem contar que te prende, se deixar você assiste toda a temporada em um dia só ! Eu achei que a série se passaria na década de 50, mas até que gostei dessa "atualização" da época, mesmo com todos esses aparatos modernos (Televisão, computador, iphone e etc..) A Série tem um clima de que o Hotel e a cidadade são "abandonados" souberam muito bem fazer essa passagem de tempo sem perder essencia e ganhando em originalidade



sem avatar Daniel (17/07/2013 23:48:56)   0 0
Ainda não assisti. Espero sinceramente o sucesso da série e que consiga passar o mesmo clima que psycho 1, 2, 3 e 4 passaram. Principalmente o último, que conta a origem de seu problema. o 4 me deixou a impressão que não Norman, na verdade a própria mãe foi quem o deixou "ruim da cabeça". Uma coisa na qual discordo é o transporte da época do filme para os dias de hoje, isso tira um pouco do clima de isolação no qual a família Bates vive. Colocar Norman na escola e em festas, pra mim, não foi boa ideia, já que sua mãe não o deixava sair de casa, também não entendi o acrescimo de Dylan. Caso o elenco não consiga, com fidelidade, fazer a releitura no real Psycho, e isso inclui a atuação, é claro, acho que a série deixará de ser assistida pelas pessoas que acompanharam os 4 filmes.



Katiúscia Katiúscia (01/07/2013 19:49:17)   4 1
eu adoro ''Psicose'' , e assim que vi que essa série ia passar eu fiquei muito curiosa.... vou assistir concerteza !!!!!!!
dia 04 estarei ligando minha tv naUniversla para acompanhar essa série ;)


Katiúscia Katiúscia (01/07/2013 19:59:29)   4 0
*Universal


sem avatar Mau (03/06/2013 20:57:08)   64 0
Bom, num geral, eu gostei bastante da série tambem. Daria uma nota 8 (de 10), porque algumas coisas poderiam ter sido evitadas/melhoradas, para o melhor decorrer do seriado.

Pra quem assistiu Psicose, sabe que o filme se passa antes dos anos 80. Agora, querer contar uma historia do joven Norman Bates usando IPHONE e vendo TV de LED foi chutar o balde, FORTE.

Gostei da atuação dos personagens no geral, mas o roteiro da história em sí é o que chama a atenção. Pra quem curte uma pegada mais dark, beirando o bizarro e o cruel, essa série tem de tudo e mais um pouco.

Todos os episódios dessa primeira temporada vieram muito bem resolvidos, mas confesso ter achado o último BEM RUIM. Sem spoilers nem nada, mas a resolução do problema que ameaçava a familia de Norman foi liquidado assim... sem mais nem menos, deixando apenas duvidas sobre os envolvidos e seus verdadeiros motivos.
Triste também que eles não mostram em momento ALGUM o famoso Norman "em TRANSE", tomado pelo seu "EU" assassino, como no filme Psicose. Isso foi brochante, pra quem é fã da saga. Mas tudo bem, outras temporadas virão.

No geral, pra quem ainda não viu, fica meu conselho: ASSISTA. Considero essa uma das melhores series do ano, lado a lado com Breaking Bad, Homeland e Game of Thrones.


sem avatar Matheus (28/01/2014 02:17:58)   7 0
norman nao fica em transe assassino? vc assistiu direito a primeira temporada?


sem avatar ELAINE (03/06/2013 18:34:00)   1 0
Estão falando muito bem desta série e agora com a benção do Omelete com certeza terei muito mais segurança para assistir. Estou ansiosa pois os atores são muito bons e creio que vários prêmios virão para esta série.



Nelson Nelson (02/06/2013 23:20:50)   181 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar Thaís (04/06/2013 22:06:42)   0 0
Orphan Black é a melhor estreia desse ano!


IgorLiraVox IgorLiraVox (31/05/2013 17:46:07)   1860 1
até que a Universal é um bom canal pra se assistir series....

Vamos ver que horas vai passar as quintas.....

Tomara que não bata de frente com outras que assisto....rs



Glenda Glenda (31/05/2013 12:30:31)   94 0
Assistirei!!!
Gosto de séries assim.



Barbarian Barbarian (31/05/2013 09:15:09)   1289 0
Cara, muito boa a série mesmo.

A recriação do Motel em si, as tomadas à la Hitchcock, o suspense... Muito, muito legal.

Só achei que teve uma caída considerável na segunda metade da temporada, depois da resolução do primeiro arco.

Mas valeu porque eu achei que, como qualquer série, eles enrolariam o ano inteiro, mas tiveram a coragem de resolver a parada de cara.

Muito boa!



Publicidade
Raul Raul (31/05/2013 02:40:31)   1073 -1
Excelente? Achei bem exagerada essa qualificação. Mas enfim.. achei a série legal, veremos se os roteiristas manterão o bom nível na próxima temporada.



Kaos Kaos (30/05/2013 17:40:57)   3413 1
Sério mesmo? preciso conferir.



Carlos Carlos (30/05/2013 16:56:07)   31 1
Ótima crítica, vocês só não falaram da direção de arte, que achei brilhante, pois conseguiram reproduzir o cenário soturno do Bates Motel no meio de uma cidade contemporânea sem que achássemos isso uma descaracterização dos cenários em questão, a série mereceu com certeza os 5 ovos que levou!



sem avatar Victor (30/05/2013 16:29:57)   104 1
Spoilers de Psicose abaixo:

A serie está caminhando cada vez mais para o que acontece no filme, apesar de bastante coisa estar alterada(o que eu acho justo, afinal está ajudando a historia a caminhar)

Acho que vão ser umas quatro temporadas mostrando a insanidade cada vez maior do Norman,o casamento do Norman(No filme é citado que ele é casado com uma tal de Connie mas eu acho que na serie vai ser com a Emma ou até mesmo a Bradley, apesar de ser menos provável),a morte da Norma(Tomara que não morra tão cedo),o destino do Dylan,a morte da esposa do Norman e no no ultimo episodio uma recapitulação de Psicose(O que pra mim seria épico)

E vocês o que acham?


sem avatar Rafael (03/06/2013 16:31:09)   1 1
Puts, seria muito show!!! Não um remake ridículo como o que fizeram em 1988, quando refilmaram quadro-a-quadro o original de 1960, mas sim tipo uma homenagem, sendo o series finale a chegada da ladra Lila Crane ao motel e Norman se vestindo com as roupas da falecida mãe indo até seu quarto mata-la.


sem avatar Lucas (30/05/2013 14:54:06)   1 1
Aline, pode fazer as críticas de "The Following", "Hemlock Grove", ou até mesmo da segunda temporada de "Once Upon a Time"? Ficaria agradecido!



Renan Renan (30/05/2013 14:03:56)   2485 1
ótima série, nao dava nada pra ela, comecei a ver bem depois da estreia e engatava um episodio atrás do outro.

O ritmo dela não é frenético mas nunca cansa, inclusive tem um momento q parece final de temporada e o episodio seguinte parece um começo.

Vera Farmiga teve abocanhar o Emmy.
Melhor estréia da temporada.



Raizo Raizo (30/05/2013 13:49:38)   160 -2
Aline quando vai falar sobre vídeos no OmeleteTV, só sabe falar bem das séries que gosta, mas das que não gosta mete o pau ou apenas ignora. É bem estilo fãgirl, não dá pra levar muito a sério as críticas dela.

Não que Bates Motel seja ruim, mas quando se trata de séries o Omelete deixa a desejar muito.



carlos carlos (30/05/2013 11:56:20)   2 0
Aline Diniz adorei sua crítica estou loko para acompanhar essa serie para ver se e isso tudo mesmo parabéns



sem avatar Marília (30/05/2013 09:59:31)   4 0
Motel Bates é uma série fantástica. Foi a melhor surpresa do ano e o elenco também... Sensacional. A crítica está ótima, Aline está de parabéns!



Platão Platão (30/05/2013 09:55:15)   16 -1
to gostando da ideia do omelete fazer mais críticas de séries. isso sim deve levar tempo e reflexão, pois não são duas horinhas analisadas kkkk ótima crítica, essa série é a melhor, pra mim, atualmente junto com Hannibal e Game of Thrones. Espero por mais críticas, essa foi ótima Aline, parabéns.



Publicidade
sem avatar wilson (30/05/2013 04:00:21)   4 0
Otima serie! Xarope chapada rs, quem comparou com Hanibal, no minimo não tem a menor idea da palavra! 2 séries top que infelizmente tem poucos episodios devido ao alto custo! Vera Farmiga 100000% insana, mesmo depois de mostrar o Norman como o psico master rs!!!



Felipe Felipe (30/05/2013 02:08:15)   222 3
Bates Motel é juntamente com Hannibal, um dos melhores dramas que estrearam nos últimos anos.

Aline tu escreve bem, bela crítica.

Vera Farmiga ta dando um show.. Muito engraçada, todos trejeitos. É uma atriz incrível. Vai levar muitos prêmios por esse personagem.


sem avatar Guilherme (22/07/2013 20:30:49)   241 0
Ela e o Freddie estão impecaveis em seus papéis !


angelo angelo (30/05/2013 02:04:45)   44 0
ótimo gostei e gostei da critica mandaram bem omelete!



Flávio Augusto Flávio Augusto (30/05/2013 01:31:06)   37 2
SPOILER SOBRE O FILME PSICOSE:

Só eu que imagino a serie acabando com os fatos ocorridos no filme Psicose?

Não vejo a hora dele começar a matar as pessoas vestido de Norma!


sem avatar Victor (30/05/2013 16:24:30)   104 1
Também imagino a serie terminando assim, acho que vão ser umas quatro temporadas mostrando a insanidade cada vez maior do Norman,o casamento do Norman(No filme é citado que ele é casado com uma tal de Connie mas eu acho que na serie vai ser com a Emma ou até mesmo a Bradley, apesar de ser menos provável),a morte da Norma(Tomara que não morra tão cedo),o destino do Dylan, a morte da esposa do Norman e no no ultimo episodio uma recapitulação de Psicose(O que pre mim seria épico)

Barbarian Barbarian (31/05/2013 09:13:34)   1289 0
Sem esquecer que ele matou a mãe e O NAMORADO dela no filme. Vamo ver.


Bruno Bruno (30/05/2013 01:11:44)   -6 -2
Exagerou, hein Omelete! Esse Norman pega geral não me lembra o do Norman filme.
Fora o fato que se passa dia de hoje e todo mundo da cidade é maluco. Também esses detalhes não me lembram muito o filme.


Flávio Augusto Flávio Augusto (30/05/2013 01:28:58)   37 0
eu acho q o fato de se passar no contexto atual ajuda a narrativa fluir mais e explicar certas coisas. Não te lembram do filme pq esses fatos ocorreram antes do filme, eles estão trabalhando para que no fim tudo se conecte

Eduardo Eduardo (30/05/2013 10:11:16)   22 0
Bruno, a série ta mostrando um Norman Bates na adolecencia, ele ainda é apenas um jovem pscicotico sem as "raivas" por mulheres (não posso mandar spoiler aqui por respeito aos demais omeletonautas e por vc - caso nao tenham terminado a temporada ainda).

E pra ser franco, ele nao pegou geral não...rsrs (como o tema aborda spoilers e eu nao tenho certeza absoluta, tambem nao vou comentar muito a respeito disso..preciso rever uns 2 episodios).

Sobre a cidade só ter gente estranha, eu discordo de vc, o unico louco ali é o proprio Norman, os demais são corruptos e preconceituosos...




Guaxini Guaxini (30/05/2013 00:48:16)   1045 0
Agora vou assistir pra ter minha própria opinião, porém receber 5 OVOS ja é um bom e promissor indicativo!



Flávio Augusto Flávio Augusto (30/05/2013 00:46:53)   37 0
Assisti ao primeiro episódio ontem e gostei MUITO! Agora com essa crítica do omelete fiquei ainda mais empolgado.



Gabriel Gabriel (30/05/2013 00:45:36)   16 0
Muito boa a crítica!

Vocês poderiam fazer uma também sobre The Following... gostei bastante dela, também!



sem avatar Mariana (30/05/2013 00:41:46)   1 1
Honestamente, o que me surpreendeu nesse seriado foi o desenrolar da história propriamente dito: como tem sido bem feito, sem tititis, direto ao ponto mesmo.
No quesito "atuação", Farmiga não me surpreendeu muuito não; sempre amei sua atuação. Entretanto, apesar de ter provado sua competência em trabalhos anteriores, Highmore me surpreendeu com sua maturidade. As caras e bocas que ele faz são muito tensas, de verdade, dá um "a mais" às cenas.

De maneira geral, não sei se aguenta muito mais que 3 ou 4 temporadas... mas estou finalizando a primeira e não me vejo largando tão cedo.



sem avatar Rickison (30/05/2013 00:40:03)   -2 0
Excelente serie com grandes atuações,
e com um enredo cheio de suspense.



Publicidade
Eduardo Eduardo (30/05/2013 00:30:10)   22 1
A série Bates Motel foi a maior surpresa do ano pra mim.

A critica do Omelete acertou em cheio...
Não tem enrolação, nao nos mata de curiosidade pra saber como será o proximo episodio, e tem um desfecho sem aquelas bobeiras de final de temporada estilo Supernatural, Arrow, entre tantas outras.

Com uma direção perfeita e um elenco excelente, não vai me surpreender se ganhar alguns premios em breve.

EM TEMPO...mesmo nao nos deixando morrendo de curiosidade para a proxima temporada, a série tem um clima de suspense animal sem desrespeitar o espectador.

5 Ovos é pouco!



Kratos Kratos (30/05/2013 00:28:21)   13 0
Vou começar a ver qdo terminar GOT...mas se passa nos dias atuais? Gostei muito não...


Eduardo Eduardo (30/05/2013 00:40:11)   22 0
Cara, acredite...a serie é sensacional!

E se passa nos dias atuais sim, mas tem um estilo retrô (provavelmente por se passar numa cidadezinha pequena), então ela consegue se manter classica nos diuas atuais.

Daniel Daniel (30/05/2013 05:14:16)   182 0
Kratos, como o Eduardo falou, tem um estilo muito retrô justamente por se passar numa cidade pequena dos EUA. pra falar a verdade, as únicas coisas que denunciam que se passa num tempo atual é o fato dos personagens mais novos usarem o celular pra mandar sms e umas poucas cenas que tem alguém usando computador. o restante (até as roupas) é bem 50's.



Omeletop : series-e-tv

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.