Batman: Arkham City | Escritor não retorna para um próximo game

Paul Dini comenta a série em seu blog

Flávia Gasi
07 de Agosto de 2012

O escritor Paul Dini, de Batman: Arkham Asylum e Batman: Arkham City, informou em seu blog que não deverá assinar um terceiro game da série.

De acordo com Dini, sua agenda está lotada até 2013, mas ele não exclui a possibilidade de voltar a trabalhar com a Rocksteady no futuro.

O autor soube, em conversa com a desenvolvedora, que não há nenhum plano para realizar mais um jogo da série, mas aproveitou a oportunidade para comentar a experiência: "Foi muito divertido e estou agradecido pela tremenda experiência".

Batman: Arkham City foi lançado em 18 de outubro de 2011.

Leia nossa crítica de Batman: Arkham City

Leia mais sobre Batman: Arkham City


Compartilhar

Comentários (55)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Guilherme (18/08/2012 15:54:20)   71 0
ainda dá pra fazer um otimo game, o duro, e fazer um game do batman muito fiel, ou apelar chamar o nolan e assumir a bagaça



Raphael Raphael (08/08/2012 20:09:22)   -54 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Beatriz Wayne Beatriz Wayne (08/08/2012 19:22:42)   30 0
NÃAAAAAAAO!
O Paul Dini revolucionou o conceito de jogos de super heróis!

PS : Alguém pode me ajudar a pegar um easter egg escondido nas docas ?? Tem uma espécie de barquinho perto das docas dos Falcone, e usando o decodificador há diversas combinações, qual é a certa ?? Pelo que eu ouvi falar, esse easter egg é relacionado com o Espantalho.

Abraço.


Guy Guy (08/08/2012 20:57:38)   880 1
A senha é CIDADE TERROR, se não me engano, e sim, é relacionado ao Espantalho, fique atento nas paredes , lá vão ter coisas pra vc ver, mas nada mt revelador

Beatriz Wayne Beatriz Wayne (08/08/2012 21:34:16)   30 0
@Guy Ah certo , Obrigada pela dica.


Breno Breno (08/08/2012 16:16:14)   465 1
Com a saída do Paul Dini, espero que contratem alguém decente... porque muito da "alma" desses dois jogos estava na história magnífica.



Diego Francisco Diego Francisco (08/08/2012 14:24:12)   890 0
Seria muito FODA se o game se passasse vários anos após o City com o filho do Coringa já crescido e o Batman, já cinquentão e desgastado, fosse obrigado a voltar a ativa. Pena que as pontas soltas do game sugerem algo mais próximo.


sem avatar Joao (08/08/2012 15:50:54)   0 -1
Seria legal, mas...[spoiler] acho que o coringa nem morreu naquele final cara, devia ter feito aquilo só pra fugir e talz... imagino que agora ele deva ajudar todos a fugir de arkam city e toda gotham se torne dominado pelos vilões e talz... e com o Bane tendo mais importância desta vez...[spoiler] imagino que seja isso, mas que eu ia querer jogar um jogo como o que vc falo eu ia querer xd

Guy Guy (08/08/2012 17:23:51)   880 2
@Joao

"acho que o coringa nem morreu naquele final cara, devia ter feito aquilo só pra fugir e talz..."

Eu realmente espero que sim, mas a HQ que serve de prelúdio para o Harley Quinn's Revenge mostra que o Gordom pegou o corpo dele e o escondeu na delegacia, não é possivel que ele não tenha verificado seus batimentos. O Gordon o levou de carro pra delegacia, significa que se o Coringa estivesse vivo, ele teria parado de fingir e matado o Gordon dentro do carro. Só sei que no momento o Coringa está numa geladeira da GCPD

"imagino que agora ele deva ajudar todos a fugir de arkam city e toda gotham se torne dominado pelos vilões e talz..."

Não vejo motivo pro Coringa fazer isso, pq exatamente ele ajudaria os outros ?

"e com o Bane tendo mais importância desta vez..."

É meio difícil, o Bane não tem NENHUM território, e NENHUM amigo dentro de Arkham City, ele é um peixe meio pequeno com os tubarões Pinguin e Duas-Caras dominando 100% daquele território (eu sei qua a Arlequina assumiu o território do Coringa, mas como ela é burra e fraca, deve o perder pra um dos dois), como a HQ Arkham Enlouquecida mostra, o Bane fica meio por baixo lá dentro. Acredito que no máximo o Bane vai ser um capanga de alguém (como o Grundy pro Pinguin)

Mas eu realmente espero que o Coringa volte, e na verdade... não quero ver o filho dele grande.

Renato Renato (08/08/2012 17:29:56)   782 1
No DLC Harley Quinn's Revenge é mostrado que [SPOILER]ela não estava gravida de verdade, com vários testes de gravidez mostrando negativo[/SPOILER]

Guy Guy (08/08/2012 17:47:03)   880 0
@Renato

SPOILER

Bem lembrado, ela nen tá grávida


sem avatar RODRIGO (08/08/2012 13:23:43)   5 0
Pow, tinham que ter colocado no artigo que a desenvolvedora tem, sim, planos pra mais um jogo, só provavelmente não vão chamar o Dini pra trabalhar nele.

Do jeito que tá, parece até que a Rocksteady e a Warner não têm plano algum de fazer mais um jogo da série, dando a entender que acabou qualquer novidade relacionada a essa série de jogos do Batman.



Ozir Ozir (08/08/2012 12:13:44)   1640 1
Bom , a noticia deixo-me triste mas como Dini mesmo disse , ele pode trabalhar futuramente com a Rockstead sem problemas.
Batman: Arkham Asylum & City são maravilhosos , jogaços mesmo e são indispensáveis para quem gosta de quadrinhos e otimos jogos.

Vamos aguardar outras noticias. Espero que boas.


Abraços...........



Guiherme Guiherme (08/08/2012 10:49:17)   45 2
Bem, um prequel de Arkham asylum e city significaria uma coisa: de fato o Joker morreu... Ouuuuu... Serviria para dar espaço de tempo suficiente pra que os roteiristas planejem seu RETORNO de alguma forma. Agora... Cá entre nós... Comparar os games com a trilogia do Nolan não faz sentido algum, mesmo porque o Batman do game seria quase impossível de se encaixar no cinema, ou alguém de fato acha que um cara de 2m de altura, com mais músculos que os 300 espartanos de leonidas funcionaria em uma representação cinematográfica ?! Lembro de quando fui comprar o game no shopping , tinha uma estatua em tamanho real dentro da Uz games... Era incrível ! Mas não funcionaria no cinema... Agora... Há muito no universo dos 2 jogos que pode ser explorado na telona, isso é fato!


Guy Guy (08/08/2012 15:03:28)   880 0
"Bem, um prequel de Arkham asylum e city significaria uma coisa: de fato o Joker morreu... Ouuuuu... Serviria para dar espaço de tempo suficiente pra que os roteiristas planejem seu RETORNO de alguma forma. "

Eu realmente espero que seja a segunda alternativa, mas só quero que o Coringa volte se o Hamill voltar porque eu não consigo imaginar outra voz pra ele. Sempre que o Coringa não é o Hamill me da uma certa agonia ouvir o Coringa falar, como nas animações The Batman e Contra o Capuz Vermelho, e no jogo Mk vs DC Unierse.

"...alguém de fato acha que um cara de 2m de altura, com mais músculos que os 300 espartanos de leonidas funcionaria em uma representação cinematográfica ?!"

kkkkkkkkk, o Batman do jogo é realmente um monstro


Andre Andre (08/08/2012 10:26:04)   26 0
"O autor soube, em conversa com a desenvolvedora, que não há nenhum plano para realizar mais um jogo da série..."

No blog, ele diz que não há planos da WB em realizar mais um jogo da série COM ELE, ainda mais depois que surgiram os rumores sobre o prequel de Arkham Asylum/City e ele não havia sido contatado.

Até parece que a WB não faria uma sequência ( ou prequel ) de um jogo que vendeu 6 milhões de cópias.



Davi Davi (08/08/2012 10:17:22)   56 0
é uma pena! o Batman arkham city foi show, terminei de jogar e já vou jogar tudo de novo



Publicidade
Willian Willian (08/08/2012 09:43:04)   1110 0
Ouví dizer que o terceiro jogo vai acontecer entre os 2 primeiros.



Remdiel Remdiel (08/08/2012 09:24:24)   554 0
Pena... Pena mesmo, porque a chance que tínhamos de jogar um "Batman: Gotham City", agora temos que temer por pegar um escritor medíocre que vai tentar fazer um "Arkham World", como o coringa brincou daquela vez... e provavelmente falhar.

O que é, sem querer ser fatalista, muito difícil de dar certo.

Anyways, sou mais um que veio aqui falar que a DC já devia ter contratado Paul Dini (que faz um Batman MUITO mais batman que Nolan jamais fez, sem querer desmerecer todos os favores que Nolan nos fez, claro.) e Bruce Timm.

Gente, Bruce Timm, pelamordedeus...


Guy Guy (08/08/2012 10:02:19)   880 1
"DC já devia ter contratado Paul Dini (que faz um Batman MUITO mais batman que Nolan jamais fez, sem querer desmerecer todos os favores que Nolan nos fez, claro.)"

Concordo, a DC já devia ter chamado ele faz tempo, desde a época do Joel Schumacher, mas... a comparação do Dini com o Nolan... na verdade sempre achei que os filmes do Nolan pareciam mt com a série animada e os jogos Arkham Asylum e City. São sérios e até o linguajar dos capangas são parecidos, eu realmente acho as histórias do Dini e do Nolan bem semelhantes. Sem falar que o Nolan fez o Batman do Neal Adans no cinema (como o próprio disse, e olha que eu sempre pensei isso tbm), dizer que o Dini "faz um Batman MUITO mais batman que Nolan jamais fez" é meio... exagero.

PS: Não estou comparando os dois, querendo decidir quem é melhor, porque gosto muito dos dois por igual há muito tempo.

Remdiel Remdiel (08/08/2012 10:30:58)   554 1
@Guy Não quero desvirtuar o assunto, mas vou responder:
- Discordo de você em alguns pontos. Acho os batmans do nolan e dos últimos dois games do Dini praticamente opostos. Nolan trabalha muito o batman como sendo "Uma roupa que o Bruce Wayne veste", e enquanto reconheço que os dois primeiros filmes do Nolan foram excelentes e trouxeram uma visão muito... interessante do batman, não concordo com essa visão.

O Batman de Nolan é muito Wayne. O Batman dos jogos é muito Batman.

Guy Guy (08/08/2012 12:40:04)   880 1
@BART

"A argumento de defesa agora é:Nolan Fez um Batman de Neal Adams.Antes do Adams fazer aquela declaraçao,nao era o Batman de Nolan?"

Pra maioria sim, antes dessa declaração pra maioria era o "Batman do Nolan", eu por outro lado jamais disse isso, pelo contrário, na verdade já até falei aqui em alguma ocasião que o Batman da nova trilogia parecia muito com o do Neal Adans e me corrigiram falando que eu estava sendo equivocado (mts concordaram comigo tbm). Felizmente o próprio Neal Adans disse isso na Comic-Con, já me perguntei uma vez se ele tbm pensava assim...

Então respondendo sua pergunta: Não, não era o "Batman do Nolan", eu nunca disse isso, e só citei o Adans pq ele fez a delcaração recentemente (diferente do meu último comentário fazendo essa comparação, hoje tenho a afirmação do próprio Adans). Mas era um pensamento que eu e muita gente já tinha, inclusive eu sou um daqueles que acham o Batman da nova trilogia bastante fiél aos quadrinhos e não tão realistas como muitos adoram falar, mas isso é uma outra discução que já participei em vários outros tópicos e já fiquei meio cheio dela.

@Remdiel

Na verdade eu não estava falando do personagem Batman em si, e sim da... abordagem que usaram pra fazer tanto o game quanto o filme, assista o Batman de 1960 e os dois filmes do Joel Schumacher, depois jogue Arkahm Asylum ou City e depois veja um dos filmes do Nolan... vc nota uma semelhança, os Batmans são 'fuck yea', os personagens são mais violentos e... a abordagem é mais séria... entende ?

"Nolan trabalha muito o batman como sendo "Uma roupa que o Bruce Wayne veste", e enquanto reconheço que os dois primeiros filmes do Nolan foram excelentes e trouxeram uma visão muito... interessante do batman, não concordo com essa visão."

Agora falando do Batman em si, isso é uma questão de ponto de vista, na verdade eu já penso o contrário, os filmes do Nolan (do meu ponto de vista) passam a imagem de que Bruce Wayne como sendo uma roupa que o Batman veste. Como a cena da festa em Batman Begins ou TDK mostram onde ele age como um perfeito... cretino, um rico babaca.

"O Batman de Nolan é muito Wayne. O Batman dos jogos é muito Batman. "

Isso tbm depende do ponto de vista, é inegável que os Batmans dos jogos usa muito mais a roupa do Batman (afinal ele passa os jogos do inicio ao fim com ela). Mas só usar a roupa não quer dizer que o jogo SEJA mais Batman, e sim que TENHA mais Batman do que nos filmes. Em Begins ele estava se transformando no morcego, por isso a demora para colocar a roupa pela primeira vez, e no Rises ele estava aposentado/quebrado boa parte do filme. Acho que são situações diferentes, no jogo ele não está começando nen terminando sua carreira. Sem falar que... os dois jogos se passam em apenas... UMA noite , por isso não mostra mt do Bruce Wayne, pq aquilo tudo é UMA missão apenas. Na verdade o nome do jogo poderia ser "Uma noite com Batman" (brinks)

PS: Não quero comparar Dini com Nolan , nen estou falando que estou com a razão , tbm não quero mudar a opinião de niguém, só estou me explicando, e como já disse gosto do Dini e do Nolan por igual há um bom tempo.

The Acrean The Acrean (08/08/2012 13:52:09)   67 1
Guy, sua explanação reflete com detalhes e riqueza o meu exato pensamento.

Isso é incrível... vc me conhece? kkk

Guy Guy (08/08/2012 14:57:01)   880 0
@The Acrean

kkkkkkkkkkkkkkkk

Remdiel Remdiel (08/08/2012 15:56:46)   554 -2
@Guy Discordo muito que a cena de "ser um babaca prá salvar esse povo" seja um comportamento do batman se fingindo de Bruce Wayne. A minha visão de Batman teria um plano diferente para tirar as pessoas daquela casa, sem prejudicar sua máscara de Wayne, da qual ele tanto precisa.

Quanto aos jogos, e toda essa coisa de "ser apenas uma noite" e "não usar a roupa durante parte do filme", isso não me convence.

Ser o batman não é se vestir de morcego, ser o batman está na personalidade, no foco de suas preocupações, nas reações, na forma como ele trata seus aliados, e nos planos que tem para o futuro.

O Batman de Nolan se preocupa com coisas que preocupariam ao senhor Wayne, como por exemplo, achar um "substituto" prá poder "aposentar" o batman.

Muito realista da parte do Nolan, muito inteligente da parte do nola, e absolutamente NADA a ver com a personalidade do cavaleiro das trevas.

Usar as "adaptações" do seriado dos anos 60 e a visão de joel schumacher para dizer que o Batman de Nolan é sério é usar doce de batata doce prá dizer que água é salgada.

Não é.

Agora... do jeito que eu tou falando, também tô parecendo mais um hater de Nolan (raça tão chata quanto os tais "Noletes"), coisa que eu não sou.

Acho a visão do Batman de Nolan uma visão interessante, válida, por mais que eu tenha discordado dos rumos que ele tomou, por mais que eu tenha achado que ele se distanciou muito do mito do batman filme após filme, não estou aqui prá dizer que "foi ruim", nem que "aquilo não é batman de verdade".

Mesmo porque, aí a gente ia ter que entrar numa discussão do que é ou não é batman, e não tou com paciência prá isso não. :)

Guy Guy (08/08/2012 17:08:25)   880 2
@Remdiel

"Discordo muito que a cena de "ser um babaca prá salvar esse povo" seja um comportamento do batman se fingindo de Bruce Wayne. A minha visão de Batman teria um plano diferente para tirar as pessoas daquela casa, sem prejudicar sua máscara de Wayne, da qual ele tanto precisa."

E que máscara de Wayne seria essa ? A máscara de Wayne que ele tem é justamente de que ele é um Play Boy odiváel, ele não estava "prejudicando" sua máscara, pelo contrário, ele estava justamente alimentando a imagem que ele quer que as pessoas tenham dele. Ele sempre quer distanciar ao máximo Bruce Wayne de Batman através de seu comportamento, inclusive ele vive fazendo isso nos quadrinhos, não foi uma "visão que o Nolan teve para ser mais relaista", pelo contrário , o Bruce-Babaca-Wayne é um dos (se não o maior e mais comum) disfarce que ele tem (nos quadrinhos pelo menos).

"Ser o batman não é se vestir de morcego, ser o batman está na personalidade, no foco de suas preocupações, nas reações, na forma como ele trata seus aliados, e nos planos que tem para o futuro."

Foi o que eu tentei dizer lá em cima: "é inegável que os Batmans dos jogos usa muito mais a roupa do Batman. Mas só usar a roupa não quer dizer que o jogo SEJA mais Batman, e sim que TENHA mais Batman do que nos filmes." O que eu tentei dizer com isso foi meio que o que vc disse.

"O Batman de Nolan se preocupa com coisas que preocupariam ao senhor Wayne, como por exemplo, achar um "substituto" prá poder "aposentar" o batman."

Em nenhum filme o Batman está procurando um substituto, ele apenas sumiu por 8 anos porque o Batman não era mais nescessário, eram tempos de paz, e no Rises o Bruce não estava "treinando" o Blake, o Blake descobriu a porra toda sozinho, e no fim do filme o Bruce (se é que era ele mesmo pq não se sabe se ele sobreviveu) deixou o terreno limpo caso o Blake quisesse assumir dalí, afinal a lenda é maior que o homem em sí. O mesmo aconteceu com Terry Mcginnis, o Batman do Futuro.

Remdiel Remdiel (08/08/2012 17:49:31)   554 0
"A máscara de Wayne que ele tem é justamente de que ele é um Play Boy odiváel, ele não estava "prejudicando" sua máscara, pelo contrário, ele estava justamente alimentando a imagem que ele quer que as pessoas tenham dele."

- Então estamos lendo revistas muito diferentes, e essa discussão é inútil porque eu vou defender o batman que eu conheço, e você vai defender o batman que você conhece, e vamos eternamente discordar, ambos cobertos de razão.

"Em nenhum filme o Batman está procurando um substituto"

- Esta afirmação é incompatível com o comportamento do bruce wayne do segundo filme da trilogia do Nolan.

"e no fim do filme o Bruce (...) deixou o terreno limpo caso o Blake quisesse assumir dalí, afinal a lenda é maior que o homem em sí. O mesmo aconteceu com Terry Mcginnis, o Batman do Futuro."

- Porque ele estava cansadinho e dodói e apaixonhado pela ladra de roupinha preta.

Em Batman Beyond pelo menos tiveram a decência de apresentar um batman que não tinha mais condições físicas de voltar ao combate contra o crime. O Batman de Nolan tinha, e fugiu porque cansou. (Isso se não morreu e o alfred tava caducando mesmo, duas péssimas opções.)


Joel Schumacher Joel Schumacher (08/08/2012 09:05:10)   443 2
Eu já vendi os direitos de Batamn & Robin - The Game para a Rocksteady. Agora é esperar o game do melhor filme de todos os tempos


sem avatar Lucian (08/08/2012 11:41:35)   67 0
Hehheh... pândego!


Marcelo Marcelo (08/08/2012 02:07:58)   140 0
Paul Dini p/ mim foi um dos escritores que melhor compreendeu o batman em toda sua trajetória..
o que ele fez junto com bruce timm, não só para o batman, mas pela animação em geral foi algo extraordinário..

é interesante notar que ele não deu foco p/ nenhum público...as animações(que em geral eram vistas como distração p/ crianças)podem funcionar tanto p/ um quanto p/ outro..
curtia muito nos 90 quando era criança e hoje ainda assito tranquilamente..



Shadowman Shadowman (08/08/2012 00:55:20)   1250 1
Será que eu sou o único aqui que acha que Paul Dini deveria ser o responsável pela próxima fase do Batman no cinema????

Desde de o tempo do Animated Series que o cara mostrou que entende o Morcegão como poucos.


Ale Ale (08/08/2012 01:42:14)   -439 0
...APOAIADO..PAUL DINI visita a lama dos Herois e de seus alter egos de forma muito humana e com boas historias de COMEÇO, MEIO E FIM , como devem ser ( coisa que falta hoje em dia )

Márcio Márcio (08/08/2012 01:42:39)   20 1
se ele pensa em ganhar muito dinheiro já deveria tá com um roteiro na mão pra entregar pra Warner, pois talento e conhecimento sobre o Batman ele tem de sobra

Marcelo Marcelo (08/08/2012 02:12:44)   140 0
hum..não sei não..
o talento dele para contar histórias é inquestionável..
agora games, animação e cinema são mídias diferentes..

isso em falar que o próximo a assumir sempre vai estar na sombra do nolan..e vai precisar de muita, muita sorte...

Filipe Filipe (08/08/2012 04:54:28)   2109 0
Eu também pensei nisso, mas porque ninguém nunca perguntou isso a ele ?

André B André B (08/08/2012 11:11:19)   853 0
Depois de Animated Series e dos games do Batman, acho que o Dini deveria ser presidente dos EUA.

sem avatar Lucian (08/08/2012 11:42:55)   67 0
Não foi o único, acredite.


Romulo Romulo (07/08/2012 22:36:57)   232 0
Esse jogo tem que ter uma sequencia, muito provavelmente na próxima geração terá.

Mas sem o Paul Dini a coisa pode complicar.



Emerson Emerson (07/08/2012 22:12:51)   1787 0
Ferrou a p0%#@ toda agora!



Lucas Rodrigues Lucas Rodrigues (07/08/2012 20:51:01)   658 0
vixi ?!

E em um possível Arkham World?



Luis fernando Luis fernando (07/08/2012 20:42:11)   383 0
Pho virou moda agora deichar a franquia batman??

que merda!!!!!



sem avatar Escritor (07/08/2012 20:21:05)   15 -2
Isso é muito triste
http://cinequadrinhosgames.blogspot.com.br/



Publicidade
Noctis Noctis (07/08/2012 19:57:25)   528 0
OKAY!!!!



Lucas Lucas (07/08/2012 19:55:41)   4183 -1
Que notícia triste =/ Queria muito uma nova continuação. Quem jogou bem o jogo e os DLCs sabe que estão continuando a história principal através de diversos easter-eggs aqui e ali.



Pedro Pedro (07/08/2012 19:55:09)   215 0
Nenhum plano para uma sequência?
E o homem que se copiou o rosto de Bruce Wayne?
E o homem de vermelho que falou com Batman?


Red Leader Red Leader (07/08/2012 20:05:29)   -51 -2
1) Faça as missões paralelas que você o prende.
2) Era o Azrael.

sem avatar Escritor (07/08/2012 20:20:48)   15 0
Red Leader você não o prende é o contrario

Lucas Lucas (07/08/2012 20:45:53)   4183 -2
São duas pontas soltas, e além dessas principais existem outras diversas pontas bem escondidas.

sem avatar Guilherme (18/08/2012 15:53:07)   71 0
oh, lembrem o que o azrael disse:
" Você tem que se preparar para a tempestade quem vem vindo"
e dos easters eggs do espantalho,
um misterioso mapa na agua nos esconderijos do Pinguim, Coringa, Duas Caras(no inicio),
e quando você visita todas as vezes o Homem Calendario, ele foje de arkham city,
esses vilões podem estar planejando um plano para acabar com gotham city, mas não sei como vai desenrolar a história pois o paul dini saiu da produção do 3º game


Claudio Claudio (07/08/2012 19:39:07)   28 0
COMO ASSIM ? PQ ?




Omeletop : games

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.