HQ/Livros

Notícia

Batman | Autores falam sobre o retorno do Coringa às HQs [atualizado]

Scott Snyder e Greg Capullo prometem uma das melhores histórias com o vilão

13.08.2012, às 14H40.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

Scott Snyder e Greg Capullo, que formam a dupla que vem comandando com sucesso a série de Batman - a mais vendida da DC Comics - estão prestes a embarcar em mais um embate clássico do herói com o Coringa. E querem realmente que seja um clássico.

[Atualizado com as capas de BATMAN 14 e BATGIRL 14]

Coringa

None

Coringa

None

Coringa Batman 14Coringa Batgirl 14

Em entrevistas, os dois afirmam que a história que começa em Batman #13 - outubro nos EUA - está pensada como um dos grandes confrontos entre Homem-Morcego e Palhaço do Crime, do nível de A Piada Mortal ou do filme O Cavaleiro das Trevas.

Snyder diz que o sumiço do Coringa - ele apareceu pela última vez em Detective Comics #1 (publicada aqui recentemente em Batman 1), quando teve a pele do rosto cirurgicamente retirada pelo vilão Dollmaker - foi proposital, em uma estratégia da DC para lançar novos Bat-vilões. E o fato do personagem ficar sem rosto também tem a ver com os planos do roteirista.

A história que irá até a edição 17 de Batman, nos EUA, chama-se "Death of the Family" ("a morte da família") - referência a "Morte em Família", saga dos anos 80 que culminou com Coringa matando o Robin Jason Todd. Snyder diz que o vilão retorna com um segredo grande, que tem tudo para partir ao meio a Bat-família. E que vai circular pelo Bat-universo visitando os morceguinhos, com participações especiais nas séries Nightwing, Batman and Robin, Teen Titans (o time é comandado pelo ex-Robin Tim Drake), Red Hood and the Outlaws, Batgirl e Suicide Squad (onde está Arlequina).

Mas a proposta do roteirista quanto a como abordar a relação Batman-Coringa talvez seja o que há de mais inovador. "Eu acho que ele se considera o bobo da corte do Batman, como se Batman fosse o rei. O jeito que ele serve a Batman é tornar reais os piores pesadelos do herói, para deixá-lo mais forte. Ele conhece os segredos mais obscuros, o lado negro no coração do homem-morcego... Ele gosta deles. Diz para Batman não ter medo deles... 'Celebre as coisas que o tornam patologicamente igual a mim, porque elas são maravilhosas.' Para mim, isto é o Coringa, ele é o demônio no ombro de Batman. Ele sabe como abordá-lo, sabe do que ele tem medo... E é por isso que gosto tanto do personagem, porque ele quer que o Batman ria dessas coisas junto com ele, mas elas são horríveis", diz Snyder em entrevista à MTV.

Já Capullo, em entrevista ao Newsarama, avisa aos leitores que devem consultar o médico quanto a problemas cardíacos ou qualquer enfermidade que possa causar convulsões. "A DC não quer ser responsável por fatalidades ou hospitalizações de pessoas jovens ou idosas que possam vir a achar esta história forte demais", disse o desenhista, que também está repensando o visual do vilão - respeitando o original, mas trabalhando com o fato do personagem não ter mais rosto.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.