HQ/Livros

Crítica

Batman: Death of the Family | Crítica

Saga Batman vs. Coringa decepciona no final

21.02.2013, às 15H53.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

Batman é a série mais vendida atualmente na DC Comics, confirmando, de um lado, o favoritismo do personagem e, de outro, a aposta em sagas com bom apelo de público. É o caso "Death of the Family", concluída há pouco após cinco edições (mais outras 19 das Bat-séries acessórias), onde se queria mais uma "clássica" histórias de Batman vs. Coringa.

batman

None

batman

None

Scott Snyder e Greg Capullo trabalharam bem o suspense em torno da histórias nos meses que a precederam. A começar pelo segredo quanto ao novo rosto-sem-rosto-com-rosto-colado do Coringa, mas também com as declarações audaciosas de que queriam fazer uma das melhores tramas Batman x Coringa de todos os tempos.

Nas primeiras edições, a condução da saga é realmente promissora. Desde uma das primeiras cenas - em que o Coringa invade uma delegacia de Gotham City e, no escuro, mata meia dúzia de policiais aparentemente só para causar calafrios no Comissário Gordon (confira aqui) -, vê-se que Snyder e Capullo estão esforçados para tensionar a linguagem dos quadrinhos e criar terror nos leitores (sem movimento nem trilha sonora, lembre-se).

Também desde esta cena, o Coringa é tratado como uma força sobrenatural, incontrolável, inevitável, caoticamente capaz de ir aonde quiser e fazer o que quiser. Como o próprio Gordon comenta na edição seguinte: "Com os outros, sempre tem alguma lógica, alguma motivação que faz sentido... se você é um detetive bom, tem noção do que eles vão fazer a seguir. Mas com ele, só dá para reagir... esperar para ver quem é o próximo alvo. Deus ajude um homem que pense que nem ele".

Assim, o plano meticulosamente caótico do Coringa se desenvolve com uma sucessão de surpresas e sustos que afetam toda a Bat-família até um final tenso na Batcaverna. Ao longo do caminho, Capullo vai soltando easter eggs - o rosto do Coringa toma aparelhos eletrônicos, edifícios e outras formas - e as mosquinhas que acompanham seu rosto putrefato também vão ganhando volume.

Snyder também consegue algumas notas de terror psicológico, como as que tinha alcançado nas primeiras edições de Batman, em seu conflito contra a Corte das Corujas. A cena em que Batman é surpreendido por um cavalo em chamas - sim, um cavalo em chamas - é puro terror surreal.

Não é spoiler dizer que Batman vence o Coringa, pois é o que você já espera. Porém, depois de construir-se muito bem a tensão e criar-se a caracterização tão interessante do Coringa, a resolução do conflito é uma decepção. Não era necessária uma morte de um integrante da Bat-família - como o rumor que a DC deixou que se espalhasse -, mas a última edição da saga é uma sucessão de clichês que trai o que se viu antes.

Scott Snyder, agora talvez o roteirista mais importante da DC, tem esta tendência: seus roteiros mostram de saída que conhecem os clichês, sabem o que o leitor espera daquilo e promete puxar o tapete. Mas esquece de puxar. A resolução retoma e fica nos clichês.

Greg Capullo, por sua vez, cada vez se puxa mais na narrativa visual. Suas escolhas de diagramação, de enquadramentos, e as brincadeiras que solta pela página certamente garantem sua posição entre os melhores quadrinistas atuais. O tom mais cartunesco - às vezes lembra os quadrinhos italianos da Disney - pode incomodar alguns leitores, mas cumpre a função de cada cena.

Agora, é ou não uma história definitiva do Coringa? Não. As batalhas clássicas ainda estão em Piada Mortal, Cavaleiro das Trevas (HQ e filme) e meia dúzia de outras. Há de se reconhecer o esforço de Snyder e Capullo, mas ainda não chegaram lá.

Nota do Crítico
Bom
Batman
Batman
Batman
Batman

Ano: 1989

País: EUA/Inglaterra

Classificação: LIVRE

Duração: 126 min

Direção: Tim Burton

Elenco: Michael Keaton, Jack Nicholson, Kim Basinger, Michael Gough, Pat Hingle, Billy Dee Williams, Jack Palance, Jerry Hall, Tracey Walter, Lee Wallace, William Hootkins, Edwin Craig, Robert Wuhl

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.