Assista Agora

"Batman é muito, muito gay", diz Grant Morrison

Autor também está preparando graphic novel da Mulher-Maravilha

Érico Assis
26 de Abril de 2012

Batman

Poucos nos quadrinhos são tão bons em fazer declarações provocantes como Grant Morrison. E aí está mais uma do quadrinista escocês, agora em entrevista à Playboy americana deste mês (e reproduzida pelo site Comics Alliance):

"A gayzice faz parte do Batman. Não estou falando em gay num sentido pejorativo, mas Batman é muito, muito gay. Não tem como negar. É óbvio que enquanto personagem fictício ele é heterossexual, mas a base do conceito é absolutamente gay. Acho que é por isso que todo mundo gosta. Todas as mulheres querem ele, e saem usando essas roupas provocantes, pulando de telhado em telhado para chegar nele. E ele não está nem aí - quer mais é sair por aí com o velho e o guri."

Vale lembrar que Morrison, além de escrever HQs de Batman há mais de 20 anos, foi o principal roteirista da linha Batman nos últimos seis anos - e volta ao personagem no relançamento de Batman Inc., que sai no início de maio nos EUA.

Na mesma entrevista, Morrison diz que sua HQ com a Mulher-Maravilha - com uma abordagem sexualizada e feminista - será uma graphic novel. O projeto ainda não tem data para sair.

Acompanhe a discussão abaixo, nos comentários, e também no Facebook do Omelete.

Leia mais sobre Batman
Leia mais sobre Grant Morrison



Compartilhar

Comentários (375)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Diego (03/01/2013 23:30:24)   1 1
Qualquer um que leu The Dark Knight Returns do Miller sabe que o Bat não é gay.



Willian Willian (02/08/2012 09:44:44)   1096 1
Falando de todo o universo ok, seja quadrinho, filme ou animação... Grant Morrison definitivamente não assistiu a série animada. =P



Helder Helder (22/05/2012 14:51:31)   31 1
Grant Morrison calado é um poeta!



sem avatar danielpaz (08/05/2012 03:15:23)   42 0
Guy... me desculpa responder tão depois, e fora do lugar, mas é que o botão de "responder" não está indo...

Mas esta vai para todo mundo que repete o mantra de que "o Batman original era sombrio" e que foi o Comics Code (como Guy aponta) que fez os quadrinhos ficarem infantis como um todo, incluindo o Batman, o que seria um dessvio do personagem.

O problema é que isso é falso.

Sabe quantos números da revista do Batman dura o tal personagem sombrio? Lá pelo número 13, que é de outubro de 1942 (sim, 42, bem antes do Comics Code Authority, e em plena Segunda Guerra Mundial), já começam a aparecer aquelas armadilhas gigantes. No número 20 em diante, o esquema colorido e farsesco já está plenamente estabelecido - me parece que já é coisa do Dick Sprang. Eu teria que ver as Detective Comics, mas o tal do Batman sombrio da “origem” é algo MUITO BREVE. O Batman ter se tornado algo mais cartunesco é beeem anterior ao Comics Code. Querendo conferir, é fácil; tem scan a rodo.

Essa é uma coisa.

A outra, que é o agravante (e já vi várias pessoas fazendo isso - inclusive amigos meus, desde os anos 80 com Frank Miller), é considerar que esses primeiros números do personagem são a sua essência, quando foi todo o resto que consolidou o personagem, e o tornou famoso pelo mundo afora. É considerar mais de 80% da produção pré-Crise como um “desvio” do personagem, quando é o contrário. (Sim, contando o pós-Crise, a coisa se re-equilibra, ou até pende para o outro lado.)


sem avatar danielpaz (09/05/2012 11:05:18)   42 0
Por último... para quem gosta de repetir o mantra do "Batman original sombrio": nos anos 40, as histórias do CAPITÃO AMÉRICA eram mais "sérias" e "sombrias" do que as do Batman. Na verdade, na medida em que os anos 40 passam, já que o Batman vai tendo histórias com death-traps mirabolantes, histórias com Alfred como detetiva, e bat-equipamentos... em 45, isso já está consolidado, enquanto o Capitão América continua combatendo espiões e quinta-colunas estrangeiros.


Adilson Adilson (03/05/2012 10:41:43)   10 1
Manows,pra quê o Morrison falr isso?!?Cara estupido!


sem avatar Olive (04/05/2012 20:05:30)   -289 -1
Falar a verdade sempre é algo estúpido quando isso fere as ilusões da massa.Mas isso é heróico também.


Glick Glick (03/05/2012 00:57:01)   -22 -1
Olá amigos!!!

Que tal participar de um grupo no facebook, quem for fã de hqs onde conversaremos sobre capas e assuntos que marcaram a sua vida nerd, gibis e notícias do mundo das HQs?

Não perca tempo com o grupo daquele super-cão, venha pro nosso! É só me adicionar: Glick Primata

Muito Obrigado!

Glick! Glick!



Paladino Paladino (02/05/2012 13:07:28)   368 1
Esse cara fica fumando maconha ai e dando declarações malucas na mídia, se essa moda pega heimm!
Batman gay, porra nada a ver ele é o personagem que mais pega munher na DC por favor.
o cara pega heroina(o cara ja pegou a zatanna, e bicou!)
o cara pega civis( pegou a reporter aquela vick,depois ele bicou tb!)
porra o cara come ate as vilãs(mulher cato, com a qual que ele sempre pegou leve,o que mostra que ele de gay não tem nada,os viloes homens ele mete a porrada e nela que é uma tremenda gostosa ele passa a mão na cabeça(hehehe eu tb faria isso, claro) ele tem ate filho com a thalia.

sinto muito morrison, ele nao e gay, o que ele nao quer e compromisso.

Morrison falou merda!


sem avatar Olive (04/05/2012 20:11:07)   -289 -1
Malucas?Coisa ridicula negar a realidade.Pegar mulher também não prova nada.Não falta enrustido que faz isso e o disfarça dele é ser "playboy".Mete a porrada?Eles sempre voltam para apanhar mais?Hum...isso tem outro nome.Thalia é outra que se ilude.


Débora Débora (30/04/2012 11:59:46)   1832 1
"O Lado Bom de Ser Gay
Nossa brother que gata!
Nossa que gostosa!
Mas aí não vou nem tentar por causa da concorrência
Que isso, vai virar gay?
oh,Que isso cara? Tava só pensando aqui...
Tem cada vez mais gay, ninguém deixa de ser gay...
Deve ter um lado bom de ser gay

O lado bom de ser gay
O lado bom de ser gay
O lado bom de ser gay
Qual é o lado bom de ser gay?"...
Comédia MTV



Helton Frazão Helton Frazão (30/04/2012 07:21:01)   200 1
Recomeça a camapanha viral de TDKR:

http://www.comicbookmovie.com/fansites/nailbiter111/news/?a=58841



Raul Raul (29/04/2012 16:40:57)   2207 2
Só uma coisa a comentar: CALA A BOCA, Morrison!


sem avatar Olive (30/04/2012 04:06:44)   -289 -2
Por causa da veadagem do Batman?Mas nesse caso é o mundo que tem que se calar.


Publicidade
Luís Luís (29/04/2012 10:02:44)   15 2
Se percebe que um troll conseguiu seu intento, quando uma notiicia desse "valor" eh a mais lida do sítio.



sem avatar Olive (29/04/2012 08:37:07)   -289 -2
Concordo com o que vc disse. E quem está sendo vitima da midia é quem chama todos que não concordam com o homossexualismo de homofóbicos. Isso já encheu o saco!! Homofóbico é aquele que espanca, mata os homossexuais, e não quem tem OPINIÃO e pensa diferente deles. Todos tem direito de ter suas opiniões, pq os homossexuais tem vantagem? Respeito nós DEVEMOS ter, mas não somos obrigados a concordar com tudo, isso seria ditadura, e não liberdade.

Todos deveriam saber conviver com todas as pessoas, respeitando os seus modos de pensar, com o que querem fazer com suas vidas, sem violencia, mesmo não concordando. Se o mundo fosse assim seria bem melhor.

E eu não acho o Batman gay, se ele for, todos os heróis são, e eu não penso assim. Alguem já leu alguma história onde Bruce Wayne se relacionava amorosamente com outro homem? Beijava? Então, não é gay.

Todos?E você reclama dessa suposta mídia, sendo que os demais personagem heróis tem a ter a orientação que você quer, só para não tirarem a "macheza" do teu ídolo.Respeitar(e isso é bem mais que não matar os caras) os gays reais não pode, mas o Batman que não existe, a gente tem que respeitar?E como você quer que os roteirista faça o óbvio, se só falar o que todo mundo sabe, já vira briga?Imagina o tal beijo homossexual.Mas aposto que um dia vai sair, nem que seja pelos direitos do personagem se tornarem públicos.Aguarde.


Fábio Rennó Fábio Rennó (29/04/2012 22:00:32)   0 0
Se você vê o homossexualismo como beijar, se relacionar sexualmente em toda uma dinâmica carnal voltada para pessoas do mesmo sexo, sim. Mas não perceber o quão Fetichista é um homem com roupa de morcego com adereços alegóricos de sobrevivência, Com uma preocupação com uma estética("quero morcegos em tudo!") para com a sua identidade glamorosa...
Diz que não é de certa forma um estereotipo bem gay, e mesmo assim você não lê? Se amarra quando ele salta pelos prédios com estudos de anatomia exagerados, que tem como público alvo, em sua quase totalidade, Jovens homens na puberdade?

Ele escreveu a trajetória do morcegão por 20 anos, sabe mais que todo omelete junto sobre o que ele é.

Aceitem


Heineken Heineken (28/04/2012 21:15:28)   220 -1
É verdade.



Gene Gene (28/04/2012 20:47:45)   695 2
E se Batman fosse criado para ser um esteriótipo gay, qual seria o problema?

Morrison falou merda. Simples assim.


sem avatar Olive (29/04/2012 07:46:27)   -289 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Rogue Rogue (28/04/2012 19:53:28)   698 0
'Acompanhe a discussão abaixo nos comentários e também no Facebook do Omelete.'
kkkkk, já sabia que essa noticia ia dar no que falar, hein Erico?

Agora falando sério o Grant Morisson essa declaração de Grant Morrison acabou dando margem para a interpretação mais óbvia: ' O Batman é gay'. Mesmo que ele tenha explicando que seja no sentido conceitual a interpretação inicial é essa: 'Esse cara tá dizendo que o Batman é gay, olha só...' mais ou menos como um amigo meu me deu a noticia me perguntando o que eu achava disso..
Não entendi o porque de associar o fato das mulheres estarem atraz do Batman pelo fato do 'conceito' dele ser gay. Se ocorresse o inverso e as mulheres não quisessem o morcego o morrisson ia dizer que Batman 'é gay tambem? Aposto que sim! Me admira que o morrison não tenha deixado a sua mente 'fluir' mais, e afirmar que 'conceitualmente' o Batman ser um pedófilo visto que esta sempre em companhia do menino prodigio...

Vai dormir que o teu mau é sono Morrison...


sem avatar Olive (29/04/2012 07:48:28)   -289 -2
Mas também é notório que ele é um pedófilo.


eneas eneas (28/04/2012 17:53:39)   24 2
Eu não acredito que o batman é um herói gay.
O seu criador foi um cara pegador,gostava muito de mulher.
E não criaria um personagem gay(não tenho nada contra gays).
Tanto que a a personagem mais sexy dos quadrinhos(mulher gato) esta relacionada na história do batman .
Esta na hora do morrison calar a boca.


sem avatar Olive (29/04/2012 07:52:12)   -289 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar João Carlos (19/10/2012 20:10:37)   46 0
Pelo seu útimo comentário vc não deve saber que ele já deu uns pega nela!


sem avatar 2 (28/04/2012 14:55:24)   -2 -2
O mais interessante do Batman é que ele é um gay super-narcisista. O maior fetiche que ele tem é por ele mesmo. Ou melhor, pela fantasia de homem-morcego na qual ele se traveste.


sem avatar Olive (29/04/2012 07:54:19)   -289 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


sem avatar Breno (28/04/2012 14:07:45)   7 -2
Eu já sabia!



Peter Peter (28/04/2012 13:54:32)   138 2
Já que esse Grant Morrison escreve as HQs de Batman há mais de 20 anos, e foi o principal roteirista da linha Batman nos últimos seis anos...
Não tenho nada a declarar, até porque ele conhece o Batman melhor do que ninguém aqui, né?



Junior Junior (28/04/2012 13:22:02)   1 1
O Batman, jah pegou um bocado de mulheres, quero ver o Morrison pegar um quarto da metade q ele pegou. Vai ler HQs antes de falar merda Morrison. E se o Batman pareceu alguma vez "gay", a culpa é dos roteiros do Morrison...


sem avatar Olive (29/04/2012 07:58:40)   -289 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar João Carlos (19/10/2012 20:29:49)   46 0
Uma coisa é pega uma ou outra pra manter as aparencias, outra é fazer como o Batman dar um limpa, não importa ser alida, inimiga, ou filha de um inimigo!!!!


Publicidade
André B André B (28/04/2012 00:15:45)   853 -1
Acho um barato esse pessoal que fala "nada contra os gays" e, em seguida, tenta desesperadamente justificar a hombridade do Batman.

Afinal, macho só pode gostar de personagem macho.

Relaxa, galera. Aquele casal gay do Authority, o Meia Noite e o Solar, são claramente "homenagens" à Batman e Superman, respectivamente. E não é à toa, esse tipo de questionamento é bem antigo.


André B André B (28/04/2012 19:21:27)   853 0
Olha, Roberto, tem bastante coisa na história do Batman que dá pano pra manga nessa discussão. O danielpaz citou algumas lá embaixo.

O Werthan poderia ser um neurótico, mas não tirou as coisas do nada. Não eram poucas as histórias que terminavam com Batman e Robin conversando de roupão.

Porém, como vc mesmo disse, isso pouco importa. Ainda mais o Batman sendo um "celibatário".

E é bastante irônico os machões entrando em desespero, sentindo-se ofendidos até, quando um ícone deles tem a masculinidade questionada.

sem avatar Olive (29/04/2012 08:06:48)   -289 -2
Batman não oferece motivos?Incrível como as pessoas ficam cegas quando é do interesse delas.Ele não é pegador e nem um nerd bobão e tampouco casado.Qual é a dele para viver com dois caras numa mansão?Tem aquelas maravilhas das Aves de Rapina dando sopa, mas prefere o garotinho trapezista dele.Finge que é Playboy.Como assim finge?É um serial killer?Aceite colega, isso é algo que surgiu naturalmente com o personagem.Colocam ele para pegar a Mulher Maravilha, mas não tem jeito, fica ridiculo.É tipo aquele tiozão gay chegando com uma namorada no almoço de domingo da familia.Todo mundo finge que acredita.Na verdade é isso.Fingem que não sabem que o Super é o Clark e fingem que não sabem que o morcego é gay.

André B André B (30/04/2012 00:09:32)   853 0
Vcs, vírgula.

Eu não disse nada disso. Pelo contrário, pouco me importam as leituras que fazem do Batman. Acho desimportante ele ser gay ou não. Isso não afeta a qualidade do personagem nem das boas histórias que ele teve.

Porém, no decorrer dos 74 anos do Morcego, há indícios de homossexualidade sim. Isso tampouco quer dizer alguma coisa.

Por outro lado, insistir que não é possível fazer essa leitura (que ele poderia ser gay) e aceitar somente a teoria da heterossexualidade, sendo sociopata ou não, também é imposição de esteriótipo.

Abs!


viniciusprime viniciusprime (27/04/2012 22:35:40)   3 4
batman não e gay esse Grant morrison que um gay.


sem avatar Olive (29/04/2012 08:07:23)   -289 -5
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Wagner Wagner (27/04/2012 19:57:58)   630 4
Alguns de meus ídolos como Renato Russo, Freddie Mercury e Oscar Wilde (na literatura) são gays, mas eu os admiro acima de tudo pela genialidade de suas obras que transcendem gerações.

Há algum tempo a cantora Ana Carolina, em entrevista à Veja, declarou sua condição sexual e disse que que não queria carregar nenhuma bandeira...

O fato de algumas pessoas acharem que o mundo quer ferrar com elas, pra mim, somente revela o nível de preconceito delas próprias.





sem avatar Olive (29/04/2012 08:09:32)   -289 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Hector Hector (27/04/2012 16:07:15)   752 3
Melhor que ler as viagens do Morrison é ler as reações da galera... é uma melhor que a outra.

Estou surpreso com os rumos da "prosa". ;)



Darkseid Darkseid (27/04/2012 15:12:41)   1601 5
Se for encarar por esse lado todo super-herói é gay.

Superman: usa (ou usava) cuequinha vermelha, além de capa vermelha e botinhas vermelhas, parecendo a chapeuzinho vermelho dos quadrinhos. Isso sem falar que toda vez que ele salva uma gatinha indefesa, prefere sair voando o mais rápido possível do que consolá-la.

Lanterna Verde: a arma dele é o anel (no sentido maldoso da palavra).

Flash: vive correndo das mulheres.

Aquaman: é uma bichona aquática e loira.

Capitão América: veste a bandeira dos EUA, que é toda colorida lembrando o arco íris símbolo dos gays. Isso sem falar que no filme "Capitão América: O Primeiro Vingador" um soldado mostrou o traseiro para ele.

Homem de Ferro: fica mais tempo no ferro do que com mulheres.

Hulk: usa só um shortinho roxo rasgadinho e coladinho no corpo.

Homem Aranha: vive andando de quatro nas paredes e sempre dispara as teias com a mãozinha virada para baixo.

Wolverine: usa as unhas mutantes como arma.

Tocha-Humana: queima todo dia.

Sr. Fantástico: tem a mulher mais gostosa do mundo, mas prefere usar o tempo vago para ficar resolvendo problemas matemáticos e física quântica.

O Coisa: sempre que entra em ação fala: "É HORA DO PAU!

Demolidor: se veste de diabinho vermelho para combater os criminosos.

Hellboy: gosta de gatinhos.

Batman: quando está na companhia do Robin, além de gay, ele parece um verdadeiro pedófilo!


Ou seja, não importa o quão poderoso ou imponente o seu super-herói favorito seja, sempre terá algum palhaço para falar que ele é gay.

Já chegaram a falar que tudo que existe é gay: torcer para times de futebol, sair para beber com os amigos no fim de semana, ir ao cinema, assistir seriados, assistir desenhos animados, ler ou assitir jornais, ler livros, ler histórias em quadrinhos, ir ao shopping comprar roupa, ir ao supermercado comprar as necessidades de casa, estudar para conseguir passar em avaliações, e até mesmo Jesus e Deus seriam assim. Mas neste ponto já chega a ser um verdadeiro insulto para os religiosos.

Moral da história: F*DA-SE! Se o mundo é gay, é melhor porque sobra mais mulheres para mim!

PS: Grant Morrison é uma bichona louca!


sem avatar Olive (29/04/2012 08:12:08)   -289 -2
Mentira.Tony fica mais tempo com o copo cheio.


RicardoTR RicardoTR (27/04/2012 14:07:51)   287 1
Grant Morrison conseguiu o que queria: chamar a atenção (Essa noticia já tem mais de 200 comentários)! Fora que essa “suspeita” com a sexualidade do Batman já é piada velha!

E la vem o pessoal dizendo que isso é uma falta de respeito com o personagem (que nem é real) e que gays querem dominar o mundo impondo opiniões...
Queria só ver se nesse reboot a DC fizesse com o Batman o que a Marvel fez com o Colossus Ultimate!



sem avatar André (27/04/2012 15:05:00)   59 3
Como disse o Arnaldo Jabor uma vez:

"Antigamente era feio ser gay, hoje é normal, vou embora do Brasil antes que seja obrigatório!! "



sem avatar Olive (29/04/2012 08:12:53)   -289 -2
Desde quando falar a verdade é piada?Piada é ter quem defenda.

sem avatar Olive (29/04/2012 08:29:08)   -289 -2
E quando obrigarem a pessoas a serem menos idiotas, André?


Rodolpho Rodolpho (27/04/2012 13:53:03)   2 2
A DC o transformou em gay, ele era tão sinistro quando surgiu, era como se fosse o Justiceiro de hoje em dia, mas para infantiliza lo incluíram o Robin, mas essa decisão foi da editora para tornar o personagem mais aceitável.
Mas a parada é que ninguém quer ser pederasta sozinho, o Grant Morrison é tão baitola que quer que todos os personagens sejam gays!



Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain ... (27/04/2012 13:14:15)   33 -1
Acho que não tem nada de gay, é a mente deturpada e poluida de alguns que quer ver homossexualismo em tudo.

Se a mulher quer dar pro cara, e ela desvia o olhar e quando olha de volta o cara desapareceu, é porque Batman está associado a figura de um ser misterioso, eu vejo assim, isso não o torna gay.



É tudo mente poluída.



andre andre (27/04/2012 13:55:53)   15 -2
Na verdade, torna sim, a nao ser que seja uma baranga

sem avatar Olive (29/04/2012 08:14:11)   -289 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Lico Blade Lico Blade (27/04/2012 12:38:18)   1521 4
Morrison, seu trollador hehehehe



andre andre (27/04/2012 12:18:54)   15 4
Tem gente aqui que se ofenderia menos se chamassem o pai deles de gay...


sem avatar Cesar Rafael (27/04/2012 13:04:21)   68 2
Grant Morrison quer é polemizar, hoje em dia o que é polêmico rende mais holofote e vende mais, ele deixou de ser um bom escritor há um bom tempo, e acho que essa é uma maneira de chamar mais atenção para ele.
Mas se essa afirmação é realmente verdade, então isso significa que todo homem que já se relacionou com várias mulheres mas nunca se casou é na verdade um homossexual, não acredito que Bob Kane e Bill Finger tinham a intenção de criar um herói gay, infelizmente eles já morreram e não podem responder a um cara que só quer aparecer...

andre andre (27/04/2012 13:32:47)   15 2
Ele realmente queria polemizar, mas se olharmos com os olhos de hoje o seriado e as historias da epoca (incluindo outros herois) muitos verao simbolos gays.Era uma epoca mais inocente, o que eunao entendo sao as pessoas indo defender o Batman como se fosse algo pessoal em vez de levarem na brincadeira.Muitos que ate ontem adoravam hoje transformaram o Morrison num autor decadente.

Junior Junior (28/04/2012 13:07:00)   1 1
Ah cara, mas o Morrison ofendeu muitos fãs, pra ele realmente ñ passa de um idiota q quer aparecer!! Ele deveria virar homem primeiro antes de falar alguma coisa do Batman

sem avatar Olive (29/04/2012 08:18:48)   -289 -2
Polêmica?Acho que ele apenas quis tirar do armário o personagem.Os criadores não queriam?Mas o personagem muitas vezes segue caminhos próprios.


Publicidade
Marcelo Marcelo (27/04/2012 11:12:27)   15 0
Essa declaração foi feita após ele assistir o "Bátima na Feira da Fruta"



Mateus Mateus (27/04/2012 11:01:56)   18 1
Não tenho nada contra homossexuais, mas acho que sair dizendo que todo mundo é gay so porque não está com nenhuma mulher é apelação. E se o cara for complexado? Sei la... Sem mencionar que o dicipulo dele é um rapaz (Robin), porque na época em que foi criado o personagem, as mulheres não eram usadas como simbolos de força e e agilidade, mas sim como de fragilidade e e incapacidade de defesa, justificando um pouco a existencia dos super heróis.



Rafael Rafael (27/04/2012 10:27:40)   110 1
hahahaahahahah e o pior é essa foto aí que colocaram na matéria, o Batman parece que tá dando uma "cutucada" no Robin


Noir Noir (27/04/2012 11:51:36)   211 -2
E a plaquinha do "Eu já sabia" levanta e a galera vai à loucura :P


TLA TLA (27/04/2012 10:15:53)   591 2
Por essa avaliação, todos os outros heróis (DC ou Marvel) serão, pois a maior parte cresceram órfãos/meio órfãos/ mal amados, e usam roupas coladas, desejados por mulheres e homens..hehe
Dificil acrescentar esse comentário para o Batman que não possui super poderes, além de ser rico, ele é um típico trabalhador braçal.



sem avatar ((ADRIANO)) (27/04/2012 10:06:56)   -453 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

sem avatar João Carlos (19/10/2012 20:43:02)   46 0
fácil ainda é vc não ser Oliver!


IgorLiraVox IgorLiraVox (27/04/2012 09:35:08)   1307 1
"Batman é muito, muito gay".....

Falou a voz da experiencia......

O cara é do ramo.....

Conhece.....

O problema é, as vezes eles se enganam.....UI!


Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens (27/04/2012 10:03:57)   33 -1
kkkkkkk

sem avatar Olive (29/04/2012 08:40:50)   -289 -1
Mais fácil alguém comer três travesti em um motel e não ser gay que o Batman não ser da turma.


Fabiano Fabiano (27/04/2012 09:00:59)   -1 -1
Na minha opinião o Batman é assexuado, por causa do trauma de infância ele nunca cresceu de verdade, ficou "preso" naquela idade. Mas que a falta de interesse em mulher dá margem a desconfiança, isso dá.


sem avatar Olive (29/04/2012 08:41:35)   -289 -2
Trauma na infancia?A morte dos pais?Conta outra.


Romeu Romeu (27/04/2012 08:56:44)   97 4
Minha gente, agurmentar muito, nesse caso, só fortalece a situação. O personagem é hétero como o próprio Grant Morrison falou, mas a história de morar com um adolecente, e andar de roupa colada (alias como todo super-herói), não poder ter uma mulher esperando por ele enquanto ele arrisca a vida nas ruas (como qualuqer policial ou bombero faz), abre muita margem a interpretações como estas, ué.
Leio Batman desde que conheço por gente e por isso entendi o que o autor quis dizer (mesmo que ele tenha dito de uma forma pra polemizar, mesmo). Batman NÃO é gay e sou fã do personagem. Mas também sou fã de Renato Russo que É gay. E daí? Vamos trabalhar e seguir a vida que é o melhor que a gente faz e deixar essa besteira de lado.


sem avatar Olive (29/04/2012 08:42:47)   -289 -2
Ele é hetero pois a sociedade não aceita personagens assumidamente gays.Nunca saiu do armário.O resto é desculpinha que não cola.


sem avatar Caio (27/04/2012 08:38:16)   7 -1
HAHAHAHAHA... muito bom...
A DC soube chamar a atenção...
Acho que a maioria dos super-herois masculinos tem seus elementos gays (COLAN, isso é muito gay). Da mesma forma, as super-heroinas sao gostosonas e usam roupas mínimas.
Até o Wolverine é gay.
Isso é mercado, como quando a JK Rowling disse que o o diretor de rogwarts era gay.
Antes apelavam para o sexo masculino, hoje tem que apelar para tudo.

Na minha opinião, não há qualidade nos quadrinhos faz tempo, e ninguém, nem MArvel nem Dc tem boas idéias. Então não to nem aí, faz o Batman dá um é na bunda da Selina e ter um caso com o Superman. É só quadrinho. Ninguém vai morrer por isso. Derrepente os Nerds paravam de ler e então começavam a aparecer alguma coisa que preste nos quadrinhos.

Bons tempos de Sandman, Homem animal, Cavaleiro das trevas.

Mas isso serve para mostrar que a sociedade, por mais que tente se mostrar aberta, ainda não concorda com certas coisas. E nem precisa.

Precisamos deixar o preconceito e discriminação de lado sim. Se deixarmos com certeza criaremos ótimos laços, mas não precisamos achar certo.

Agora cá entre nós... o Batman é muito, muito, mas muito gay. HAHAHAHAHAHAHA



Lauro Lauro (27/04/2012 08:31:38)   3258 3
Deveríamos esperar pelo conteúdo completo da entrevista para contextualizar melhor a fala do Morrison.

Queria saber qual foi a pergunta que levou ele a dar essa declaração.

Também acho que as pessoas estão exagerando um pouco o comentário. Ele disse que:

"É ÓBVIO que enquanto personagem fictício ELE É HETEROSSEXUAL..."

Ou seja, Morrison afirma, categoricamente, que Batman é Hétero. Ele não deixa dúvidas em relação a isso, tanto que até nas histórias dele com o personagem, o Batman é um grande "pegador", ao contrário de fases anteriores, que ele tinha encontros com mulheres mas não passava disso.

Na minha visão, o Batman de Morrison é o mais "heterossexualizado" de todos, até porque é mais humano, parece ter mais "necessidades" nessa área.

O que Morrison afirma também é que "a base do CONCEITO é absolutamente gay".

Não deixa de ser verdade: ele é um homem adulto que se veste com uma fantasia bizarra e colorida, sendo que pretere as mulheres em nome de sua "missão". Tem um mordomo velho e andava com um menino com pernas de fora por aí. Não se aproximava de mulheres, na verdade até as evitava.

É só disso que Morrison fala: o conceito em si dos superheróis é "gay", até pela sua "excentricidade", não por "sexualidade" em si.

Claro que os tempos durante a criação de Batman e Robin eram outros. HQs eram feitos para meninos, que deviam se identificar com Robin e ter Batman como a figura de um "parceiro de aventuras".

Quando as HQs passaram a ser lidas por adolescentes e adultos a temática começou a mudar. Não é a toa que nas últimas décadas os heróis tem se envolvido tanto com problemas envolvendo namoradas e esposas...

Fico pensando como o Universo DC vê Bruce Wayne. Pensem bem: bilionário bonitão, vive sempre solteiro. Adota um garoto, e sempre que esses "envelhecem", ele adota mais um (até o momento já acumulou 3 pupilos). Nunca noivou/casou. Nunca se envolveu em um escândalo sexual. De repente aparece com um filho sendo que não é claro quem é a mãe dele.

Aposto que os tablóides de Gotham adoram esses boatos sobre Bruce Wayne. Se fosse na vida real então...



Publicidade
Six flags Magic Mountain Fiesta Texas AstroWorld Elitch Gardens Six flags Magic Mountain ... (27/04/2012 08:28:11)   33 -1
Só porque um cartunista viado resolve desenhar o Batman encoxando o Robin por ex, não significa que o personagem seja gay, apenas o criador do Batman Bob Kane poderia dizer isso.



Carlos Fênix Carlos Fênix (27/04/2012 06:57:21)   99 1
se ele dissesse que o caso era por causa do robin eu até entenderia (pois a principio o uniforme do moço era suspeito mesmo) agora falar por saltar em telhado em telhado não tem nada haver, se é assim o demolidor da marvel é o maior baitola, mão tenho nada contra os gays mais na boa se o cara não tem poderes e precisa se locomover com maior agilidade sem um veiculo escalar e pular de predio em predio pode ser uma alternativa, esse escritor tem mesmo que largar o baseado...


sem avatar Flávio Rangel (27/04/2012 07:36:46)   1 1
Concordo plenamente, no país onde o orégano é liberado as pessoas tendem a escrever certa coisas que refletem um eu interior, coisa de escritor gay irrustido, vale lembrar que esse tipinho da mamãe, feliz e delicado deve ter um brinquedinho em forma de batman. Sai da gaiola menina! Respeito nunca é de mais.

Cristian Cristian (27/04/2012 07:59:23)   6 1
Concordo, acho que isso reflete o interior do roteirista, um gay enrustido! Não tenho nada contra homossexuais mas nunc,a nunca, jamais diga que o Batimá é gay! Eu cresci vendo esse cara!


Junior Junior (27/04/2012 06:55:40)   -5 1
A Dc podia logo defini o lado pessoal\romantico do personagem e casa-lo logo com A Selina Kyle. Aí ela se aposentaria dos roubos, ajudaria o Bruce no combate ao crime e a mina lá que é a Catgirl poderia ser a nova Catwoman. Simples! Mas na Dc tem duas coisas que não se pode fazer de jeito nenhum: casa o Batman e fazer boas super sagas.


Guy Guy (27/04/2012 10:53:37)   880 2
Cara isso pode funcionar com o Bruce, mas Selina Kyle não se casaria, ela não confia em homens pelo trauma do pai dela, ela nunca vai abandonar os roubos pra virar uma play boa, ela não só gosta de ser independente como ela acha tem essa necessidade.


Regi´s Regi´s (27/04/2012 02:21:57)   46 1
Prevejo alguém voltando aos quadrinhos independentes depois de ser demitido por uma editora e recusado pelas demais por medo de seus personagens virarem homens de estilo alternativo nas mãos desse escocês de saiote.



Fabiano Fabiano (27/04/2012 02:02:55)   340 -2
Nunca pensei que ele tivesse a ousadia de dizer isso. Impressionante, ofensivo e perigoso, muito perigoso.



Menandro Menandro (27/04/2012 01:51:07)   73 2
Mas se for por essa ótica, praticamente todos os heróis tem o seu lado gay.



Com suas roupas coladas, corpos musculosos, poucos relacionamentos, etç...

ex: os vingaydores!



sem avatar danielpaz (27/04/2012 09:43:16)   42 -1
Tipo, o Thor, que usa cota de malha, e tem "poucos relacionamentos"... ou o Homem de Ferro, que não é malhado, usa uma armadura, e é um mulherengo? Ou Hank Pym, que era casado? Na definição da tua frase, dos fundadores, quase ninguém entra...


Sandro Sandro (27/04/2012 01:27:05)   1039 -1
É por isso que AMO o BATMAN!!!


Uiiiiiiiiiii ...


Go, Batman ... catch the Robin!!!



Orlando Orlando (27/04/2012 01:11:34)   1862 6
Posso até falar uma grande asneira, mas é errando que se aprende... vamos lá.

De umas décadas para cá houve uma grande massificação cultural, ou seja, a cultura, os meios de informação, o cinema, a literatura, a web, tudo que é produzido teve que ser massificado, ou seja, levado as massas para assim gerar mais e mais renda com base no aumento do consumo. Daí a origem do termo "cultura de massa". Não vale e não vale a pena investir grana, muita grana, produzindo coisas complexas, elaboradas e profundas para que isso seja consumido por uns poucos gastando pouco mesmo que seja pagando um preço alto.

Se você compra um livro de R$ 50,00 pode ser caro, as seria bem melhor se as pessoas estivessem comprando um livro meia boca, de um autor de modinha cujo valor nas livrarias é de R$ 35,00. Ou seja, muita mais gente comprando coisas mais baratas e compensado a diferença do preço no volume de vendas. Grandes demandas, massificação da oferta e o resultado é preço baixo.

Os tempos avançaram e se criou um variação enorme de nichos dentro da cultura de massa. É preciso fracionar essa massa em pedaços menores que consomem muito, pagam muito e querem ser reconhecidos como parcela importante do processo cultura, ou seja, querem representatividade cultural e discursiva.

Fazendo a analogia temos hoje o que se pode chamar de "gayzificação cultural", ou seja, você tem que dar um ar gay, uma qualidade gay, ou por um gay em tudo hoje, já que os gays são um parcela da população que, como QUALQUER OUTRA, gasta dinheiro e quer ser vista na sociedade e em seus meios culturais e comunicacionais. Simples assim.

Faça a anlogia para outros segmentos de mercado. Vejam bem, eu estou falando de mercado, isso não tem nada a ver com preconceito. São números apenas, só negócios e valores financeiros.

As ditas "minorias" precisam estar em voga em qualquer produto cultural, dos games, quadrinhos, cinema, telenovelas, literatura e por aí vai. É assim com negros, com mulheres, com gays, com nerds, com emos, com rockeiros, com funkeiros, rapers e por ái vai. Todo mundo quer ser representado e signifcado na cultura de massa.

Ninguém quer ser uma massa disforme desprovida de identidade, então as empresas sabendo disso, fazem seu papel e tratam de "representar" essas ditas "minorias" de algum modo em seus produtos de forma a atraí-los para a armadilha do consumo fácil.

E essa declaração foi só isso e nada mais. Foi só uma tentativa de fazer número em primeiro lugar, atraindo a comunidade gay e em segundo plano, esse tipo de declaração sempre, sempre vai cair na mídia não especializada e nos olhos e ouvidos dos leigos, da massa e log vai atrair mais gente olhando para o Batman e para tantos outros personagens.

Vide a reportagem de merda que saiu na Veja falando mais merda que o Morrison.

Nada contra gays ou quem quer que seja, como disse acima, minha análise é puramente mercadológica, já que a DC não é uma entidade que luta pelos direitos de quem quer que seja nem uma entidade filantropica cheia de boa vontade, é um empresa e como tal quer vender seu produto, mesmo que pra isso precise gerar uma polemica aqui e ali.

Mas que tem horas que certas coisas são chatas isso é. Que nem nos tempos "áureos" do feminismo onde as feministas extremistas viam todo e qualquer homem como um "demônio" a ser julgado.

Todo excesso é perigoso e a de se ter cuidado com essa imposição de que tudo hoje precisa atingir as ditas "minorias", porque daqui com pouco tempo, ser hétero, branco, inteligente e saudável vai ser crime.


James James (27/04/2012 01:58:03)   146 1
Hum... Gostei dessa análise.

E qualquer tentativa de justificar-me seria redundante e chata(pela clareza dos seus argumentos).

Orlando Orlando (27/04/2012 02:41:54)   1862 1
Só um adendo ao meu comentário, sou fã de muitos trabalhos do Morrison, assim como sou de muitos trabalhos de Alan Moore, mas definitivamente entendi que ser fã é ser fã do trabalho, da obra e não das pessoas.

Por isso sou fã dos trabalhos das pessoas, não das pessoas e nesse caso, sou grande fã do trabalho do Morrison, mas não dele.

Invisíveis, We3, Joe o Barbaro, Asilo Arkham, Odisseia Cósmica, sua fase nos X-men, sua fase na Liga da Justiça, Homem Animal, Patrulha do Destino e tantas outras obras magníficas são indispensáveis para o fã de HQ e Morrison conquistou merecidamente seu lugar ao Sol dessa indústira, mas definitivamente, como toda boa estrela que alcança grande brilho, ele também alcançou um ego inflado assim como Moore e usa de seu prestígio para chamar a atenção para si.

Acho isso uma pena, porque pessoas tão inteligentes como esses dois deveriam ajudar o mundo a se aliviar do fardo pesado do culto a personalidade e as celebridades.

Marcelo Marcelo (27/04/2012 06:53:23)   619 1
"mas definitivamente entendi que ser fã é ser fã do trabalho, da obra e não das pessoas.Por isso sou fã dos trabalhos das pessoas, não das pessoas e nesse caso, sou grande fã do trabalho do Morrison, mas não dele."

Essa é a síntese do que vendo defendendo sempre, Orlando. Se há algo para se idolatrar, que seja a obra (que é imutável e eterna), não necessariamente o artista (que é falho como qualquer ser humano).

Pra mim, como fã do Batman, RIP (Batman - Descase em Paz) é uma das melhores histórias do personagem, algo que eu botaria fácil no mesmo nível de uma O Cavaleiro das Trevas, Ano Um, O Longo Dia das Bruxas, etc. Mas, eu não preciso idolatrar cegamente o Grant Morrison ou me fazer de cego frente aos muitos defeitos dele só por causa disso. O mesmo eu digo do Alan Moore.

Matt Matt (27/04/2012 07:38:28)   50 1
Boa argumentação, Orlando! Só um detalhe, Odisseia Cósmica foi escrita pelo Jim Starlin. Grant Morrison escreveu Crise Final.

Cristian Cristian (27/04/2012 08:01:21)   6 1
Faz sentido!

Orlando Orlando (27/04/2012 11:12:04)   1862 1
Matt, obrigado pela correção, não sei de onde tirei esse Odisséia Cósmica para o Grant Morrison :D
E olha que tenho a edição encadernada. Valeu o toque amigo, passei batido nessa :D



Tiago - Tiago - (27/04/2012 00:51:16)   10 1
O cara tem o embasamento, mais ainda sim não passa de uma opinião.


James James (27/04/2012 02:57:18)   146 0
É porque vc não é flamenguista. Se fosse...Eita fase desgraçada!!!


Alex Alex (26/04/2012 23:59:08)   7 2
Muito obrigado, sr. Morrison. Agora cada nerd vai ser zoado MIL vezes por não nerds. Só no meu trampo, dois já me zoaram.

Podia ter ficado sem essa.



Publicidade

Omeletop : quadrinhos

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.