HQ/Livros

Notícia

Grant Morrison deixará Superman e Batman em 2013

Autor pretende concentrar-se em quadrinhos autorais, cinema e literatura

25.07.2012, às 00H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H31

Em entrevista ao Comic Book Resources, o quadrinista escocês Grant Morrison anunciou que este ano deve iniciar uma nova fase na carreira - que começa com sua saída das séries mensais de super-heróis. Ele confirmou que se despede de Action Comics na edição 16 (janeiro) e de Batman Incorporated na 12 (maio).

Grant Morrison

None
Grant Morrison

O escritor diz que a decisão tem a ver com o que escreveu em seu livro Supergods e com outras constatações: "Não vou dizer que nunca mais quero escrever super-heróis. É que minha relação com eles mudou desde que eu terminei o livro e não sei se quero manter este mesmo nível de produção incansável".

Além disso, há seu envolvimento cada vez maior com Hollywood, por onde circulam alguns roteiros de sua autoria, como Dinossauros vs. Aliens, e outros convites. "Sei que existem milhares maneiras de usar os super-herói, mas no momento eu sinto que estou chegando ao fim de um longo período intensivo em que eu queria expressar algumas ideias usando a linguagem dos super-heróis, se é que isso faz sentido. Quero testar novas ideias e explorar oportunidades que continuam surgindo de escrever romances e roteiros".

"É certo que está acontecendo um movimento centrífugo para sair do mainstream e fazer coisas mais pessoais, expressivas, autorais, e acho que em parte é porque o cinema se apropriou de muito do que a gente vinha fazendo nos quadrinhos nos últimos trinta anos. Os filmes de super-herói finalmente estão tão apresentáveis quanto as versões em gibi. E os criativos estão mais informados e querem manter os direitos sobre suas ideias, para lucrar com elas. O público está com apetite para novos personagens, novas histórias, o que cria uma ruptura".

Ainda há mais quadrinhos de super-herói morrisonianos por vir, porém.  Multiversity, projeto que envolve oito edições especiais, vai se passar em diferentes realidades do Universo DC. E há também uma HQ com a Mulher-Maravilha, da qual ele diz que já escreveu "30 e poucas páginas".

O primeiro trabalho autoral desta dita nova fase de carreira será Happy, minissérie que está fazendo com Darick Robertson para a Image Comics. Morrison promete mais quadrinhos autorais em breve pela Vertigo. Mas está entusiasmado mesmo é com a MorrisonCon - uma convenção inteira criada em torno de seu nome, que acontecerá em setembro em Las Vegas.

"Não escrevo e-mails desde 2005, e não acho nem tempo nem disposição para criar uma presença na web ou encher meu twitter de trívia. Raramente falo com meus colaboradores fora algumas anotações nos roteiros, então vai ser ótimo encontrá-los em pessoa", diz o autor. "Eu queria ser mais como o Warren Ellis, ter uma presença mais forte na internet, mas nunca consigo pensar no que dizer online. Passo dias aperfeiçoando frases para um e-mail ou tweet. Não tem sentido. Nada é mais rápido, mais sexy e mais recompensador do que se comunicar com as pessoas em pessoa! Eu sei que é chocante, mas a gente faz assim há milhares de anos!"

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.