Música

Notícia

The Black Keys explica decisão de não liberar seu novo disco em serviços como o Spotify

"Ainda não chegou no ponto em que é factível para nós", explica Patrick Carney

13.12.2011, às 17H40.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H34

Ao lançar seu novo álbum, The Black Keys optou por não disponibilizar El Camino em sites de streaming online, como Spotify, Rdio, Rhapsody, entre outros.

The Black Keys

None

The Black Keys

None
Dan Auerbach e Patrick Carney

A dupla de Akron, Ohio, contribui para o esquentado debate entre artistas, gravadoras e serviços online, argumentando que a nova solução de distribuição de música não é vantajosa financeiramente. Ao permitir que os usuários ouçam música de graça (ou pagando uma pequena mensalidade por serviços extras), torna-se necessário que uma música seja tocada 100 vezes ou mais para gerar o mesmo lucro que um artista ganharia com a venda de um único download, segundo cálculos da indústria.

"Para esse álbum, decidimos não deixar serviços de streaming ter o álbum inteiro, porque eles estão se tornando mais populares, mas ainda não estão em um momento em que você pode substituir os royalies da venda de discos pelos royalties dos streams. Então achamos que seria injusto com as pessoas que pagaram pelo álbum permitir que outras ouvissem tudo de graça pela Internet, quando elas quiserem", declarou Patrick Carney em entrevista ao VH1.

"Acho que para bandas menores é uma coisa muito boa, para mostrar a sua cara, especialmente um serviço como o Pandora, que faz uma playlist misturada e te apresenta novas coisas, mas para uma banda que vive da venda de sua música, ainda não chegou no ponto em que é factível para nós. Talvez em alguns anos. Mas sabe, há muita coisa sobre esses serviços que as pessoas não conhecem, eles meio que são montados para beneficiar mais as gravadoras que os artistas, eu acho. Dito isto, permitimos que o single 'Lonely Boy' tenha streaming. É delicado fazer isso sem perder o encanto, sem se expor demais que os fãs esperam que tudo venha de graça", explicou Carney.

No Brasil, o modelo de distribuição de música online ainda não é bem estabelecido, apesar de termos empresas nacionais que ofereçam este tipo de serviço. Nesta terça-feira, a iTunes Store, maior varejista de música digital, abriu suas portas no país. O Spotify já está colhendo e-mails para sua base de usuários beta, que testará o serviço antes dele entrar no país. Ainda assim, enquanto um modelo de negócios para os serviços de streaming não se firma lá fora, é improvável que tenhamos um lançamento por aqui.

El Camino, novo álbum do Black Keys, foi lançado lá fora na semana passada.

Assista ao novo clipe do Black Keys, "Lonely Boy"

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.