62

Assista Agora

Capitão América - O Primeiro Vingador | Omelete entrevista o diretor Joe Johnston

Ele fala do visual retrô, do apelo de Steve Rogers fora dos EUA e da ansiedade com Os Vingadores

Érico Borgo
25 de Julho de 2011

Capitão América - O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, 2011), o último filme do Marvel Studios antes de Os Vingadores, é também o último da parceria com a Paramount. A convite do estúdio, estivemos em Los Angeles para ver o filme (Da Frigideira) e entrevistar o elenco e o diretor Joe Johnston.

Na conversa, Johnston falou do visual retrô do filme, do apelo de Steve Rogers fora dos EUA e da ansiedade da Marvel em estabelecer a ponte com Os Vingadores. Assista abaixo ou leia a transcrição completa, a seguir.

AVISO: A conversa passa também por alguns detalhes da trama.

Como você está, hoje?

Muito bem, obrigado.

Nós estávamos falando sobre o quanto eu gosto de O Lobisomem e o quanto gosto de terror antigo. Capitão América possui um tom futurista meio retrô.

Ele tem um tom retrô. Eu realmente queria situar o filme naquele período, e era algo em que a Marvel estava de acordo comigo, pois queríamos contar a história original de quem era esse cara e de onde ele veio nos anos 40. Primeiro, nós quisemos contar a origem, depois disso ele pode entrar para Os Vingadores, ou pode haver sequências para Capitão América, mas nós realmente quisemos contar a história de sua origem.

E foi difícil escolher entre 50, 60, talvez 70 anos de mitologia do Capitão América?

Nós fomos capazes de juntar várias partes e diferentes ideias, de todas as histórias em quadrinhos em que queríamos basear a história. Mas nós não queríamos que isso fosse uma história em quadrinhos traduzida para o cinema. Nós queriamos... Ela sai de uma mídia e vai para outra completamente diferente. Eu estou muito contente com o período em que se passa, com o visual e com o clima do filme. Eu queria imergir a plateia nos anos 40.

Isso é ótimo. E o 3D é muito bom também.

Que bom. Legal.

Você teve uma tarefa muito difícil ao apresentar Capitão América a plateias estrangeiras. Isso foi uma preocupação? Você pode falar sobre isso?

Sim, nós discutimos isso. Houve certo receio quanto ao título. "Será que o público internacional vai assistir a um filme chamado Capitão América?" Acho que sim, se souberem quem é este personagem. Pois o próprio Steve Rogers tem qualidades que de modo algum são unicamente americanas. Quer dizer, se você tirá-lo do traje e tirar-lhe o escudo, você pode colocá-lo em qualquer tipo de cultura e qualquer época. E ainda restaria um personagem sólido que se adequaria. Entende? Isso é... de um modo internacional, acho que ele é mais humano do que é americano.

Eu acho que você está certo. Bem, eu realmente gostei muito do filme, mas eu senti que algumas cenas são muito... obcecadas com Os Vingadores. Eu sou um grande fã dos quadrinhos e estou muito ansioso para ver Os Vingadores, mas há certas cenas em que...

Você pode me dar um exemplo?

Eu não quero estragar o final, mas... aquilo que acontece com o Caveira Vermelha…

Bem no final?

Bem no final.

A cena com o cubo?

Sim, a cena do cubo.

Isso é interessante porque... nós desenvolvemos a história para que ela tenha começo e fim. Se há alguma conexão com outros filmes do universo Marvel, nunca houve a intenção de serem serem definidos desse modo. Mas espero que… os fãs irão reconhecê-los e o grande público não vai se sentir fora de contexto. Mas isso é interessante. Ninguém havia mencionado isso antes.

Eu não sei, eu só acho que ele deveria sair no braço com o vilão.

Eu entendo.

Mas é só isso.

Ele sai no braço, ele briga, ele só não... Ok, eu entendo o que você diz.

Mas isso é algo em que você está empenhado: criar franquias e tudo mais?

Não. Na verdade, eu nem era um fã, quer dizer, eu conhecia o personagem mas não era fã dos quadrinhos, mas acho que isso é vantajoso em muitos sentidos, pois eu consigo ser objetivo sobre isso, e fazer o filme que eu quero fazer. Um fã dos quadrinhos poderia ter feito um filme diferente, que talvez apelasse mais para os fãs do que para um público maior, eu não tenho certeza e nunca saberemos, mas sei que fiz o filme que eu gostaria de ver, e vou deixar com que o mundo aproveite. Ou assim espero.

Certo. Obrigado.

Obrigado.

Capitão América - O Primeiro Vingador estreia sexta-feira no Brasil.

Leia mais sobre Capitão América - O Primeiro Vingador


Compartilhar

Comentários (62)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Wadson (27/07/2011 08:57:31)   20 0
Taí, se todas as entrevistas pudessem seguir esse tom seria mais legal. A parte em que questionaram o diretor sobre a preocupação em linkar com os vingadores foi muito boa.



Leonardo Leonardo (26/07/2011 23:03:01)   32 0
Sem querer ser repetitivo, mas já sendo, Borgo, parabéns pela entrevista. muito show! É diferente quando temos alguém que entendo de um assunto tratando do assunto! Conseguiu fazer com que o diretor quase entregasse o final do filme huahuahuahuahua. Parabéns mais uma vez a toda equipe do omelete e que venha VINGADORES!!! AVENGERS ASSEMBLE!!!!!!!!!



Diego Diego (26/07/2011 22:49:47)   -27 0
Todos na espera rsrsrs

Espero que o filme renda muito nas Bilheterias( coisa que eu acho dificil hihih)

Bom como gostei de Thor com a minha linda Natalie Portman , tenho certeza que vou amar THOR !!!


Rômulol Rômulol (27/07/2011 03:06:34)   1171 0
Gostou de THOR e vai amar THOR?What?


Reynaldo Reynaldo (26/07/2011 22:48:09)   8 0
Vi o filme domingo passado aqui nos EUA. É um bom filme. Acho que a entrevista do Borgo foi boa até o momento em que baixou o fã nele. Não achei certo "criticar" o filme na frente do diretor. A opinião pessoal do borgo não é necessariamente a opinião do diretor ou de outros, como eu, que viram o filme. Se algumas cenas são obcecadas com os Vingadores é pq o filme é em preparação para o dos vingadores.
Não entendi quando o Borgo falou que o Capitão deveria sair no braço com o Caveira Vermelha, ué! Eles saem no braço sim.
Borgo, se o final não foi como você gostaria, talvez vc devesse se candidatar a diretor do próximo filme. Quem sabe vc faria um trabalho melhor. Até lá, deixa a sua opinião pessoal pra quando vc escrever a crítica do filme. Durante a entrevista vc deveria fazer perguntas interessantes como as que vc fez no começo.
Acho que no final vc pisou na bola. Não me leve a mal, gosto muito da maioria das suas críticas e entrevistas. Abraços.



Rômulol Rômulol (26/07/2011 21:38:39)   1171 0
A cada minuto a ansiedade aumente ,vou ver na estréia com meus amigos ,foda vai ser ter que ficar explicando as referencias quadrinisticas a eles



Marcus Santana Marcus Santana (26/07/2011 20:30:52)   3184 -1
o melhor filme do Marvel Studios ate agora...

...vamos ver Vingadores,hehehe!!

5 ovos e pouco pra Capitao America!


Diego Diego (26/07/2011 22:45:38)   -27 0
Uai vc ja viu ????

Marcus Santana Marcus Santana (27/07/2011 20:32:28)   3184 -1
baxei,mas vou conferir nos cinemas!


ThiagoSaltista ThiagoSaltista (26/07/2011 20:25:05)   -179 0
...E tem mais, eu quero a Hayley Atwell, la em casa!

Eita prenda linda!



Alisson Alisson (26/07/2011 19:06:22)   34 0
Tem tudo pra ser um filme mto foda,ñ vi Thor pq ñ deu,mas esse eu ñ perco.:)

No aguardo...



jonathan jonathan (26/07/2011 18:07:03)   550 1
na minha opinião capitão américa se sairá melhor que thor apesar de ter gostado muito de thor



Darth vader Darth vader (26/07/2011 16:48:12)   -229 -1
Ótima entrevista.Será que nao teremos uma luta "homem a homem" entre o caveira e o capitão?respostas em 29/7


Cade a critica Borgo?


Matheus Chamone Matheus Chamone (26/07/2011 18:02:36)   647 0
Provavelmente tem.Pode não ser grande coisa mas deve ter.

*** SPOILER ***






Li no site do filme eu acho,que antes de se unir aos americanos,o Dr. Erskine foi forçado pelo Caveira a dar uma espécie de primeira versão do soro do supersoldado,mas dá meio errado e é assim que ele fica com a cara daquele jeito.
Mas ainda assim,ele é o equivalente nazista do supersoldado.Por isso eu acho que rola treta entre os dois sim entre os dois sim.

ThiagoSaltista ThiagoSaltista (26/07/2011 20:24:56)   -179 0
Mas por Odin, até no trailer rola uns fight dos dois!

claro q rola, o que graças a Odin não vai rolar é uma coisa que me incomoda demais, o vilão sempre morrer no final!!



Juliano Juliano (26/07/2011 21:21:49)   20 0
@Thiago Eu assisti ao filme e,leia se quiser...



SPOILER!!!!

...me pareceu que o Caveira vermelha não morre e sim vai pra outra dimensão.


FIM DO SPOILER!!!!


P.S:E sim Capitão vs Caveira vermelha é muito foda!!!!!!


Publicidade
Marcus Pedro Marcus Pedro (26/07/2011 15:27:02)   19 0
A única coisa que eu não gostei do que o diretor falou foi que ele não concorda com a questão de transpor os quadrinhos para o cinema, por serem mídias diferentes.
Eu acredito sim que dá para se fazer um bom filme transcrevendo o que está nos quadrinhos, claro que é necessário algumas adaptações, mas sim é possível sim! O negócio é, no caso da Marvel, qual o universo seguir. Pois eles têm um monte material bacana que dariam ótimos filmes, mas, batendo na tecla, no caso de Ultimates Vol.1 e 2, as páginas de Bryan Hitch só ótimos materiais de storyboard para só pegar e transformá-lo em um filme foda! Quem nunca leu, recomendo que leia.



Lico Blade Lico Blade (26/07/2011 14:40:06)   1049 1
Boa entrevista!

Não foi apenas o básico de elogiar a produção, mas também de fazer criticas pertinenetes. Aliás, CRÍTICAS CONSTRUTIVAS, que muita gente não gosta de ouvir, mas que são ótimas para o nosso crescimento intelectual.

Eu também queria ficar frente a frente com alguns diretores e criticar o que não gostei em muitos filmes...



Rodrigo Rodrigo (26/07/2011 13:38:31)   -1 1
Avengers Assemble



ThiagoSaltista ThiagoSaltista (26/07/2011 12:34:05)   -179 1

e passou a impressão que o caveira estara em os vingadores...

Pq no trailer o Steve cita "faz tempo que não nos vemos" e agora essa ai do cubo, de ficar inacabado e dar sequencia nos vingadores... sei la...


Artur Leonardo - Membro da Liga OMELETE !!! Artur Leonardo - Membro da Liga OMELETE !!! (26/07/2011 12:46:44)   95 2
Fala Thiago... pegando carona no seu comentário tive a mesma impressão... quem sabe... mas gostei da entrevista e estou ansioso para assistir ao filme...Abração!!!


sem avatar Thomas (26/07/2011 16:52:16)   4 1
Tbm penso como vcs. É bem possível que Loki traga ao tempo presente o Caveira Vermelha.


Gustavo Nery Gustavo Nery (26/07/2011 11:49:50)   5 0
É impressão minha ou rolou um certo... desconforto do Johnston depois da pergunta do Caveira? Sei lá, parece que ele ficou decepcionado ao saber que poderia ter "pisado na bola" ao incluir a cena do jeito que foi...


Victor Tintim Victor Tintim (26/07/2011 12:40:46)   187 -1
Gustavo Nery, é vc msm? Ex lateral do Coringão e dos bambi? HAOHUAHEHAOHAHEHUAHE


Aridyvan Aridyvan (26/07/2011 11:36:42)   1715 -1
Parabéns Borgo!!! Pelo teor das perguntas.

Realmente chegou lá e perguntou mesmo, não ficou só elogios como quase todo mundo faz.

A Marvel realmente ficou paranoica com esse negócio de relacionar tudo com o vindouro filme dos Vingadores de maneira excessiva.


Marcus Pedro Marcus Pedro (26/07/2011 15:15:13)   19 0
Mas, AriEllouco! Se a intenção dos caras era essa mesmo, tinham mais que relacionar isso mesmo. A estratégia dele é como se fosse a idéia de um mega filme que foi Harry "menina" Porter, Senhor dos Anéis. Tipo, as primeiras partes frisando a construção dos personagens, preparando-os para algo maior. Em Ultimates, Vol.1 e vol.2 foram assim!
Não sei qto a ti, mas eu estou gostando muito disso!

Aridyvan Aridyvan (26/07/2011 17:28:55)   1715 -1
Marcus eu não estou dizendo que não devem fazer, até porque isso é necessário. Mas que façam com parcimônia e não da maneira exagerada que fizeram por exemplo no filme do Thor. Aquilo ficou muito forçado!

Abraços!!

Marcus Pedro Marcus Pedro (31/07/2011 20:05:40)   19 0
Eu acabei de ver o filme do Capitão. E entendo melhor o que você estava dizendo. No Capitão dá para se ver essa sutileza, com relação aos Vingadores. Entretanto, a maneira como ele é bem amarrado a Thor, isso é absurdo, principalmente no final.
Mas, ainda, a Marvel está se saindo muito melhor em seus filmes do que Fox e Sony. Isso eu não nego nem com um milhão de desculpas.
Sabe o que imaginei agora, como seria o encontro do Aranha e dos mutantes com esses caras. Nossa! Eeehhh sonho!


Victor Tintim Victor Tintim (26/07/2011 10:00:32)   187 0
Que diretorzinho mais antipático, hein, caramba. Mas eu gostei do ele que falou: "acho que ele é mais humano do que é americano". Excelente entrevista, no final de semana estarei la assistindo o filme do banderoso.


Bruna Bruna (26/07/2011 10:50:46)   42 3
Não achei ele antipático, achei que ele ficou bem sem graça com a crítica do Borgo. Talvez ele tenha passado a impressão de que não gostou muito do resultado do filme e o Borgo explorou isso muito bem.

Daniel Daniel (26/07/2011 11:06:59)   77 1
Victor, o cara passa um dia inteiro trancado numa sala de hotel falando de 5 em 5 minutos a mesma coisa pras mesmas perguntas para pessoas que na maioria esmagadora das vezes não sabe nem o que perguntar e nem sobre o que é o filme e você ainda tem coragem de chamar ele de antipático? Pra mim ele só tava de saco cheio de ficar trancado num lugar falando de Capitão América.

Victor Tintim Victor Tintim (26/07/2011 11:18:52)   187 0
Bruna, a antipátia dele é desde do início da entrevista, da para notar e não foi apartir da pergunta do Borgo.

Daniel, ele realmente não precisa ser simpático, mas tbm não precisa ser antipático. Faz como eu: não sou nenhum dos dois, pq gente simpática demais é irritante e antipática, bom, ja diz tudo. E cara, ele tinha que estar alegre, conseguiu terminar puta de um filme, depois de 2 anos de trabalho, tinha que estar falando com entusiasmo, e não como se estivesse terminado de ser demitido no meio de uma produção.

Marcus Pedro Marcus Pedro (26/07/2011 15:11:50)   19 0
Eu vou um pouco mais longe, Victor! Acredito que pela idade dele, não tenha mais pique para aguentar o ritmo de terminar filme e fazer zilhões de entrevistas. Ou quem sabe, esse seja realmente a personalidade dele. Eu na verdade senti que ele estava mais retraído mesmo.
Mas ele foi muito educado e foi tranquilo.
Agora, que o Érico estava mais empolgado, estando nítido que ele queria mais do filme, e aproveitou e deu aquela cutucada de fâ no diretor, isso é certo! Ele deu um de fanboy de filme de ação!


Ronny Ronny (26/07/2011 09:09:31)   51 -1
sei nao viu
esse diretor nao parece muito animado com o q fez.


Dogbert Dogbert (26/07/2011 10:44:46)   427 2
Isso não quer dizer nada. O cara poderia se mostrar SUPERANIMADO com o que fez e o filme ser uma BOMBA!


 F@ dos Clássicos F@ dos Clássicos (26/07/2011 08:11:18)   43 1
O cara mais bem humorado e com visão critica apurada...O borgo é foda!

Uma prova de personalidade, pq é muito facil ficar só elogiando (por mais fã que você seja), é preciso ter bom senso.
Eis a diferença entre "trolar" e criticar.

Parabéns pela entrevista Érico!



sem avatar Alysson (26/07/2011 07:42:44)   0 0
Érico,

parabéns por criticar preocupado com a qualidade e integridade sa história!É por isso que acompanho o Omelete todos os dias!!!!



Publicidade
Filipe Filipe (26/07/2011 07:02:55)   29 0
A reclamação do Borgo sobre os Vingadores no filme realmente foi muito boa! Vocês repararam que o Johson estava meio triste? Não pareceu-me muito empolgado com o filme ou em falar dele. Muito boa entrevista! Parabéns mais uma vez Borgo! Abs



Gustavo Gustavo (26/07/2011 04:15:59)   61 0
As entrevitas feitas pelo pessoal do Omelete é um milhão de vezes superior as entrevistas feitas pelo Steven.

Achei interessante o Borgo indicar coisas que ele não gostou hahah, o cara ficou meio sem saber o que responder.



Matheus Chamone Matheus Chamone (26/07/2011 03:36:32)   647 1
Deve ser a primeira vez que vejo um entrevistador criticar algo no filme direto pro diretor("direto pro diretor",hehehe),mas isso dos Vingadores eu já esperava,só espero que seja suavizado.

Capitão,sexta é "nóis" na estréia em 3D.



sem avatar Gabriel (26/07/2011 01:05:49)   102 1
a cara do Johnston depois que o Borgo crítica toda coisa d'Os Vingadores é IMPAGÁVEL.


Andrés Andrés (26/07/2011 01:30:50)   110 4
Nem fala, o Borgo não aguentou..."já que eu tô aqui e o tempo é curto, vou perguntar o que eu quero"

Certíssimo! O Johnson estava no automático de repente acordou com o carro de frente pra um caminhão e teve que resolver!

Aposto que depois, ele pensou mais de uma vez em pelo menos 2 perguntas que o Borgo fez!


James James (26/07/2011 00:47:56)   110 -1
Gente. É sério essa conversa do Érico em gostar de O Lobisomen?


sem avatar Gabriel (26/07/2011 01:01:53)   102 -1
sim, ele já falou outras vezes que curte o filme. Eu até concordo quando ele fala do visual do filme, do jeito mais 'oldschool horror' com que ele é tratado, mas o roteiro é muito ruim, muito ruim mesmo.


Alerson Alerson (25/07/2011 23:54:29)   379 1
Vou comemorar meu aniversário no cinema segunda vendo o capitão em 3D.



sem avatar leandro (25/07/2011 23:36:32)   0 0
alguem sabe o nome da musica que toca no começo do video? a mesma que toca no meio do trailer do filme, quando termina a transformação do cap.
valeu!


sem avatar Ramon (26/07/2011 11:47:00)   2 2
Forty six & 2 - banda Tool!

Marcus Santana Marcus Santana (26/07/2011 22:34:22)   3184 -1
Ramon???

quem e voce?




Gustavo Gustavo (25/07/2011 23:35:50)   29 0
certo que depois o diretor procurou saber quem era esse brasileiro sabichão que se atreveu a criticar o filme na cara dele!
HAHAHAAHAHAHA
mandou muito bem!



SONNY CHIBA SONNY CHIBA (25/07/2011 23:34:52)   29 2
algo me diz q a carreira desse diretor daqui para frente sera dividida em antes e depois do capitao america.


Filipe Filipe (26/07/2011 07:05:07)   29 1
Concordo. E tenho a impressão que apsesar de toda a conversa, todo o material já estava pronto quando ele foi contratado. Não foi ele que escolheu a época do filme e os momentos adaptados da HQ. Essas declarações foi só para dar autonomia sobre o seu trabalho, mas não me convenceu.

Apesar do que escrevi, gosto do Johson. Gostei de JP3 e Lobisomen.

Avengers Assemble!


Sentinel Sentinel (25/07/2011 23:19:34)   88 4
OPA O ÉRICO FALO BEM DO 3D !!! ERA O QUE BASTAVA PRA MIM DECIDI PAGA O INGRESSO MAIS CARO !


Filipe Filipe (26/07/2011 07:01:38)   29 0
Eu vi o trailer em 3D e gostei muito. Não vi o filme do Thor com esteroscopia, mas esse verei!

Avengers Assemble!


Publicidade
Dan Dan (25/07/2011 23:15:27)   153 0
Muito obrigado Borgo entregou um grande anti-climax do terceiro ato. @Dan_Cruz84


Filipe Filipe (26/07/2011 07:02:08)   29 -1
Alguém duvidava que o final teria um embate entre o Capitão e o Caveira? E que o cube estaria envolvido? E provavelmente ele se referiu a não-morte do Caveira Vermelha. Se for isso faz sentido para uma franquia, mas enfraquece a resolução do primeiro filme, certo?


Gustthavo Gustthavo (25/07/2011 23:14:32)   191 1
Muito boa a entrevista!!
Ficou um clima meio tenso la na hora que o Érico começou a criticar o filme!!Mas é isso ai!!Ele realmente teve coragem de fazer algo que poucos tem coragem!!

Parabéns Érico(2)



Carlos Carlos (25/07/2011 23:01:27)   1323 5
Muito boa a entrevista, Capitão América deve ser ótimo...
As críticas só falam bem do filme!

Pretendo ir ver no cinema.

E achei fera o Érico criticando o filme pra ninguém menos que o diretor do filme...
Coisa que o Steven nunca faz nas suas entrevistas, ele só fica enchendo a bola do pessoal, por pior que o filme seja!

Parabéns Érico.


Sentinel Sentinel (25/07/2011 23:17:32)   88 6
É ISSO AÍ

Eber Bruno Eber Bruno (26/07/2011 00:19:53)   8 2
É ISSO AÍ +1


Achei bem cool. rs

julio julio (26/07/2011 13:58:14)   411 0
É ISSO AÍ +2

Precisamos de mais entrevistas como essa do Érico.

Alisson Alisson (26/07/2011 19:09:18)   34 0
Isso mesmo.



Omeletop : cinema

None