Crítica: A identidade Bourne

A Identidade Bourne

Marcelo Forlani
18 de Outubro de 2002

A identidade Bourne

A identidade Bourne

The Bourne identity
EUA , 2002 - 119
Ação / Aventura

Direção:
Doug Liman

Roteiro:
Tony Gilroy (roteiro), Robert Ludlum (livro)

Elenco:
Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper, Clive Owen, Brian Cox, Adewale Akinnuoye-Agbaje, Gabriel Mann

Ótimo
A Identidade Bourne

Numa noite tempestuosa em alto-mar um tripulante de um barco pesqueiro consegue ver um corpo boiando. Após o resgate descobre-se que mesmo com dois tiros nas costas e o “banho forçado”, o cara está vivo. Se tais possibilidades já não fossem remotas o bastante, o comandante da embarcação é um italiano de uns 50 e tantos anos que fala inglês e tem a mão tão firme que consegue operar o nosso amigo mesmo com o barco balançando mais que a câmera de A Bruxa de Blair.

O que aconteceu? Quem atirou nele? Quem é ele? Essas perguntas são feitas tanto pelos espectadores quanto pelo pelo próprio protagonista, que está sofrendo de amnésia. Tudo o que sabemos é que ele fala várias línguas, sabe diversas técnicas de lutas e tem uma conta num banco da Suíça.

Apesar de ter sido inteiramente filmado na Europa, A Identidade Bourne (The Bourne Identity, 2002) é um filme tipicamente americano. Além de todas estas impossibilidades aí em cima, tem a menina que acaba se envolvendo com o mocinho e tem o bandido. Mas para falar a verdade, nada disso importa muito.

A direção sempre competente de Doug Liman (Swingers, Vamos nessa) ameniza os clichês. Claro que o carisma de Matt Damon (Um Gênio Indomável, O Talentoso Ripley) e de Franka Potente (Profissão de Risco, Corra Lola, Corra) ajudam bastante. O cenário faz o resto. A perseguição pelas ruas de Paris pode ser incluída facilmente numa das melhores do gênero.

É difícil acreditar que Matt Damon pode ser um bom herói de ação? Ei, estamos falando de Hollywood. Nada aqui é impossível! :)



Comentários (4)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Fernando Morais (15/09/2012 17:42:23)   7 0
Esse filme é muito bom a franquia alias é ótima e Matt Damon nesse filme esta muito bom, alias o carisma e a estrela dele fizeram essa franquia ser uma das mais rentáveis de do cinema



Alerson Alerson (27/08/2012 00:33:25)   1323 0
Um dos melhores filmes de ação/espionagem que já vi.Matt Damon trouxe a Bourne um carisma q faz com que gostamos do personagem.



Renan Renan (29/07/2011 22:21:13)   7 0
Eu na minha opinião acho que é uma das franquias mais bem construidas da década passada, espero que o Legado Bourne segure as pontas sem Matt Damon, é um pouco triste a franquia continuar sem ele, mas estou torcendo para que seja um ótimo filme.



edgar edgar (16/05/2011 20:37:41)   144 1
Matt Damon em uma ótima atuação em uma trama que te prende com um roteiro versátil e agil.

4 Ovos.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.