Filmes

Notícia

A Maldição da Flor Dourada

E Zhang Yimou leva o Estandarte de Ouro mais uma vez

21.09.2007, às 12H00.
Atualizada em 04.11.2016, ÀS 18H03

Não tem quarta-feira de cinzas na Acadêmicos de Xi'an. Depois dos épicos para turistas Herói e Clã das Adagas Voadoras, o cineasta chinês Zhang Yimou troca o samba e reaproveita os adereços em A Maldição da Flor Dourada (Man cheng jin dai huang jin jia, 2006). Até vir o próximo, é o filme mais caro já produzido na China.

Em tradução literal, o título quer dizer "a cidade coberta com armaduras douradas". A trama, inspirada na peça Thunderstorm, de Cao Yu (1910-1996), é ambientada durante a Dinastia Tang (618-907), das mais opulentas da China milenar, mas também das mais trágicas. Gong Li e Chow Yun-Fat interpretam a Imperatriz Fênix e o Imperador Ping - ele casou-se por interesse e quer matá-la, ela está apaixonada pelo filho do primeiro casamento do imperador e também não o suporta.

maldição da flor dourada

None

O drama ganha contornos de guerra intra-muros no palácio real quando os dois filhos que Fênix deu a Ping também se colocam no meio da disputa. É a deixa para que Yimou faça o que gosta - cenas de ação que se encerram em si mesmas. Quando um filme se vende na imprensa dizendo que dispensou o CGI e colocou 10 mil pessoas para fazer figuração na batalha campal, desconfie. É sinal de muita alegoria e pouco enredo de fato.

Gong Li e Yun-Fat interpretam com a cerimônia de sempre, tentando se mover dentro da fantasia, como bom Mestre-Sala e Porta-Bandeira. O diretor hiperdramatiza as tomadas mais banais. Não há sobriedade de folião que resista a tanta tomada de grua, wire-fu, diálogo empostado e música fatalista. Justiça seja feita, em Herói e Clã das Adagas Voadoras não era muito diferente. Se você sambou com Yimou uma vez, portanto, pode sambar duas ou três.

No fim, quando a ala dos ninjas enfim faz o seu recuo, o diretor surpreende, dando à apoteose um insuspeito tom de moralidade e comentário político. Duro é saber se o espectador, com a boca cheia de confete, ficou pra assistir.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.