Assista Agora

Amores Imaginários | Crítica

Diretor canadense Xavier Dolan explora com delicadeza e muito estilo as emoções de um triângulo amoroso

Carina Toledo
17 de Novembro de 2011

Amores Imaginários

Amores Imaginários

Les Amours Imaginaires
Canadá , 2010 - 95 minutos
Drama / Romance

Direção:
Xavier Dolan

Roteiro:
Xavier Dolan

Elenco:
Xavier Dolan, Monia Chokri, Niels Schneider, Anne Dorval

Ótimo
amores imaginários
amores imaginários

Em seu segundo filme, o diretor canadense Xavier Dolan volta a atacar pelo emocional. Enquanto Eu Matei Minha Mãe, sua estreia como diretor, explora as relações familiares, Amores Imaginários (Les Amours Imaginaires, 2010) examina as paixões e a amizade.

Talvez por sua juventude (Dolan tem 22 anos atualmente, escreveu o roteiro de Eu Matei Minha Mãe aos 16 e o de Amores Imaginários aos 20) suas narrativas tenham como ponto central a expressão de sentimentos. Ao externar suas emoções no cinema, o diretor-protagonista conecta-se mais profundamente com o espectador que já viveu experiências similares às suas. Xavier Dolan explora o emocional com tanta delicadeza que torna a identificação um diferencial para a experiência cinematográfica.

A trama é centrada na paixão platônica de Marie (Monia Chokri) e de seu melhor amigo gay, Francis (Dolan), pela mesma pesssoa. Nicolas, vivido por Niels Schneider, inicia uma amizade com os dois e, no decorrer das semanas, mostra-se tão enigmático quanto no primeiro dia. Sem qualquer pista da orientação sexual de Nicolas, que ora flerta com a garota, ora com o garoto, uma rivalidade começa a nascer entre os dois amigos.

Em paralelo ao triângulo amoroso, são inseridos vídeos confessionais de estranhos sobre suas paixões, loucuras feitas por amor e fracassos românticos, servindo de descanso para a narrativa e para os excessos visuais, como os trechos em câmera lenta.

Dolan não esconde sua pretensão como cineasta, pesando a mão para criar um filme estiloso e, mesmo com orçamento baixíssimo, é detalhista na direção de arte, fotografia e figurinos. Seu exagero, na maior parte do tempo, é um dos méritos do filme, mas às vezes cansa pela repetição, como é o caso da música "Bang Bang", de Dalida (cover italiano de "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)", da trilha de Kill Bill), que é usada à exaustão.

Em Amores Imaginários, Xavier Dolan volta a mostrar que tem talento - aguardamos seu amadurecimento.

Amores Imaginários | Cinemas e horários



Publicidade

Comentários (8)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Fernando (22/07/2012 15:17:25)   0 0
Fiz meu cadastro no Omelet. Não encontro link para assistir ao filme... merdei... vou continuar procurando, time para escrever, ufi, será que você assistiu ao filme? Bjs Fernando.



Duarte Duarte (18/11/2011 10:03:15)   115 0
Ótima crítica de Carina Toledo! :)



Romualdo Romualdo (18/11/2011 07:49:58)   1617 1
Vou ver se eu consigo assistir a esse filme... cinema que passa esses tipos de filme costumam ser bem longes da minha casa!



Samuel Samuel (18/11/2011 07:40:53)   124 0
lembrando que a música original é da Cher...



Damn Damn (17/11/2011 23:10:50)   11 0
Exatamente o que eu pensei ao término desse filme: que apesar dos arroubos estilisticos, Dolan, quando amadurecer um pouco mais, será um dos grandes diretores franceses, pq ele tem potencial. ;D


sem avatar Rodrigo (18/11/2011 12:53:54)   0 0
Ele é Canadense.


sem avatar SERGIO (17/11/2011 20:22:08)   -1 0
Belíssimo comentário de Carina Toledo!
Assisti em janeiro deste ano o filme
EU MATEI MINHA MÃE e adorei. Ainda mais
realizado por um jovem de apenas 20 anos. AMORES IMAGINÁRIOS com certeza assistirei no próximo dia 21. Tenho que assistirei um belo filme. Pois o nome XAVIER DOLAN é sinônimo de algo especial.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.