Filmes

Crítica

As Aventuras de Tadeo | Crítica

Animação espanhola parodia Indiana Jones sem medo de ser feliz

07.02.2013, às 20H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 23H02

As Aventuras de Tadeo (Las Aventuras de Tadeo Jones, 2012) desembarca no Brasil depois de se tornar a animação espanhola de maior bilheteria de todos os tempos por lá e ganhar cinco indicações ao prêmio Goya, o Oscar espanhol. E tanto os prêmios quanto o bom resultado junto ao público são justos. O longa-metragem de estreia dirigido por Enrique Gato é uma divertida aventura que deve encantar os pequenos e agradar aos adultos, afinal, estamos falando de uma paródia a uma das grandes franquias do gênero, Indiana Jones.

As Aventuras de Tadeo

None

As Aventuras de Tadeo

None

As Aventuras de Tadeo

None

O Tadeo do título é um menino que, desde pequeno, sonha em se aventurar pelas escavações arqueológicas. Enquanto os meninos da rua zombam de sua cara, a avó lhe dá coragem para seguir batalhando por seu sonho. Os créditos iniciais entram para apresentar as pessoas e empresas envolvidas, mas também contam a história de Tadeo até que ele chega à vida adulta, ainda atrás de seu grande tesouro. Algumas confusões depois (que vão demandar um certo desprendimento da realidade dos adultos), o jovem parte rumo ao Peru, atrás de uma mítica cidade de ouro. No seu encalço, um vilão digno de um filme do 007.

A película espanhola acerta na criação de personagens caricaturais, que a isentam da obrigatoriedade do realismo de outros projetos de computação gráfica mundo afora e, assim, dão mais tempo e liberdade para a equipe trabalhar no 3D estereoscópico. E o resultado é digno das superproduções hollywoodianas. A trama também segue à risca a fórmula do cinemão comercial, com interesse romântico para Tadeo, grandes enrascadas a cada 10 minutos, humor para os adultos e um final em direção ao por do sol.

Outro acerto da produção foi achar espaço junto à Paramount ibérica, que lhe garante as brincadeiras todas com Indiana Jones. Desde o nome do personagem (Tadeo Jones) às notas iniciais do tema de John Williams e o figurino do protagonista, com direito a voltar para pegar o chapéu, tudo é feito para aproximar Tadeo de Indy. Até mesmo a ausência dos pais, que pode ser o gancho para uma próxima aventura. Na pior das hipóteses, a animação serve para iniciar os pequenos no mundo de aventuras do nosso querido Dr. Henry Walton Jones Jr.. Já é mais do que muito longa por aí faz.

As Aventuras de Tadeo | Cinemas e Horários

Nota do Crítico
Bom
As Aventuras de Tadeo
Las Aventuras de Tadeo Jones
As Aventuras de Tadeo
Las Aventuras de Tadeo Jones

Ano: 2012

País: Espanha

Classificação: 10 anos

Duração: 90 min

Direção: Enrique Gato

Elenco: Fiona Glascott, Lewis Macleod, Kerry Shale, Óscar Barberán, Meritxell Ané, Belinda, Adam James

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.