42

Assista Agora

Bafta | O Discurso do Rei é o grande vencedor do "Oscar britânico"

A Rede Social fica com os troféus de direção, montagem e roteiro adaptado

Marcelo Hessel
14 de Fevereiro de 2011

bafta
o discurso do rei

O BAFTA, o prêmio da Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema, entregou neste domingo os seus prêmios. A duas semanas do Oscar, a consagração de O Discurso do Rei, que estava indicado em 14 categorias e levou sete Baftas, deve deixar o páreo no dia 27 ainda mais acirrado contra A Rede Social (que ficou com os Baftas de direção, montagem e roteiro adaptado).

Conheça os vencedores (em negrito):

Melhor filme

Melhor diretor

Melhor ator

Melhor atriz

Melhor ator coadjuvante

Melhor atriz coadjuvante

Melhor filme britânico

Melhor filme britânico de estreia de um roteirista, diretor ou produtor

  • The Arbos - Clio Bernard (diretor), Tracy O'Riordan (produtor)
  • Exit Through the Gift Shop - Bansky (diretor), Jaimie D'Cruz (produtor)
  • Four Lions - Chris Morris (diretor/roteirista)
  • Monstros - Gareth Edwards (diretor/roteirista)

Melhor filme em lingua não-inglesa

Melhor longa animado

Melhor roteiro original

Melhor roteiro adaptado

Melhor trilha sonora original

Melhor fotografia

Melhor edição

Melhor design de produção

Melhor figurino

Melhor som

Melhores efeitos visuais

Melhor maquiagem

Melhor curta animado

  • The Eagleman Stag
  • Matter Fisher
  • Thursday

Melhor curta

  • Connect
  • Lin
  • Rite
  • Turning
  • Until the River Runs Red

Melhor atriz/ator em ascensão

  • Gemma Arterton
  • Andrew Garfield
  • Tom Hardy
  • Aaron Johnson
  • Emma Stone

Compartilhar

Comentários (42)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Alisson (15/02/2011 13:10:04)   2 0
Alguém duvidava?
Vi o filme e achei sonolento,mais a história é boa tem chance d ganhar o oscar,apesar d eu discordar q ele deveria ganhar,mas...

Vamu ve no que da.



sem avatar marcelo (15/02/2011 12:21:25)   57 0
bruno
escolha dos fatos, em si, já caracteriza uma tomada d postura. Sem hipocresias.


é hipoCRISia, não hipoCREsia



Carlos Carlos (15/02/2011 11:34:08)   1375 0
Por que tive o meu comentário apagado?

Se eu só postei exatamente o que está escrito no Wikipédia, sem ofender e nem colocar link de site algum?

Não entendi essa...



Rafael Rafael (15/02/2011 11:33:14)   22 0
Bruno: Apesar de você não se dirigir a mim, a sua resposta foi para a minha pessoa... Não irei me aprofundar nessa questão, mas quando digo que é isso é fato, é fato sim e não minha opinião. Agora se você não concorda com o que eu digo, isso é problema seu. Não vou perder meu tempo em querer te mostrar algo, já que você pensa de outra forma...

Skuld, aplaudo a sua iniciativa, vcê diz tudo aqui: "Todo mundo aqui posta sua opinião e se alguém tem uma contrária respeite a dos outros! Que tal discutir os prós e contras de forma construtiva em vez de vir apenas dizendo que se falou idiotice?" Vamos nos ater a críticas e debates construtivos...



Skuld Skuld (15/02/2011 11:23:59)   1 0
O que me irrita nessas discussões é que muita gente não sabe discordar da opinião dos outros sem os chamar de burros (e com português errado ainda por cima). Nem Cristo é unanimidade! Todo mundo aqui posta sua opinião e se alguém tem uma contrária respeite a dos outros! Que tal discutir os prós e contras de forma construtiva em vez de vir apenas dizendo que se falou idiotice?



Skuld Skuld (15/02/2011 10:42:06)   1 0
Muitas vezes os prêmios são merecidos, e em muitas outras eles são comprados pelos estúdios para aumentar a rentabilidade dos filmes. Um exemplo disso, neste ano, foram as indicações de Jolie e Depp ao Globo de Ouro nas categorias de atuação pelo fraco O Turista. Até o apresentador Ricky Gervais fez piada disso. E quem não lembra a vergonha das premiações por Shakespeare Apaixonado? As atrizes receberam o prêmio com visível vergonha, por saber que não mereceram por aquele trabalho. Quem simplesmente assiste como a gente não sabe o que aconteceu nos bastidores, mas não há como negar que não há influências não-artísticas nessas premiações. Rola muito dinheiro e politicagem, não sendo à toa que a promoção dos filmes para as premiações são comparadas a campanhas políticas. Mas isso tb não quer dizer que tudo é armação política ou comprada. No ano passado ganhou uma atriz (Mo'Nique) que não fez campanha nenhuma e ela agradeceu por isso no discurso.

Enfim, a maioria dos votantes do BAFTA é feita por ingleses, galeses e escoceses, e acho inocência dizer que não há influência pela nacionalidade aí. No Oscar votam todos os profissionais de cinema que fazem parte da Academia, o que inclui muitos estrangeiros. Tá certo que tb pode haver influência de nacionalidade no Oscar, e é por isso que muita gente anda dizendo que O Discurso do Rei não é o preferido para o prêmio.

E a categoria do Oscar de "filme estrangeiro" em inglês é chamada de "Foreign Language Film", o que, numa tradução correta, significa "filme de língua estrangeira". Para entrar nessa categoria a lingua falada deve ser majoritariamente outra que não o inglês, por isso filmes canadenses, australianos e ingleses não entram nela.
Hoje em dia, se fosse considerar a nacionalidade dos envolvidos ficaria difícil classificar os filmes como "estrangeiros".
Só um exemplo. No ano passado "Distrito 9" concorreu a 4 Oscar, incluindo melhor filme. Não concorreu à categoria de filme estrangeiro. Veja sua ficha técnica e verá que o foi financiado por vários países (incluindo África do Sul), o diretor e a maioria do elenco são sul africanos e várias línguas são faladas (xhosa, zulu, sotho, africaans) mas o inglês predomina. O filme foi feito na África do Sul por sul africanos, se fosse por nacionalidade teria ido para a categoria de filme estrangeiro.



sem avatar Bruno (15/02/2011 02:21:12)   0 0
aiai... então vai la no google e da uma olhada nos vencedores dos prêmios q o Bafta compartilha com o Oscar... e ve se dessas incoerencias, surge o privilégio pelas produções inglesas...

outra coisa... o Oscar não tem nacionalidade? WTF? Pq então tem uma categoria FILME EXTRANGEIRO?

E só pra deixar claro, qdo vc diz "eu falo d fatos" é BESTEIRA... vc ta falando sua opnião. A escolha dos fatos, em si, já caracteriza uma tomada d postura. Sem hipocresias.



TheBurro TheBurro (15/02/2011 02:19:34)   -2 0
BAFTA? O QUE É ISSO? O OSCAR BRITÂNICO?

bom, não é o oscar que é o bafta americano e sim o o bafta que é o oscar britanico, só isso já mostra que essa premiação e bem sem importância, só serve para os ingleses aplaudirem seus próprios filmes...



Rafael Rafael (15/02/2011 01:30:34)   22 0
@ Skuld: É isso que eu tentei dizer para o pessoal. Eles priorizam mais o que é feito na região deles...




"Guioak" "Guioak" (15/02/2011 00:21:16)   20 0
Gabriel, desculpas mais do que aceitas.

Não quero colocar lenha na fogueira. Gostei de "Origem". Mas não esperem um Oscar sequer para esse filme, no máximo categorias técnicas.

Sinceramente, quem quer mesmo concorrer a melhor filme, tem que marcar a data de estreia para a época de Ação de Graças: época de feriado americano, de ir ao cinema e de deixar o filme fresquinho na memória para quem vai voltar em janeiro.

Lançar o filme em junho/julho é perfeito para acompanhar o verão e as férias da criançada, faturar muito dinheiro e etc. Mas é pedir para ser esquecido em janeiro.

Infelizmente.



Publicidade
Skuld Skuld (14/02/2011 23:18:11)   1 1
Rafael, na minha opinião você está certo. O BAFTA sim privilegia (e é feito prioritariamente para) os britânicos, tanto que tem categorias como "melhor filme britânico". O título da premiação é British Academy Film Awards ora! O Academy Awards (vulgo Oscar) é da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ou seja, ao menos teoricamente não tem nacionalidade imbuída no seu conceito, pertencendo a todos os profissionais do cinema.

E os melhores prêmios (com exceção de diretor) foram para um filme britânico que trata da realeza britânica, em um ano onde esta está em evidência (muito positiva) por causa do casamento do príncipe. Vai dizer que não tem favoritismo aí???

"Premiação para inglês ver... " [5]



Gabriel Gabriel (14/02/2011 22:50:20)   49 0
"Take that Twilight" foi a melhor coisa da noite. O BAFTA é inútil, se era pra premiar coisa britânica que só concorresse filme brintânico.



Rafael Rafael (14/02/2011 20:48:57)   22 0
Bruno: Não sei se você dirigiu o recado para mim, mas o Bafta costuma sim priorizar filmes feitos na Inglaterra, não costumo dizer besteira, mesmo porque não perderia meu tempo para tal coisa, não daria a minha cara para bater assim, só falo o que sei que é certo, o que é fato... Já conheço há anos esse prêmio, mas nos últimos anos, eles tem premiados também filmes fora do circuito europeu, mas sem deixar de lado as produções inglesas... O Oscar, por ser o mais famoso dos prêmios do cinema, tenta sempre premiar o mais variado gêneros de filmes dos diversos países, já no Bafta acontece o contrário. Não pretendo com isso entrar em discussão alguma, mas acho que você está errado ao dizer que eu estaria dizendo bobagem. Leia tudo com relação ao Bafta, e saberá e entenderá um pouco mais do que falo. Não sou o dono da verdade, apenas estou constatando o que é fato. Bem, concordo inteiramente com você quando você diz que as pessoas acham que pelo filme delas gostarem mais, elas começam a pensar que tal filme levará prêmio de Melhor Filme e outras categorias. Nem sempre o que se ganha é o que as pessoas gostam... Exemplo: pessoas que participam de bolões nunca podem votar nos filmes que elas mais gostam e que acham que vão ganhar, isso é tolice.



sem avatar Bruno (14/02/2011 18:19:18)   0 0
é uma besteira sem tamanho dizer q o Bafta privilegia obras inglesas. Não há motivo pra isso, uma vez q o próprio Oscar, por incluir na categoria principal filmes FALADOS EM INGLÊS, costuma reconhecer com sensatez oq é feito na Inglaterra. É só dar uma olhadinha no histórico do Oscar e do Bafta. O problema é gente falando sem saber, como sempre.

Alias... falando sem saber parece a especialidade do Carlos.

"Não assisti O Discurso Do Rei ainda, mas tenho certeza que é um filme superestimado..."

Vc é O CARA... vc nem viu, mas tem certeza. Deixou a Mãe de Ná no chinelo agora.

Vou contar uma novidade que pode chocar muitos aqui no Omelete: Não é pq é seu filme favorito que é o melhor. Esqueçam A Origem pra prêmios que não sejam técnicos.



edgar edgar (14/02/2011 17:40:27)   110 0
@Rafael,exatamente o que eu estou querendo dizer!



Rafael Rafael (14/02/2011 17:03:02)   22 0
Edgar: Disse que "O Discurso do Rei" obviamente ganhou mais Baftas por ser um filme britânico porque na Grã_bretanha eles valorizam mais o trabalho deles do que os filmes feitos fora de lá, entende? Como a maioria dos filmes feito fora de lá já ganham os principais prêmios da indústria cinematográfica, os organizadores do Bafta preferem contemplar os filmes que são feitos em sua terra, apenas isso que quis dizer. Mas claro que isso nem sempre é regra, geralmente filmes também fora do circuto europeu, como os norte-americanos, tem nos últimos anos levado troféus também.



Matheus Albano Matheus Albano (14/02/2011 15:52:59)   132 0
Isso só me faz ficar ainda mais ansioso pra ver O Discurso do Rei. Mas acho que A Origem deveria pelo menos ter levado Roteiro Original.
@Carlos, entendo que você não esteja com muita expectativa pro filme mas tente pelo menos dar uma olhada antes de dizer que o filme é ruim



Biro Biro (14/02/2011 14:57:06)   0 0
Só espero que o oscar reconheça mais bravura indômita, sei que vai ser dificil mas que leve pelo menos o premio de melhor roteiro adaptado, já vou ficar feliz



T-101 T-101 (14/02/2011 14:25:41)   27 0
Achei a categoria de atriz coadjuvante uma piada. A Helena só está correta no papel, gostei da atuação dela mas ser indicada ja é um exagero, ganhar então é uma piada.



Gabriel Gabriel (14/02/2011 13:57:20)   1 0
Opa, foi mal, na verdade o Guioak já tinha comentado que Bretanha é diferente de Britânia, eu que li apressadamente...

Mas enfim, só para reforçar: Bretanha -> bretão; Britânia -> britânico. O próprio gentílico que usamos para a Grã-Bretanha deriva do nome latino.



Publicidade
Gabriel Gabriel (14/02/2011 13:51:38)   1 0
Só dando um pitaco na discussão completamente paralela e sem importância, "Britânia" era o nome dado à província romana que se localizava na ilha da Grã-Bretanha (podem procurar na Wikipedia).

Rigorosamente falando, não é certo chamar a Grã-Bretanha de Britânia, mas nem por isso o comentário do edgar está errado, pois esse nome pode ser entendido como uma figura de linguagem (metonímia), como o Guiok bem falou, é equivalente a chamar Portugal de Lusitânia, a Espanha de Hispânia ou mesmo a França de Gália.

O Guiok só se enganou em preferir que se fale "Bretanha" em vez de "Britânia", pois a Bretanha é uma região completamente diferente: a Bretanha fica na França e por conseguinte os bretões são franceses. É aquele "chifrinho" da França ao lado da Normandia.



"Guioak" "Guioak" (14/02/2011 13:01:03)   20 0
Sinceramente, até queria postar um comentário interessante, esperando uma discussão interessante. Mas é tanta estupidez nesses comentários que perde-se até mesmo a vontade de falar de cinema.

Tem gente aqui que pensa que os filmes são time de futebol, incitando a violência com comentários desnecessários.

Eu, por exemplo, no Oscar, torço para Toy Story 3. É o melhor, mais interessante, com a história mais inesperada e comovente. Mas e daí, só por conta da opinião diversa vou me tornar um imbecil, como fazem por aqui?

A título de curiosidade, e em leve defesa a @edgar, apenas digo que entendi o comentário dele, em uma referência a um filme "britânico" ser feito na "britânia". Nem sei se a produção de Discurso do Rei é de origem britânica, mas isso não importa.

Em primeiro lugar, alguém aí comparou Grã-Bretanha a Reino Unido. Está errado, Grã-Bretanha é o nome da ilha, em contraposição à Bretanha, uma pequena península situada na França.

Falar "Britânia", apesar de soar estranho, pode ser adaptado da mesma forma que eu poderia dizer "Lusitânia", "Hispânia", dentre outros. Claro que soaria melhor se fosse "Bretanha" em relação ao termo correto para "Bretão".

Na verdade, se vocês tivessem o mínimo de inteligência de ter lido um álbum sequer de Astèrix, endenteriam de cara.



Tiago Tiago (14/02/2011 13:01:02)   6 0
como faço para ler gantz online???
alguem sabe??



Carlos Carlos (14/02/2011 11:48:37)   1375 1
Nossa, que coisa linda @rafael...
Tu e as tuas amigas devem estar felizes da vida que o "best movie" de vocês está quase se pagando!

Cara, na boa, deixa de ser ridículo...
Tu só sabe falar nessa porra de filme!

E eu não me esqueci, se o teu filme preferido passar dos 520 milhões de dólares eu vou usar o avatar da Rapunzel por um mês...
Mas já chega de falar de Enrolados!

Vê se cresce cara... ¬¬'



sem avatar Mike (14/02/2011 11:05:07)   12 0
Melhor atriz/ator em ascensão:

- Andrew Garfield
- Emma Stone

Ambos também foram indicados ao Globo de Ouro...

Peter Parker e Gwen Stacy. Mais razões que provam que esse novo Homem-Aranha pode ser épico!



sem avatar Renato (14/02/2011 10:34:20)   2 0
Continuo achando que 'A Origem' só esta disputando algo no Oscar pq tem o queridinho Leonardo DiCaprio. Não vejo em que esse filme é melhor do que, por exemplo, Matrix Reloaded.

Tirando efeitos visuais, o resto é muito pobre. Prêmios de som? Concordo com os caras de South Park.. É aquele 'bam-bam-bam-bambambam' o tempo todo no filme.

E pra quem acha que sou um 'fdp gordo que não entendeu o filme', lhes digo: foi o meu filme favorito do ano. Porém, torno a dizer: é um Matrix Reloaded melhorado. Não chega nem aos pés do primeiro Matrix, pra efeito de comparação.



Thyago Roberto Thyago Roberto (14/02/2011 10:28:40)   101 1
Olha lá o Tom Hardy como melhor ator em ascenção, bacana! O cacife aumentou mesmo depois de trabalhar com o Nolan...
Enfim, achei legal, já dá pra ter uma idéia do OSCAR depoisdessa premiação, mas ainda torço pra A Origem ganhar o OSCAR de melhor roteiro original, o fato de Nolan não ter sido indicado ao OSCAR de melhor diretor não foi à toa, acho...
De qualquer forma, O Discurso do Rei leva melhor filme, mas páreo duro vai ser o prêmio de melhor diretor, tá bem equilibrada a disputa. :D



sem avatar marcelo (14/02/2011 09:50:01)   57 0
BANANA JOE

todo mundo diz que o Nolan é um bom diretor

quem diz que ele é o melhor de todos os tempos é vc, que deve dormir e acordar pensando nele



Hector Hector (14/02/2011 09:44:20)   543 0
Premiação bem equilibrada, escolhas interessantes.




Fábio Fábio (14/02/2011 08:59:48)   2 1
Concordo com o Carlos.

Na minha opinião A Origem tinha que ganhar como melhor filme. Assisti ontem ao discurso do rei e de fato é um filme bom, mas apenas bom.

O Geoffrey Rush teve uma atuação mto boa, mas nada comparavel ao Bale na minha opinião.

De fato, "Premiação para ingles ver" [4]



Publicidade
Gabriel Gabriel (14/02/2011 08:59:27)   1 0
@edgar:

No seu cenário hipotético, eu acredito que Cidade de Deus ganharia simplesmente por ser um filme melhor que todos esses outros. Agora, imagine que nesse prêmio "Brafta", o indicado tupiniquim, em vez de Cidade de Deus fosse "Lula, Filho do Brasil"? Ele ganharia? Depende da idoneidade e da independência dos votantes. A mesma coisa vale para os votantes do Bafta, se eles são idôneos, independentes e honestos, eles vão escolher o filme que realmente acreditam que seja o melhor, independente de ser britânico ou não. Dizer que O Discurso do Rei ganhou o Bafta só porque é britânico é uma acusação séria contra a integridade do Bafta e esse tipo de acusação não se faz gratuitamente sem provas.



Gabriel Gabriel (14/02/2011 08:53:29)   1 0
Não acho que O Discurso do Rei está à altura da hype em cima dele. É um bom filme, claro, mas há muitos filmes entre os indicados ao Oscar que são melhores que ele. A Rede Social é melhor que O Discurso do Rei, A Origem é melhor, Toy Story 3 é melhor, Bravura Indômita é melhor. Só Cisne Negro e Minhas Mães e Meu Pai que eu achei que estão no mesmo nível de Discurso, são bons filmes, mas estão abaixo dos outros na minha opinião. Mas opinião é igual c*, né? Cada um tem a sua e quer meter o pau na dos outros.



Carlos Carlos (14/02/2011 08:21:15)   1375 1
Não assisti O Discurso Do Rei ainda, mas tenho certeza que é um filme superestimado...
Sei lá, esses "almofadinhas" metidos a intelectuais que votam nesses prêmios são uns idiotas!
Quando resolvem se encarnar em um filme é foda...

A Rede Social é outro filme que não tem nada de mais...
É somente bom, nada além disso!

Quando um filme vem e dá uma diferenciada legal, assim como fez A Origem, os caras resolvem simplesmente ignorar o filme e o diretor...
Parece que eles só querem premiar filmes que não chamam a atenção do grande público, só pra mostrar que "eles são os bons e inteligentes"!

Na boa, se é pro O Discurso Do Rei ou A Rede Social levar o Oscar, é preferível que o prêmio vá para Toy Story 3 então, que é um filme bem melhor que esses dois...

E o Bale perdeu pro Geoffrey Rush?
"Premiação para inglês ver... " [3]


Obs.:
"O Discurso do Rei foi feito na britânia" ?!?!? o.O
HAHAHAHAHAHAHA



sem avatar Bruno (14/02/2011 07:49:51)   0 0
mto parecido com oq eu imagino q vá ser o Oscar... e mto parecido com o que eu imagino q seja o justo.

minha única ressalva é pro prêmio de trilha musical, mas por questão de gosto. A trilha de A Rede Social é algo que ou ouviria independente do filme.

@edgar

"o filme foi feito na britânia"? ahahaha



Ad Samp Ad Samp (14/02/2011 07:37:42)   182 1
Repararam que os irmãos Coen não entraram na categoria melhor direção?

Os Homens Que Não Amavam As Mulheres---Ganhar melhor filme não inglês é piada(muito de maL GOSTO).

"Premiação para Ingles ver..." (2)



edgar edgar (14/02/2011 06:40:07)   110 0
@rafael,verdade cara mais os prêmios foram a maioria para o Discurso do Rei em janeiro agora em fevereiro A Rede Social está ganhando mais prêmios!

O Discurso do Rei foi feito na britânia e sobre a britânia era mais que previsivel que ia ganhar o "Oscar Britânico",é a mesma coisa que por exemplo se existisse um Oscar Brasileiro é nele os candidatos fossem:A Rede Social,A Origem,Cidade de Deus,Bravura Indômita,Cisne Negro...quem iria ganhar?não e obvio que seria Cidade de Deus?

enfim A Rede Social é um dos meus filmes favoritos adoraria que ganhasse(é irá)más se não for ele quero que ganhe A Origem ou Toy Story 3.



Paladinus Paladinus (14/02/2011 03:28:47)   139 0
Cara, David Fincher ainda vai surpreender nesse Oscar... Tom Hooper, num sei não, hein!



Rafael Rafael (14/02/2011 00:59:02)   22 0
ERRAT: na segunda mensagem, quis dizer "contar" e "Colin Firth". Bem que o Omelete poderia colocar em cada comentário a opção de editar o texto, a maioria dos sites fazem isso....



Rafael Rafael (14/02/2011 00:36:14)   22 0
ERRATA: na primeira mensagem, quis dizer: "indústria" e "norte-americanos".



Rafael Rafael (14/02/2011 00:34:51)   22 0
Sem conatar que o filme tem as grandes atuações de Colin Firth e Geoffrey Rush, que tem sido indicados a vários dos mais importantes prêmios das críticas mundo afora. Nunca gostei muito de Colin Firsth, muito menos como ator, mas confesso que desde o ano passado comecei a prestar mais atenção nele, quando ele abocanhou a indicação ao Oscar por sua maravilhosa interpretação em "Direito de Amar". Realmente ela está mostrando a que veio e que é um ator de verdade, não só de comédias "água-com-açúcar" que ele já tanto fez em sua carreira.



Publicidade
Rafael Rafael (14/02/2011 00:23:17)   22 0
O Bafta é um respeitável prêmio da indústtia britânica. Ele é para os britânicos tão importante ou até mais do que o Oscar é para os norte-maericanos. Assim sendo, era de se esperar que o "O Discurso do Rei" levasse a maioria dos prêmios da noite. O que tem mesmo me impressionado é que nas últimas semanas o filme vem se tornando um forte candidato a levar o Oscar de melhor filme. Sinceramente, mesmo sendo um excelente filme, não achava que ele tinha grandes chances de poder levar o Oscar... Na noite do dia 27, ele tem chances de concorrer de igual para igual com a "A Rede Social".



Steping Steping (14/02/2011 00:21:21)   1825 1
Premiação para Ingles ver...




None