Filmes

Crítica

As Bem Armadas | Crítica

Sandra Bullock e Melissa McCarthy se prendem aos tipos que delas se esperam, em comédia que recicla a fórmula dos buddy cop movies

19.09.2013, às 18H00.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H25

Embora seja o elemento principal, só a química entre os protagonistas não basta para fazer um bom filme de dupla policial. Em As Bem Armadas (The Heat), Sandra Bullock e Melissa McCarthy vão ao limite do constrangimento para fazer rir - e o que constrange, no caso, não são as eventuais piadas escatológicas, mas perceber que elas estão se esforçando para carregar o filme nas costas.

as bem armadas

None

as bem armadas

None

Vendido como o primeiro buddy cop movie protagonizado por duas mulheres, As Bem Armadas vai nas dinâmicas consagradas desse subgênero para criar a relação entre as duas: Mullins (McCarthy) é uma policial com problemas particulares que exagera no trato com os bandidos e não respeita hierarquia, é a Mel Gibson da dupla, enquanto a Ashburn (Bullock) cabe o papel de Danny Glover, a oficial séria, preocupada com a carreira e a ordem.

Quando as duas se juntam, a contragosto, para identificar o chefão do narcotráfico em Boston, porém, As Bem Armadas deixa de ser Máquina Mortífera e passa a ser mais A Hora do Rush, com ambas as protagonistas encarnando um perfil cômico (como comentamos no OmeleTV, historicamente os filmes de duplas dinâmicas foi de uma relação ator sério/humorista nos anos 80 e 90 para humorista/humorista nos anos 90 e 2000).

O que temos em As Bem Armadas, portanto, é Sandra Bullock reprisando seu eterno papel de comédias como Miss Simpatia, a da mulher de sucesso deslocada, tendo que se "rebaixar" ao humor físico para se aproximar do gosto popular, em oposição ao humor eternamente físico e popularesco da expansiva Melissa McCarthy - cujo desafio, a essa altura da carreira, seria justamente buscar papéis menos fáceis do que a "gorda sem superego mas com bom coração".

Presas a esses tipos já consagrados anteriormente, as duas atrizes lidam bem uma com a outra - na verdade, parece que Bullock e McCarthy só se enturmam de verdade em cena quando as suas personagens também passam a se entender na trama. Mas caberia ao roteiro de Katie Dippold e à direção de Paul Feig oferecer algo além de tipos e dinâmicas consagradas, e nesse ponto a comédia decepciona com ação frouxa e viradas sem impacto.

Talvez seja por isso que muita gente veja em As Bem Armadas mais um começo promissor de franquia, um "filme de origem" que agora pode render continuações realmente interessantes, do que uma boa comédia em si.

As Bem Armadas | Cinemas e horários

Nota do Crítico
Regular
As Bem-Armadas
The Heat
As Bem-Armadas
The Heat

Ano: 2013

País: EUA

Classificação: 14 anos

Duração: 117 min

Direção: Paul Feig

Roteiro: Katie Dippold

Elenco: Sandra Bullock, Melissa McCarthy, Demián Bichir, Michael Rapaport, Taran Killam, Marlon Wayans, Andy Buckley, Bill Burr, Steve Bannos, Jane Curtin, Spoken Reasons, Dan Bakkedahl, Thomas F. Wilson, Tony Hale, Joey McIntyre, Michael Tucci, Nate Corddry, Zach Woods

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.