Biografia: Guillermo Del Toro

Biografia: Guillermo Del Toro

Mario “Fanaticc” Abbade
29 de Novembro de 2006


Espinha do diabo

Blade II

Hellboy

Fascinado por filmes de terror, Guillermo Del Toro nasceu em 9 de outubro de 1964, na cidade de Guadalajara, México. Cresceu influenciado por cineastas como George A. Romero, Alfred Hitchcock, Mario Bava e as produções da companhia inglesa Hammer Films.

Nos anos 80 abriu sua primeira empresa, Necrofia, especializada em maquiagem para filmes de terror. Foi um passo para iniciar sua careira em direção. Seu longa-metragem de estréia foi Cronos (1993), ganhador do Prêmio Ariel de Oro (o Oscar mexicano) em várias categorias: direção, roteiro e melhor filme entre outros. A fita conta a história de um dono de uma loja de antiqüidades que descobre que um de seus pertences pode lhe dar juventude eterna. Em troca, porém, ele se torna sedento por sangue. Se você é fã de vampiros e filmes do gênero, vale a pena conferir. Por fim a produção foi a escolhida para representar o México na categoria Filme Estrangeiro do Oscar daquele ano.

Sua projeção no mercado internacional o levou à sua estréia em Hollywood. Mutação (Mimic - 1997), com Mira Sorvino, conta a história de um bicho criado geneticamente para destruir baratas, mas que acaba evoluindo e aterrorizando toda a cidade de Nova York. Depois de sofrer com diversas interferências por parte do estúdio e dos produtores, Guillermo retornou à sua origem em A Espinha do Diabo (2001). O filme, produzido por Pedro e Augustin Almodóvar foi realizado na Espanha. Novamente devido ao sucesso de crítica, foi convidado a dirigir a seqüência de Blade (1998), que em 2002 levou Wesley Snipes a vestir mais uma vez um sobretudo preto e girar sua espada para todos os lados para matar vampiros ao seu redor.

Chega então a hora de dar ao ator e amigo Ron Perlman, com quem já havia trabalhado em Cronos e Blade II, a chance de estrelar um longa. Fã incondicional de histórias em quadrinhos, Del Toro "matou" pela oportunidade de levar para as telas seu personagem favorito: Hellboy, criado por Mike Mignola. Foram vários anos discutindo com executivos de Hollywood e batendo o pé que Perlman era o ator ideal para encarnar o Vermelho. Hellboy (2004) foi tão bem aceito que uma continuação do filme já está em andamento.

Mas a consagração entre os críticos aconteceu com Labirinto do Fauno, fábula ambientada em 1944, logo após a vitória do general Francisco Franco no pós-guerra fascista. O filme foi elogiadíssimo em festivais e cimentou o nome de Del Toro entre os grandes cineastas da atualidade.

Católico fervoroso, Del Toro coleciona imagens de santos e anjos e uma de suas marcas registradas é colocá-los em seus filmes. Esta excentricidade chega a ser irônica se comparada ao seu gosto pelo terror e seus personagens demoníacos, com os quais sempre parece ficar tão confortável e feliz... como nas fotos ao lado.



Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.