Assista Agora

Bruna Surfistinha | Crítica

O corpo em evidência de Deborah Secco e a vitimização de Raquel Pacheco

Marcelo Hessel
24 de Fevereiro de 2011

Bruna Surfistinha

Bruna Surfistinha

Brasil , 2010 - 109 minutos
Drama

Direção:
Marcus Baldini

Roteiro:
José de Carvalho, Homero Olivetto, Antônia Pellegrino

Elenco:
Deborah Secco, Cássio Gabus Mendes, Drica Moraes, Guta Ruiz, Fabiula Nascimento, Cristina Lago

Regular
bruna surfistinha
bruna surfistinha
bruna surfistinha

Deborah Secco não é Natalie Portman, mas a performance da protagonista de Bruna Surfistinha parte do mesmo princípio expressionista da interpretação da atriz em Cisne Negro. Ambas atuam no limite da caricatura para demarcar, sem deixar dúvidas, a transformação física das suas personagens - mutações que têm o sexo como catalisador.

No longa que adapta livremente o best-seller O Doce Veneno do Escorpião - a história da prostituta que, assim como a britânica Belle de Jour um ano antes, decidiu usar a partir de 2004 um blog para narrar o seu dia a dia de trabalho - Raquel Pacheco se transforma rapidamente em Bruna Surfistinha. No livro, o passado de adolescente e o presente de prostituta se intercalam; já no filme, os dias de Raquel que antecedem a decisão de fugir da casa dos pais são postos em segundo plano.

Deborah surge primeiro como Raquel, a adolescente tímida, desajeitada, de moletons folgados, com o cabelo cobrindo o rosto, quase uma ogra. Meses depois, já sob o nome de guerra, quando começa a ganhar fama entre os clientes do privê onde ela trabalha, a câmera do diretor Marcus Baldini trabalha com um contraluz leitoso para banhar o desabrochar da mulher. Deborah corrige a postura, sorri, usa os últimos traços de timidez de Raquel para compor a persona lolita, mas de criança já não tem mais nada.

Outras transformações virão, e acompanhar como Deborah reage a elas é o foco da atenção do diretor. Muita gente já diz que é um filme que não tem medo de nudez, do impacto etc. Estranho seria se fosse recatado. Se o interesse maior de Baldini é pelos corpos, então desnudá-los é a única opção. E Bruna Surfistinha tem um desfile deles: baixos, altos, gordos, magros, de frente, de costas, de perfil - todos sempre colocados à comparação com o corpo de Deborah Secco.

Mulher-objeto

Inicialmente, a exposição do corpo da atriz é uma provocação ao espectador, o "voyeur" que ela encara nos olhos durante um close-up, na cena do primeiro programa de Bruna. Aos poucos, porém, essa opção por ficar na superfície do problema, de se concentrar no arco da mulher-objeto (cujo clímax não seria outro senão o esgotamento do corpo), vai minando o potencial do filme, especialmente se comparado com o livro.

Em nome de uma simplificação, os roteiristas José de Carvalho, Homero Olivetto e Antônia Pellegrino criam uma Raquel menos complexa que aquela do diário. Em O Doce Veneno do Escorpião conhecemos uma adolescente bem nascida e cleptomaníaca, que usa roupas da moda e parece tratar o sexo como rebeldia, masturbando garotos na balada. No filme, nas poucas cenas do "passado", Raquel tem dinheiro negado pelo pai, não sai à noite e, quando rouba, o roteiro a perdoa: é por questão de vingança e não compulsão.

A vitimização da personagem se estende às cenas no presente. No livro, Raquel rouba um colar da mãe e vende para "comprar coisas". No filme, embora Bruna tenha tirado o colar da mãe, quem revende é outra prostituta. Outro exemplo: no livro, Bruna dá a entender que deixou o privê onde convivia com outras garotas de programa porque quis; no filme, ela sai martirizada, expulsa por assumir uma culpa que não teve.

Ao retratar Raquel Pacheco como a garota oprimida que venceu na vida com um golpe de marketing, o blog (que no livro ela diz ter criado para desabafar em um momento de solidão), o filme acredita valorizar a independência dela como mulher e como profissional. Na verdade, acaba reforçando uma imagem de fragilidade e frivolidade que tem, ironicamente, muito de machista.

Bruna Surfistinha | Cinemas e horários


Compartilhar

Comentários (224)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Lucas Henrique Lucas Henrique (24/07/2011 02:52:48)   1 0
Tem coisa que a própria Raquel escreveu no livro que está totalmente diferente no filme. Não gostei mesmo!



sem avatar Clayton (24/04/2011 21:06:22)   0 0
Pra começar é um filme muito demorado que acaba sendo cansativo, além disso como muita gente já escreveu é um filme que não te acrescenta nada ou agora vão dizer que pra ser alguem na vida e ganhar sua grana "suada" precisa se prostituir? fraco demais e sendo mais claro é CHATO !!!



Kako Kako (24/04/2011 01:19:52)   2 0
Às vezes essa necessidade de parecer "nerd muito culto" dos leitores e colunistas atrapalham seu julgamento.
Achei o filme FODA. Deborah, apesar do preconceito (tão mediocre, em pleno séc XXI) por suas atuações, está FANTÁSTICA no filme. Filme bem editado, boa narrativa, divertido, como se propõe a ser. Quanto a veracidade das nformações, basta ver uma entrevista que a própria Raquel deu a Marilia Gabriela na época do lançamento do longa, tá no Youtube. Já está na hora de acabar com esse preconceito idiota contra filmes nacionais...tão over...


sem avatar Fabiana (01/08/2011 20:08:36)   26 0
Nesse caso não acho que seja preconceito com filme nacional ou com a atuação da Deborah Secco. Até porque a maioria das críticas elogiam a atuação dela. Só que o filme é um saco mesmo, super chato. Pra mim não há como se identificar com Bruna Surfistinha. Perda de tempo. Só isso.


João Luiz João Luiz (21/04/2011 14:53:29)   46 -1
Como um filme vazio, com uma atriz medíocre(se é que dá pra chamar a Débora Secco de atriz!!!) e que conta uma história que não acrescenta PORRA NENHUMA À NINGUÉM é um sucesso nas bilheterias??
Isso só acontece aqui no Brasil mesmo!!!


sem avatar Marcos (05/11/2011 18:04:00)   -6 0
Desde quando filme tem que "acrescentar PORRA ALGUMA À ALGUEM"? E só um filme, nada mais que isto. O livro é um best seller brasileiro e também não deve acrescentar nada.


Sander Sander (15/04/2011 12:49:04)   0 0
E achei o filme fraquinho... quase péssimo kakaka. É minha opinião



Vanessa Vanessa (14/04/2011 13:02:20)   1 0
Cara, fiquei tentando encontrar uma moral, lição ou quem sabe um objetivo para esse filme. Não consegui.
Tentei então entender o que se passa na cabeça dessa tal de Raquel, que em um momento quer mudar de vida, 'lutar' pela sua grana e em outro descobre que adora a vida fácil... Entendê-la? Fora de cogitação.
Então eu me questiono... O que nos fez ficar duas horas assistindo um filme desses?
Para os fãs, o belo corpo da Debora supera expectativas; para os que simplesmente curtem um cineminha, uma sessão a mais ou a menos... Quem se importa?
Mas pra mim... Uma palavra só: LIXO.
Não me comovo, não compreendo e não admiro em nada a história e a personagem. Não entendo qual seja o acréscimo que poderiamos ter ao assisti-lo, muito menos um motivo justo para achar esse filme no mínimo razoável.
Po, temos livros belíssimos que poderiam estar sendo publicados no cinema e assistidos essas 400 mil pessoas... Isso aumentaria seus intelectos e cultura, mas...
Ver um filme como esse é o que interessa mesmo, né? Tsc... Vergonha desse país.



Rachel Rachel (07/04/2011 01:34:40)   23 0
A comparação, ainda que marcada de ressalvas, feita entre Natalie Portman e Débora Secco por si só merece uma vaia do tamanho do Maracanã (é estou usando um símbolo nacional, para evidenciar que não se trata de antipatriotismo). "ambas atuam no limite da caricatura para demarcar, sem deixar dúvidas, a transformação física das suas personagens - mutações que têm o sexo como catalisador."


O QUÊEEE? Hessel, pelo amor de Deus!

Tudo bem, fora isso, eu não esperava mesmo que a Globo filmes desse atenção a alguma história que não fosse justificando bandidos (como no ODIOSO E REVOLTANTE última parada 174) ou enaltecendo prostitutas.

O filme cansa por sua falta de propósito. Uma história que, por nada, deveria ser contada (nada = nada de especial, nada de sublime, nada de interessante).

A atriz Débora Secco faz uma atuação convincente, embora na minha memória o papel digno "de oscar" (já que o Hessel entrou nessa) dela seja o de Ingrid, a prima roceira da Camila (Carolina Dieckman) de Laços de Família.

Para mim, um ovo está de bom tamanho.



Gabriel Rodrigo Gabriel Rodrigo (31/03/2011 18:54:48)   5 0
Bom, desta vez me atrasei um pouco para analisar um filme e pode-lo assistir. O filme Bruna Surfistinha na minha opinião é um filme bom, mas alguns fatores prejudicam o filme, deixando as vezes desagradável. Decididamente não é um filme para crianças e várias coisas me incomodaram. Em primeiro lugar a falta de concordância entre os temas abordados atrapalha a compreensão do filme, que mistura Problemas familiares, drogas, sexo, amor e diversão, ou seja os temas podiam formam um filme sensacional, mas ao entrarem em discordância faz o filme desmoronar. A falta de história é o ponto fraco do filme que conta a história da Bruna Surfistinha que era Prostituta no início por falta de opção e após o desenrolar do filme ela começa a ter prazer em "transar" com qualquer um e as vezes quem nem as conhece. Então com esse prazer o filme vai se desenvolvendo. Então um solitário cliente, que não busca só sexo, mas sim uma companheira, se apaixona por ela, excelente trabalho de Cassio Gabus Mendes. Deborah Secco que excedeu as expectativas também fez um ótimo trabalho. Aí então, o filme se desmorona a partir do momento que Bruna começa com as drogas e começa a se tornar uma pessoa mais "exibida" e muito menos desinibida, sendo assim a prostituta preferida da Casa onde trabalhava. Após a sua decisão de assumir seu erro com drogas de forma grosseira é demitida e com seu dinheiro arranja uma cobertura onde mora com a amiga. Com seu jeito convencido e incômodo todos passam a se afastar dela, até mesmo os clientes, pelo seu jeito convencido e da forma tratante que adquiri diante das situações. O blog feito por ela começa a receber críticas mal elaboradas e com o tempo Bruma continua na mesma, com sexo por prazer até que acaba ficando doente. Sem um final feliz pra todos, incomoda o fato de Bruna não se redimir com todos que errou e nem ter coragem de rever a família novamente. E o fato de decidir continuar fazendo programas por prazer até conseguir a tal vida que almejava.

Decididamente 3 ovos são muitos, na minha análise o filme consegue apenas 1 ovo pela h



Tigre Tigre (25/03/2011 07:15:29)   0 0
Bom... o que dizer deste filme ? O mesmo que disse do livro ? Mas vamos lá...

Um dia uma menininha "safadenha" disse: - Oh... mundo chato que saco isso de ser normal ! Daí ela teve uma "grande" idéia! Saiu de casa e foi ser garota de programa (aeeee) dai ela DEU, FUMOU... DEU novamente e ficou rica.... (porque deu para os caras certos)... depois escreveu um livro que se resume a um romance erótico-pornô, porém todos acham "cult"

Não assisti ao filme e tenho vergonha do cinema Brasileiro (que está até melhorzinho) se propor a isso... mas grana e grana e tem idiota pra pagar.

PS.: Agora me xinguem!



DEIVSON DEIVSON (21/03/2011 08:32:42)   0 0
O filme do diretor estreante em longas (Marcus Baldini) tem personagens tipificados. De cara: O filme é cansativo, viu? Chato mesmo! Chato não, ruim! A atriz Drica Moraes está sempre acima da média, mesmo assim, não salva o filme. Existem detalhes do filme de puro tédio para o cinéfilo, principalmente quando subestimam a Inteligência do mesmo e uma voz em Off em vez de mostrar as cenas e deixar claro suas intenções vai explicando a narrativa óbvia das cenas, como se não pudessem ser compreendidas sem o tal recurso da explicação verbal... Que desnecessário! Não recomendo esse filme. Aliás, recomendo apenas para quem quer ver Deborah Secco sem a eterna interpretação da personagem Darlene. Em raros momentos ela é apenas razoavelzinha no papel.
Às vezes quando não se tem nada dizer é porque ou não há nada que acrescente para ser dito, ou porque não há nada mesmo para dizer. Simplesmente é um filme nada inspirador. Mas vale destacar a trilha sonora, bem alternativa, interessantíssima por sinal, a única estrela do filme!
Um exemplo de que nem todo Best-Seller merece virar filme. Era melhor ter deixado-o nas glórias e nos sonhos férteis de muitos jovens e adolescentes que leram o livro escondidos, como se tivessem cometendo o ato mais subversivo de suas vidas e se excitaram com descrições infinitamente mais picantes e viscerais do que as cenas suaves demais de alguém que viveu, segundo o próprio livro, no submundo altamente underground da prostituição! A Bruna Surfistinha do cinema não polemiza, não provoca, e muito menos agrada como tanto querem insistir alguns críticos e também alguns meios de comunicação em massa, interessados em divulgar um filmeco, tentando alavancá-lo como produção partícipe da sétima arte!
DEIVSON CERQUEIRA GONÇALVES DAMASCENA



Publicidade
sem avatar Marcela (17/03/2011 17:54:03)   0 0
Sr. Maatts6,

O senhor cometeu um engano: o sr. Marcelo Hessel fez uma CRÍTICA, e não exprimiu uma OPINIÃO pessoal, i.e., não simplesmente escreveu a respeito do que "achou/sentiu" ao ver o filme. Na verdade, isso ele fez na categorização de "dois ovos" para filme. Então sua contestação já se mostra desnecessária. Existe uma grande diferença entre crítica e opinião pessoal, e a propósito, ele falou, e falou MUITO sobre do que se trata realmente o filme, criticando como foi apresentado, as incoerências com o livro do qual foi adaptado, e o machismo impresso no filme. Sua opinião pessoal, sr. Maatts6, resumindo o que eu entendi do seu astuto comentário, é de que a crítica do Marcelo é incoerente. Discordo absolutamente, foi clara, sucinta e "disse tudo". E essa é a minha opinião. O irônico, é que aquele que "falou falou e não disse nada" foi o senhor.

Passar bem,
M.



Osnir Osnir (16/03/2011 07:28:19)   -1 0
Boas atuações num filme fraco. Mas o filme é fraco porque a história de vida dessa moça é fraco. Ela tem que botar as mãos para o céu por conseguir um livro e um filme biográficos contando uma vida que não impressiona ninguém. Qualquer prostituta por aí tem histórias de vida mais dramáticas e impressionantes pra contar. Bruna é a pessoa mais autodestrutiva que já vi, diferente da maioria das garotas de programa, poderia ser o que quizesse na vida, optou por essa profissão (se é que isso é profissão) sem motivo. Realmente é uma pena que os brasileiros gastem seus escassos recursos para a cultura dando ibope para esse tipo de pessoa. Retomando, história fraca, filme fraco, bons atores e boa produção. Realmente um desperdício...



sem avatar Crítico do Crítico (14/03/2011 20:29:35)   0 0
2 ovos para a crítica (Não os meus).
Cada vez mais chatão o Marcelo. Aff.

Só falar que o filme é fraco. Não precisa dar uma de sheldon.




JR JR (14/03/2011 18:08:29)   -26 0
achei muito ruim esse filme.....



Leonardo Leonardo (14/03/2011 15:10:37)   0 0
Dois Ovos? O Hessel foi muito bonzinho.



sem avatar josie (13/03/2011 20:29:09)   0 0
Parece-me que o Marcus Baldini esqueceu um detalhe ao dirigir este filme-- Esqueceu de ler o livro "O doce veneno do Escorpião". Lembrou -me muito a época de escola onde todos liam os resumos dos livros antes de fazerem a prova. LAMENTÁVEL! Indico a todos a leitura deste que é um livro intrigante onde nos leva a uma viagem de "beleza e caos" onde podemos sentir a "Bruna" e Raquel na mesma sintonia de sensibilidade sem perder o erotismo que encerra com maestria o livro.



sem avatar Evandro (12/03/2011 21:10:10)   7 0
Já esperava cenas fartas de sexo, mas a superdosagem acabou despotencializando o filme por incrível que pareça. O tema é mais complexo e foi abordado de maneira superficial, ficou a sensação de ser mais um filme apelativo, apesar de acreditar que não foi bem isso que o diretor se propôs a fazer, pois o lado bom do filme foi exatamente a maneira aberta e até corajosa que o diretor conduziu o filme, mostrando a escolha da Raquel Pacheco (Bruna)como uma opção possível sem muito o que ponderar, apenas uma opção, bem ao estilo de decisões de um adolescente inconsequente.



Rodrigo Rodrigo (11/03/2011 18:38:46)   4 0
Eu diria que o filme consegue surpreender positivamente qualquer espectador como eu, que esperava uma catástrofe.²



Sherman Sherman (11/03/2011 17:20:27)   0 0
tststs.
O cara provou e honrou que é sem noção mesmo...A culpa é toda minha, eu tinha que tentado desenhar para ele(risos)

Ele lembra muito um "aborrescente", cita passar vergonha( mas o comportamento dele já mostra tudo). Talvez esse meu tom sério e formal, de alguma forma o agredi ( mas o mundo dos adultos é debates!)

Culpa minha, nao levei em conta de que ele poderia ser uma criança, afinal, nunca o vi me contestar...

Chora não nenén, se quiser ainda podemos ser amigos!



Sherman Sherman (11/03/2011 16:45:46)   0 0

Mais um adendo:

@ Ruí, na boa(como se não soubessemos que você uma FAKE), aprenda a contestar! A elaborar a antíteses! Se não concorda com o exposto, fundamente! Mostre suas razões, quebre cada argumento se puder...

Na boa, ficar aí em anonimato fazendo asneiras, rotulando os outros, o adolescente é você cara.

Se doer pelo "papagaio", não leva a nada, e em nenhum momento fui leviano, tentei ser bem claro. faça o mesmo, vida de troll não leva a nada.

Abraços




Publicidade
vinicius vinicius (10/03/2011 14:13:33)   -2 0
como disse Pablo Villaça temos q levar em consideração q a personagem está no rosto e no corpo de Deborah Secco, q aliás merece aplausos, uma atuação perfeita.
Mas p quem conhece um pouco a história da Bruna.S o filme simplesmente ignora os filmes pornos q ela fez e não deixa nada claro se o marido dela é como já perguntaram aqui personagem do Cássio Gabus Mendes, mas o filme é bom tirando o final, o brasil no cinema está melhorando, isso é fato



marcelo marcelo (09/03/2011 23:46:45)   4 0
sempre achei a secco uma espécie de carolina " sonsa " dieckman . fazendo sempre a mesma merda de papel carolina a santinha e débora a biscatinha que sonha em se dar bem , é realmente supreendente a atuação dela nesse filme , o diretor mostra mão firme e com um inspiradíssimo elenco de apoio , o filme vai ser realmente um sucesso , ( claro tambêm pelo monte e quentes cenas de sexo ) mais o final ficou um grande buraco ( sem tocadilho ) hoje em dia o marido da bruna é o personagem do cássio gabus ? alguêm sabe ? me diga .................



Renato Renato (09/03/2011 16:30:17)   0 0
Marcelo,

Achei interessante sua crítica, entretanto, adicionaria também a questão da atriz Débora Secco interpretar uma personagem com idade já não compatível à sua original. Durante o filme, enquanto tentar expressar-se como menina de 18 anos, Débora, sem culpa, deixa transparecer a falta de aparência com uma menina de 18 anos. Não atribuo a culpa à ela, entretanto sim ao diretor e seus companheiros de equipe que a escalaram para esta etapa do filme.

Pegaria pesado com relação a vitimização da personagem, Marcelo. Em minha opinião, isto pode ter levado o roteiro numa rota não muito boa.

Abraços, Renato!




Natália Natália (09/03/2011 09:23:26)   0 0
Não sei dizer exatamente qual foi o problema desse filme. Sei que da metade pro fim eu tive vontade de levantar e ir embora.
O início tava engraçadinho, mas depois que o foco deixou de ser a Raquel e suas escolhas pra ser as façanhas de Bruna Surfistinha, eu não tinha mais paciência.
Haja sexo escroto e gente feia! E é claro, eu sabia que seria assim. Afinal, essa era a tentativa de ser "realista". Mas essa realidade não me interessa realmente e eu não sou hipócrita em dizer que sim.
Não me arrependi de ter visto o filme, gosto de ter minhas próprias opiniões. Só me arrependi de gastar 8,50 com ele. Eu devia ter comprado um milkshake da Bobs... Porque Débora Seco nua e gente feia é o não falta na internet haha, e nem faz muito meu tipo. :D
Mas enfim, meu namorado pareceu se divertir :)





Cassiano Cassiano (08/03/2011 20:43:25)   20 0
Estava eu sem fazer absolutamente nada, eis que fui ver o filme.

Pornochanchada dramática, que lindo.

E para piorar, a trilha sonona é internacional, brincadeira né.

Atah, história real, vai ver a menina só escuta isso. Foi o único momento que prestei atenção no filme quando tocou radiohead.

G-ZUISS, MARY, JOSEPH!



sem avatar Rui (08/03/2011 12:21:07)   0 0
Quando a vovó diz que acordar tarde demais faz mal, ela deve tá certa.
A gente acorda de mal humor e fica o dia todo passando mal. Pior ainda é acordar e vir direto, no seco aqui no omelete. Sem preliminares nem nada a gente dá de cara com os doentes.
Ainda bem que o ano finalmente começa depois do carnaval, assim fica mais dificil estimular os sociopatas por aqui.
Cada vez que entro sinto um ranço no ar,
Que venha o Ano Novo.



Cassiano Cassiano (08/03/2011 09:01:29)   20 0
G-ZUISSS, MARY, JOSEPH.

E EU PERDI TUDO ISSO ?

VOCÊ QUE TEM IDÉIAS TÃO MODERNAS É O MESMO HOMEM QUE VIVIA NAS CAVERNAS.

CHORANDO DE RIR!



Sherman Sherman (07/03/2011 20:23:57)   0 0
huahuauhauhauha...

Sem comentários... (Não Alimento os trolls)

Quanta molecagem!

É visivel a "mascara caindo"...

Trata-se do mesmo imbecil usando varias contas no Omelete...tststs;

...Vergonha? Fuga em nao querer construir novos argumentos? É nitido que é coisa de um aluno secundaristaem dizer tanta merda(espero estar errado..rsrs)

Que pena, é fim de debate então...agora só resta as trolagens...

Fim de papo.



Sherman Sherman (07/03/2011 15:02:37)   0 0
@André

Com todo respeito, mas o estúpido aqui é você, além de estar bancando o ridículo com esse seu comentário sem fundamento.

Porém, te darei o que procuras, que é tornar minhas palavras mais fáceis de entender (na próxima vez desenho pra vc)

O tal professorzinho aí, comete falácia, no momento em que ele tenta validar e legitimar o discurso, apelando para o posto de professor.

Isso, meu caro, trata-se de falácia(acho que vc não vai entender)
Ademais, esse seu pseudo-professor que você tanto defende, não tem curriculum lattes(que diabos de professor é esse ?). Se dúvida, faça uma consulta na plataforma lattes, e veja você mesmo. (risos)

Por isso que eu disse que duvido que ele seja um professor...

Também é soberbo, pq tenta se colocar acima dos comentários dos outros. Qualquer idiota nesse mundo, sabe que não se deve subestimar ninguém, pq todo dia aprendemos uma coisa, e descobrimos que nada sabemos (só sei que nada sei)

Por fim, não vou entrar no mérito da filosofia da libertação, quanto a minha afirmação de que“é alienado quem se deixa adestrar pelo imperialismo cultural lá de fora”, como aquele Asno lá em baixo de nome “Rui” , tenta me provocar para estender essa discussão.

Não tenho o menor interesse em esclarecer as coisas, ou contribuir para a informação de vocês.

Ps. Algo me diz que mesmo sendo tão claro, vc não vai entender...rssr



Sherman Sherman (07/03/2011 09:31:53)   0 0
@Luis Fernando

Você é tão soberbo quanto essa tal de "P.", mas consegue ainda ser pior ao utilizar-se de falácia, apelando para uma suposta posição de Professor de sociologia(que eu duvido que seja).

Notei que os comentadores do omelete muitos são médicos, jornalistas, advogados e professores, então não subestime os outros.

Quanto as bobagens escritas pela "P." que você aplaudiu, basta verificar no google, que ela nao passa de um "papagaio mecânico", fazendo vários recortes de textos, sem se incomodar em se quer interpretá-los.

Outra, o problema nunca foi em descrever a identidade do brasileiro, mas ao fazer você não deve se excluir dessa realidade, como se estivesse fora, ou não fazendo parte, caso o contrário, é sim arrogante e tolo.

Por fim, em seu discurso, descubro que é o mais alienado dos comentadores, preso as idéias da Escola de Frankurt, um ser adestrado e dominado pelo imperialismo cultural de fora...

Meu conselho: vá ler as ideias da filosofia da libertação.




Publicidade
sem avatar Tiago (07/03/2011 08:52:21)   0 0

Luiz Fernando, professor de sociologia, naturalmente se interessa pelos comportamentos sociais e tenta explicá-los. Admiro muito sua profissão, mas seus comentários culminam no mesmo lugar comum da tal da P.

Falar sobre alienação e condutas críticas, necessita, inevitavelmente ter tido contato com o objeto de análise, que, nesse caso é um filme que vc não viu.

Ok, esse é um espaço democrático e qualquer um pode falar o que quiser, por isso muitos irão manifestar suas insatisfações com a conduta da sociedade através de um filme que julgam ser alienador.

Quando eu disse que a P. não deve ser feliz, é porque acho muito difícil viver numa sociedade na qual vc não consegue se adaptar. E adaptar-se não significa acomodar-se, perder o senso crítico, nada disso.

Grande parte das pessoas que se manifestaram aqui nem viram o filme, no entanto, tecem comentários negativos. Uns porque o filme fala sobre Bruna Surfistinha, outros porque o filme tem em algum lugar o dedo da Rede Globo, outros porque a atriz do filme é a Deborah Secco, outros porque o filme é baseado na história de uma prostituta, e não de um filósofo.

Eu, na minha confessa ignorância e na minha disponibilidade de extrair alguma coisa de um filme, consigo ver Bruna Surfistinha e pensar. O filme pode tratar sobre a vida de uma pessoa fútil, mas o que isso tem a ver com a qualidade do filme? O que isso impede de fazer vc refletir ou mesmo apenas se divertir?

Há uma diferença entre ser crítico e ser CHATO. É a isso que me referi quando falei pra P. que sexo relaxa. Babaquice é me acusar de machista porque falei isso.

Sexo relaxa pra qualquer um, inclusive pra VOCÊ, professor.

:)



sem avatar Vitor (06/03/2011 22:10:59)   0 0
kkkkkkkkkk leio o Omelete há anos e nunca tinha parado para ler os comentários... vou ter que confessar, é o melhor do site!
obrigado pelas risadas pessoal! hahahaha



sem avatar Tiago (06/03/2011 10:13:18)   0 0
P., você parece mesmo ter adoradores aqui e acho que isso se deve apenas a sua erudição PLÁSTICA.

Vou te dar um conselho, que certamente não vá servir de nada: deixe de colher frases prontas de grandes pensadores, deixe de pautar sua escrita rebuscada pelos livros que vc leu...

Vc parece não ter pureza nenhuma nos seus comentários, parece apenas reproduzir o que aprendeu através de outro, que, por conta de sua inteligência ou criatividade, te EMPRESTOU citações que das quais vc se utiliza pra desmerecer outros que não tiveram acesso aos seus livros (ou não quiseram, claro...oe leram, mas não se ajoelharam tão

Inteligência, senso crítico, nada tem a ver com erudição e citação de grandes pensadores.

Desprenda-se desse pensamento tão miudinho e óbvio de pessoas revoltadinhas com a sociedade brasileira (ou mundana), de parecer querer vomitar em cima dos outros o que provavelmente faz mal apenas pra vc mesma.

Feliz, provavelmente vc não é. Ok, ninguém é feliz 100%, temos lá nossos momentos de felicidade. Mas por tudo que vc escreve aqui, eu diria o seguinte: SEXO RELAXA.

Experimente ver um filme relaxada, sem milhares de influências dos livros que vc leu, ou das pessoas que lhe renderam votos pra marcar na sua cabeça o que configura uma pessoa criativa ou condecorável.

Vc pra mim é uma Wikipédia perambulando a esmo, sem saber o que está fazendo ou falando.

Aliás, dizendo de uma forma mais explicativa, vc até sabe o que está falando, mas não foi vc quem pensou.

Estudar é bom, mas refletir faz bem tb,
pelo menos de vez e quando.

Vc, caso ainda não saiba, é arrogante. Tente não ser tão prepotente, falo de boa, pq parece que se vc precisar citar Rousseau pra falar sobre Bruna Surfistinha, não vai hesitar.

Bom dia...




sem avatar Thomas (06/03/2011 05:07:59)   -9 0
Talvez contrariando a maioria das criticas, eu adorei esse filme!
Com cenas que vao caracterizar a vida sexual de 99% das pessoas aki, uma atuação muito boa da Deborah Secco, cenas sensuais com certeza, mas sem cair na apelação!
Aprecio o cinema brasileiro em tudo! Não é a volta da pornoxanxada, nem o pior dos filmes!
O arco de mudança de "amadora" pra "fodona" e "acabada" acontece meio rapido (principalmente nas duas ultimas)
Mas o filme é otimo entretenimento e supera mts titulos Brasileiros pra enxer a cueca e com efeitos toscos (Oi NOSSO LAR)
Entao a catarse suburbana brasileira da classe mediana está presente nessa pelicula! (Oi Marcelo hessel aaahuaUaahU)



Marcelo Marcelo (05/03/2011 21:00:08)   1 0
Aretha,

Tem um filme não tão recente, "Inverno de Sangue em Veneza" (Don't Look Now) de 1973. Suspense de primeira linha, sobre um casal que viaja para Veneza e acaba sendo atormentado pelo possível espírito de sua filha morta recentemente. A fotografia é impecável e o fim do filme é inesquecível.



Cassiano Cassiano (05/03/2011 20:20:18)   20 0
Aretha,

Menina veneno é?
Humm

Indico " O Silêncio do Lago " & " Linha Mortal ".

Abraços.
Eu li sim, sou rápido!



sem avatar patrick (05/03/2011 19:11:38)   1 0
Aretha
Digo um q reassisti ontem, antigo, várias vezes reprisado, porém raro hoje em dia:

SOB O DOMÍNIO DO MEDO (Straw dogs)

não é um suspense tradicional, mas de tensão crescente... ainda to impressionado



Marcelo Marcelo (05/03/2011 08:44:10)   1 0
Patrick,

Aceito demais! Mas que sejam bons filmes! :)



LFB LFB (05/03/2011 04:58:20)   0 0
10 Razôes para ignorar o tal fime da Bruna Surfistinha.


1o- Ela só ficou famosa porque escrevia sua vida de prostituta (ou garota de programa) num blog… como dezenas faziam na época.

2o- Como todo blogueiro mentia e roubava posts das outra dezena de putas bloguentas. sem dar créditos.

3o- Bruna Surfistinha nunca foi um primor de beleza e quem viu suas atuações nos filmes que ela fez por cache de “500 merreis”(declaração feita no Programa do Jô), viu que alem de não ser lá essa coisas mandava mal na cama. Confiram aqui. Ela pode até rivalizar com Rita cadillac com uma das piores atrizes pornôs dos ultimmos tempos.

4o- Antes desse filme veio um livro, com titulo e todo roteiro escrito pela editora… Para quem quem via os erros de português dela (fora os post roubados) sabe que ela não seria capas de de escrever 140 caracteres . Engraçado que esse livro bem mandrake foi um sucesso com o publico feminino… com aquele mito da mulher dar em casa pro homem não buscar fora. Tão real como as sessão “Cartas” da antiga ELE & ELA.

5o- De tantas putas bloguentas Bruna, muito da meia boca, se destacou porque fez um programa com um cara da midia muito broxa que resolveu pagar o programa escrevendo sobre ela…

6o- Quem faz o papel dela é a Débora secco. Uma atriz muito bonita(ao contrario da Bruna), porém meia boca, que usa as mesmas expressões e atuação de sempre desde a época de confissões de adolescente. Débora parace sempre interpretar o mesmo personagem, só muda o nome e a novela. Pra quem viu uma Marilia Pera interpretanto uma prostitua em Pixote, dá até vergonha chamar Débora de atriz.

7o- O filme nada mais é que a continuação de um livro mentiroso, que veio de um blog mentiroso que foi promovido pela imprensa carioca querendo duas coisas: “Glamourisar” a vida de garota de programa e principalmente DIZER QUE MENINAS DE CLASSE MÉDIA SE PROSTITUAM PRA MANTER PADRÃO DE VIDA. Bruna era pobre mesmo, não de classe média. Resquícios da Capitu do Manoel carlos.

8o- Pior de tudo isso é saber que essa ideia é velha. Deviam pagar direitos autorais pra família do escritor mineiro Roberto Drummond , autor de HILDA FURACÃO.

9o- Se a desculpa é ver as cenas da Débora Secco pelada… basta ver as playboys dela… Ela fazendo a Bruna. nem precisa ir no cinema. Já está disponivel na net AQUI E AQUI … segundo contaram uma história falsa, feita por um roteirista. Essa coisa de tacar atriz da Globo pelada em filme de 5a categoria já tá mais que batido… Ligue no Canal Brasil e verá do que to falando. CAPS DO VIDEO AQUI

Resumindo. O Blog dela era uma bosta, apenas mais um que foi pinçado entre tantos. Uma mentira. Bruna nem é bonita e sua atuação na cama idem. Seu livro deve ter sido editado pelo mesmo que editou PIADAS DO TIRIRICA (analfabeto que assumiu no PÂNICO , que apenas assinou o livro). Pra aumentar a mentira o filme é encenado por uma atriz de um papel só é que óbvio bonita como é tentará “glamourizar a mais antiga profissão do mundo.”

EM SUMA, UMA MENTIRA QUE AUMENTA A CADA DIA. Idiota de quem engole. Caso decida ver, vá já sabendo que é um obra de ficção.



sem avatar patrick (05/03/2011 03:48:35)   1 0
Marcelo
Tranquilo...
se sua crítica era sobre "irresponsabilidade", venhamos e convenhamos, não pareceu (basta ler no seu comentário citado, pois tal idéia não foi "tão" objetiva assim), concordamos, para de resto, ficarmos com a oportunidade dialética da uma conversa virtual sem rancores ou rusgas.

Uma última observação: sugestões de filmes vc aceita?
(brincadeira)

até uma próxima!



Publicidade
Marcelo Marcelo (04/03/2011 22:07:32)   1 0
Patrick,

Não se exalte, por favor. O meu intuito era única e exclusivamente chamar a atenção para o desleixo com a escrita. Não queria, absolutamente, discutir o filme. Portanto, também não queria atacar os argumentos de ninguém sobre o filme, usando a sua escrita ruim como "golpe sujo". Cada um pode ter a opinião que quiser e eu sou bem tolerante com isso (embora eu adore discutir sobre o filme quando acho que vale a pena). Mas, se alguém quer dar uma opinião, que escreva direito! A sua tentativa de me colocar como "alguém que comete os mesmos erros" foi tola. Eu não comentei sobre erros esporádicos que todos nós cometemos (inclusive você) e sim sobre uma escrita irresponsável, que estranhamente você parece defender. Logo, não errei na forma e nem no conteúdo.

Uma última observação: eu leio bastante, não preciso de sugestões bibliográficas.
;-)



Fabiano Fabiano (04/03/2011 22:06:47)   0 0
Não vejo nada demais nesta historia para se tornar um filme com toda essa divulgação.



Cassiano Cassiano (04/03/2011 21:08:49)   20 0
Meu amigo, ja apagaram 5 dos meus comentários. E não tinha ofensa nenhuma.

PS: Aretha, eu li, relaxa.




Sherman Sherman (04/03/2011 20:52:39)   0 0
@Cassiano

rsrss...Você nunca será "bombardeado"(que exagero seu), pq o Omelete está apagando os comentários, ao menos os meus sim, impossibilitando-me de fazer uma saudosa contestação.



Cassiano Cassiano (04/03/2011 19:15:12)   20 0
SE SER UM IDEALISTA É SER ALIENADO, TENHO PENA DAQUELES Q NÃO TEM IDEOLOGIA NENHUMA.

E SOBRE O CAZUZA.

ERA MAIS UM BURGUÊS DANDO UMA DE REBELDE SEM CAUSA.

SEI Q VOU SER BOMBARDEADO AQUI.

MAS...



sem avatar Janete (03/02/2013 17:35:34)   0 0
Gostei! Sempre achei isso, mas como todo mundo tinha até medo de manifestar alguma coisa sobre o filme do Cazuza. (Compositor louvável), mas aquele estilo de vida autodestrutivo não é bom exemplo pra ninguém. Mas como ele teve um final muito infeliz, já serve de exemplo.
Agora, Bruna Surfistinha sendo enaltecida de uma forma tão irresponsável. Dá vergonha mesmo de ser brasileira.
Se entregar a prostituição por ser rebelde sem causa nenhuma e ainda viver uma vida desenfreada de sexo de qualquer jeito com qualquer um sem pegar nenhum corrimentozinho? faça me o favor, censura (16 ANOS) para um filme pornô? Deveriam pensar que uma adolescente dessa idade e até mais, não tem maturidade pra filtrar o que é lixo (maléfico) ou não.
Enfim, Bruna surfistinha é um filme apelativo que só serve pra aqueles casais cujo homem precisa de estímulo vendo uma mulher bonita pelada e fazendo caras e bocas pra funcionar na cama.
Concordo com alguém que disse que há histórias de prostitutas que realmente não tiveram opção, foi pra não morrer de fome, ou pra sustentar um filho ou até muitos outros casos dramáticos.
Existem exemplos belíssimos de vida pessoas muito altruístas, mas preferem perder tempo e dinheiro com esse tipo de lixo!


Cassiano Cassiano (04/03/2011 19:01:58)   20 0
Ô Mediocracia
Muito Zorro e nenhum Sargento Garcia
Francamente
Há muito já não somos como já fomos:
Todos iguais
Iguais aos poucos que ainda andam
Iguais a tantos que andam loucos
Iguais a loucos que ainda andam
Iguais a santos que andam loucos de satisfação



Pedro Paulo Pedro Paulo (04/03/2011 13:56:52)   114 0
Eu ia até comentar direito, mas perdi a linha de raciocínio com a discussão pseudo-Marxista que ta tendo aqui.



Sherman Sherman (04/03/2011 13:41:56)   0 0
@P.

Na boa, quando o Omelete divulgou o slogan"Entretenimento levado a sério", é para efeitos de marketing, e não para você levar absolutamente a sério, a ponto de estar aí sendo soberba, com a ridicula pretensão de superioridade com os demais comentadores.

Outra, não utilize mais esse conceito "Ideologia alienadora", tipico de "leiturinhas" da literatura brasileira(Machado de Assis que o diga). Saiba que toda ideologia é alienante, então não cometa essas redundâncias.

Ademais, esse seu esforço de relatar sobre os alienados que assistem a tv globo, só mostra o quão você é soberba. Talvez, mais aprisionada do que eles...

Todas as pessoas, sem exceção são alienadas, uns em maior grau, outros não, salvo o caso de você ser uma niilista radical anarquista (que eu duvido), uma vez que você se quer se identifica...(quanta infantilidade)

Meu conselho: Respeite os outros, pois se você leu alguns livrinhos, continue lendo, sabendo que existe um outro saber tão importante quanto as leituras, que é a Phronesis... Isso, vai lá pesquisar na Wikipedia...

Por fim, mostre seu nome e rosto, não tenha medo de "apanhar" nos debates, estar em anonimato só mostra o quão desprezivel você é...




Tony Tony (04/03/2011 11:03:39)   13 0
eu sempre achei a tal bruna surf. uma idiota... uma geisy arruda da vida... q ganhou uma fama que nao merecia...

mas enfim, fez o blog, saiu o livro, fez sucesso... td bem, entendo o motivo.

Mas esse filme começou completamente com o pé esquerdo. A bruna real é feia, bem ogra mesmo... colocarem uma mulher bonita fazendo o papel dela ja mostra q o filme foi feito pra ganhar dinheiro e nada mais....
e transformar a personagem em vitima (o dó) em todas as situaçoes já é demais tb...

Nao me interesso nem um pouco pra ver esse lixo...



Bruna Bruna (04/03/2011 09:44:42)   42 0
Tô com o @Heverton nessa.
Quer criticar a Globo? Vai, mas essa crítica não pode estar relacionada a esse filme.
Independente de ser global ou não, o filme pode ser bom sim (não que eu tenha gostado desse, mas não é a raspa do lixo do vizinho, não). Pessoal tem que parar de ficar relacionando duas coisas e começar a ter senso crítico para opinar corretamente e com justiça sem ficar procurando desculpas para detonar uma película por motivos torpes.



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.