Filmes

Notícia

Caixa Dois

Chega aos cinemas adaptação da peça de Juca de Oliveira

05.04.2007, às 14H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H23

Depois que Antônia foi mal na estréia, apesar de toda a cerimônia que a Rede Globo executou com uma minissérie antes do filme, reafirmou-se o consenso de que o público médio não gosta de ver a "realidade" no cinema, na linha já-basta-o-noticiário. Caixa Dois parte de um ponto semelhante - já é conhecido da audiência e nutre altas expectativas de bilheteria - mas a "realidade" estampada no filme é de outra ordem.

Adaptação da peça homônima de Juca de Oliveira para o cinema, a comédia mostra o que acontece quando o poderoso banqueiro Luiz Fernando (Fúlvio Stefanini) escolhe sua secretária Ângela (Giovanna Antonelli) como laranja para receber um cheque de 50 milhões de reais. Por um engano o dinheiro vai parar na conta de Angelina (Zezé Polessa), mãe de Henrique (Thiago Fragoso), namorado de Ângela. Angelina até devolveria o dinheiro, mas acontece que o seu marido, o caxias Roberto (Daniel Dantas), acaba de ser demitido do banco de Luiz Fernando.

1

None

Como na peça, cada personagem está ali representando um estereótipo social. A ligação entre o banqueiro ricaço, Luiz Fernando, e a professora honesta, Angelina, é personificada em Roberto, o bancário que veste a camisa. O drama de Roberto, perder o emprego e ficar sem rumo, depois de ter dedicado a vida inteiro ao banco, é o mesmo de milhões de desempregados no país. O público vai rechaçar novamente esse lastro na realidade? Improvável. Justamente porque Caixa Dois, ao contrário de Antônia, fala da classe média para a classe média.

Há uma questão crucial aí, que é a maneira como o material de Juca de Oliveira, reproduzido sem grandes mudanças pelo diretor Bruno Barreto (O Casamento de Romeu e Julieta), se adequa à visão de mundo do seu público pagante. Condena-se o banqueiro, glorifica-se a família - se no meio disso sobrar um dinheirinho para os justos, ótimo, mesmo porque roubar de ladrão não é crime. No meio do seu discurso moralizante, o teatro filmado não perde a oportunidade de louvar o jeitinho brasileiro e defender o bom malandro.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.