Assista Agora

Cidadão Kane perde o primeiro lugar na lista de melhores filmes de todos os tempos [ATUALIZADO]

A cada dez anos, a revista Sight and Sound divulga seus top 10 segundo a crítica e os diretores

Marcelo Hessel
23 de Agosto de 2012

vertigo

[Atualizado em 23/8] E enfim saem as listas individuais dos diretores. O top 100 tem muita curiosidade e uma ou outra franca bizarrice, com votos para Rocky III, Babe - O Porquinho Atrapalhado, Filhos da Esperança, Goonies, Quase Irmãos... Confira. [Atualizado]

[Atualizado em 16/8] O site oficial foi atualizado com as listas individuais dos 846 críticos, exibidores, acadêmicos e outros profissionais que votaram neste ano, além do top 250 geral de filmes. Visite. No próximo dia 22 a página será atualizada com as escolhas dos diretores. [Atualizado]

A cada dez anos, desde 1952, a revista Sight and Sound divulga sua lista dos melhores filmes de todos os tempos. E no ranking divulgado hoje pela publicação do British Film Institute, pela primeira vez, Cidadão Kane não ficou no topo.

Na lista escolhida por 846 críticos e outros profissionais, Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock, tomou o primeiro lugar - com uma margem de 34 votos de vantagem sobre o filme de estreia de Orson Welles, agora na segunda posição. Já o rol dos 358 diretores convidados tem o clássico Era Uma Vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu, como o maior de toda a história. Veja os dez mais:

Críticos:

1. Um Corpo que Cai
2. Citizen Kane
3. Era Uma Vez em Tóquio
4. A Regra do Jogo
5. Aurora
6. 2001: Uma Odisséia no Espaço
7. Rastros de Ódio
8. Man with a Movie Camera
9. A Paixão de Joana d'Arc
10.

Diretores convidados:

1. Era Uma Vez em Tóquio
=2 2001
=2 Cidadão Kane
4. 8 ½
5. Taxi Driver
6. Apocalypse Now
=7 O Poderoso Chefão
=7 Um Corpo que Cai
9. O Espelho
10. Ladrões de Bicicleta

Assista aos trailers de todos os filmes acima:

Um Corpo que cai

Cidadão Kane

Era uma vez em Tóquio

Regra do Jogo

Aurora

2001: Uma Odisséia no Espaço

Rastros de Ódio

Man with a Movie Camera

8/12

Taxi Driver

Apocalypse Now

O Poderoso Chefão

O Espelho

Ladrões de Bicicleta

A lista completa com os 50 primeiros colocados pode ser vista no site da Sight and Sound.


Compartilhar

Comentários (167)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar carlos alberto (04/12/2012 06:22:19)   0 0
1- O Rei Leão
2- Poderoso Chefao II
3- Um corpo que cai
4- Laranja Mecanica
5- Matrix
6- Casablanca
7- O leitor
8- O iluminado
9- Cidadao Kane
10-Seven

Realmente é dificil escolher só 10.



sem avatar Ze (23/08/2012 17:09:35)   -194 -1
O baixo nivel dos criticos deste site é terrivel: falar que filhos da esperança é ruim é um crime.



Lucas Rodrigues Lucas Rodrigues (23/08/2012 16:26:01)   657 0
Muitos desses filmes são muito bons, mas não sei se há o MELHOR FILME DA HISTÓRIA.

O que caracteriza um filme para ele ser o melhor da história?

Tem que ver por um lado que nem todas as pessoas aqui assistiram esses filmes, eu mesmo não assisti todos esses, assisti Apocalypse Now, Godfather, 2001 entre outros, mas será que tenho que assistir TODOS os filmes clássicos para ser um cara que ame cinema?

Às vezes um filme é o melhor para uns, mas péssimo para outros, e acredito que todos esses filmes não tiveram 100% de aprovação, mas concerteza vou procurar ver esses filmes.



Vinícius Vinícius (23/08/2012 16:15:39)   37 0
Vou deixar meu top 10 aqui:

01. 2001: A Space Odyssey
02. Schindler's List
03. The Godfather: Part II
04. Pulp Fiction
05. Fight Club
06. Before Sunset
07. The Silence of the Lambs
08. The Godfather
09. American History X
10. The Shawshank Redemption



sem avatar Thiago (23/08/2012 14:15:46)   10 0
Chamar Filhos da Esperança de bizarro é de doer.



sem avatar Santos D. (23/08/2012 13:34:13)   956 1
Eu fiquei surpreso com o fato de não ter nenhum filme do Bergman entre os dez primeiros lugares, tanto na lista dos criticos quanto na lista dos diretores.
Acho que O Sétimo Selo merecia estar entre os dez primeiros lugares em ambas as listas.



Cesar DS9 Cesar DS9 (17/08/2012 11:57:05)   422 0
A lista pode ter alteraçõe claro, mas da minha parte o 1 lugar está em boas mãos, e cito abaixo um dos motivos que achei na net.

SPOILER


Vertigo e Psycho, Hitchcock e a Psicanálise

Sara Bizarro

"Na série televisiva, "Os homens que faziam os filmes", Hitchocock disse, e cito de memória, "Os psiquiatras acreditam que se traçarmos a origem de um problema até à sua origem na infância de um individuo, resolvemos esse problema, mas eu acho que isto não é verdade"". Dervin, Daniel, Through a Freudian Lens Deeply, p. 47-48.

Hitchcock foi muitas vezes acusado de apresentar uma caricatura da psicanálise nos seus filmes. Mas, esta caricatura pode ser entendia como um comentário crítico deliberado dirigido à psicanálise. Neste ensaio vou analisar dois filmes de Hitchcock, o Vertigo e o Psycho e mostrar que eles podem ser vistos como apresentando argumentos fortes contra a psicanálise freudiana.

Nos seus primeiros textos Freud defendia a psicanálise enquanto terapia. Seguindo esta estratégia a avaliação da psicanálise seria levada a cabo olhando apenas para os seus resultados terapeuticos: se funciona-se seria uma boa terapia. Desta maneira saber se a psicanálise era uma boa teoria sobre a mente humana seria uma questão em aberto. A partir do momento em que ela se mostra como uma terapia eficaz isto seria suficiente para que possa ser justificadamente usada pelos médicos.

Mais tarde, e perante algumas falhas terapêuticas da psicanálise, a estratégia de Freud mudou. Ele passou a defender que mesmo perante essas falhas terapêuticas a psicanálise era uma boa teoria acerca da mente humana.

Os dois filmes de Hitchcock de que vou falar confrontam a psicanálise nas suas duas encarnações: enquanto terapia e enquanto teoria. À questão de saber se a psicanálise é eficaz enquanto terapia Hitchcock responde (em Vertigo - A Mulher que Viveu Duas Vezes) que não só não é eficaz como é mesmo perigosa. À questão de saber se a psicanálise é uma boa teoria acerca da mente humana Hitchcock responde (em Psycho) que a psicanálise não consegue explicar uma das coisas principais às quais se propunha - explicar os "demónios do irracional" (usando as palavras de Spellbound - A Casa Encantada).

Vertigo

O plot do filme Vertigo é, resumidamente, o seguinte: Elster quer livrar-se da sua mulher e prepara uma armadilha a Scotty (James Stewart) de forma a que este possa ser testemunha do suicídio simulado dela. Para o fazer contrata uma rapariga e transforma-a numa loira. Elster constrói uma personagem femenina, Madleine (Kim Novak) irresistível para Scotty e rodia-a de mistério e neuroses num crescendo que culmina com o suposto suicídio de Judy do qual Scotty é testemunha. Na realidade é a mulher de Elster que caí da torre da igreja e não se trata de um suicídio genuíno. Scotty, sem saber o que realmente se passou, fica tão perturbado que tem de ser internado numa instituição psiquiátrica para se recuperar do choque. Quando finalmente recupera encontra na rua uma rapariga parecida como Madleine, mas morena - Judy. Scotty transforma esta rapariga de forma a ela ficar semelhante a Madleine - pinta-lhe o cabelo de loiro, muda-lhe a roupa e a maquiagem. A semelhança entre Madleine e Judy é tão grande que Scotty começa a suspeitar que se trata da mesma pessoa. Para descobrir se é esse o caso Scotty leva Judy à mesma torre onde a cena do suicídio se passou de forma a repetir a cena anterior e descobrir a verdade -- mas desta vez a Judy=Madleine morre realmente.

Perante este plot parece que o tópico psicológico principal do Vertigo é o da "repetição compulsiva". Segundo Freud, a repetição compulsiva é a tendência para tentar "tornar reais os traumas psíquicos, para viver uma vez mais uma repetição desses traumas; se se tratar de uma relação afectiva antiga ela é revivida de uma forma semelhante com outra pessoa" (Freud: Dictionary of Psychoanalysis, p. 157). Este fenómeno da repetição compulsiva é considerado por Freud como um dos fenómenos psíquicos mais fortes da natureza humana: "Nós podemos postular que o princípio da repetição compulsiva localiza-se no inconsciente, baseia-se em actividades instintivas e provavelmente está embutido na própria natureza dos instintos - é um princípio tão poderoso que consegue derrubar o princípio do prazer, dando a algumas partes da mente o seu carácter demoníaco" (Freud: Dictionary of Psychoanalysis, p. 157).

No filme Vertigo a repetição compulsiva pode ser encontrada em várias formas. A um nível mais óbvio Scotty tenta tranformar a Judy em Madeleine (pintando-lhe o cabelo de loiro, mudando-lhe as roupas e a maquiagem) de forma a repetir uma "relação afectiva" anterior. Mas, parece muito provável que a primeira relação entre Scotty e Judy já é ela também uma repetição de uma outra relação afectiva ainda mais antiga. Talvez seja possível que, uma vez analisada a origem dessa relação, encontremos algo do tipo: a relação que Scotty tinha com a mãe, ou outra mulher presente na sua infância, adolescência ou juventude (isto explicaria a facilidade com que Elster inventa a personagem de Madleine para manipular Scotty -- provavelmente Elster casou-se com uma ex-paixão de Scotty -- quando os amigos se encontram Scotty admite não ter conheido a mulher de Elster).

Outra forma de repetição compulsiva presente em Vertigo é representada na sugestão de que a única forma de Scott curar a acrofobia (medo das alturas) é de alguma forma repetir a experiência traumática incicial que a provocou e estar numa situação de "queda eminente". Este é de facto o método terapeutico proposto pela psicanálise: não se trata apenas de recordar mas também de re-viver de alguma maneira o trauma original. De facto a estratégia da psicanálise é a de utilizar a tendência natural para a repetição compulsiva com uma finalidade terapeutica. Para levar a cabo este processo o teraputa assume o papel do objecto do trauma permitindo ao paciênte repetir todo o processo traumático num ambiente "seguro":

"O neurótico começa o seu tratamento porque acredita no seu analista, e acredita nele porque começa a ter determinados sentimentos em relação a ele. A actitude é de facto - sem meias palavras - uma atitude de enamoramento. O doente repete, ao apaixonar-se pelo analista, as experiencias psiquicas pelas quais ele passou antes; ele tranfere para o analista as atitudes psuquicas que estava dentro dele, e que estavam intimamente ligadas com a origem da sua neurose. Ele repete também o seu sistema de defesa anterior e tenta repetir todas as vicissitudes deste periodo já quase esquecido na sua relação com o analista. Desta forma ele mostra-nos o verdadeiro amago da sua vida privada; ele reprodu-la como se se estivesse a passar na altura, e não se limita a recordá-la". (Freud: Dictionary of Psychoanalysis, p.7)

Assim, nalguns tipos de neuroses, a doença e a cura são semelhantes. No filme Vertigo Hitchcock aponta para o problema no amago deste tipo de método. A repetição de experiências dolorosas pode levar a mais experiências dolorosas e não há garantia de que isso tenha algum valor terapeutico. Para além disso, se esse método for exercido fora do divã do psiquiatra as consequências podem ser desastrosas: no fim do filme a morte de Judy=Madleine representa a seriedade das consequências deste método. Scotty utiliza Madleine=Judy na tentativa de curar a sua neurose -- tanto a da acrofobia como a sua neurose amorosa e o resultado desta tentativa é a de que embora a acrofobia desapareça os problemas que ficam são muito mais sérios que a neurose original.
Isto é o oposto do que Freud prentendia quando desenvolveu o seu método psicanalítico: "A finalidade de todo o trabalho de Freud era a de ajudar as pessoas a compreenderem-se a si mesmas, de maneira que nós não fossemos guiados por forças desconhecidas, vivendo vidas de descontentamento, ou mesmo de total infelicidade, e tornando os outros também infelizes, o que também nos prejudica a nós" (Bruno Bettelheim, Freud and Man's Soul).
Até agora vimos o filme Vertigo como apontando para os problemas envolvidos na tentativa de utilização da psicanálise sem supervisionamento médico. O potencial catastrófico desse tipo de actividade está bem representado nesse filme. Mas o que dizer da psicanálise quando exercida sob o controlo de um médico? Embora o filme Vertigo não trate directamente esta utilização da psicanálise podemos olhar para a crítica que ele faz da ulitização da repetição compulsiva para curar esse mesmo problema como aplicando-se também a casos em que um médico está presente. De facto, na primeira repetição da história amorosa quando Scotty conheçe Madleine ele é muito mais "saudável" do que na segunda quando ele transforma Judy e nada garante que no futuro a obcessão de Scotty não se torne ainda mais profunda. Se isto é assim, o psicanalista está a correr um risco muito grande ao incentivar a repetição de acontecimentos traumáticos anteriores. Talvez neste ramo da medecina, tal como noutros, a solução mais inteligente é a de desistir de fazer com que os pacientes voltem à "normalidade" e em vez disso ensinar-lhes e procurar com eles formas de aproveitarem as suas "a-normalidades" de uma forma positiva. É muito provável que Hichcock sofresse também de "repetição compulsiva" e isso está patente, por exemplo, na semelhança de estilo entre os seus filmes, na fixação no campo dos filmes de suspense, no tipo de personagens que criava, etc. etc. Mas Hitchcock usou essa tendencia de uma forma artistica profutiva e isto pode ser considerado a outra "moral" do filme Vertigo - a perfeição artística do filme mostra como se pode usar um personalidade obssessiva para contruir uma obra de arte.

Psycho
Se no filme Vertigo Hitchcock questiona a validade da psicanálise enquanto terapia, no Psycho ele questiona-a enquanto teoria. Um dos principios formativos da psicanálise é o de que "não existe nenhuma distinção qualitativa entre estados de saúde e estados de neurose" ((Freud, Three Essays, Standard Edition, VII, p. 225). A psicanálise propõe uma teoria da mente humana e do seu desenvolvimento que se aplica tanto ás mentes sãs como às mentes perturbadas: "… as pessoas saudáveis têm de enfrenrar as mesmas dificuldades no controlo da libido - só que têm mais sucesso do que as não saudáveis" (idem).
Uma das formas principais de controlar a libido acontece quando a criança ultrapassa o chamado complexo de Édipo. O rapaz começa o seu desenvolvimento infantil tendo uma relação muito próxima da sua mãe. Depois, por ter medo da castração por parte do pai o rapaz ultrapassa a sua relação amorosa com a mãe e faz parelha com o pai passando a líbido a ser focada fora da família num contexto cultural mais alargado. A maior parte das neuroses são o resultado de uma falha em ultrapassar o complexo de Édipo, mas todas os rapazes passam pelas mesmas fases. Nas raparigas o medo da castração não existe, por isso não existe a principal motivação para ultrapassar o complexo de Édipo e elas mantêm-se mais tempo neste nível de desenvolvimento: "a rapariga só abandona esta fase muito mais tarde, e mesmo nessa altura de uma forma apenas parcial" (Freud: A Dictionary of Psychoanalysis, p. 130-131).
No filme Psycho Hitchcock apresenta um exemplo de um rapaz que não foi capaz de ultrapassar o seu complexo de Édipo. Norman Bates, o dono do Motel, é um exemplo de um rapaz que não teve oportunidade de ultrapassar o complexo de Édipo visto que o seu pai morreu quando ele era uma criança não podendo incutir o nelo o medo da castração. Por esse motivo ele teria ficado extremamente ligado à sua mãe de tal forma que quando ela arranjou um namorado Norman acabou por matá-los aos dois. Depois desse assassinato Bates transforma-se num serial killer. Assim, se a história do complexo de Édipo é uma representação verdadeira da mente humana, este caso seria um exemplo do pior resultado possível causado por um complexo de Édipo não resolvido.
O comentário de Hitchcock a este cenário psicanalitico é subtil, mas muito relevante. Quando o psiquiatra explica as causas do comportamento do Norman Bates referindo a ligação muito forte que este tinha com a mãe, algo na explicação soa errado. O que está errado com a explicação do psiquiatra é precisamente que esta história do complexo de édipo não explica o comportamento de Norman Bates: muitas crianças cresceram com pais ausentes e com mães que encontram novos parceiros e não se tornam por isso assassinos. À questão de saber porque é que Norman Bates matou a mãe o psiquiatra responde que "ele já era muito perturdado". Mas porque é que ele era tão perturbado? Porque o pai não estava presente para o ajudar a ultrapassar o complexo de Édipo? De novo, este cenário do pai ausente é comum e não dá origem a assassinos (senão todas as mulheres o seriam). Como é que a psicanálise explica então o caso Norman Bates?
Convém recordar de novo que uma das finalidades da psicanálise é a de não postular "nenhuma distinção qualitativa entre condições de saúde mental e condições neuróticas". Assim sendo o comportamento do Norman Bates teria de ser explicado apelando a quebras no desenvolvimento pelo qual todas as pessoas passam. No entanto, os acontecimentos da vida de Bates, embora trágicos, não são suficientes para construir uma explicação destas. O monologo do psiquiatra e a última imagem do Norman Bates assumindo a personalidade de mãe são uma forma visual de sublinhar este paradoxo psicanalítico.

Podemos então concluir que os filmes Vertigo e Psycho sugerem duas críticas importante à psicanálise: o Vertigo critica-a enquanto terapia e o Psycho enquanto teoria. É interessante notar que Hitchcock apresenta estas críticas utilizando o próprio contexto psicanalítico na construção dos dois filmes. De facto, a melhor forma de criticar uma teoria é encontrando dificuldades inerentes à prórpia teoria, assumindo a sua validade e olhando para as suas consequências. Se encontramos consequências absurdas ou não explicadas pela teoria, então algo indica que estamos perante uma má teoria.

É interessante notar também que no final dos dois filmes analisados a psicanálise é comparada como aquilo aa que ela se propunha a substituir: o tratamento da natureza humana fornecido pela religião (principalmente pela religião cristã): "Freud era optimista pensando que a psicanálise iria um dia substituir a religião na regulação da parte moral das nossas vidas. Freud pensava que a civisisação tinha de ultrapassar a adoração infantil pelo Deus pai" Jefferey B. Abramson, Liberation and its Limits, The Moral and Political Thought of Freud, p. 99
A tentativa de ultrapassar a religião tinha a melhor das intenções por parte de Freud - ele queria libertar as pessoas da actitude relogiosa que ele pensava estar a destruir a vida delas. Hitchcock, atravez de dois detalhes no fim dos dois filmes, põe em causa os sucesso da psicanálise enquanto substituindo a religião. No filme Vertigo aparece uma fereira na torre de onde Judy cai que lança o comentário final: "Deus tende piedade de nós" (God have mercy).

No Psycho durante o monologo do psiquiatra está no fundo, na parede, um candeiro com uma forma semelhante a um crufixo, sugerindo que a explicação cristã que utiliza conceito como Bem e Mal, Deus e o Diabo, não foi satisfactóriamente substutuída pela explicação pseudo-científica do psiquiatra. No plano seguinte Hitchcock posiciona o psiquiatra por baixo do candeiro de forma a sugerir uma figura diabólica. Desta forma Hitchcock questiona o sucesso do discurso do psiquiatra enquanto substituição do discurso religioso.





Raul Raul (16/08/2012 22:03:05)   2206 1
Os 5 que acho melhores, levando em conta preferência por estilo.

- Clube da Luta
- A Outra História Americana (Filme super subestimado. Muitos nunca assistiram)
- O Poderoso Chefão
- Scarface
- Taxi Driver (You talking to me? - FODA)

Sou novo e tenho muito o que ver ainda. Pra ter uma ideia, nunca assisti o 1° atual colocado, Um Corpo que Cai. Daí você tira.

Mas a verdade é que se você for fazer uma lista no limpo, dos mais inteligentes e tal, sempre terá alguns desses nomes: Apocalipse Now, Cidadão Kane, 2011.. enfim, não muda muito.


sem avatar wastim (23/08/2012 13:12:35)   25 0
Clube da Luta para mim e classico . O Poderoso Chefão e melhor trilogia do cinema.

Lucas Rodrigues Lucas Rodrigues (23/08/2012 16:19:48)   657 0
O filme "bão" Clube da Luta!

Estou agora podendo expandir minha galeria de filmes, mas sua lista é muito boa Raul, tem filmes que todo cinéfilo tem que assistir.


André André (16/08/2012 20:28:30)   1282 0
Vou repetir o que escrevi outro dia: pra mim nenhum filme com menos de 10 anos de lançamento entra em lista de melhores de todos os tempos. Com 10 anos já dá pra avaliar se o filme marcou época ou foi apenas mais um a ocupar espaço nas telas.

Mas vejam só, 10 filmes lançados entre 2002 e 2011 entraram na lista:

107. A Árvore da Vida (2011)
130. Tropical Malady (2004)
155. Hidden (2004)
202. The Death of Mr Lazarescu (2005)
207. Sangue Negro (2007)
208. WALL-E (2008)
212. Tio Boonmee, que Pode Recordar Suas Vidas Passadas (2010)
215. West of the Tracks (2002)
216. A Arca Russa (2002)
237. Melancolia (2011)

E convenhamos, reduzir a história do cinema a apenas 250 produções é uma tremenda injustiça.


Hector Hector (16/08/2012 21:41:32)   752 1
Concordo.

Existem boas listas e listas interessantes... mas nenhuma lista é perfeita.

Além da dificuldade (que eu pelo menos tenho) de escolher um filme apenas para a posição de "melhor filme de todos os tempos".

É injusto é reducionista.

sem avatar wastim (23/08/2012 13:16:08)   25 1
Realmente você esta certíssimo .mais tirava Melancolia da lista colocava origem.

Lucas Lucas (23/08/2012 15:09:48)   4145 1
Legal A Árvore da Vida ter entrado, vi que muitos não gostaram do filme, mas eu pessoalmente adorei ele.

André André (23/08/2012 20:14:28)   1282 1
Ainda não vi "A Árvore da Vida", mas os críticos devem adorar o Malick, além desse 3 outros filmes dele entraram: "Cinzas do Paraíso" (126º), "Terra de Ninguém" (205º) e o único dele que vi, e que é um dos meus favoritos, "Além da Linha Vermelha" (194º). Só ficou faltando "O Novo Mundo".


Ronny Ronny (16/08/2012 20:05:04)   19 -1
o cinema nacional?

-Ainda Agarro Esta Vizinha
-A Dama da Lotação
-As Histórias que Nossas Babás não Contavam



Publicidade
Roberto Roberto (16/08/2012 19:52:11)   47 0
nenhuma lista tem "Um Estranho No Ninho"?
sacanagem


sem avatar wastim (23/08/2012 13:11:13)   25 0
dificil fazer justiça todos .mais ele merecia esta na lista.


sem avatar al (16/08/2012 14:31:29)   -59 0
Top ten:
1 -toxic avenger
2 -super xuxa contra o baixo astral
3 - os trapalhões no planalto dos macacos
4 - king kong ataca em edo
5 - dracula de andy warhol
6 - caçadores da atlântida
7 - canibal holocaust
8 - johnny mnenonic
9 - cyborg, o dragão do futuro
10 - Chinese Hercules

e o resto são apenas listas de paga-paus...



Felipe Felipe (16/08/2012 14:01:04)   98 0
Reiterando meu comentário, bem que os cozinheiros podiam fazer os seus Top 10 também neh? ..Por Favor?


sem avatar wastim (23/08/2012 13:13:45)   25 0
e melhor não com certeza borgo vai querer colocar algum filme da marvel na lista.


Noctis Noctis (16/08/2012 13:10:56)   528 0
sério cara... não tenho paciência para filme antigo!!!

será que por não ter assistido certos clássicos, eu não posso me considerar um nerd????


Pachecão Pachecão (16/08/2012 13:45:30)   68 2
Sério, cara... não existem filmes antigos. Existem bons filmes e filmes ruins. Você precsia apenas aprender a distingui-los.

Jetro Jetro (16/08/2012 13:48:52)   218 2
Vc só pode ser considerado cinéfilo se ver todos os clássicos. Comece hoje vendo algo de Eisenstein ou Kurosawa, e não fraqueje, vá até o fim de sua jornada.

Mas pra quem for fã de Michael Bay, não vai nem conseguir passar dos créditos iniciais.

Juliano Juliano (16/08/2012 13:59:26)   150 1
Eu tenho problemas com filmes de antes de 1960...

Mas não tem nada a ver, vc pode ser um nerd sem ver filmes antigos, mas acho que vc não pode se considerar um cinéfilo, já que para isso precisaria conhecer de "tudo" para ter parâmetros.

Por exemplo, numa discussão vc pode dizer que:
"A Origem é o melhor filme que eu já vi!!!"

Mas não pode dizer:
"A Origem é o melhor filme que existe!!!"

Pq vc não viu o suficiente pra afirmar isso.

Narayana (Rodrigo) Narayana (Rodrigo) (23/08/2012 15:11:08)   104 0
Vá numa livraria e compre o livro 1000 filmes para se assistir antes de morrer. Pronto.


Diego Diego (16/08/2012 12:57:30)   -1177 0
e ainda tem gente que acha vongadires, o ''melhor filme de todos os tempos''...


sem avatar wastim (23/08/2012 13:09:56)   25 -1

pessoal modista que não sabe que um bom roteiro ou grandes interpretações fala um merdas.


Hector Hector (16/08/2012 12:49:57)   752 0
Tenho sérios problemas em apontar algum filme como "número 1" de alguma lista... espcialmente quando a lista em questão é repleta de grandes filmes como esses.

Mas Um Corpo Que Cai é realmente um put@ filme e merece destaque.


Só acho uma grande omissão não terem incluído Metropolis do Fritz Lang na lista... um Clássico com C maiúsculo.



Lucas Lucas (16/08/2012 12:47:49)   4145 -1
Que isso... Não sei como O Poderoso Chefão (1 ou 2) não entrou para esta lista.


Lucas Rodrigues Lucas Rodrigues (16/08/2012 13:56:14)   657 0
Pelo menos está na lista dos diretores convidados

Lucas Lucas (16/08/2012 14:58:47)   4145 -1
Verdade, eu simplesmente amo essa trilogia (sim, até mesmo o 3). Acho que ela é uma das melhores obras do cinema de todos os tempos (ou a melhor). Sei que posso estar sendo exagerado mas eu gosto de verdade dela.

sem avatar wastim (23/08/2012 13:07:19)   25 0
o problema que excite muitos grandes filmes fazer justiça todos e difícil.


Ivan Ivan (04/08/2012 18:31:40)   -381 0
Poucos se salvam.



sem avatar vagner (04/08/2012 12:20:56)   29 0
Até hoje não me desce 0 2001: uma odisseia no espaço.
Não gostei e ai entra o fator gosto é gosto e cada um tem o seu!
Entendo quem o admire como uma obra de arte e tal mas, assisti aos trancos.
Em relação ao resto, todos com certeza tem o seu valor e peso nas obras que vemos hoje em dia.
Um exemplo: o recente Drive... vejo resquícios de um Táxi Driver e alguns a mais!
;)



Sad John Sad John (02/08/2012 16:17:23)   166 1
Os dois são filmaços e nem é preciso haver UM melhor filme.
Mas uma coisa que sempre me impressiona quando revejo Citizen Kane é o primor técnico, o estilo de filmagem, o uso das sombras. Enfim, tudo o que vejo em técnica de filmagem de grandes filmes de hoje, está presente lá.


Anderson Anderson (16/08/2012 12:54:55)   366 0
Entrei so para positivar o comentario.

O pessoal fala "filme velho e bla bla". Ninguem entende que toda a tecnica, estilo e etc estão muito bem fundamentadas nestes filmes classicos.
O que vemos hoje é só espelhos disto.


Publicidade
Raposito Raposito (02/08/2012 16:03:52)   88 0
Pessoal, boa tarde. Antes de dar a minha opinião, quero dizer que considero os filmes dessa lista como grandes obras, e que não pretendo fazer a opinião dos críticos dessa lista parecer tola. Aliás, quem sou eu para fazer isso?

Porém, uma coisa que ficou incomodando a minha cabeça sobre essa lista é que ela está demais "estadunidense". Quer dizer, cinco desses filmes são produzidos por Hollywood.

Repetindo, são grandes filmes. Porém, cadê "Metropolis", de Fritz Lang? Ou "Os sete samurais", de Akira Kurosawa? Ou, então, "Solaris", de Andrei Tarkovsky? Ou "Laranja mecânica, de Stanley Kubrick (Apesar do diretor americano, o filme é britânico)?

Como eu disse antes, essa é a minha opinião. De qualquer forma, reconheço esses filmes como grandes obras do cinema. Uma boa tarde à todos. Até mais.



Stuart Stuart (02/08/2012 15:15:01)   643 0
eu ia colocar minha lista,mas reparei como é dificil!!!!
até se for uma lista de 20 ou 30,não dá pra resumir a história do cinema nessa quantidade!



sem avatar Botelho Pinto (02/08/2012 14:38:52)   -2 0
A minha dúvida nestas listas é porque que pra ser bom, tem que ser filme antigo, não tem nada aí dos anos 80 pra frente....

Mas listas na minha opinião são besteira, só serve pra discussão mesmo.



sem avatar Rafael (02/08/2012 14:07:42)   89 2
Saudações a todos!

Ontem tava conversando aqui com \vinicius, até fizemos algumas listas. A noite, numa biritagem amistosa com amigos no boteco, comentamos de listas de filmes e tal. Sempre haverá mais injustiças do que justiças, esse foi nossa conclusão, mas o menos injustiço talvez seria dividir por gêneros.

Tava aqui meio inutil no meu almoço, esperando confirmação de job, e fui brincar de fazer listas! eheheh

Segue abaixo minha opinião.
Antes de mais nada, já vejo e sei que tem um monte de injustiças, simplesmente é dificil listar 10 filmes de cada gênero. Mesmo que seja fora de ordem de preferência.
Há também a questão de como dividir gêneros e o que define um filme em um determinado gênero. Quem tiver paciência, vai estranhar algumas mudanças de filmes em gênero. Mas o fiz, de acordo com minha opinião. Ex: De volta para o futuro, poderia ser tanto ficção, quanto comédia ou aventura. Optei por aventura...


Ficção científica:
2001
Blade Runner
Metropolis
Solaris
Alien
Gattaca
Brilho eterno de uma mente sem lembranças
Planeta dos Macacos
Star Wars
Contatos imediatos do terceito grau

Épicos:
Ben-Hur
Lawrence da Arabia
O Poderoso Chefão
O Homem que queria ser Rei
Barry Lyndon
O último imperador
Amadeus
Gladiador
Carruagens de fogo
Os Sete Samurais

Animação:
Branca de Neve
Bambi
Toy Story
Rei Leão
Procurando Nemo
Uma cilada para Roger Rabbit
Shrek
A noiva Cadáver
Akira
A bela adormecida

Musical
Cantando na Chuva
Picollino
Yellow Submarine
West Side Story
The Wall
Chicago
A noviça Rebelde
O Magico de OZ
Fantasia
Os embalos de sábado a noite

Aventura/Fantasia
Indiana Jones
Deliverance
Senhor dos Anéis
King Kong (1939)
De Volta para o Futuro
Jurassic Park
ET
O Tigre e o Dragão
Harry Potter
James Bond

Ação/Policial
Operação França
Chinatown
Duro de Matar
Trilogia Bourne
Exterminador do Futuro
Batman - Trilogia do Cavaleiro das Trevas
Fogo contra Fogo
Os Intocavéis
Cidade de Deus
A Origem

Thriller:
Psicose
Janela indiscreta
O silêncio dos inocentes
Um corpo que cai
Tubarão
Alien
O Exorcista
O bebê de Rosemary
Horas de Desespero
O iluminado

Filmes de arte/Drama:
Cidadão Kane
Encouraçado Potemkin
Taxi Driver
O Sétimo Selo
Fellini 8/12
Um estranho no ninho
Ladrões de bicicleta
Laranja Mecânica
Pulp Fiction
Um sonho de Liberdade

Guerra:
Apocalipse Now
Além da Linha Vermelha
Platoon
Glória Feita de Sangue
O Resgate do Soldado Ryan
Nascido para Matar
O Mais Longo dos Dias
O franco-atirador
O Barco
A ponte do Rio Kwai

Westerns:
Trilogia dos Dolares
Era uma vez no Oeste
Os imperdoaveis
Josey Wales
Matar ou Morrer
Rastros de Ódio
Dança com Lobos
Butch Cassidy & Sundance Kid
Onde os fracos não têem vez
No tempo das diligências

Comédias:
Luzes da Cidade
Em Busca do Ouro
O Grande Ditador
Monty Python em busca do Cálice Sagrado
Feitiço do Tempo
O incrivel Exército de Brancaleone
Noivo Neurótico, Noiva nervosa
Debi & Lóide
A General
O Grande Lebowski

Romance
Titanic
Love Story
Reds
Casablanca
...E o vento levou
A bela e a fera
Edward Mãos-de-tesoura
Dias de Paraíso
Drácula
O último dos Moicanos

Adaptações de Quadrinhos:
300
Sin City
Superman
Vingadores
Dick Tracy
Marcas da Violência
Oldboy
Watchmen
X-men
Trilogia Homem-aranha

Sequências:
O império contra-ataca
O poderoso chefão - parte 2
O Cavaleiro das Trevas
Aliens - o resgate
Indiana Jones e a Última Cruzada
O últimato Bourne
Homem-Aranha 2
Toy Story 2
Harry Potter e as Reliquias da Morte
007 contra o homem da pistola de ouro


Ainda lendo? Se tiver mais paciência, só explicar que no campo das sequências, considerei apenas UMA sequência, apenas para indicar que a sequencia foi melhor que o original.

É isso ai!
Listas de cinema sempre são estranhas, mas é sempre legal ver opiniões diferentes pra quem sabe aumentar ainda mais o número de filmes para se assistir!


Foi mal o ultra mega post!



Abs.





diego diego (02/08/2012 14:20:20)   14 0
caramba vei

sem avatar Rafael (02/08/2012 14:27:20)   89 0
diego,


Você não faz idéia do quanto fico ocioso esperando resposta de cliente na hora do almoço...
Dá pra pensar na morte da bezerra...


hahahahahahahaha


Abs.



Stuart Stuart (02/08/2012 15:11:26)   643 0
interessante a lista q vcs fizeram.
ficou mt legal,apesar de eu detestar o farnco-atirador,eu concordo!

sem avatar Rafael (02/08/2012 15:38:35)   89 0
Saudações Marcelo!

Cara, totalmente plausivel de injustiças, criticas e erros nessa lista. Nem da pra fazer uma lista de filmes tendo pretensões de ser definitiva. Eu acho que essas listas só servem pra discutir mesmo, e trocar opniões.

Concordo com o que vc disse, até positivei. Realmente, ficou faltando. Concordo se disser que ta errado essa parte.
Aliás, cade Rashomon, A noite americana, Blow-up...

Um amigo meu falou que faltou o maior clássico de todos os tempos da história da humanidade: Curtindo a vida adoidado.

Realmente, ficou faltando...imperdoavel!
Sinto-me envergonhado por essa pecado contra Ferris Buller.

eheheheh


Grande abs.

Ozir Ozir (02/08/2012 20:13:25)   1640 2
Maravilhosa lista a sua.

Muito bom gosto , todos otimos filmes.


Pode é claro ter algumas mudanças se fosse a minha lista mas está muito boa mesmo amigo Rafael.


Parabens.......



Abraços.............


Felipe Felipe (02/08/2012 12:49:39)   258 1
Acho que o melhor agumento para rebater quem acha que "Senhor dos Anéis", "Watchmen" ou sei lá que outro filme de dez anos de idade deveria estar nessa a lista é: assista primeiro todos filmes do Top 10 da Sight & Sound.

Se, depois de ver todos eles, você ainda tiver a mesma opinião, parabéns, você ganhou a discussão.



sem avatar Carlos (02/08/2012 11:33:15)   6 0
Da lista de Diretores e Críticos assisti pelo menos 5 de cada. Não todos... Pois não procurei...

Mas posso dizer que os cinco que assisti modificaram a maneira de fazer a sétima arte...

Para exemplificar:

- 2001 (para mim o maior filme de ficção científica de todos os tempos) mudou a história dos filmes de ficção científica...

- Cidadão ensinou ao mundo como deve-se utilizar uma câmera... Enquadramentos maravilhosos... Roteiro simples... Porém a maneira de contar maravilhosa... (rompendo com a sua época)...

- Vertigo re-escreve o suspense e insere
novos movimentos e utilidades para as câmeras (cena da escada é maravilhosa e da sensação de vertígio...)

Abraço!



sem avatar AdrianoL. (02/08/2012 11:30:11)   -1 0
Minha Lista:

-Gritos e Sussurros: Ingmar Bergman
-O Leopardo: Luchino Visconti
-Otelo: Orson Welles
-8 e 1/2: Federico Fellini
-Todas as Manhãs do Mundo: Alain Corneau
-2001: Stanley Kubrick
-Sonata de Outono - Ingmar Bergman
-Os Ladrões de bicicleta: Vitorio de Cicca
-Stalker - Andrei Tarkovski
-Rashomon - Akira Kurosawa



Romeu Romeu (02/08/2012 11:09:53)   97 0
Duas perguntas:

1- Que idade têm esses críticos?

2 - A quanto tempo eles não assistem um filme?


Ivan Ivan (04/08/2012 18:40:23)   -381 0
Boas perguntas. A galera aqui fica elogiando filmes que nem viram porque eles são considerados consagrados; escolhem filmes pra posar de cultos, mas é muito fácil fazer uma lista dessas, é fácil dizer que 2001, O Poderoso Chefão, Cidadão Kane estão entre os melhores filmes já feitos, é fácil falar de clássicos. São opiniões que ninguém (digo gente considerada especializada) refuta.


Reginaldo Reginaldo (02/08/2012 10:32:49)   31 0
Até hoje fico admirado com o estilo de filmagem de Cidadão Kane. Quando assisti pela primeira vez não acreditava que ele era um filme do inicio da década de 1940, seu estilo e tipos de enquadramento é ainda melhor que a maioria dos filmes atuais. Narrativa que prende e um final que me fez pensar a vida.
Crepúsculo é a fimose extirpada do cidadão Kane.



IgorLiraVox IgorLiraVox (02/08/2012 10:12:28)   1299 0
vocês tem certeza????

Que nenhum filme da.......

SAGA CREPÚSCULO.......

Não entrou nesta lista??????



Publicidade
sem avatar Bruce (02/08/2012 09:58:19)   127 1
Meu Top 10:
1 - Lawrence da Arábia, de David Lean
2 - Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa
3 - O Poderoso Chefão - parte 2, de Francis Ford Coppola
4 - Matar ou Morrer, de Fred Zinnemann
5 - Terra de Ninguém, de Terrence Malick
6 - Asas do Desejo, de Wim Wenders
7 - Ladrões de Bicicletas, de Vittorio de Sica
8 - O Oitavo Passageiro, de Ridley Scott
9 - M - o Vampiro de Dusseldorf, de Fritz Lang
10 - Morangos Silvestres, de Ingmar Bergman

(Isso sim é uma lista controversa.) :D



Marcos Marcos (02/08/2012 09:50:07)   110 1
Dessa lista um corpo que cai,Realmente é o melhor.Mas cidadão kane tambem merece estar na lista.



Maldito Kakarotto Maldito Kakarotto (02/08/2012 09:44:02)   510 1
ESKECI O LORDOFTHERINGS.
SAI ALGUM AÍ



Maldito Kakarotto Maldito Kakarotto (02/08/2012 09:35:46)   510 0
TOP 10 (DE VERDADE)
ARMAGGEDOM
TERMINATOR II
RAMBO II
ROBOCOP
INDEPENDENCE DAY
DIE HARD
STAR WARS
OS VINGADORES
BACK TO THE FUTURE(TODOS)
HIGHLANDER


Lucas Lucas (02/08/2012 10:05:16)   4145 -1
Boa hahaha


sem avatar Flávio (02/08/2012 09:19:38)   2 2
100% Merecido!

Não resta dúvida de que esse filme é o grande resumo de tudo que Hitchcock possuía de genialidade cinematográfica. Não existem filmes irretocáveis, mas em minha modesta opinião “Um Corpo que Cai” é aquele que mais se aproxima da perfeição.
- Fotografia Marcante, cores com significado psicológico;
- Trilha Sonora De Bernard Hermann que dispensa comentários;
- Direção Firme do mestre Hitchcock;
- Atuação soberba de James Stewart e Principalemente de Kim Novak (2x)
- E o Roteiro? Ahhh que história!!! E a forma magnífica como Hitchcock combina o suspense psicológico ao enredo sem igual!

Esse filme é uma obra prima e deveria pelo menos ganhar os 5 principais oscar’s tal qual aconteceu com “Um Estranho no Ninho” e “O Silêncio dos Inocentes.

Aprecio muito Cidadão Kane, O Poderoso Chefão, sou fã tbm de Blade Runner... mas não tem jeito...

Vertigo é o Cinema em mais puro estado Artístico!



Jorge Jorge (02/08/2012 09:18:31)   32 0
Se a lista aumentasse para os vinte melhores talvez entrasse "A lista de schindler" de Steven Spielberg. Acho que esse filme não deve ser ignorado.



Jetro Jetro (02/08/2012 08:43:20)   218 1
Nenhum filme do Michael Bay ? Não entendo.


Maldito Kakarotto Maldito Kakarotto (02/08/2012 09:26:21)   510 1
CARA,IA DIZER ISSO MESMO KD OS TRANSFORMERS

Roberto Roberto (02/08/2012 12:44:03)   47 0
tá falando sério?


sem avatar junior (02/08/2012 08:38:36)   12 0
Bom o unico filme que eu assistir foi um poderoso chefão, então eu não posso dizer que é bom ou ruim essa lista entretanto a certos filme ai que eu gostaria de assistir como Taxi Driver,2001 (que por sinal teve ter sido expiração para Alien o 8º Passageiro)e Cidadão Kane que até em uma musica dos racionais eles falam desse filme, não é delírio não presta atenção na musica da ponte pra cá " Agora eu quero o mundo igual cidadão kane " quem disse que cantor de rap não tem cultura kkkkkkkkkkkkkk...



fabio fabio (02/08/2012 07:10:55)   8 0
pra mim a unica lista que conta é o top 250 do imdb,com um sonho de liberdade em primeiro com quase 800 mil votos,
porque como dizem a voz do povo é a voz de deus.



sem avatar Francisco (02/08/2012 03:03:33)   259 0
TOP 10 DE FILMES A PARTIR DO ANO 2000:

1- ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ
2- O LUTADOR
3- MENINA DE OURO
4- O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
5- SIDEWAYS
6- SENHOR DOS ANÉIS III
7- BATMAN DARK KNIGHT
8- GLADIADOR
9- CISNE NEGRO
10- DESEJO E REPARAÇÃO ou SANGUE NEGRO



Publicidade
Ivan Ivan (02/08/2012 02:04:30)   -381 -2
Muito filme chato aí.


sem avatar Robertinho de Recife (02/08/2012 02:24:04)   26 0
vish mano vish... cê tá certo... esses filmes nem têm ixprusões, não têm tiro para cima, não têm porradaria, não têm frases clichês... porra mano.. o negócio é filme com pou poupou... ratatatatratatata... uopuuuuuu...powww powwww... vooooooshhhhhhhh voshhh!!!!!

Ivan Ivan (04/08/2012 18:30:32)   -381 0
A maioria desses filmes você nem assistiu e fica sendo irônico, posando de Hessel, metido a entendedor de cinema.


Ton Ton (02/08/2012 01:11:41)   89 0
Lista de melhores é realmente muito subjetivo. Cada um busca um significado particular quando vê um filme. E se a pessoa não for presa a opiniões alheias, pode ter uma visão diferente a cada vez que revê um mesmo filme. Em se tratando de filmes de arte, acho difícil eleger uma lista definitiva de melhores.

O bom dessa lista é que agora tenho mais coisa pra ver. 2001 é o primeiro.



Majin-Boo Majin-Boo (02/08/2012 00:42:55)   410 0

Minha lista dos melhores:

Curtindo a Vida Adoidado

Pulp Fiction

Akira

O Gabinete do Dr. Caligari

A Liberdade é Azul

Gang Bang Girl #14

Adeus, Minha Concubina

Qualquer um do Nolan

Mal dos Trópicos

Trapalhoes e o Magico de Oróz







sem avatar junior (02/08/2012 08:11:35)   12 1
Trapalhoes e o Magico de Oróz kkkkkkkk essa foi boa, eu acho um pouco dificio esse filme ficar entre os melhores de todos os tempos mais se pra vocé é tudo bem afinal gosto não se discute né ...


Anderson Anderson (02/08/2012 00:38:57)   366 0
Sabe porque estes filmes são bons?

Quando passar a juventude, e cansar de ver os filmes bobos e sem sentido, so com efeitos especiais e etc, talvez assistam este filmes e ver como é simples fazer cinema bom e de qualidade.

Todos otimos filmes.



sem avatar leandro (01/08/2012 23:13:27)   6 0
No youtube tbm tem o filme: A Paixão de Joana d'Arc. Cuja atuação de Renée Jeanne Falconetti chegou a ser considerada a melhor atuação feminina de todos os tempos. Creioq ue foi Pauline Kael quem disse isso.

É, foi ela mesmo:
"A renomada crítica de cinema da revista The New Yorker, Pauline Kael, considerou o trabalho de Falconetti como 'talvez a melhor interpretação de um ator já gravada em película'"

http://www.youtube.com/watch?v=77Kaabs1jAg


Yuri Yuri (02/08/2012 00:04:40)   17 0
Este filme é estupendo. Há uma versão orquestrada que potencializa a beleza desta obra de arte.

Sou fã do Dreyer. A PALAVRA (o filme que vivo assistindo) e GERTRUD são duas outras obras-primas deste gênio. Amo amo amo,


sem avatar leandro (01/08/2012 23:07:01)   6 0
Cm a melhor média (1 em um e terceiro em outra lista), o melhor filme é "Era uma vez em Tóquio".

Para aqueles que curtem laranja mecânica e et. são ótimos filmes, mas eles estão falando de mais de 100 anos de cinema. E escolhidos por quem estudou e entende o cinema (diretores e críticos).

E acho que poucos aqui assistiram à "ladrões de bicicleta" por exemplo, quanto mais aos outros citados

Ah, "Aurora" tem disponível no youtube. Não sei se ainda cotinua por lá.



Jetro Jetro (01/08/2012 22:22:12)   218 1
E outra, qualquer lista de melhores filmes de todos tempos, se não tiver E.T ou Blade Runner, não merece a mínima consideração.



Fabio Alexandre Fabio Alexandre (01/08/2012 22:15:01)   155 1
MERECIDOOOOOO...........

Acho Cidadão Kane muito chato.
Um Corpo que cai de Hitchcock é MARAVILHOSO.

Inesquecívelmente bem contado.



Jetro Jetro (01/08/2012 22:07:41)   218 1
Vc só pode ser considerado um verdadeiro cinéfilo se tiver assistido pelo menos uma vez o filme Cidadão Kane.

Mesmo que tenha dormido 8 vezes vendo esse filme chato do caralho, nunca diga que ele é chato na sua roda de amigos pseudo-intelectuais.


Gustavo Gustavo (02/08/2012 00:17:45)   99 -1
Concordo com o Eduardo.

Uma pessoa que compara ET com um Cidadão Kane nem merece consideração anyway

Jetro Jetro (02/08/2012 08:37:16)   218 1
Ë exatamente o que comentei acima: "nunca diga que ele é chato na sua roda de amigos pseudo-intelectuais".

Pô Eduardo me chamar de asno ? Cidadão tem uma história tão simples que até meu filho de 12 anos entenderia. Uma história chata e muito bem filmada.

Gustavo, só de você perder seu tempo comentando meu comentário, vc entra em contradição.


sem avatar Luis Fernando (01/08/2012 21:45:07)   -301 1
Olha a injustiça, e todos os filmes da "super obra prima" Twiligt:saga?



Publicidade

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.