438

Assista Agora

Cisne Negro | Crítica

O Lago dos Surtos de Darren Aronofsky

Érico Borgo
03 de Fevereiro de 2011

Cisne Negro

Cisne Negro

Black Swan
EUA , 2010 - 108 min.
Suspense

Direção:
Darren Aronofsky

Roteiro:
Mark Heyman, Andres Heinz, John J. McLaughlin

Elenco:
Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey, Winona Ryder, Benjamin Millepied, Ksenia Solo, Kristina Anapau

Bom
Cisne Negro
Cisne Negro
Cisne Negro

Pi mostrou a obsessão por uma ideia e a incapacidade da mente em responder questões insolúveis. Réquiem Para um Sonho lidou com abusos. Viver para sempre foi o tema de A Fonte da Vida. O coração foi o problema e a motivação de Randy "The Ram" em O Lutador. Darren Aronofsky gosta de explorar limites humanos em seus filmes.

Nesse sentido, Cisne Negro (Black Swan, 2010) dialoga com a obra do cineasta. A bailaria Nina Sayers (Natalie Portman) é movida exclusivamente pelo desejo de superação, por tornar-se a "prima ballerina" da companhia de Thomas Leroy (Vincent Cassel, um canastrão!). Em seu caminho, porém, está O Lago dos Cisnes, o balé de Tchaikovsky que Leroy pretende apresentar em montagem "crua e visceral".

Para Nina, viver Odette, o Cisne Branco, não é um problema. Ela, afinal, partilha com a personagem suas qualidades metódicas e virginais, é pura, inocente e encantadora. O desafio é a interpretação de Odile, o Cisne Negro, a encarnação da sensualidade e sedução. Se quiser estampar o cartaz da companhia, agora que a primeira bailarina anterior (Winona Ryder) foi aposentada, Nina terá que superar seus medos e, como a protagonista do balé, transformar-se.

Aronofsky usa essa superação dos limites físicos e barreiras psicológicas de maneira literal. Refém da perspectiva de Nina, o público acompanha a desintegração de sua sanidade enquanto ela enfrenta a pressão do diretor, a superproteção da mãe (Barbara Hershey) e a chegada de uma excitante bailarina concorrente (Mila Kunis).

O problema de Cisne Negro é que Aronofsky está fora de seu território seguro. Suspense é um gênero difícil e o diretor foi bem sucedido nele no passado ao restringi-lo a uma mistura de realismo com devaneios, mas sempre deixando claro ao espectador o que estava fazendo. Aqui, em que o roteiro flerta com o suspense "sobrenatural" (não é uma história de fantasmas, claro, mas segue certas linhas do gênero) e exige do público uma entrega ao desconhecido (o que está acontecendo com Nina, afinal?), ele se perde em soluções baratas, já amplamente utilizadas por outros cineastas. O resultado é um trash artístico que agrada à primeira vista, mas perde força conforme o filme amadurece na memória.

Para cada susto-mais-careta de Natalie Portman, porém, há cenas ótimas, todas focadas no que Aronofsky sabe fazer melhor: criar aflições, na tradição de A Mosca, de Cronenberg. É a pele do indicador descascando, a unha do pé caindo... cenas simples e tensas que funcionam como excelentes contrapontos à frenética cinematografia de Matthew Libatique nas rebuscadas sequências de dança.

Premiada pelo papel, Portman realmente entregou-se à interpretação de Nina. Perdeu peso, aprendeu a dançar (ainda que em vários momentos tenha sido ajudada pelas suas dublês) e tem cenas de sexo mais ousadas do que o público norte-americano está acostumado em seus "filmes de Oscar". No entanto, emocionalmente o papel é inerte. A chata insegurança da personagem se arrasta até o final, quando simplesmente já não importa mais quem será o Cisne Branco, o Negro ou o Cinza.

[ 3 OVOS, Bom ]

 

 

 

 


Compartilhar

Comentários (438)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar rosa (23/03/2012 22:38:23)   0 0
Érico
só agora li os comentários, me perdoe se não te defendi antes. Como disse, o CISNE só pode ser qualificado como PATÉTICO, o melhor adjetivo para ele!
2 OVINHOS JÁ ESTARIA DE BOM TAMANHO. nÃO, ACHO QUE NEM ISSO...



sem avatar Lise (18/03/2012 15:32:17)   0 0
A Érico Borgo

Acredito que para que um profissional esteja apto a fazer (e divulgar) a análise de uma obra de arte, qualquer que seja ela - qualquer criação que pretenda transmitir alguma coisa, esta pessoa deve conhecer o ser humano, profundamente. É claro que nunca paramos de aprender, estamos sempre nos aperfeiçoando no conhecimento de nós mesmos e dos outros, nunca estando de fato prontos, totalmente preparados. E é justamente por esta razão que, numa profissão em que esse conhecimento se faz essencial, é preciso antes de tudo humildade e cautela, dois fatores fundamentais para que o sujeito esteja aberto a novos aprendizados, sem a inflexibilidade da arrogância, ou a cegueira de um auto-conceito elevado demais. Cautela e humildade para estarmos atentos a não falar de algo que não conhecemos, de algo que intuímos estar ainda além de nossa compreensão. Nesses casos, devemos abster-nos de emitir opiniões (“na dúvida, abstém-te”), e nos esforçar em aprender. A vida nos devolve tal empenho dando-nos oportunidades de adquirir o conhecimento que buscamos.
“Mas se não sou capaz de admitir que pouco sei, que abertura posso ter a qualquer dado novo? Só posso estar aberto se estou consciente de minhas próprias limitações” - humildade. Isso leva à maturidade e à excelência naquilo que nos propusermos. Quando a vaidade fala mais alto, o orgulho de “ser inteligente” nos faz esquecer que existem coisas que ignoramos, e que às vezes pessoas que subestimamos sabem mais do que nós em determinados campos. Então podemos ter aquele impulso de desmerecer aquilo que não compreendemos: “como é que eu, com toda a minha inteligência, não captei nada demais nesse filme? Por que falam tanto? Ah, só pode ser porque o Oscar está divulgando... Bah, o filme é uma caricatura de obras que, estas sim, são realmente profundas!... um filme que frustra por ser raso demais para a minha capacidade intelectual... uma obra medíocre... um trash artístico”. Cuidado. Essa atitude me lembra aquela frase: “quem desdenha, quer comprar”.
Na verdade, parece que você queria muito ver o que tantos vêem, mas não consegue, então sua saída orgulhosa é desmerecer o filme e quem mais não compartilhe da sua visão “onisciente”. Não sente o cheiro da pretensão no ar? Não sente uma pitadinha de culpa por sentir que pode ter se precipitado falando de algo para o qual não estava preparado para falar? Já sentiu isso antes? Bem, se sim, talvez esteja na hora de você se repensar como pessoa e profissional.
A sua responsabilidade como formador de opiniões é grande. Por um orgulho ignorante, você pode bloquear o alcance de obras como esta para quantas pessoas, através de opiniões inconsistentes?
Cuidado, aqueles que se acham os profundos conhecedores de alguma coisa. O ridículo não ocorre para pessoas que têm humildade, mas parece uma praga na vida dos orgulhosos de plantão.
O filme é uma obra de valia inestimável. Não vou me alongar tecendo análises do filme. Já têm bastante por aqui, embora eu prefira a análise do Pablo Villaça. Sugiro que leiam o texto dele e aprendam um pouco, Inclusive sobre o que é realmente uma verdadeira crítica de uma verdadeira pérola do cinema.



sem avatar yo (02/03/2012 22:00:21)   0 0
O crítico quando assistiu o filme estava 'noiado' só pode kkkkkkkkkkkkkkkkkkk



sem avatar Fábio (02/03/2012 21:55:25)   2 1
O crítico Érico Borgo está coincidentemente fora de si,assim como a personagem Nina.
Ironias a parte,o filme merecia 4 ovos no mínimo,afinal foi indicado a 5 oscars incluindo o de melhor filme.Cenas ótimas e direção impecável e a trilha sonora então,foi até indicada ao Grammy.Já a fotografia então,espetacular,principalmente quando a insegura bailarina interpretada por Natalie Portman começa a enlouquecer de vez.O crítico quando assistiu o filme deveria estar no mínimo no mundo da lua.


sem avatar yo (02/03/2012 22:00:09)   0 0
O crítico quando assistiu o filme estava 'noiado' só pode kkkkkkkkkkkkkkkkkkk


sem avatar Moacyr (01/03/2012 17:53:10)   1 1
Como esse Éric Borgo conseguiu se tornar critico?
Sinceramente esse site ta rebaixando muito o nivel de criticas.
Os criticos estao baseando suas opnioes em disputas netre um filme e outro...
Pra sser um critico, vc deve ser nulo no quesito gosto.



sem avatar Walber (22/02/2012 22:42:49)   -1 0
Somente ontem assisti o aclamado Cisne Negro. Vencedor de quatro Oscar (filme, diretor, atriz e fotografia). Sou fã das críticas do Omelete, e dependendo da oportunidade não vou ao cinema sem lê-la com antecedência, porém darem apenas 3 ovos num filme excelente como esse, penso até que seria o caso de escreverem uma autocrítica da crítica.



sem avatar aline (01/02/2012 02:49:07)   0 0
Bom? Como assim? O filme é ótimo! Não entendi essa crítica. Agora, falar que é um trash já é um exagero. Quanto a atuação da Natalie, foi perfeita, não é atoa que ela ganhou o oscar. Não da pra confiar nessas criticas. O filme estava concorrendo ao oscar de melhor filme do ano. Se fosse bom, como o critico fala, nao tava na lista dos indicados. N entende nada de cinema pra criticar, ta mau heim meu filho!



sem avatar João (28/01/2012 23:57:11)   0 0
Acabei de assistir no Telecine Premium,e até agora sinto a adrenalina...com certeza um dos melhores filmes que eu já vi!
E tudo o que ela queria erá ser perfeita...
5 OVOS



sem avatar Marcello (16/01/2012 04:52:01)   33 0
Olha, nunca me imaginei vendo filme de balé. E pra minha surpresa, fazia tempo que eu não via um filme TÃO tenso e que me deixasse tão confuso (no bom sentido), porque me senti imerso na loucura da personagem e teve um ponto do filme que era difícil saber o quer era loucura e realidade. E a cada cena de impacto, meu estômago parecia que se comportava como se eu tivesse num elevador descendo mto rápido. A Natalie tá absurda nesse filme.

Esses 3 ovos são um absurdo, by the way.



sem avatar Elton (14/01/2012 18:16:57)   0 0
Adorei o filme, Natalie Portman, foi muto feliz no papel da conturbada Bailarina ,Nina, o filme é pautado na constante tensão psicologica da protagonista, em busca reconhecimento profissional, que leva ao ápice da loucura, apesar de ficção uma bela filme a faz referencia a realidade, quando ser humano torna um projeto de vida, em obsessão.



Publicidade
Osnir Osnir (11/01/2012 12:06:15)   -1 1
Tecnicamente o filme é perfeito, tudo está no lugar. Enredo, roteiro, atuações, fotografia...tudo da melhor qualidade. Porém não costumo julgar um filme por esses critérios, até porque não tenho formação em cinema. Sendo assim, o único critério que uso para qualificar um filme é se gostei ou não gostei e "Cisne Negro" é um dos que eu NÃO GOSTEI.
Diante de todas as críticas positivas e prêmios que o filme ganhou, achei que devo assistir novamente para uma contraprova, mas enquanto não o faço minha opinião é a de que o filme é chato e cansativo, independente de suas qualidades técnicas que o levaram a ser tão prestigiado.
Depois de rever essa película farei um novo comentário para dar meu veredicto. Por enquanto três ovos estão de bom tamanho.



sem avatar Fábio (06/01/2012 23:57:23)   2 1
Filme com uma história super interessante e cenas bem inteligentes.Lamentável ter recebido apenas 3 ovinhos :'(



sem avatar Diego (05/01/2012 13:49:08)   0 0
Quem disse que a Nina passou o filme todo com cara de dor de barriga, precisa assistir mais 2 vezes o filme. A atuação da Natalie Portman foi P E R F E I T A .
Ela tinha que passar o sofrimento da personagem, mas com a elegância de uma bailarina. E conseguiu.



sem avatar Diego (05/01/2012 13:35:51)   0 0
O filme é incrível. O filme não é um suspense! Cisne negro é um drama denso com toques de suspense!
Foi um dos melhores filmes que vi nos últimos anos, bem melhor que filmes "clichês" holywoodianos como Homem de Ferro, Thor, Lanterna Verde, Homem Aranha...
Nina sacrificou seu lado bom, em prol do lado ruim, visando incorporar o cisne negro. Mas quanto custou, hein?!
Faz-nos pensar que não vale a pena sacrificar nosso lado puro em favor do que o mundo muitas vezes vem cobrar de nós, isto é, o lado obscuro, impuro, mau. Para que o "Cisne mau" crescesse em Nina, ela teve que sacrificar boa parte da sua personalidade, isto é, "o Cisne bom". O mal sempre termina em morte. Não vale a pena investir nele.
5 ovos pro filme.



Rebecca Rebecca (26/12/2011 14:07:40)   50 1
Um dos meus filmes favoritos!



sem avatar Víctor (21/12/2011 03:16:58)   5 2
Filme Fantástico. Um Thriller malicioso. Retratando as consequências que uma vida cheia de pressão causou à um uma jovem bailarina. Natalie Portman abusou do seu talento. Cheguei a ficar abismado na parte em que ela dança o Cisne Negro. Ela realmente Incorpora o Personagem.Claro que não é por isso que a atuação dela foi incrível. Toda atuação dela no filme foi brilhante.
Realmente uma atuação digna de um Oscar,e foi o que aconteceu.
Uma Obra Prima.



Diego Francisco Diego Francisco (28/11/2011 10:24:49)   810 0
Estava com muita expectativa para esse filme e elas foram cumpridas, sempre gostei de filmes de suspense que envolvessem alucinações e esse entrou na lista dos meus favoritos.
As alucinações da Nina foram a melhor parte do filme, e tenho que concordar que a Natalie Portman agiu como se estivesse com dor de barriga o filme inteiro (preste atenção na carinha dela), a Mila Kunis ficou muito bem como coadjuvante. O espetáculo no final do filme foi a cea mais impressionante.
Foi merecidamente indicado ao Oscar, daria 04 ovos.



sem avatar Rodrigo (22/11/2011 20:31:21)   -1 0
Filmaço! Poucas vezes saí do cinema como nesse filme! 5 ovos pro filme e zero ovos pra crítica.



Rafael Rafael (12/11/2011 19:19:38)   16 0
Natalie Portman está muito bem no papel e o roteiro, apesar de simples, foi muito bem trabalhado. Curti D+!



M.JUNIOR M.JUNIOR (27/09/2011 13:43:43)   440 3
Quem mexe com a área de Saúde entende perfeitamente partes deste filme. Esquizofrenia, bipolaridade, surto psicótico. Essa mulher passa por isso. É um mundo que ela está descobrindo e com uma mistica negra. O filme é confuso e é isso mesmo que tem que ser com alguem que está ficando doente e perdendo seu lado doce. Esse filme é muito bom.



Publicidade
Caio Caio (05/09/2011 22:10:59)   -1 1
Melhor filme que vi desde Sangue Negro.
.
O filme merece nota máxima em qualquer avaliação porque é perfeito em todos os aspectos. Foi feito com esmero por um gênio e seguido com o mesmo padrão por excelentes atuações.
.
A trama que se desenrola a partir da dualidade do personagem é muito instigante. O tema é bastante original e foi muito bem desenvolvido.
.
Esse é um daqueles raríssimos filmes que se eternizam como verdadeiras obras-primas. Injustamente não levou o Oscar, assim com Sangue Negro.



Tiago Dos Santos Tiago Dos Santos (18/06/2011 15:26:51)   -8 -1
Acabei de ver o filme e sei lá, também acho que faltou alguma coisa. Principalmente mais terror, que na minha opinião é só quase no fim do filme. A história é ótima. Uma espécie de Clube da Luta versão balé, só que sem a crítica a sociedade de consumo. As cenas de sexo são bem ousadas mesmo. Essa Mila Kunnis é uma gata. Huuuummmm na minha humilde opinião merecia uns 4 ovos.



Luisin Luisin (17/06/2011 21:48:57)   -33 2
Não dêem atenção à crítica do senhor Erico Borgo,ele somente dá 5 estrelas a filmes de Heróis( filmes esses que raramente levam indicações ao oscar,pois não têm conteúdo e são produzidos somente no intuito de lucrar)é um jovem deslumbrado,se não acreditam em mim vão ali na crítica do homem de ferro.


Samael Samael (25/07/2011 23:56:48)   19 2
A questão das estrelas é o que menos me espanta nessa lamentável crítica.
O problema maior é que o Borgo simplesmente não entendeu qual era a doença da personagem principal. Suspeito até que ele nem percebeu que havia uma doença! "Flerta com o sobrenatural"??? 1/2 ovo para essa crítica e olhe lá!

sem avatar Diego (05/01/2012 13:21:10)   0 0
Zero ovos pra essa crítica. Realmente, uma pessoa dar 4 ovos pra Homem de Ferro -filme que detestei- e 3 ovos pra Cisne Negro -um dos melhores filmes dos últimos anos- é loucura.


Carlos Carlos (13/06/2011 11:24:49)   1375 0
Consegui assistir ao filme somente ontem!

Posso dizer que Natalie Portman estava incrível em cena, a direção do Aronofsky foi impecável, a história foi interessante e o desfecho do filme foi bom, mas faltou alguma coisa...
Não sei o que eu estava esperando de Cisne Negro, mas ão fiquei totalmente satisfeito.
Reconheço o valor do filme e também reconheço que é um filme inteligente e tenso. Aronofsky mostra que é um dos melhores diretores da atualidade e que mereceu a indicação que teve ao Oscar...

Cisne Negro é ótimo, mas faltou alguma coisa para ser incrível.

Daria 4 ovos.



sem avatar André (05/06/2011 03:36:02)   1 1
Constumo falar que para saber se um filme é bom ou ruim basta terminar de assistir o filme. Filmes como Matrix, Origem, Encontrando Forrester e colocando um filme do próprio diretor, PI, fazem você ficar pensando por horas após o fim do filme. Pensamos como alguém pode criar um enredo tão espetacular, irreal, mas compatível totalmente com a realidade.
Desculpa comentar após tanto tempo da estréia do filme, mas estava com um preconceito de assistir mais um filme que fala sobre competitividade em Ballet, time de futebol, baseball etc. Uma amiga bailarina assistiu logo na estréia e falou que mostrava bem o mundo das bailarinas, a rivalidade etc, blá blá blá...É lógico que a essa altura do campeonato não foi isso que encontrei em “Cisne Negro”.
O filme tem como eixo central Nina. É óbvio!!! Mas o que poucos reparam é que o filme é somente sobre ela. Não existe cena no filme em que ela não está presente. O filme é basicamente para você entrar nela tendo a câmera sempre a seguindo, de forma mais próxima possível (parabéns aos câmeras!) para você saber como ela se sente (para isso as cenas de ilusão, devaneios ditos tolos mas extremamente necessários). Natalie entra em Nina, Nina é a Cisne Branco, mas o Cisne Negro está dentro e se manifesta através das punições, arranhamentos, mutilações que ela mesma se faz. A lição de casa de Leroy, o assédio do velho no metro, mostra que ela é meiga, inocente e que ainda não manifestou a fúria.
O filme também não é para se espantar com as cenas de lesbianismo. Assista aos filmes de mente aberta. Isso não pode espantá-lo. O que deveria se atentar mais é a idéia de que o Lago dos Cisnes está dentro da cabeça de Nina. A pressão é tamanha que faz entender que somente aquilo faz sentido na vida dela. Sua mãe, a academia, as bailarinas etc.

Sobre fazer uma crítica técnica, eu tentarei, pois não fiz aulas de teatro, não sou ator, apenas apreciador da 7ª arte:

Atuação: No começo pensava que Natalie apenas fez o seu papel, sem nada de extraordinário. Não houve mudança de comportamento, tão difícil para um ator e tão esperado pelos espectadores. Não houve, pois o filme não quer isso, já que ela não muda. Ela é assim desde o começo, com a personalidade disciplinada, meiga e inocente. O cisne negro começa a se manifestar para outras pessoas (por que para ela mesma já se manifestava) conforme sua concorrente Lily passa a se mostrar amigável a ela (entendido como ameaça). Vincent não poderia fazer uma atuação dos sonhos, ele deve ser o professor que quer fazer com que o Cisne Negro se manifeste na bailarina. Para isso é necessário exitá-la, mostrar o lado sexual do corpo e provar que ela não existe somente para ser mutilado. Barbara (mãe) também não aparece muito, se não tivesse mostrando sua face, não faria diferença (talvez fosse até melhor). Mila aparece bem no filme, a melhor coadjuvante (para isso não necessita de muito). O fato é que ela passou muito bem a idéia de que Lily era uma ameaça para Nina e que ao mesmo tempo era uma pessoa que a ajudaria muito (e ajudou nas fantasias sexuais da nossa protagonista).

Como disse anteriormente, é um filme que me fez pensar e quebrar a cabeça e muito! Isso é que faz um filme ser bom!


Caio Caio (05/09/2011 22:33:50)   -1 0
Perfeito. Concordo com tudo. O filme não tem uma só cena supérflua. Cada take dá várias informações pro desenrolar do filme. Tudo interessa e tudo está muito bem alinhado e flui com naturalidade.
.
É uma obra incrível onde sobra talento e genialidade por todos os lado, principalmente de Aronofsky.
.
O balé é apenas o pano de fundo do filme, que trata na verdade do conflito das personalidadea de Nina diante de uma situação extrema cobrança e de uma explosão emoções difíceis de digerir.
.
É um suspense-drama psicológico alucinante.


Saulo Victor Saulo Victor (22/05/2011 21:58:15)   8 0
Bem, "criticar" um filme não pode ser levado como uma receita de bolo. "5 Ovos é bom e ponto final." De jeito nenhum. Antigamente nem existia essa classificação! Foram os internautas que pediram por isso.

Quanto à parte técnica de Cisne Negro, não tenho o que falar. Impecável como todo filme do Aronofsky. Mas nesse filme eu senti falta da sensibilidade dos seus dois ultimos trabalhos (O Lutador e Fonte da Vida).

Quando o filme acabou eu pensei: Poxa, filmaço. Mas um dia depois eu já tinha "esquecido" do filme.

Quando vc assiste um filme, e ele representa muita coisa pra vc, toda vez que vc se lembra dele, vc lembra de uma cena em especial. Enquanto que em Fonte da Vida tínhamos a incrivel frase "Death is the road to awe", aqui quando lembro sempre me vem a frase: "where's my little girl? - She's gone".

Enfim, não me tocou como os trabalhos anteriores.




sem avatar Sarah (22/05/2011 07:58:28)   0 0
@Glauco você escreve muito bem!! Essa criticas às vezes (até agora para mim tem sido maioria) são muito injustas, para mim Cisne Negro é um daqueles filmes de ficar para a História, um daqueles filmes que a gente naõ esquece. Ele é um daqueles filmes que naõ foram feitos para vender, é um daqueles filmes que realmente fazem parte da "sétima arte".



Ghi Ghi (10/05/2011 20:06:43)   1 0
três ovos? as críticas aqui estão decaindo, i'm sorry.



sem avatar Alan (07/05/2011 20:18:33)   0 0
Adorei o filme. A interpretação da Natalie e a direção do Darren são o que tem de melhor.



João Luiz João Luiz (22/04/2011 01:03:26)   35 0
Fiquei mais confuso com o comentário do Gabriel Rodrigo do que quando assisti ao filme!!

Primeiro ele discorda do Érico Borgo, dá uma regulada e tal... pra no final acabar concordando?!!

Indeciso esse camarada, hein!! Entendi não!!

O filme é EXCELENTE!!! Merecia 5 Ovos com certeza!!



Publicidade
Gabriel Rodrigo Gabriel Rodrigo (08/04/2011 17:34:24)   -2 0
Érico Borgo você para mim é o melhor crítico do Omelete, porém dessa vez eu acho que você pisou um pouco na bola.

Dessa vez foi inquestionável, o filme Cisne Negro ganhou o Oscar e provavelmente pra um film ganhar um Oscar tem que ser muito bom, no mínimo 5 ovos, e o senhor simplesmente deu 3 ovos ? Ou seja, achou o filme razoável, mas ele foi simplesmente perfeito. Mesmo o filme tendo ganhado o Oscar, acho merecido 3 ovos, concordo com você, Érico



sem avatar Pâmela (06/04/2011 13:05:23)   0 0
Assisti ao filme e comentei com alguns amigos. Alguns amaram, outros nem tanto e alguns demoraram para entender que, na verdade, Nina sofre de esquizofrenia. Não condeno os que não se comoveram com o enredo, nem os que observam o filme pelo lado técnico. O filme me fez refletir a respeito de sonhos e conquistas, claro que não é algo que se discuta aqui, porém, se não acrescenta e nos enriquece emocionalmente, para que nos serve a arte, então?
À Natalie Portman, toda a minha reverência.



Motta Motta (05/04/2011 16:52:27)   0 0
Pra mim o filme é brilhante e merecia 5 ovos. Algumas cenas necessitam uma interpretação maior do que ver apenas o óbvio e o filme sinceramente me alegrou, pois ultimamente estava díficil ver um filme que eu realmente tenha vontade de elogiar.



sem avatar Glauco (04/04/2011 23:44:14)   2 0
Nem diria que isso é um critica, critica não ^^
Apenas o que eu realmente senti. Antes do bom e do ruim, ele foi um filme importante para mim.

E eu que agradeço por terem lido isso tudo!
(às vezes eu me empolgo mesmo)
Escrever é, para mim, um prazer.
E quando alguém aprecia(entendam: não necessariamente gostam)se torna um orgulho!
Eu que agradeço.

Beijos e abraços...



Glenda Glenda (04/04/2011 13:30:33)   15 0
Faço das palavras do Glauco as minhas, e resumo minha opinião sobre o filme dizendo que está faltando 2 ovos.



sem avatar André (02/04/2011 17:12:52)   0 0
Clauco lindas palavras! muito boas mesmo.

Kiruki e aos interessados..a primeira coisa que se deve perguntar é se a gatinha é comprometida...rs



Rachel Rachel (02/04/2011 13:16:21)   13 0
@ Kiruki, vc é uma graça. Obrigada. E @Glauco, EMBORA ENORME, li toda a sua crítica. Vc escreve muito bem, e conseguiu acalmar os corações titubeantes como o meu, que à medida que lêem críticas "injustas" se abalam.

Obrigada por suas palavras. Muito obrigada.



sem avatar Glauco (01/04/2011 01:19:12)   2 1
Qual é a diferença entre ver e assistir?
Iguais na diferença e diferentes se semelhança, ambas as formas são aceitáveis no seu sentido, mas...
Eu vejo e sou visto
Eu assisto e sou assistido

Black Swan foi um filme, para mim, como poucos...
Assisti duas vezes (com uma janela de quase um mês) para conseguir diferenciar o que eu, efetivamente, vi para o que eu assisti.
Não estou aqui para julgar ou falar da técnica/competência do filme, pois isso todos nós sabemos que o ele tem.
Entre erros e acertos (mais acertos, a meu ver) o filme soube o que e como fazer. Contrastes de luzes objetivos, figurinos como só Hollywood sabe “fazer”, uma câmera rápida e muitas vezes agressiva, espelhos (muitos espelhos). Cenários convergentes, divergentes e, muitas vezes, complicadamente simples.
Entre frases ligeiramente desconfortantes e rodopios de uma bailaria profissional, eu me perdi.
Me perdi porque eu deixei de ver, eu deixei de assistir para começar a sentir...
E não foi por caretas, caras e bocas de sustos, “choramingos”, um suposta “fragilidade chata” ou por qualquer outro motivo (para o bem ou para o mal) que eu tenha lido aqui ou em outro lugar.
Não!
Simplesmente, num dado momento, eu me perdi... Eu comecei apenas a sentir.
Demorei um mês para perceber isso, mas eu finalmente percebi.

Disseram: “É um filme que impressiona pessoas impressionáveis”
Não a vejo como uma frase errada em seu mais profundo sentido, uma vez que Black Swan é um filme, em sua plenitude, fácil de compreender. Em nenhum momento ele é difícil para se entender, para se localizar, para saber o que está acontecendo com nossa querida Nina, pois você (como bom espectador) está, realmente, vendo. No entendo, ver não é a única maneira de se assistir um filme. Sem dúvida alguma, sentir faz parte desse processo.
Sentir uma estranheza pelo a personagem. Sentir um distanciamento inicial abissal entre aquela incomoda e irritante fraqueza e o meu eu, o meu ego. Sentir um nojento e clichê zelo por uma personificada figura de um bailarina sonhadora. Sentir um certo ódio pela a figura materna. Sentir Nina a quilômetros de distância do que eu realmente sou (ou, ao menos, do que eu acho que sou e acho que seria capaz de fazer em seu lugar) e, sem o menor aviso ou gradação, sentir ela ao seu lado. Em seu determinado e desesperado ato final (literalmente) sentir ela viva com o amargo sabor da morte.
Sem compaixão foi jogado de cabeça no ato final e dramático da vida de uma pessoa. Da vida de uma pessoa com problemas (afinal, todos nós temos), com sonhos (afinal, todos nós temos), desesperado e impaciente para sua verdadeira oportunidade (afinal...).

Eu senti em uma fração de segundos, o que muitos filmes não conseguiram me mostrar.
Se o filme é uma nota, se ele é apenas bom ou ruim, não me importa. E talvez muitos (aqui ou acolá) também não deveriam se importar.
Pois, de tudo que eu senti, o que eu mais apreciei foi perceber que, muitas vezes, momentos perfeitos pedem um tom de dramaturgia Shakespeariana. Momentos perfeitos, em toda sua cretina imperfeição, perdem-se entre o Ver e o Assistir. Momentos perfeitos pedem, exigem, o mais perfeito ciclo.
Que tu nasças!
Que tu sejas!
Que tu moras!
Saibas que não podes fugir, mas não tenha medo de enfrentar.
Se todos os caminhos o levarem para o fim, que, ao menos, ele seja memorável e respeito aquilo que você foi e sempre será.



Ully Ully (31/03/2011 02:14:48)   1 1
Nunca gostei das críticas das pessoas do omelete...
Tudo bem que crítica é uma coisa bastante pessoal, mas é engraçado... 99% das pessoas que foram ver cisne negro foram com 0 expectativa e sairam de lá encantadas...
Acho que quem tem esse tipo de opinião sobre o filme não o entendeu.
"No entanto, emocionalmente o papel é inerte. A chata insegurança da personagem se arrasta até o final, quando simplesmente já não importa mais quem será o Cisne Branco, o Negro ou o Cinza."
...Acho que quem tem esse tipo de opinião sobre o filme não o entendeu...


sem avatar Diego (05/01/2012 13:40:01)   0 0
Sim, quem tem esse tipo de opinião sobre o filme, além de não ter entendido, talvez nem seja capaz de entender.


sem avatar André (29/03/2011 12:06:37)   0 0
Rachel...vai firme eu conheço esse cara e apesar de ser "bem na dele" rs é um ótimo companheiro!!

pra quem procura um homem para estabelecer convivência e troca é obvio...rs

para a curtição e coisas mais que "P" diz que se orgulha por "ser e fazer" Kiruki não é "recomendado"!

falando sério sou amigo do Kiruki e assino em baixo!!

e a propósito tb achei o Cisne Negro no mínimo 4 estrelas!!



Publicidade
Rachel Rachel (26/03/2011 14:02:51)   13 0
@Kiruki apesar de achar o seu comentário sobre as mulheres, em dado momento, misógeno, agradeço as palavras carinhosas. Rsrsrs.

Quanto a você tornar-se num Jacó só para "me preferir"... FIQUEI ENLOUQUECIDAMENTE ENVAIDECIDA. Isso não é coisa de menino dizer, é coisa de homem. Uuuuuu

Estou estudando a proposta... É malditamente tentadora by the way...



Rachel Rachel (24/03/2011 13:28:39)   13 0
@Kiruki obrigada pelo entusiasmo hahaha, mas a quê exatamente devo atribuir essa paixão repentina?




Jardel Jardel (23/03/2011 18:11:00)   6 -2
Tive o desprazer de acompanhar minha esposa a uma sala de cinema esse fim de semana para ver esse "filme".

Lixo, nada mais que isso, apelativo em cenas de sexo. As caras de Portman parecendo que está com vontade de ir ao banheiro ou está sendo cutucada por algo nas costas é de lascar.

Mereceu oscar? Sério? A japinha do A Rede Social foi bem menos forçada, merecia mais que essa atuação bisonha da Portman.

Perdi R$50.00 entre ingressos, estacionamento e comestíveis.

Não viu o filme ainda?

Fique longe, vá assistir o filme do Pelé que você ganha mais.

3 ovos para um filme desse? nem meio merece.


sem avatar rosa (23/03/2012 22:35:19)   0 0
Puxa, ainda bem que encontro uma alma inteligente neste site (fora o crítico, que até que foi benevolente com essa droga que só merece um adjetivo: PATÉTICO!


Gotsu Gotsu (21/03/2011 04:01:50)   0 0
Eu acho que a Natalie Portman até mereceu um Oscar. Gostei de ver o quanto a personagem vai ser aprofundado cada vez mas na sua obsessão. Mas pra o filme parou por ai. É angustiante ver a fragilidade e a insegurança dessa mulher e realmente tenho que concordar com uma parte da crítica: " O que está contecendo com Nina?". Ela não é drogada, suas alucinações são estranhas(provocadas por: pressão alta? remédios? álcool?)e injustificadas (a não ser pela parte do drink com droga oferecida pela sua colega). Mas enfim, eu não acho que tem crítica mais feliz ou infeliz, simplesmente cada um tem seu gosto. Todos tem o direito de achar ruim ou bom e ponto final.



Rachel Rachel (21/03/2011 00:59:54)   13 1
Lamento aos que tentam - INUTILMENTE - limitar os significados de palavras, sobretudo sem um estudo etimológico; no mínimo convincente; ao defenderem os seus pontos-de-vista.

O FILME MERECE 5 ESTRELAS.

Quanto aos ovos... Alguns deveriam procurar os seus próprios.



Mefistófeles Mefistófeles (19/03/2011 21:35:18)   6 1
A crítica é simples. O Borgo ficou com inveja de Hessel, o polêmico, e quer tomar a qualquer custo essa posição.

Lamentável, Sr. Érico.



Rachel Rachel (11/03/2011 00:59:46)   13 1
Como sempre, uma crítica que não corresponde a ideia hedionda de Aronofsky, que propôs uma viagem misteriosa e assustadoramente insana, sob a ótica de sua protagonista.
O filme é louvável, e as "soluções" de Aronofsky para os devaneios de Nina, ao contrário do que disse o crítico, são geniais e se apresentam antes das perguntas. "O que está havendo com Nina?" - Dê uma olhada no seu histórico de vida e responda você mesmo. Sua lida com a pressão é terrivelmente frágil e sua obsessão pela perfeição é tragicamente forte.

Um filme digno de sua indicação ao Oscar.

UMA OMELETE DE ATUM!



sem avatar Leonardo (08/03/2011 21:51:44)   2 0
omelete continua deixando a desejar nas criticas... o filme e sensacional! um dos melhores do ano. Natalie Portman esta otima, a musica e linda e Aronofsky confirma sua condicao de grande diretor. recomendo muito!



Luiz Luiz (08/03/2011 18:19:44)   2 0
Discordo da crítica do Érico. Na minha opinião Natalie Portman mereceu com louvor o oscar que GANHOU como melhor atriz pelo excelente filme " Cisne Negro ", dizer que a atriz fez caras e bocas, foi no mínimo uma opinião preconceituosa e machista do Borgo, sobre uma atuação tão perfeita e intensa. Ela realmente se entregou ao papel e mostrou porque mereceu a estatueta, além é claro do filme ser ótimo em outros aspectos tambem. Assistí e recomendo a todos....



Willian Willian (06/03/2011 16:39:56)   350 0
Acabei de ver o filme e achei sensacional... Como eterno adorador de Tchaikovsky e sua melhor obra, posso dizer que Natalie Portman fez um papel genial e este filme vai estar garantido na minha coleção por sua complexidade e "realidade".



Publicidade

Omeletop : cinema

None