Assista Agora

Crítica: Atividade Paranormal

Fenômeno assombra o público com baixo orçamento e estética amadora

Érico Borgo
03 de Dezembro de 2009

Atividade Paranormal

Atividade Paranormal

Paranormal Activity
EUA , 2009 - 87
Terror

Direção:
Oren Peli

Roteiro:
Oren Peli

Elenco:
Katie Featherston, Micah Sloat, Mark Fredrichs, Ashley Palmer, Amber Armstrong

Bom
Atividade Paranormal
Atividade Paranormal

Não há muito o que falar de Atividade Paranormal (Paranormal Activity) como cinema. Realizado supostamente com ínfimos 15 mil dólares, o longa-metragem mais se assemelha a um vídeo caseiro de Youtube e incorpora a câmera de baixa qualidade, a iluminação tosca e os diálogos cotidianos em sua narrativa.

Diferente de um Distrito 9 ou Cloverfield, porém, que pegam esprestado a estética home made e a incham com efeitos especiais de primeira - usando a técnica em prol do realismo -, o paupérrimo Atividade Paranormal precisou se virar como pode, basicamente com insinuações e truques de câmera e áudio. É exatamente o que outro fenômeno de público, A Bruxa de Blair, já havia feito igualzinho dez anos atrás, em 1999.

O filme de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez funcionou por ser totalmente inesperado. A criação do estreante Oren Peli funciona porque ninguém se lembra mais direito de Bruxa de Blair (ou nem viu - os adolescentes de hoje eram crianças na época). As semelhanças entre os dois filmes, afinal, são gritantes demais para que Atividade Paranormal seja alardeado como o "terror da década", como exageram alguns. Para que a novidade perca força é só perceber, lá pela metade, que toda a tensão, toda a insinuação, não chegarão a lugar algum.

De qualquer maneira, o longa tem seus méritos. Quando surge, lá pela metade, um átomo de dramaturgia, com a chegada do estudioso de fenômenos paranormais (Mark Fredrichs), a história do casal assombrado por uma entidade fica mais interessante. O sujeito, afinal, é melhor ator que Katie Featherston e Micah Sloat, que vivem as estressadas vítimas do maligno gasparzinho.

As insinuações e o formato de vídeo amador, que o diretor emprega para justificar seu parco orçamento, são interessantes também aproximar o espectador do casal e Peli é feliz ao substituir cada pirotecnia ausente com ideias razoáveis - emplacando dois ou três bons sustos no meio. Afinal, fisicamente, seu monstro, se resume a pegadas em uma camada de talco e isso fez 120 milhões de dólares só nos Estados Unidos. A Johnson & Johnson deve estar orgulhosa.

Mas o cineasta estreante não merece créditos sozinho. Quando a Paramount Pictures comprou os direitos de distribuição nos Estados Unidos reeditou o filme, adicionou cenas novas, inverteu sequências e criou um novo final, devidamente aprovado em inúmeras sessões com audiências-teste. E contou com o apadrinhamento de ninguém menos que Steven Spielberg, que encontrou tempo até para viralizar o filme, dizendo que a porta de seu quarto foi inexplicavemente trancada pela "cópia assombrada" de Atividade Paranormal.

Esse orçamento todo, obviamente, deve ter superado os miseráveis 15 mil do longa original, 10 minutos maior, exibido apenas em festivais de cinema de gênero. O filme, aliás, já circulava esses eventos desde 2007 e apesar de ter agradado os fãs, ficou muito, muito longe do alarde que recebeu depois, com o apoio da máquina hollywoodiana.

É como na própria trama: quanto mais atenção você gera para o invisível incômodo, mais poderoso ele se torna. O demônio de Atividade Paranormal não é outro senão o do marketing.

Saiba onde o filme está passando



Galeria de vídeos

Publicidade

Comentários (25)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Leandro Leandro (07/04/2014 11:10:51)   71 0
Assisti esse filme ontem,e fiquei aterrorizado.É muito mais assustador que ´Bruxa de Blair`,mas a cena que mais me deixou apavorado foi quando a entidade puxa o pé da Katie e sai arrastando ela pelo corredor da casa.É de arrepiar.5 ovos merecidos.



André Filipe André Filipe (13/06/2013 08:35:38)   1150 0
vi o filme pq meu amigo ficou enchendo o saco flando que é bom.

sinceramente,achei o filme muito fraco,a unica coisa que é realmente boa é o final do filme,que adimito fiquei assustado.

mais de resto...gostei n,n entendi o pq desse sucesso todo!!



sem avatar Rômulo (02/11/2012 16:36:04)   10 0
O filme tem mais cara daquelas reportagens feita pela Discovery que são exibida no sabado e sexta pelo canal. Os cinéfilos só começam tomam sustos após 22° dias.



sem avatar Cleber (29/09/2012 21:04:07)   0 0
O pior filme dos três, é muito fraco, e estragou a trilogia, esperava muito mais depois do que vimos nos primeiros, decepcionante!



sem avatar aline (31/01/2012 10:39:58)   0 0
eu particularmente assisti e achei muito bem feito as cenas dao total realismo...assisti o 1 e o 2 de uma vez c alguns parentes e todos acharam muito reais...fikei curiosa e keru assistir o 3!



sem avatar Ana (16/12/2011 14:46:32)   0 0
Não gostei nada desse filme, eu fui assitir achando que ia ser uma ''bomba'', que eu ia dormir pelo menos uma semana com pesadelos, mas quado terminei de assistir eu me lembro que estava quase dormindo.
Eu acho que o problema do filme são os sustos ( eu não levei nenhum ao longo de todo o filme) e os atores serem muito ruins. Além disso eu fiquei esperando o filme todo uma aparição ou pista convincente do que estava assombrado o casal, em vez disso tive que me contentar com batidas de porta e pegadas de talco. Não sei se podiam fazer melhor mas a minha nota é 3,0 de 10.
Bjss



sem avatar renato (08/09/2011 17:42:53)   34 0
não acho q seja o"terror da década",mas gostei do filme.acho legal como foi feito:com baixo orçamento,na casa do diretor,com atores não muito bons e ainda fez sucesso.O q não pode é transformar"Atividade Paranormal" em um novo "jogos mortais"



sem avatar Aires (12/04/2011 18:01:47)   0 0
Eu acho que eles estavam a fim de levantar uma grana, como não estavam a fim de trabalhar, tomaram uns tragos, deram umas pitadas e fizeram esse filme horrivel, acho que o filme do meu cachorro com pesadelo é muito mais interessante do que esse filme, eu assisti em uma sala de cinema para quase 300 pessoas, tinha dez pessoas na sala, depois de Bruxa de Blair esse foi o pior filme que eu ja assisti.

Pessimo.



Senhor Senhor (31/03/2011 19:34:07)   0 0
Corrigindo: Escrevi "Atividade Sobrenatural", mas a intenção foi "Atividade Paranormal".



Senhor Senhor (31/03/2011 19:32:42)   0 0
Câmera ruim? Quando vocês falam isso só faz lembrar os vídeos de baixa resolução do YouTube. Exigência desnecessária demais. Quando um de vocês fizer filme de terror melhor, venham aqui ridicularizar a vontade.

Gostei do filme, pois é bem diferente dos outros. Parece que o filme não demonstra intenção em nos assustar, ainda mais com a personagem Micah Sloat, sempre desafiadora e despreocupada, mesmo com provas reais de que eventos sobrenaturais estavam ocorrendo. Em outros filmes de terror, ouviríamos gritos e mais gritos escandalosos, tanto de ambas as personagens, como um convite a nos assustar, algo forçado e percebível. Nesse os gritos também estavam presente, não com tanta frequência.

Concordo que esperava mais do filme, porém, gostei de “Atividade Sobrenatural” porque parecia tentar fugir ao máximo dos clichês comuns de filmes de terror.



Publicidade
sem avatar Mikhael (19/03/2011 15:54:25)   -42 0
Daqui há 30 anos quando tiver se tornado um classico trash,eu vejo,se ainda tiver paciencia



nehemias nehemias (17/02/2011 17:15:46)   -1 0
Quem teve alguma experiência parecida, sabe. Quem não tem ideia, talvez nao seja atingido com o efeito que o filme quer. É aterrador e fica na sua mente.

É muito pessoal.



sem avatar Kléber (25/01/2011 22:03:38)   0 0
A idéia é boa mas o filme em si é horrível. Atuações horrorosas e efeitos idem. O citado filme Bruxa de Blair é superior por conta do elenco.



Osnir Osnir (06/01/2011 10:17:26)   -1 0
O filme perdeu a graça pois não há mais aquela duvida de que poderia ser real. Além disso eles escolheram o pior final para dar proseguimento. Francamente...um espirito que torce o pescoço dos outros igual ao Chuck norris, arremeçando pessoas nas cameras...ficou muito forçado, talvéz pudesse dar um caldo melhor se não tivessem divulgado finais alternativos para o primeiro e optassem por prosseguir a partir do outro final onde ela é morta pela polícia. Vale conferir e tirar suas próprias conclusões.



GLAUCO GLAUCO (12/12/2010 00:36:45)   0 0
Filem que mexe com seus nervos e deixa vc ligado na tela já merece o mérito de ser um bomm filme.Esse me deixou grudado, de luzes apagadas e cm muito medo de sair do lugar....



sem avatar Hillo Augusto (21/08/2010 18:25:14)   3 0
Nossa, os atores deste filme são muito ruins. A cena que demonstra isso é o 'uau' dela depois em que ele mostra o vídeo da porta se mexendo.



Dennis Dennis (19/08/2010 21:41:42)   1 0
o Borgo se preocupou só em dizer quais os truques de camera q o filme usou que ele ja conhece... grande coisa Borgo, o filme foi feito com um orçamento do tamanho do seu salario (:P)

Mas pra mim o erro do filme é querer explicar as coisas la do meio pro final... pra mim o filme é feito pra ter impacto, nao pra criar historia, etc etc... mas eh normal para um filme teen dos EUA... uma pena, pois se nao fosse isso, eu daria nota 10!



sem avatar Paldso (09/07/2010 19:21:02)   0 0
Infelizmente este casal não me conhecia... Muita coisa que aconteceu com eles aconteceu comigo... O fim seria diferênte... Só JESUS!



Diego Diego (26/06/2010 14:00:28)   0 0
Ai, gostei do filme... Não sei se é medo mas fikei meio com frio na espinha



alexandre alexandre (01/06/2010 21:41:23)   10 0
Olha, acho que Spielberg tomou bolinha, quando resolveu apadrinhar o filme...Nem minha filha de 1 ano e 8 meses se assustou...kkkkkk...



Publicidade
Chandra Chandra (23/04/2010 01:09:48)   8 0
Assisti hoje, total mistura de Bruxa de Blair com Mar Aberto.

(Pra um filme que não tinha muito do que se falar, a crítica foi grande pros padrões de érico...)



Diogo Diogo (19/04/2010 13:19:36)   0 0
durmi as 3 vezes que tentei assistir



misack misack (03/04/2010 17:41:58)   -34 0
poxa a Bruxa de blair não é real?



misack misack (02/04/2010 16:37:03)   -34 0
filme assustador meu bem!



sem avatar Wagner (29/03/2010 10:03:02)   0 0
O filme é bom sim, diferente dos outros onde mostram demônios possuindo pessoas e que no final tem o exorcismo, esse demonstra o drama de um casal que tem problemas na vida pessoal e com espíritos, de inicio eu achei que seria igual a Bruxa de Blair ou um documentário, como foi recomendado o filme, eu assisti o filme todo, Bruxa de Blair nem tentei ver o filme. Eu já assisti a vários filmes trashs, esse pode ser de baixo orçamento, diálogos simples, câmera filmadora ruim, mas o filme se baseia em um casal que quer provar a todos que estão passando por coisas sobrenaturais e que querem um cuidar do outro, o filme ficou realista por isso, afinal que casal tem condições de comprar uma câmera filmadora no nível de produções de Hollywood.
O filme é bom e vale a pena.
O melhor trashs que eu já tenha visto.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.