48

Assista Agora

Crítica: Avatar

James Cameron e o Apocalipse Na´Vi

Érico Borgo
14 de Dezembro de 2009

Avatar

Avatar

Avatar
EUA , 2009 - 162 minutos
Ação / Aventura / Ficção científica

Direção:
James Cameron

Roteiro:
James Cameron

Elenco:
Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Giovanni Ribisi

Excelente
Avatar
Avatar
Avatar
Avatar
Avatar

Quase uma década sendo criado. Mais de 400 milhões de dólares consumidos entre orçamento de produção, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e marketing. O primeiro longa-metragem de ficção do "Rei do Mundo" desde o campeão imbatível de bilheteria Titanic (1997). Tudo o que cerca Avatar (2009) é superlativo.

A história do cinema, todavia, já provou mais de uma dezena de vezes que nem tudo o que reluz é ouro (ou unobtainium, pra ficar na terminologia do filme). Grandes produções megalomaníacas despencaram perante o teste do público. Avatar, por sua vez, consegue se estabelecer como um triunfo visual e de design.

O diretor, roteirista e produtor James Cameron entrega um produto à altura de toda a expectativa criada. Pandora, o mundo alienígena que ele imaginou, respira nas telas. Cada planta, cada criatura, cada ecossistema parecem reais, como se desenvolvidos por botânicos ou geneticistas. O nível de detalhes (prepare-se para espantar mosquitos da tela) é embasbacante, impossível de ser absorvido em apenas uma visita. Já os Na´Vi, a raça inteligente do lugar, são organizados em uma sociedade que parece um amálgama de todas as grandes civilizações indígenas da Terra. Conceitos de energia e religião consagrados da ficção científica também encontram espaço importante: Pandora tem sua própria "Força", que ganha aqui uma qualidade tátil interessante através de conexões físicas - um tema, não por acaso, recorrente a todo Avatar. Já tudo o que se refere aos humanos (design, motivações, etc.) é conhecido e testado (inclusive pelo próprio Cameron em Aliens - O Resgate), equilibrando a estranheza Na´Vi.

Esse acesso narrativo é parte do pacote. A história é conhecida e os personagens, arquetípicos. Tudo entregue já pré-digerido e sem surpresas. O foco é mesmo no deslumbramento visual. Para cada diálogo clichê (você sabe que ouvirá um discurso a la Henrique V desde a bombonière) há milhares de detalhes gráficos. Nem sempre relevantes à trama, claro, mas todos importantes para o estabelecimento de Pandora como um organismo vivo.

Quando entende-se isso - e não demora muito - a ligação emocional com o mundo e seus personagens alcança algo raro no cinemão blockbuster. Cada Na´Vi, planta ou criatura duramente atingidos pela ganância do "povo do céu" são sentidos nas batalhas desse verdadeiro Apocalipse Na´Vi. Como exercício crítico, compare isso com outra fantasia high-tech recente, a de Michael Bay e seu sem-fim de robôs que caem como moscas sem qualquer relevância. A distância entre os dois filmes não poderia ser mais abissal. Vale mencionar também que Cameron conduz a ação com mão segura: acompanha cada personagem, cria cada arco em meio ao caos, e sabemos exatamente o que está acontecendo, onde e com quem. O volume absurdo de elementos em tela nunca se sobrepõe aos personagens e seus dramas, nem mesmo no colossal embate do clímax.

O investimento no 3-D estereoscópico auxilia nesse resultado. Com uma profundidade espacial jamais vista no cinema, Avatar tem espaço de sobra para destacar personagens e situações de qualquer coisa que esteja acontecendo nos outros planos. Certos quadros, aliás, são vertiginosos. Cameron sabe muito bem o que obteve e não esconde o jogo: a primeira cena do filme já foi pensada para literalmente ampliar os horizontes da plateia. Nela, Jake Sully (Sam Worthington), fuzileiro naval paraplégico, desperta de sua animação suspensa depois de cinco anos em viagem da Terra a Pandora. Do confinamento de sua cápsula, somos lançados ao interior de uma nave espacial imensa. É o jeito de Cameron dizer que chegou a hora do cinema abandonar certos confortos...

É curioso notar como o cineasta passou uma década mergulhado em seu projeto e ele surja ainda tão inovador, à frente de seu tempo. Era de se esperar que qualquer coisa que demorasse tanto para ficar pronta nascesse um tanto datada - tanto que era essa a aposta de muita gente para Avatar (inclusive a minha, confesso). No entanto, as câmeras e a tecnologia de performance criadas do zero por Cameron são tão impressionantes que é literalmente impossível distinguir o que é real do que é modelo criado por computador. As cenas em que humanos e Na´Vi dividem as telas, por exemplo, desafiam qualquer percepção. Pequenos momentos, como a mordida de Jake numa fruta alienígena, emocionam tanto quando passagens criadas para tanto - e ainda assim o filme consegue guardar sequências ainda mais impressionantes para o final (a lágrima de Neytiri é real, só pode ser!)

Mas, obviamente, nada que a tecnologia tivesse conseguido alcançar sozinha. É excepcional o trabalho de preparação de atores. Worthington convence tanto quanto paraplégico alquebrado como guerreiro falastrão. Já Zoë Saldana fala pouco em inglês carregado de sotaque - mas a tecnologia se encarrega de transferir sua interpretação de nativa orgulhosa para o corpo de pixels. Enquanto isso, o Coronel Quaritch (Stephen Lang) - que tem sua própria extensão física - já se estabelece como um dos melhores vilões do cinema recente. Os avatares estão dentro e por trás das telas e as emblemáticas conexões, sejam elas físicas ou narrativas, funcionam além das expectativas e em todos os níveis.

Com Avatar, James Cameron deixa de ser Rei de um Mundo para se tornar Deus de seu próprio planeta. Só nos resta imaginar agora o que vem a seguir...


Compartilhar

Galeria de vídeos

Comentários (48)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Laila (04/05/2012 08:38:51)   0 0
Filme excessivamente longo, chato, que não me proporcionou nada além de belos efeitos visuais.
Definitivamente não merecia 5 ovos. Talvez isso se de por ser o filme de maior bilheteria da história do cinema.E para mim só por isso será lembrado.



Joker007 Joker007 (10/03/2012 16:27:06)   199 1
É muito comedia ver as putinhas do cameron tentando defender esse filme com argumentos ultrapassados e sem sentido.

Ja da para saber todo o enredo disso logo do começo!

Sim o planeta Pandora é lindo! e toda a mitologia,fauna e flora também.Mas isso é um filme e não um documentário! Para u filme ser realmente bom precisa de um bom roteiro bem feito,e não de um que foi pego do armário das historias básicas e a unica diferença foi trocar índios/seres mágicos/samurais por índios alienígenas grandes e azuis,e floresta por planeta floresta.

Cameron só se concentrou em fazer efeitos especiais perfeitos,em criar uma nova geração de imagem.E ele conseguiu.Só isso! Avatar é apenas efeitos especiais e só! é um filme para se assistir no cinema.A história é clichê,é ultrapassada e previsível.

Putas parem de tentar defender o filme como uma obra de arte por que não é! Se fosse teria um roteiro de verdade! James cameron teve o que queria um filme com um visual único mas para isso ele precisava de um roteiro pois todo filme tem um roteiro (sério joker?),daí o cara como astuto que é ,cria o mais clichê possível,uma historia de amor e que não é possível pois é bla bla bla,e as pessoas adoram isso (a maioria mulheres,não quero ser machista nem nada mais toda mulher ama uma historia de amor clichê,quanto mais clichê melhor certo?...) E pronto,James cameron conseguiu arrecadar bilhões de dólares pois chamou a atenção de todos com efeitos nunca vistos,e o publico padrão que adora o clichê.

O legal é que em questão de minutos viram as putinhas do cameron me dando negativo e dizendo que o filme é sim uma obra de arte com seus argumentos "VC critica tanto por que não faz melhor?" "É sim uma obra de arte pois os efeitos são muitos bonitos e o planeta la é muito bonito e não é clichê não por que mimimimimimimi" "ta bom que a historia é repetitiva + é muito boa pois isso e aquilo" "A pocahontas é um desenho e avatar foi pensado bem antes e são duas coisas diferentes e mimimi"

E digo mais uma vez: James Cameron conseguiu o que queria,efeitos visuais nunca vistos.E fodasse o enrendo,em fato escolheu o que boa parte do publico adora,com o final que o publico adora mais ainda,o mocinho fica com a donzela e todo mundo fica feliz e os seres humanos malvados e gananciosos com sua tecnologia do caralho perdem para os índios com arcos e suas cavalarias voadoras.



sem avatar vava (03/01/2012 21:39:00)   1 1
Cara, os norte-americanos sabem coloni-
zar a mente das pesoas, o James Cameron fez um filme que é puro efeitos especiais e nenhum roteiro e consegue 2 bilhões, é brincadera; e ainda ganha 5 ovos.



Diego Francisco Diego Francisco (14/11/2011 12:25:10)   810 -1
Avatar, um dos melhores filmes sci-fi já criados tem lá os seus errinhos e clichês que são corrigido com maestria pelo seus efeitos especiais. Avatar abriu um novo mundo em 3D, um mundo nunca visto antes e que deve ser relembrado, dos os detalhes e criaturas de Pandora são incríveis e sensacionais.
Avatar e James Cameron foram injustiçado pelo Oscar(como um diretor que não largou um projeto em 14 anos, acompanhou a evolução da tecnologia e ajudou a projetar as Câmeras 3D perde um Oscar deste jeito?). esse filme e Batman estão na minha lista de melhores filmes da década passada e da historia do cinema.
Uma granja inteira para Avatar.



edgar edgar (20/03/2011 14:20:24)   110 1
não tem essa historia de que o filme roubou de Pocahontas blá,blá,blá...

idiotas Pocahontas o filme foi adaptado de uma historia de zilhões de anos atras...

nada se cria tudo se cópia!

tudo quanto é filme copiaram de um lugar...

o problema é que Avatar é a maior bilheteria da historia aí os imbecis invejosos falam que o filme é Clichê!
e é mais o jeito que a historia é contada é impressionante.

5 Ovos.



DDanilo DDanilo (05/03/2011 07:59:36)   -162 0
Mereceu 5 ovos!!

Aliás merecia até 10 ovos!!

Excelente filme!!!



Felipe Felipe (17/02/2011 21:59:36)   1 0
Nota máxima! MAS QUE MERDA!
Esse filme só tem efeitos visuais, no restante é medíocre.
Olha o vilão, um coronel do exército truculento. que coisa mais mal construída.
Eu sei o que vai acontecer no filme desde o primeiro minuto.. é a coisa mais imbecil...

Não acredito mesmo que isso recebeu nota máxima.. lamentável, lastimável



Vinícius Vinícius (18/10/2010 01:10:37)   27 1
Avatar tem seus momentos. Até concordo com o fato dele ser uma revolução técnica, mas, questão de gosto, prefiro filmes de baixo orçamento que me surpreendam, quando você percebe que a equipe de produção "tirou leite da pedra" com o que tinham...



Dogbert Dogbert (15/10/2010 16:17:23)   443 0
"Calma aí... está faltando a crítica de Piranha 3D (já vi, é ruim)"

Mas vem cá, 'cê achava que Piranha 3D seria BOM? O entretenimento do filme reside justamente no fato de ele ser ruim, ora bolas!



Alex Alex (15/10/2010 15:25:20)   4 0
avatar é um filme excelente mais naum precisava lança ele de novo por causa de oito minutos adicionais



Publicidade
sem avatar Pablo (15/10/2010 14:58:44)   11 0
pessoal tá esquentado heim

eu considero o avatar um filme sensacional. o fato de ter um monte de clichês no roteiro não faz dele um espetáculo menos divertido. poxa, quem vai no cinema ver avatar esperando uma obra de arte, por favor. Avatar sempre foi vendido como uma revolução cinematográfica do ponto de vista técnico. Não é um filme pra fazer rir, chorar e emocionar. É pra divertir.

A historinha de amor, de dominação de um povo, do bem/mal = preto/branco... essas coisas se repetem há centenas de anos e funcionam. Porque JC mudaria isso?

Eu fui no cinema com vontade de deixar o queixo no chão e nesse quesito o filme é um sucesso. E, talvez eu seja infantil demais, mas eu me envolvi com a história sem problema nenhum. Acho que ela cativa pela simplicidade, mesmo tratando de temas tão manjados.



sem avatar mailo (15/10/2010 12:54:45)   1 1
Minha nossa, quem vai ver esse filme de novo no cinema só por causa de 7 minutos adicionais??

Chega de Avatar!! E pior que ta tirando espaço de filmes inéditos...



Marlos Marlos (15/10/2010 11:41:14)   381 1
@Lucas É só procurar um livro de Pocahontas e pronto, você tem em mãos o roteiro de avatar =)



Lucas Lucas (15/10/2010 04:12:41)   -4 0
Poxa, Omelete! Eu quero saber a crítica da Edição Especial, mas em destaque as cenas adicionais, se vale ou não apenas ver, e não apenas dizer quais são elas.

O roteiro de Avatar deveria ser lançado em livro e traduzido pra vários idiomas. Eu compraria. Vi Avatar nos cinemas em 3d, nota 10!

Calma aí... está faltando a crítica de Pirinha 3D (já vi, é ruim).



Dalton Dalton (14/10/2010 23:31:34)   315 1
que critica horrivel po qual e 5 ovos so pels efeitos e o resto ? se fosse assim ate transformers 2 mereceria 5 ovos !



gisele gisele (22/09/2010 16:50:30)   -1 0
Nossa jack nao poderia te havido uma definição sobre cameron melhor que a sua.
Empresario cercado de profissionais querendo a mega perodução pro curriculo.
Isso ai colega.



gisele gisele (22/09/2010 16:46:40)   -1 0
E LA VAI AVATAR COM 5 OVOS.
QUANTA INCLINAÇÃO!!!!!!!!!!!



Jack Jack (29/08/2010 22:58:33)   1 0
Avatar é filme feito pra criança? sauhsuahsuhausa
Não viaja vai, defender o filme com esse argumento nem dá certo.

E, com Avatar, James Cameron provou uma coisa: ele não é diretor de cinema, ele é empresário... apenas isso.

Ponto pra ele: possui a primeira e segunda maior bilheteria da história, "é o rei do mundo" e está com quase todo seu ego alimentado. Pois faltou o Oscar de melhor filme/'direção' pra ele. A Academia fez o favor de deixá-lo na mão (pena que para premiar 'hurt locker'...).

Avatar peca em ser manjado, é um Pocahontas futurista... nada original, nada profundo, apenas uma aventurinha legalzinha filmada nas belezas de um planeta qualquer... é todo problemático!



Pedro Pedro (22/08/2010 19:58:30)   2 1
Vi Avatar tardiamente, depois de quase 2 meses em cartaz e depois de ouvir várias opiniões divididas. Aquela conversa de sempre: quem elogia fala bem de tudo, quem critica reduz o filme ao visual, como se houvesse nessa falsidade alguma compaixão para não passar a impressão em ser do-contra.

Só acho o seguinte. O visual é o q + impressiona? Pra mim, é. A trama é manjada? Pra mim, manjadíssima!

E daí? AVATAR É FILME PRA CRIANÇA!!!! A galera que xinga parece ignorar totalmente esse aspecto.

Por isso, mesmo lendo mais de 6 meses depois de publicado, eu concordo com o txt do Borgo! É isso ae! Cameron é mto bom no q faz e Avatar é mais uma prova disso. Q venha agora a versão estendida!

Flww






Jack Jack (07/08/2010 19:00:50)   1 1
Concordo com o colega aí de baixo.
E se o problema fosse somente a crítica de Avatar, suahsuhaushaushas.

Não há nada aqui nesse etxto que possa ser chamado de crítica, mas apenas de uma 'sinopse comentada', como eu costumo chamar 90% de tudo que leio nesse site e que é chamado de "crítica".

Avatar possui fundo mitológico incrível, e somente isso. Não há mais nada que possa ser agraciado aqui. NADA!
Cameron masturba-se mentalmente com efeitos especiais e domina a técnica de ação e de 'cenas grandiosas' como ninguém, e somente isso. Titanic, avatar são os mais belos exemplos disso: história e roteiro fraco e cheio de cenas manjadas com desenvolvimento chulo; aí ele coloca um romancezinho para servir de mote condutor e pronto... temos tudo aquilo que sabemos...

Funciona como beleza visual, somente!



Publicidade
Marlos Marlos (02/07/2010 21:27:21)   381 0
Independente do filme, a crítica em si está rídicula, o Érico só falou de ''pequenos detalhes'' e sobre a parte gráfica, de resto não falou nada, quando li a crítica não entendi o porque dos 5 ovos (não tinha visto o filme ainda) e agora que vi o filme minha duvida é ainda maior, COMO ESSE FILME RECEBEU 5 OVOS?? ele tem justamente o que é dito na crítica, mais é só isso, e convenhamos a crítica NÃO TEM NADA. O filme é só bom pela parte técnica e gráfica, mais de resto é rídiculo, não passa de um pocahontas com seres azuis e em um ambiente futurístico, se você é fan de cinema visual somente e não se importa com seus clichês, este é um grande filme, agora se o que te atrai é história, corra de Avatar.



sem avatar ronan (29/06/2010 21:28:36)   0 0
muito bom o filme gostei muito espero logo o avatar 2



amo amo (06/06/2010 14:36:15)   -1 0
quem nao viu eu recomendo assistir pelos efeitos visuais,porem a historia eu nao agradei muito,mas nao deixou de ser um bom filme,otimo eu nao acho nem aqui nem lá na china!!!!!!!!





RG Filmes Inc. RG Filmes Inc. (25/05/2010 16:57:29)   -1 0
Avatar (by Filmes Inc.)
O que aconteceu entre 1998 ate dezembro 2009 garanto que as listas são imensas vamos resumir então no cinema?Matrix nos deixou de boca aberta, O Sexto Sentido nos impressionou, A Trilogia Senhordos Anéis mudou o rumo dos épicos e por que não do cinema, Clube da Luta nos deu um soco no estomago, O Resgate do Soldado Ryan nos mostrou que a guerra perante os olhos de Spielberg tinha espaço no cinema, Toy Story revolucionou a animação através da Pixar, Batman o Cavalheiro das Trevas nos mostrou que a conteúdo alem das paginas de HQ e Titanic quebrou recordes de bilheteria mais de um bilhão e meio e igualou em estatuetas o épico Bem Hur com 11 de elas porem este ultimo coincidentemente marca o início de jornada de seu diretor James Cameron nesses últimos 12 anos.
Nesta linha temporal toda que apontei acima idas e vindas do cinema James Cameron que havia causado fervor em Hollywood com seu épico sobre águas se isolou, todos esperavam mais alguma maquina de fazer dinheiro J.C (que não e Jesus) começou seu projeto mais pessoal chamado Avatar sem entrar em muitos detalhes com a mídia JC começou sua jornada sobre Pandora (planeta em que se passa o longa) todos esperaram noticias novidades sobre o filme e nada era divulgado apenas que JC estava mergulhando cada vez mais de cabeça no filme e quando vinha a publico James Cameron apenas dizia que estava trabalhando em uma tecnologia e iria mudar novamente o cinema.
Os anos foram passando e alguns começaram a questionar o rei do mundo, pois o orçamento do filme já estava subindo e nada era apresentado para a mídia a Fox que bancou o projeto mesmo sem ver muita coisa com os cofres cheios graças a Titanic diziam as, mas línguas também questionavam o diretor mais alguns anos à frente chegamos a 2009 e as imagens de filmagens de Avatar começam a pipocar na internet nada que nos mostre muito e nos acalme, mas o filme estava sendo feito, pois sinceramente ate isso chegamos a questionar nos últimos anos tudo começou a mudar do meio do ano em diante quando imagens de verdade não de fundos verde com JC filmando caiam na net.
Mas ninguém via a tal mudança aquela revolução em que acreditamos que rira acontecer não era visível a olhos nus, pois JC filmou todo o filme com câmeras especiais em Imax (tecnologia inovadora só disponível em duas salas no Brasil SP e Curitiba com medidas de 14 por 21) e em 3D tudo isso somado a polemica que o custo da produção já passava dos 400 milhões não acalmava ninguém.
No segundo semestre alguns meses antes da estréia fomos apresentados ao trailer do filme e confesso a vocês que também não vi a tal inovação tecnológica comentário maldosos de que os Na`Vi(espécie que habita o planeta pandora onde se passa o filme)eram uma mistura Smurfs com Thundercats mas logo depois das criticas James se defendeu disse que filmou o filme para ser visto em 3D e em Imax que em 2D não teria o mesmo impacto e todos nos aguardamos sua s estréia 18/12.
O que temos a dizer a vocês James Cameron criou seu Star Wars,Avatar com certeza vai ser uma franquia promissora e milionária como Lucas fez com a sua James criou todo um ecossistema cada planta ,animal ou inseto tem sua importância ele criou um mundo que pode ser expandido ainda a mais em outros capítulos ele pensou em tudo nestes longos 12 anos ou mais por que ele mesmo diz que começou em pensar em Avatar antes de o Exterminador do Futuro 2 (1991) o T-1000 foi só o começo de tudo mas naquela época James Cameron sabia que n tinha recursos e nem tecnologia suficientes então depois de Titanic que abriu portas e o cofre da Fox viu que era a hora certa.
Avatar e uma ficção, mas com fundos de verdade ele não só jogou os animais na tela ele criou tudo com base de um ecossistema real tudo isso também ao assistirmos interage com a gente nos cinemas o 3D esta perfeito você se sente dentro do filme.
A historia começa com Sam Wothington (ex fuzileiro paraplégico) acordando depois de cinco anos tempo que dura sua viagem a Pandora onde seu papel e substituir seu irmão falecido e renomado cientista devido seu DNA ser compatível foi chamado às pressas para poder usar o Avatar de seu irmão na missão de se infiltrar entre os Na´vi para convencê-los a deixar o lugar onde vivem em Pandora, pois La e uma fonte de riqueza infinita de um mineral que vale mais que ouro e diamante.
Jake Sully (Sam Worthington) consegue ser aceito e se infiltrar entre os Na´vi ate ai normal o problema e quando Jake se encanta pela filosofia de vida deles e também por Neytiri(Zoë Saldana)ai começa uma disputa de um lado Jake e os Na ´vi e do outro lado Coronel Quaritch (Stephen Lang)e os humanos o filme e um espetáculo visual batalhas bem orquestradas você entende tudo que esta acontecendo ao contrario de outros filmes de ação(Tranformers 2)sim o filme convence e James nos mostra novamente que pode não ser o outro JC, mas move multidões também.
RG Filmes Inc.
Avaliação:
Filmes Inc.:9
Critca:9,5
Publico :10





Gabriel Gabriel (23/05/2010 03:30:59)   0 0
Não há o mínimo motivo pra discutir, cada um apresentou sua opinião muito bem, que isso...

Vlw!



cleiton cleiton (21/05/2010 13:24:12)   2 0
Mas não vamos entrar em discussão até pq o omelete é um site de entretenimento e não de discussões, vlw



cleiton cleiton (21/05/2010 13:20:55)   2 0
GABRIEL

eu respeito muito a sua opinião e de outros, mas eu só estava criticando pela forma de como vc e outros falaram do filme,eu acho que o filme não ruim nem um pouco mas respeito a sua opinião.

como vc disse cada um com sua opinião pra mim AVATAR foi o melhor de 2009 se pra vc não foi vc tem seus motivos para não ter gostado,vlw!!!!



Gabriel Gabriel (21/05/2010 12:56:45)   0 0
Homem de Ferro 2 arrecadando horrores nas telas e Batman é a quinta maior bilheteria da história e pra mim são filmes extremamente bons.

E aí? Sou eu o boyzinho que não gostou ou vc que não sabe criticar?

Cada um com sua opinião, mas pelo menos tenha algum embasamento né...
É só contrariar que esses caras já chamam de boyzinho...



cleiton cleiton (20/05/2010 17:57:32)   2 0
AVATAR

Eu particularmente adorei o filme sem duvida um dos melhores que ja assisti,não dou a mínima para oq esses caras falam acho que o OMELETE foi honesto e inteligente em dar 5 ovos
é sempre assim quando um filme faz sucesso e é ótimo sempre tem uns boyzinhos que criticam o filme e falam mau
O filme é excelente e bem elaborado.



Edinaldo Edinaldo (02/05/2010 17:36:58)   0 0
Pra mim....são 05 ovos com Louvor!



Publicidade
Jack Jack (30/04/2010 15:18:10)   1 0
Sempre gostei de James Cameron. Sempre gostei porque ele sempre fez filmes bons e de qualidade, nunca nada genial, nunca fez uma obra-prima, mas seus blockbusters - um tipo problemático de cinema - sempre foram entretenimento de qualidade.

Avatar não é diferente,
apesar de não ser seu melhor filme, é melhor que Titanic e, sei lá, True lies, perdendo para o Terminator, claro.

Avatar, porém, apresenta dezenas de problemas e o principal deles é a construção da trama e dos personagens.
Não há sutilezas e a força ambiental e defesa da natureza é apenas pano de fundo para a história de amor e aventura dos protagonistas,
e isso ferra o filme, que poderia ser muito bom, ótimo ou excelente e fica apenas no nível de bom cinema,

o bem é totalmente bom, o mal é totalmente mal, não há sutilezas e não há nuances,
personagens que desde a primeira aparição já estão totalmente descritos e nós já sabemos como eles serão dali pra frente,

Cameron não é um gênio e acho que o deslumbre é totalmente visual, apenas. Passado um tempo, será esquecida essa superestimação toda.
Pelo menos no 3D não há do que reclamar, não há apenas enfeites e uma vontade mórbida de brincar de jogar coisas na cara do espectador - "ah, olha, uma pedra vôou da tela" - que nem um Burton e seu Alice, mas aqui o 3D é utilzado pela trama e pela construção da realidade de Pandora,
a profundidade foi muito bem trabalhada.

Mas, para Cameron sair do posto de bom cineasta para chegar ao de grande cineasta, ele precisa aprender mais sutilezas, construir melhores personagens e conduzir tramas que não se prendam somente à aventura,

recomendo um Bergman para ele, hahaha

ainda assim, um bom filme, mas somente bom, por favor.



Gabriel Gabriel (25/04/2010 15:09:32)   0 0
E chamar os outros de burro porque não achou a história do Avatar boa e falar que o filme é o melhor porque arrecadou mais que todos é ESTUPIDEZ.

O Guerra ao Terror arrecadou 20 Milhões no mundo todo e ganhou o Oscar(e é um filme melhor).

E aí, como é que fica?



Gabriel Gabriel (25/04/2010 15:07:37)   0 0
James Cameron trabalhou no desenvolvimento de Avatar desde 1994, tendo escrito um roteiro de 114 páginas,sendo esse seu primeiro filme após Titanic."http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_%28filme%29"(aposto que nem era nascido)
oq vc queria para um filme criado nos anos 90.
mas faze oq gosto eh que nem cu nao se discute..
cara eu sou fan da trilogia do (senhor dos aneis)lord of the rings.
nunca tinha visto um filme tao bom.
apos ter visto avatar tudo mudou
pra min esse eh um dos melhores filmes dos ultimos tempos.
um misto de historia e efeitos visuais nunca visto antes amigo.
resumindo. vc nao entende nada de filme
e avatar eh nota 10.

Puta merda, nem o Borgo que deu 5 Ovos falou que o filme é excelente em história. O foco é no deslumbramento visual e só. Pô, se for elogiar alguma coisa de roteiro do Avatar, elogie a criação do mundo, os ecossistemas ali criados e os Na'Vi. Agora, falar que a trama é boa, falar que os diálogos são ótimos e os personagens inovadores, aí é demais. O filme não é ruim e tá ok ele ser o mais visto na História. Tudo o que o público quer tá nesse filme. E sim, a trama já foi usada até nos Sem Floresta.

"Ahh, mas ele fez o roteiro em 1994!"

Dança com Lobos foi feito em 1990.
Não culpo o Cameron por falta de competência ou algo parecido. Ele só é limitado. O melhor diretor limitado atualmente, o rei dos Blockbusters.

Graças a Deus o Guerra ao Terror ganhou...



marcelo marcelo (21/04/2010 11:16:17)   -1 0
revendo agora , passada a moda , grande acerto do oscar para " guerra ao terror " ...



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (15/04/2010 21:34:58)   14 0
Vendo pela segunda vez e em 2-D, o roteiro incomoda um pouco sim, mas enfim, essa geração já tem seu filme-clichê para comparações futuras.
Mas nunca me esquecerei emoção de vê-lo em 3-D na telona, pois com tamanha imersão em Pandora promovida pelo atual ápice da tecnologia cinematográfica, quem vai ficar pensando "eu já vi esse filme"? Só mesmo pessoas q ganham pra isso, e outros q pagam pra serem chatos...
JC deu seu passo definitivo (por eqto) em prol da experiência na sétima arte.



Victor Tintim Victor Tintim (14/04/2010 19:39:37)   187 0
PQP, que filme chato. O 3D da dor de cabeça, o filme é longo d+ e da sono em varios momentos... 5 ovos? Nao merece nenhum.



Raul Raul (13/04/2010 01:41:39)   -1 0
O roteiro pode não ter sido dos mais originais, mas me emocionei e mto.
Vendo a ganância do humano nesse filme, da luta dos Na'vi para proteger SUA NATUREZA e seu mundo, que no caso, representaria o nosso, que está sumindo, os animais morrendo, e ninguém fazendo nada, só na ganância,

Mto lindo, por essa msg, pelos efeitos claro, e pelos atores, valeu mtooo. Só pela bilheteria, e pelo boca a boca que esse filme gerou, nenhum Oscar paga.



Henrique Henrique (06/04/2010 21:14:06)   0 0
Virou moda falar mal de Avatar. Concordo que o roteiro é fraquissímo, mas julguem outro aspecto: a revolução visual que o filme proporcionou. Pura manifestação artística, por que não?



Frank Frank (29/03/2010 10:39:26)   120 0
O filme é bom, mas nem tanto. Impressiona pelos efeitos e pelo 3D, mas tirando isso, não sobra muita coisa. Daqui a 10 anos será igual a Titanic, ninguém aguentará mais assistir. Dou 3 ovos, no máximo 4, e diminuo-os com o passar dos anos, à medida que a tecnologia empregada for perdendo força, até restarem, provavelmente, no máximo 2 ovos.



William William (25/03/2010 11:05:59)   0 0
Só efeitos.
Ainda bem que não venceu o Oscar de melhor filme, senão teríamos uma avalanche de filmes assim, efeitos impressionantes e conteúdo medíocre.



Publicidade
sem avatar Gerardo (25/03/2010 10:22:16)   -5 0
Avatar= gibi da Image nos anos 90!!!



sem avatar Gerardo (25/03/2010 10:22:13)   -5 0
Avatar= gibi da Image nos anos 90!!!



sem avatar carlos (25/03/2010 00:27:54)   0 0
Maxmyller (19/03/2010 10:38:38) O filme é muito interessante mas o roteiro não me agradou.

Sabem aquela história do "espião" que se infiltra num determinado grupo, se envolve com eles, depois é descoberto, tratado como traidor e tem que provar que está do lado do novo grupo??

Pois é, por isso, algumas pessoas dizem que há muito clichê neste filme, pois histórias assim são muito manjadas (encontramos até em filmes como "Os sem floresta").
Temos a sensação de que J. Cameron se preoculpou apenas com os fantásticos efeitos e criatividade em inventar detalhes de outro mundo.

Pronto, falei!

CARA NAO FALA MERDA..
James Cameron trabalhou no desenvolvimento de Avatar desde 1994, tendo escrito um roteiro de 114 páginas,sendo esse seu primeiro filme após Titanic."http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_%28filme%29"(aposto que nem era nascido)
oq vc queria para um filme criado nos anos 90.
mas faze oq gosto eh que nem cu nao se discute..
cara eu sou fan da trilogia do (senhor dos aneis)lord of the rings.
nunca tinha visto um filme tao bom.
apos ter visto avatar tudo mudou
pra min esse eh um dos melhores filmes dos ultimos tempos.
um misto de historia e efeitos visuais nunca visto antes amigo.
resumindo. vc nao entende nada de filme
e avatar eh nota 10.



Jonathan Jonathan (21/03/2010 23:00:02)   2 0
Dança com Lobos+Pocahontas+ 500 milhões = Avatar. SÓ ISSO.



Júlio César Júlio César (19/03/2010 11:38:22)   -1 -1
0 ovos?! Justo! O filme é muito ruim mesmo!



sem avatar Maxmyller (19/03/2010 10:38:38)   4 0
O filme é muito interessante mas o roteiro não me agradou.

Sabem aquela história do "espião" que se infiltra num determinado grupo, se envolve com eles, depois é descoberto, tratado como traidor e tem que provar que está do lado do novo grupo??

Pois é, por isso, algumas pessoas dizem que há muito clichê neste filme, pois histórias assim são muito manjadas (encontramos até em filmes como "Os sem floresta").
Temos a sensação de que J. Cameron se preoculpou apenas com os fantásticos efeitos e criatividade em inventar detalhes de outro mundo.

Pronto, falei!



Renato Renato (17/03/2010 20:07:21)   4 0
Filme de uma carreira... Agora sim, James Cameron pode morrer feliz, por transportar o seu sonho, e possivelmente, o de milhares de pessoas como eu, que nunca esquecerão dessa realização cinematográfica que é Avatar.



G.Sully G.Sully (16/03/2010 14:34:56)   2 -1
Esse filme é o melhor, não sei onde várias pessoas enxergam ele como clichê ou fraco. Avatar ganharia todos os prêmios deste ano se não fosse por interesses políticos. Avatar e James Cameron não precisam ser premiados para mostrarem o que fizeram mundo afora
Pandora é um mundo fascinante muito longe de ser algo como aqui, quem não enxerga esta beleza de Pandora e a Perfeição deste filme com sua respectiva lição de moral pode ser chamado de ignorante e ganacioso assim como são considerados os humanos em Avatar!
(Érico os 5 ovos que você deu pro filme sumiram :P)




Omeletop : cinema

None