73

Crítica: Chico Xavier

Cinebiografia do médium brasileiro o humaniza em plena celebração de seu centenário

Mariana Bonfim
01 de Abril de 2010

Chico Xavier - O Filme

Chico Xavier - O Filme

Chico Xavier - O Filme
Brasil , 2010 - 125 min
Biografia / Drama

Direção:
Daniel Filho

Roteiro:
Marcos Bernstein

Elenco:
Matheus Costa, Angelo Antônio, Nélson Xavier, Tony Ramos, Christiane Torloni

Bom
Chico Xavier
Chico Xavier
Chico Xavier

No inicio da década de 70 um programa entrou para a história da TV brasileira. Tratava-se de Pinga Fogo da extinta TV Tupi. Transmitido ao vivo, algo inédito para a época, tinha duração prevista de 60 minutos. Mas o convidado da edição de 28 de julho de 1971 fez o programa se estender por mais de 3 horas. Estava ali presente o médium, cristão e espírita Chico Xavier sendo sabatinado por jornalistas que tentavam desmascará-lo e apontá-lo como fraude. O carisma e a perspicácia de Chico em responder as perguntas, além de efetuar a primeira psicografia transmitida em rede nacional, ajudaram ainda mais na sua mitificação.

40 anos depois, uma nova obra audiovisual se propõe a humanizar o místico Chico Xavier, estreando justamente no dia em que este completaria 100 anos. O filme Chico Xavier (2010), com roteiro baseado na biografia do jornalista Marcel Souto Maior, As Muitas Vidas de Chico Xavier, se utiliza de trechos reconstituídos do Pinga Fogo como espinha dorsal da trama. Através de flashbacks, trechos da infância em Pedro Leopoldo no interior de Minas Gerais, da descoberta do dom da psicografia na juventude e a criação da Casa da Prece em Uberaba, todos os momentos chaves da história de Chico são balanceados com seus depoimentos no Pinga Fogo. Além disso, uma trama paralela de um casal que teve seu filho morto e aguarda por uma carta psicografada do garoto pelo médium também auxilia para que a história seja contada de uma forma convincente e sem uma linearidade temporal fixa.

Segundo o diretor do longa, Daniel Filho (responsável pelas comédias sucesso de bilheteria Se Eu Fosse Você 1 e 2), o personagem mais polêmico e, consequentemente, mais difícil de ser retratado, foi Emmanuel (André Dias), o guia espiritual que apenas Chico conseguia ver. Em uma cena cuja câmera sai do topo de uma cachoeira até os ouvidos do médium, literalmente entramos na sua cabeça e passamos a enxergar Emmanuel como ele o via e descrevia: manto branco, sandálias de couro marrom, aparência jovial e séria. As melhores passagens de Chico Xavier são justamente os diálogos de alívio cômico entre ele e seu guia, incluindo uma piada sobre a bizarra peruca que Chico insistia em usar. Se os espectadores ficam em dúvida sobre a veracidade dessas situações cômicas, durante os créditos finais vemos o próprio Chico dando voz a essas engraçadas histórias.

A caracterização do protagonista é outro atrativo do longa. Interpretado por 3 atores, o menino Matheus Souza na infância, Ângelo Antônio na juventude e Nelson Xavier na maturidade, Nelson certamente é quem mais se aproxima do original. A semelhança física do ator com o médium já impressionava a todos quando Chico ainda era vivo, fato que fazia dele o único e ideal candidato ao papel. Agnóstico convicto e receoso do convite, Nelson acabou aceitando e mergulhando de tal forma na persona de Chico Xavier que até as suas convicções religiosas foram abaladas. Aliás, citando a questão religiosa, quem pensa que irá ao cinema ver um filme meramente espírita, se surpreenderá em ver o quanto a mensagem de solidariedade ao próximo do protagonista passa por qualquer tipo de religiosidade.

Ao contrário de Lula - O Filho do Brasil (2010), Chico Xavier se apresenta como uma biografia sincera, sem melodramas, desmistificando o santo e o transformando em homem. Talvez por conta disso, além do forte apelo da figura do médium, o filme poderá ter a grande bilheteria que Lula não teve. Arrastar multidões em seu entorno já era a regra quando Chico era vivo, mas todos os procuravam justamente para ouvir as vozes dos mortos. Sua própria morte parecia algo impossível, porém ele mesmo afirmava que iria deixar a terra justamente no dia em que todos os brasileiros estivessem muito felizes. Chico desencarnou em 30 de junho de 2002, quando o Brasil inteiro comemorava o penta-campeonato de futebol. Agora a cinebiografia lançada em seu centenário pode atrair o público de um país de grande veia mística, independente de uma religião pré-definida, que se sente fortemente polarizado pelos mistérios em torno das façanhas de Chico Xavier.


Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários (73)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Kako Kako (24/04/2011 01:14:36)   1 0
Filme Incrivel, bem produzido e escrito. Muito melhor que Nosso Lar, que peca muito na narrativa. Chico Xavier é um tipo de filme que deveria passar no exterior.



André André (29/12/2010 13:46:26)   20 0
Chico Xavier é um filme carismático, bem trabalho e mostra o quanto o ser humano pode ser caridoso sem esperar grandes benfícios financeiros em troca. Daniel Filho foi muito bem na direção desse filme e todos os atores e atrizes envolvidos são supreendentes. Desde as visões que Chico tinha de sua "mãinha" até as cartas psicografadas e as conversas com Emmanuel (adoro a cena do avião!), todo o filme é muito emocionante. Palmas para Nelson Xavier, Tony Ramos. Christiane Torloni, Giulia Gam e Leticia Sabatella, que deram alma a esse filme, e palmas ainda maiores para o ator mirim Matheus Costa.
Fiquei entristecido quando soube que em vez de escolherem Chico Xavier, preferiram escolher Lula, o filho do Brasil, para representar ao Brasil. Acho que foi um erro, mas sou uma pessoa marcada pelas boas lembranças que Chico Xavier sempre deixará em todos nós.



Alex Alex (01/08/2010 03:54:16)   10 0
"Daniel Filho é um ótimo diretor de cinema, e acima de tudo, um homem sensível que conhece profundamente a alma feminina. Seus trabalhos como: Primo Basílio, A Dona da História.... "

O cara falou sério ou é pegadinha do Mallandro?



sem avatar Valdeci (31/07/2010 11:48:39)   0 0
Daniel Filho é um ótimo diretor de cinema, e acima de tudo, um homem sensível que conhece profundamente a alma feminina. Seus trabalhos como: Primo Basílio, A Dona da História, A Partilha e principalmente o seriado Malu Mulher provam sua competência em retratar, com sensibilidade, o universo feminino. Ao assistir ao filme Chico Xavier dirigido por ele fiquei surpreso ao constatar sua maestria também no universo da biografia. O que poderia parecer um filme enfadonho e sem grandes surpresas emotivas tornou-se uma produção muito interessante sob vários aspectos. Claro que contar a vida do médium Chico Xavier ajudou bastante já que se trata de uma pessoa iluminada, de uma vida de bons princípios humanos e de uma bondade sincera e cativantes. Mas filmes biográficos possuem suas limitações e Daniel Filho as enfrentou com competência e brilhantismo. A única coisa que me incomodou um pouco foi aquela forma de contar a história. Talvez se o diretor tivesse optado em contar a história de forma linear (sem aqueles pulos de tempo) teria sido mais agradável de assistir. Cansou um pouco aqueles flashbacks intermináveis. De qualquer forma é um filme que teve um grande apuro na Direção de Arte, Figurinos e é claro na caracterização dos personagens.

Tony Ramos já é figurinha constante nos trabalhos dirigidos por Daniel Filho e confesso que, apesar de ser um ótimo ator, não surpreendeu já que estamos acostumados aos seus gestuais e a sua forma de interpretação. Está na hora de Daniel Filho trocar de ator ou vai parecer que estamos assistindo sempre o mesmo personagem. Sorte que ele não era imigrante. Ouvir Tony Ramos novamente com sotaque seria o fim. A história paralela de Orlando (Tony Ramos) e Glória (Christiane Torloni) que tiveram o filho morto acidentalmente por um disparo de revólver proferido por seu melhor amigo de infância deu a dimensão da humanidade de Chico Xavier ao psicografar uma mensagem de perdão ao suposto assassino. Giulia Gam como a “madrasta má” foi surpreendente e deixou marcas profundas na história e na pele do menino Chico. Ângelo Antônio perfeito como personagem título assim como Nelson Xavier em sua caracterização física de Chico Xavier no período de 59 a 75.

Enfim, para quem não conhecia a biografia do Chico Xavier vale a pena conferir esta nova produção de Daniel filho e constatar, mais uma vez, sua competência como diretor e sua sensibilidade em contar uma história.

Meu Blog: http://maisde140caracteres.wordpress.com



Heber Heber (13/05/2010 07:50:25)   0 0
Pessoal do Omelete...
Por favor tirem esses malditos ovos... rsrsrs
Eu nem lembro que existe esse negócio... só quando o pessoal começa a reclamar que penso... ovos?? rsrs

Mas falando do filme, é excelente... muito bom mesmo, e olha que fui assistir meio que obrigado, com os dois pés atrás com relação a ele. Posso dizer: vale muito a pena.

Comentando comentários:

Corrigir erros de concordância é importante sim... se não daqui a pouco as críticas vão ser escritas como alguns coméntários, por aí...

e citar trechos desconexos da Bíblia, hã... pra quê?



edgar edgar (01/05/2010 19:23:38)   105 0
gaga oh-la-la-la-la



Fernando Fernando (20/04/2010 11:57:32)   7 0
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO( NÃO SOU CRÍTICO DE CINEMA)ADOREI O FILME E ME SINTO ORGULHOSO EM SABER QUE O BRASIL NÃO ESTÁ ESQUECENDO DOS SEUS HERÓIS DE CARNE E OSSO. MAS ACHEI QUE DEVERIA TER SIDO UM POUCO MAIS EXPLORADA AS CENAS DAS "PISICOGRAFIAS" (PELA IMPORTÂNCIA DISSO NO FILME). A PARTE EM QUE ELE DÁ O RELÓGIO PARA UMA FIEL É MUITO SECA E DIRETA. DANIEL FILHO PODERIA TER MUDADO O ÂNGULO DE CENA (DANDO CLOSES, SEI LÁ)NÃO PASSOU TANTA EMOÇÃO COMO DEVERIA. A DRAMATIZAÇÃO É MUITO IMPORTANTE EM CERTAS HORAS DE UM FILME E AS TOMADAS, AS VEZES, ME PARECEM RÁPIDAS. (VEJAM O FILME DE RAY CHARLES, POR EXEMPLO, QUE NOS PASSA EMOÇÃO DOS ACONTECIMENTOS DA VIDA DELE DO ÍNICIO AO FIM). NÓS TEMOS, REALMENTE, QUE PARAR DE FAZER FILMES EM FORMATO DE NOVELAS. SE AINDA CRITICAMOS NOSSO CINEMA, É PORQUE SABEMOS DO POTENCIAL DOS BRASILEIROS E SE AINDA NÃO CHEGAMOS LÁ! (POSSO ASSIM DIZER) ESTAMOS NO CAMINHO CERTO!



sem avatar Breno (18/04/2010 21:03:25)   0 0
Interessante notar o quanto foi branda a crítica do Omelete ao Chico Xavier. Não que o filme mereça ser apedrejado -- é de fato um filme bom como precisamos no cinema nacional -- mas é estranho ver o sempre exigente Omelete babar com cenas banais, um alívio cômico padrão e com coincidências da vida real do Chico que não acrescentam nada ao filme em si (o fato da sua morte ter sido praticamente profética). Filmes tão bons quanto ou melhores que esse mereceram críticas mais duras por parte da Cozinha.

Chico Xavier, como disse, é um bom filme e tem momentos ótimos. Mas me parece muito mais uma homenagem que uma trama. Não há conflito, Chico entra e sai de cena como um herói consolidado, um mito inquestionável. Tudo serve pra justificar sua mediunidade, até o ateu que se dobra ao espiritismo no fim (isso nem spoiler é, de tão previsível, e está no trailer).

Se fosse um filme estrangeiro com uma personalidade que não está tão enraizada na memória recente do Brasil, esse filme ia soar fraco e sem graça. Acho que é esse o espírito -- sem trocadilhos! -- com que se deve assistir esse filme: esperando uma boa história, e não uma homenagem póstuma.




Danielle Danielle (16/04/2010 14:15:13)   0 0
O filme é muuuuito bom!!! Vá assistir!



sem avatar aurimar eduardo de oliveira (13/04/2010 00:20:05)   0 0
Lastimavelmente,o filme não acrescenta
mais do que se sabe a respeito do medium, deixando bastante a desejar no
que diz respeito à pessoa dele.Como filme é escuro,mal fotografado e editado,onde só Egberto Gismonti na música é eficiente,exceção,claro a Nelson Xavier, pela semelhança, e Angelo Antonio na composição.Só o apelo
comercial interessou a Daniel Filho e,
nisso, alguém já falou: um filme global e só! Aurimar.



sem avatar Christiane (09/04/2010 15:38:53)   0 0
O Filme é muito bom com certeza, dentro de um olhar conhecedor, o assunto é polêmico e hoje com grandes ramificações;para os conhecedores torna- se um olhar mais eficiente em cima de cada detalhe que é compreendido de acordo com o grau de conhecimento que vc tem da "Doutrina Espírita" Um filme desse tipo trazem ações e reações ele pode tocar você ou não...Dificilmente você consegue transportar-se para dentro de uma realidade que você nunca conheceu, baseia-se em um amplo conhecimento espiritual como também no seu estágio pessoal de vida e sensibilidade de entender os fatos, como em qualquer fato relacionado ao mundo espiritual; Eu não posso me sensibilizar ou entender profundamente aspectos quando eu não conheço o o foco e os estudos que deram inicio a tudo isso, é um filme que vai além de alguns conhecimentos, é muito normal gerar muitas reações e pontos de vista diferentes, mas o filme com certeza é um acréscimo na cultura de cada um e despertará em alguns também uma busca de mais conhecimentos sobre a sua própria espiritualidade!



Fael Velloso Fael Velloso (09/04/2010 11:57:15)   0 0
Não sou espírita,mas sou apaixonado pela doutrina,e o filme sei lá,passa um conforto que não dá pra explicar.A história é muito bem contada,mesmo deixando de lado fatos da vida de Chico,mas que,como se explica no inicio não poderia ter tudo no filme.
Da direção aos atores tudo é dez.O ritmo,os diálogos...A cena da cachoeira,quando vemos Emanuel pela primeira vez é um plano lindo.
É um soco no estômago das pessoas que ainda nutrem algum tipo de preconceito contra o cinema nacional.
Muito bom,e agora é aguardar a adaptação de NOSSO LAR para as telonas.



sem avatar José Lopes Júnior (07/04/2010 10:22:44)   0 0
Se eu achei o filme "médium"... ? Achei Bom... 4 ovo



sem avatar Márcio (05/04/2010 23:49:52)   0 0
Acho que muito mais interessante do que o livro no qual o filme foi baseado, seria assistir ou ler os materiais compilados por Saulo Gomes, que inclusive participou do programa na época, DVD PINGA FOGO com CHICO XAVIER e o livro homônimo.( eles podem ser facilmente encontrados e parte da verba vai para instituições de caridade)

Achei falho os créditos do filme por não citarem está FONTE. Que apenas foi citada no blog oficial do filme: http://www.chicoxavierofilme.com.br/site/?p=1008
E na homenagem, o apresentador se chama Saulo Guimarães( homenagem a este Saulo e ao apresentador original do programa, Almir Guimarães)

Achei muito suspeito, triste e só faltou isto para completar a critica acima.

Cordial abç a todos.



Dogbert Dogbert (05/04/2010 15:22:43)   252 0
"...com certeza Charles Xavier dos X-MEN foi um personagem inspirado nos reais poderes de Chico Xavier."

O Marcelo Lopes nos brindou por aqui com o melhor comentário desse post até agora. Que pérola \o/

O grande barato dos blogs não são os posts em si, mas sim os comentários - alguns, geniais - que neles são postados.



Fernando Fischer Fernando Fischer (05/04/2010 14:58:45)   3 0
Chico Xavier é o cara do Sabadão Sertanejo.

No filme tem felinas molhadas dançando em taças gigantes?



sem avatar Aline (05/04/2010 10:03:04)   0 0
Eu acho a crítica do Omelete bastante consistente! É só buscar as últimas críticas para ver isso. O filme realmente é muito bom, mas concordo com os 3 ovos dados. Afinal, 2 Filhos de Francisco ganhou 4 ovos na época, e é um filme maravilhoso.

Críticas e credos à parte, o filme é um "must-see", pois nos desperta extrema curiosidade pela figura do Chico Xavier, além da óbvia emoção ao ver as passagens de sua vida. E acabei comprando a biografia que serviu de base para o filme para saber mais! Sim, falem que o Marcelo Couto vai faturar com isso, mas eu não ligo. Afinal, independentemente da crítica ou da opinião de muitos, isso não diminui em nada quem Chico Xavier foi. Muito pelo contrário!

E assistam ao filme para tirar suas próprias conclusões!



Fernando Fernando (04/04/2010 22:37:36)   0 0
Não entendo o alvoroço por conta dessa crítica, sinceramente. A Mariana adorou o filme e não por menos, ele realmente é muito bem feito.

Tenho minhas divergências quanto a uma coisa ou outra. Por exemplo, achei a atuação de André Dias sofrível e o filme achei realmente tendencioso e até puxando bastante para o lado melodramático em momentos, mas não que isso fosse errado. A idéia era falar da vida de Chico Xavier e uma mensagem de compaixão e amor, que foi o que ele pregou durante sua vida e em sua sobras. Sou ateu e mesmo assim sei desses fatos, são inegáveis. Então é natural que puxe para o lado dramático ao longo do filme.

Mesmo com algumas divergências da crítica, achei muito bem escrita e de opiniões bem embasadas e e concisas, não sei para que tanta reclamação. Quem é contra espiritismo fica mordido, quem é a favor fica feliz e quem não sabe o que dizer, cita a bíblia totalmente fora de contexto.

@Upupandaway
Falar que só se morre uma vez, pode ser facilmente interpretado como, um corpo morto não recobra a vida. Mesmo assim, a medicina está cansada de nos provar o contrário diariamente, dependendo da sua concepção de morte a níveis biológicos, psicológicos, filosóficos, etc.
E se estudar um pouco da doutrina espírita, vai ver que eles também citam em demasia espíritos enganadores e "demônios", sob outros nomes, obviamente. Não se colocam como donos da verdade, apenas oferecem outra perspectiva para os fenômenos cristãos. O espiritismo também é uma religião cristã.

Só esclarecendo um pouco. E quanto a crítica, muito bem escrita, prezou pelo lado descritivo e obviamente puxou pela boa qualidade técnica do filme, sem deixar de expressar sua opinião pessoal. Só não ficou muito condizente com os 3 ovos alí, mas também não rola apedrejar a crítica pela contraditoriedade aparente entre texto e nota. Relaxa povo.



sem avatar Saulo (04/04/2010 22:21:01)   -2 0
Olá, eu vi o filme. Bom, achei o filme eficiente e bom. E vejo a discussão sobre os ovos. Na verdade, o texto se contradiz com a pontuação. E sim, a pontuação é nada mais e nada menos do que um critério utilizado por vários veículos de comunicação. Sobre a crítica, ao se fazer uma análise do discurso, vê-se que a crítica deixou-se contaminar por suas convicções religiosas. O fato de usar o verbo " desencarnar" na crítica já contamina o texto. Algo contra? Pois bem, gostaria de ver o que os críticos pensam do filme, não o seu tema. Eu me recordo que Hessel ou o Forlani, um dos dois, ou mesmo o Borgo, fez uma crítica sobre um filme do Pe. Marcelo Rossi. Areligiosos, trataram de analisar o filme com mais crítica, e procuraram ver o filme de forma técnica. Vale também para a crítica do filme 2 Filhos de Francisco, que foi um filme elogiado. Aspectos como roteiro, cenografia, caracterização dos atores, ficaram em segundo plano, dando lugar à devoção. É inegável o carisma de Chico Xavier, e as miríades de admiradores do líder espírita. Mas, não creio que cabe uma crítica devocional, ainda mais, em um veículo como este. Uma crítica assim poderia se adequar a um veículo de comunicação espírita, ou mesmo de pessoas que frequentam centros espíritas, mas não a algo tão laico como é o Omelete.



Eduardo Eduardo (04/04/2010 19:41:09)   -1 0
Se eu achei o filme bom? Achei "médium"...



sem avatar Thiago (04/04/2010 13:30:03)   0 0
Realmente o filme conseguiu superar minhas expectativas. A construção da narrativa foi muito boa, a partir da entrevista com Chico Xavier, no Pinga-Fogo. As elipses foram muito bem pensadas de tal forma que a imersão na vida do personagem é conduzida por diálogos marcantes do espírita no programa de TV.
A forma que o roteirista buscou para relacionar a família que perdeu o filho com o médium espírita mostrou a capacidade que o cinema tem de contar histórias, a partir de fatos reais.
As imagens reais de Chico Xavier no Programa Pinga-Fogo arrematam a veracidade dos fatos e a forma encontrada pela equipe do filme para narrar a história deste ser surpreendente.
Parabéns ao filme e a crítica!!!
Thiago



sem avatar Jota (04/04/2010 13:08:10)   0 0
Tem gente criticando a crítica do filme! (escrita pela Mariana Bonfim). Lembrando que a crítica nada mais é do que a opinião pessoal de cada um , e que por isso, não deve ser tomada como verdade absoluta e nem tampouco ser descartada. Veja o filme, tenha as suas próprias impressões e use-as para debater, não para agredir



sem avatar Alessandro (04/04/2010 11:59:39)   0 0
Pratiquemos somente " Amar o próximo como a nós mesmos ! " , independente de crença, pois o espiritismo está para todos, mas nem todos estão para o espiritismo.



Fábio Henrique Fábio Henrique (04/04/2010 10:02:07)   14 0
Vi o filme ontem e, sendo bem sincero, imagino que os 3 ovos foram atribuídos pelo preconceito que a crítica nacional possui para com o Daniel Filho. O filme é muito bom. Eu daria 4 ovos. E imagino que, pelas filas enormes na porta do cinema, este vai acabar se transformando no maior sucesso do cinema nacional. A sessão a que assisti estava completamente lotada.



Adriano Tenório Adriano Tenório (04/04/2010 09:05:05)   26 0
Realmente, para os tais "3 ovinhos", a crítica foi parcial demais. Só faltou a D. Mariana dizer qual centro espírita ela frequenta. O último parágrafo, então, é uma pérola. Só faltou encerrar convidando a todos para dar-se as mãos e fechar os olhos...
Dizer que foi uma crítica psicografada seria piada pronta.



sem avatar Artur (04/04/2010 02:27:14)   0 0
críticas são críticas pelo valor das palavras escritas e não pelo poder que elas tem a quem as lê!, afinal não é possível que todos tenham a mesma opinião sobre a mesma crítica..
O filme realmente é surpreendente, o Brasil mostrou que sabe fazer filmes excelentes, que nos prendem e nos levam a pensar e refletir sobre o mundo em que vivemos de forma bonita e sincera!!
Sou espírita e acredito na veracidade das palavras e ações de Chico Xavier, porém deixo de lado minha religião para dizer que o filme em si é uma obra prima do começo ao fim...excelentes roteiro, fotografia, atores, etc...surpreendente!!!



Clarque Quente Clarque Quente (04/04/2010 01:45:55)   4 0
"Aos homens esta ordenado morrerem UMA UNICA VEZ e, depois disto, O JUIZO"
( Hebreus 9. 27 )
"Ora, O Espirito ( Santo ) afirma expressamente que nos ultimos tempos alguns apostatarao da fe, por obedecerem a espiritos enganadores e a ensinos de demonios; pela hipocrisia dos que falam mentiras e tem cauterizada a propria consciencia"
( 1Timoteo 4.1,2 )



sem avatar marcelo (03/04/2010 23:36:18)   0 0
É um bom filme, descrevendo parte da vida do glorioso e gigantesco Chico Xavier, ( com certeza Charles Xavier dos X-MEN foi um personagem inspirado nos reais poderes de Chico Xavier).

Psicografou quase 450 livros em Português, porém também fez psicografias em inglês, francês, holandês, Hindi e até em Sânscrito, entre outras línguas.


Homem de ilibada decência, em vida seus livros eram entre os mais baratos nas livrarias, nunca amealhou nenhum lucro com a venda dos mesmos, ganhou diversos e caros presentes dos quais habilmente se desfazia.

Materialmente poderia ter se tornado um dos homens mais ricos do mundo, primeiro haurindo dos lucros dos livros, depois vendendo cartas e dando consultas a pessoas desesperadas, como fazem os mais diversos charlatães, que todos nós conhecemos, no entanto desencarnou pobre materialmente, e sempre procurou consolar os mais diversos aflitos.

Aconselho a todos a leitura do livro "Nosso Lar", cujo trailer passa antes do filme do Chico, seja você crédulo ou não. No meu caso, eu não sou crédulo nem tenho fé, pois a dúvida que algum leitor possa vir a ter com certeza não abalará a minha absoluta e irresoluta certeza em Chico Xavier e na vida após a vida, pois eu posso dizer que sei.

Os livros "Nosso Lar" e o "Livro dos Espíritos" de Allan Kardec, são obras indispensáveis para qualquer ser humano, não importando à idade, sexo, condição social, religião, se crente ou ateu, pois essas obras são início de um caminho infinito para que todos se tornem seres humanos melhores, e cada um possa achar a sua própia e inabalável certeza, cuja incredulidade alheia nunca abalará.


Voltando ao filme, o mesmo é bom, porém qualquer livro ou filme jamais conseguirá mostrar e dimensionar o gigantismo desse verdadeiro avatar do século XX, dou meus parabéns ao diretor e aos atores que participaram desse filme que espero seja a "mola propulsora" de muitas pessoas encontrarem um novo caminho em suas vidas.



marcelo marcelo (03/04/2010 21:12:41)   0 0
filmes assim deven ser visto do ponto de vista cinéfilo , se vc for com um escudo pronto a não acreditar ou acreditar em espiritismo esquece a de ver o filme . e as interpretaçãoes que nele estão , .sempre um privilégio ver atores como tony ramos e Ângelo antônio fora do esquemão das novelas .



Ed Ed (03/04/2010 20:34:59)   1 0
Em primeiro lugar eu sou cético e não acredito em mediunidade, paranormalidade e coisas do tipo, por isso concordo com o ponto de vista do Reginaldo.
Em segundo, como hoje vivemos sob o princípio da tolerância religiosa, considero inútil e um tanto perigoso discutirmos religião, pois cada um é livre para professar a crença que quiser.
Em terceiro e último, como o longa é uma obra artística, fica a critério do espectador fazer a sua própria reflexão sobre a abordagem empregada pelo roteiro.
Pessoalmente, não me interesso em ver o filme.



Robson Robson (03/04/2010 20:09:39)   14 0
"O carisma e a perspicácia de Chico", "Chico desencarnou em 30 de junho de 2002", "uma biografia sincera, sem melodramas, desmistificando o santo e o transformando em homem".
Não vi o filme ainda, mas pela escolha das palavras e ausênica de comentários a respeito do orteiro, direção e desempenho dos atores, tenho a impressão que a Mariana não foi muito isenta em sua crítica do filme enquanto filme.



sem avatar Euclides (03/04/2010 19:48:54)   0 0
Achei o filme maravilhoso. Retratou simplesmente um homem comum, independentemente de religiosidade, que só fez o bem,e unicamente o bem sem olhar a quem.



Fabio Alexandre Fabio Alexandre (03/04/2010 11:04:17)   60 0
Como pode ser Fraude alguem que escreve Cartas com a mesma Caligrafia do Morto.

Sem mencionar que uma delas já foi aceita no Tribunal para inocentar uma Vítima.

Para os Incrédulos, Chico é a prova que existe muito mais do que podemos ver.

Mas só os Materialistas Mundanos é que não percebem.



leonardo leonardo (03/04/2010 01:15:41)   4 0
em resposta ao texto de reginaldo:
primeiramente,porq chico xavier seria uma fraude se em toda a sua vida ele não ganhou nenhum tostão por fazer o que fez?
são pessoas assim,sem fé e maledicentes que fazem o nosso mundo ser da maneira que esta
na certa deve ser o comentário de um homem que se diz cristão e aponta os erros dos outros se esquecendo dos seus próprios erros
ou será que um certo bispo da igreja universal tambem não pode ser considerado uma fraude?
e pior,o cara ganha milhões por isso.
enfim,mais nada eu tenho a dizer
fica ai minha opinião.
ah,enquanto ao filme,ele é maravilhoso.



Homem Homem (03/04/2010 00:24:15)   0 0
Desculpe, mas, se o filme não recebe nenhuma crítica negativa, não faz sentido que não leve 5 ovos.

O filme pode ser muito bom, mas, se não levou os 5 ovos, deve ter suas falhas.

Cadê os pontos fracos do filme?



Reginaldo Reginaldo (03/04/2010 00:07:04)   1 0
Fico com um pé atrás com este tipo de temática. Não é de hoje que se tem informações bem concretas e documentadas das fraudes em que os médiiuns Chico Xavier, Waldo Vieira e Otília Diogo faziam juntos, sendo esta última flagrada com varias fantasias de "espíritos" que materializavam nos cultos, como da freira Irmã Josefa e até as barbas do espírito de Alberto Veloso.

Uma pena que no Brasil, não tenha existido gente capaz, sagaz e honesta como o ilusionista Harry Houdini, que mais de meio século antes nos EUA desmascarou e destruiu vários famosos mediuns americanos que usavam os mesmos e até bem mais elaborados truques que aqui fez depois Chico Xavier e seus colaboradores.
Houdini cortou lá pela raíz o que aqui viria a se tornar um sucesso.

Uma pena não termos tido nosso Harry Houdini.
Com certeza daria um filme muito melhor.



sem avatar Eric Fernando (02/04/2010 23:52:36)   0 0
filmaço ...recomendo!!!!



Mestre Mestre (02/04/2010 22:17:45)   31 0
Ovos=Estrelas. Considero essas releituras, com pontuação temática, bem criativas.

Gosto quando críticas possuem escrita e pontuação, fica mais clara e definitiva. Há quem pense que pontuações só servem para ser um resumo da crítica escrita, o que não é bem verdade. Uma pontuação pode ser aproveitada sob diversas formas.

Se servisse só para resumir o texto, de nada adiantaria pontuar - tem que ser um professor de língua Portuguesa muito fraco para pensar dessa maneira.

Um filme bom nem sempre precisa ter defeitos. O bom filme é aquele que possui critérios voltados a um entretenimento satisfatório, sem compromissos mais fortes de um filme muito bom (o 'cult') ou o excelente (geralmente acabam sendo os mais premiados).

Tem gente que não sabe ler crítica. Há a crítica e a nota da crítico. Para alguns, uma crítica só serve se for apenas escrito, e a pontuação é uma forma de se "prender em uma definição" - preferem deixar sem pontuação para que o leitor fique apenas "advinhando" o que estes pensaram sobre tal assunto em questão. A idéia de se limitar à escrita, Isso sim, é um pensamento que assassina a criatividade de uma avaliação, o que é um erro.

Pontuação da crítica e crítica escrita são coisas que podem ser distintas ou não - basta se concentrar mais na leitura, sem ficar só pescando "defeitos", e entender o método de cada um. Não é difícil.



Guilherme Guilherme (02/04/2010 21:22:11)   7 0
"- O que você achou do filme do Chico Xavier?
- Achei médium."



lennao lennao (02/04/2010 19:21:31)   73 0
ainda acho que esse esquema de Ovos mais atrapalha do que ajuda. todo filme que tiver crítica vai ter as mesmas reclamações quanto a isso e sempre acaba desmerecendo a crítica.

eu voto por tirar isso.



Jorge Mcfly Jorge Mcfly (02/04/2010 18:55:10)   0 0
Quando Chico Xavier era pequeno, Bruce Willis sentou ao lado dele e ouviu:
-Eu vejo gente morta



sem avatar Rafael (02/04/2010 18:40:07)   0 0
Boa noite a todos!
Acabei de assistir ao filme, que tem uma qualidade excelente, os atores atuaram de maneira emocionante e a história sintetiza com muita clareza a vida de Chico Xavier. É um belíssimo filme, que mostra um pouquinho da vida desse Mineiro do Século.
Quanto à adaptação baseada na obra de André Luiz, "O Nosso Lar", o trailer foi mostrado antes do filme do Chico e as cenas demonstram que podemos esperar mais uma excelente obra do cinema brasileiro.
Parabéns ao Omelete pela reformulação do site, ficou ótimo.
Abraço em todos!



Daniel Daniel (02/04/2010 18:28:51)   20 0
Ótima crítica, parabéns Mariana!

Mas, cá pra nós, se o filme só mereceu 3 ovos, quais são os defeitos afinal?

se puder, nos conta aí! =*



sem avatar D. Mato (02/04/2010 16:39:44)   0 0
Rs,
Mariana, Marcelo e Cia
Estou de acordo com o Érico, comentários realmente devem torrar a paciência de vocês.
São poucos os que valem a pena.

Forte abraço,



Mariana Mariana (02/04/2010 15:45:41)   0 0
Manuela, obrigada por apontar os erros e valeu Marcelo por corrigí-los ...



Silvio Silvio (02/04/2010 14:01:01)   3 0
Gostei bastante da crítica. me deu vontade de assistir ao longa. Quanto a quantidade de ovos, foi legal o esclarecimento.

E Manoela...vai tomar banho!! É cada uma que me aparece!!



Marcelo Marcelo (02/04/2010 13:35:57)   34 0
Obrigado pelo aviso. Os erros de concordância foram corrigidos.

Abraços,
Hessel



Fábio Henrique Fábio Henrique (02/04/2010 12:39:36)   14 0
Não concordo que um crítico possa ter sua opinião relativa a um filme devido ao tema. As ideias transmitidas em um obra artística são daquele que o concebeu e tem todo o direito de tê-las. Um filme deve ser analisado por ele ser bom ou ruim. Os filmes do D.W. Griffith são tão importantes para o cinema quanto os filmes de Serguei Eisenstein, a despeito de possuírem ideologias díspares. Aí, vem crítico dizendo: "o filme não é tão bom porque é religioso" ou "o filme não é bom porque é muito socialista"... Siceramente, acho isso de uma mediocridade e pobreza de espírito tremendas.



Fernando Fernando (02/04/2010 12:34:50)   0 0
Oi Celso Rodrigo,
Achei muito interessante a informacao que vc deu sobre estarem fazendo um filme sobre o livro "Nosso Lar" e fui correndo ver o site, mas fiquei muito decepcionado quando vi que o diretor e roteirista eh o mesmo diretor e roteirista de "Xuxa e os Duendes". Talvez alguem aqui conheca mais sobre o Wagner de Assis e possa falar em seu favor, ou nao.

[ ]'s



Silmar Silmar (02/04/2010 11:07:37)   6 0
cara@#!@, Ô povinho metido a @$!!3 intelectualoide, zorra, é professora de português por acaso? afff, então limite-se ao seu mundinho particular.

E outra, zé povinho adora um ovo mesmo, toda critica eles querem mais ovos ou menos ovos, eu deveria fazer uma piada bem baixo-astral aqui pros amantes de ovos, mas vou me limitar a insinuar, huehuheuehuheuehue.

Leiam o texto, gado, não olhem os ovos.




None