Assista Agora

Crítica: Distrito 9

Sci-fi politizada tem efeitos de profissional e narrativa de amador

Marcelo Hessel
28 de Setembro de 2009

Distrito 9

Distrito 9

District 9
África do Sul / Nova Zelândia , 2009 - 112
Ação / Ficção científica

Direção:
Neill Blomkamp

Roteiro:
Neill Blomkamp, Terri Tatchell

Elenco:
Sharlto Copley, Jason Cope, David James

Regular
distrito 9
distrito 9
distrito 9

A moda de usar a linguagem dos documentários para expor com didatismo uma premissa ficcional impregna Distrito 9 (District 9) desde o começo. Especialistas em urbanismo, jornalistas investigativos e âncoras de jornal explicam picado e moído tudo o que está acontecendo em Joanesburgo - se é que tem alguém a essa altura que ainda não saiba.

O caso é que alienígenas que parecem uma versão crustácea do Dr. Zoidberg de Futurama caíram na Terra. Caíram, não, porque a nave-mãe plana sobre a África do Sul - mas aprendemos logo que o OVNI está estacionado ali e em 20 anos jamais saiu. Os ETs com o tempo foram sendo instalados num distrito da cidade, que logo virou favela. A eles foi dado o apelido pejorativo de prawns, camarões.

Em duas décadas a situação ficou incontrolável, e cabe à versão fictícia da ONU, a MNU, desalojar os camarões e transferí-los para um campo de concentração para conter a raiva e o medo dos sul-africanos humanos. O problema se agrava quando o encarregado da missão, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), que tentava entregar a ordem de despejo a um dos alienígenas, entra em contato com um estranho líquido viscoso... E aí já viu.

Seria sacanagem detalhar mais o desenrolar da história - mesmo porque já bastam as explicações e os comentários constantes que o roteiro de Terri Tatchell (coescrito pelo diretor Neill Blomkamp) nos impõe. Se a nave se move, logo aparece uma repórter dizendo: "A nave se moveu!". Se o herói está em fuga e não tem para onde ir, o áudio do comentarista entra para repetir: "Ele não tinha para onde ir!".

Juro que não é implicância; beiram o insuportável esses textos em off reiterando o que a imagem já diz. Isso se agrava porque há dois tempos e dois níveis de comentários, simultâneos: o factual (a transferência dos camarões é acompanhada pela cobertura jornalística) e o documental (os especialistas relembrando, do futuro, todo o caso de Wikus). É didatismo demais, não dá.

E é um didatismo desnecessário, porque o filme está longe de ser críptico ou de precisar de manual. Pelo contrário, ele opta por uma estrutura de rumos e viradas consagrada: temos um herói que despreza seu inimigo e de repente se vê forçado a se colocar no lugar desse inimigo. Seus aliados não eram quem ele pensava, veja só. É a metáfora política-humanista para iniciantes: nada como fazer as pessoas provarem do próprio preconceito para que elas percebam como antes eram preconceituosas.

Claro, além de saber que Distrito 9 lida com metáforas politizadas (o longa não foi rodado numa reprodução do Soweto por acaso), você já deve saber que os efeitos são o grande destaque. Isso não é preciso repetir. A casa de pós-produção de Peter Jackson faz milagre com alegados 30 milhões de dólares de orçamento, só para provar que seu protegido, o estreante Blomkamp, tinha talento para dirigir o filme de Halo que não aconteceu.

A questão é: de que adianta dispender criatividade e dinheiro pensando no design das criaturas, dos robôs, das naves e das armas se os personagens e os seus arcos são sempre os mesmos? Sogro militar malvado, soldado brutamontes que é guardado para ser o chefão de fase, mártir que dá meia-volta para salvar o amigo... Tudo isso você está cansado de ver, não importa a embalagem (embora os olhos da mutação sejam bem legais...).

Fãs de boa ficção científica, e fãs de Halo, merecem mais do que essa demonstração juvenil (com trilha de comentário) de um Resident Evil 5 de baixo orçamento.

Leia mais críticas do Festival do Rio 2009



Galeria de vídeos

Publicidade

Comentários (101)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Xerxes (06/07/2014 20:28:03)   1 1
Criei uma conta apenas para dizer que o crítico não teve competência para fazer uma análise séria do filme.

Eu respeitava as críticas do Omelete até ler essa crítica sobre o Distrito 9.

Agora sei que aqui há pessoas incompetentes fazendo críticas descuidadas.

O crítico não soube capturar nenhuma metáfora interessante no filme, por pura incapacidade, mas teve a audácia de culpar a narrativa do mesmo.

Não vou deixar de ler críticas do Omelete, mas não respeitarei a página como antes.

Críticas mais justas e melhores podem ser encontradas MUITO facilmente em outros sites especializados no assunto.

Li o termo de uso antes de fazer essa postagem,por isso estou ciente de que a opinião do crítico não reflete a opinião do Omelete e de seus editores, necessariamente.

Sei disso, mas também sei que é impossível negar o fato de que essa crítica péssima, pobre e mal feita está no site do Omelete e, portanto, desprestigiando o mesmo.

O filme merece 5 estrelas com certeza.



Mel Gibson. Mel Gibson. (30/03/2014 23:22:40)   129 2
As criticas desse cara matam qualquer um de desgosto...



Renato Renato (03/01/2014 00:34:59)   32 0
Cada um tem um perfil no omelete:
O Borgo faz o tipo "nice guy" ( e acaba sendo mesmo um cara legal) e o Hessel é o intelectualóide...
Seria legal se ele saísse do site. Sério.
São tantos erros...



sem avatar Juar (08/12/2013 21:41:07)   45 1
Por incrível que pareça só assisti a esse filme hoje. Li a critica do Hessel e discordo plenamente da opinião dele. O filme é bacana, prende bem a atenção do inicio ao fim. É um filme pipoca, é verdade, mas bem interessante, tanto na narrativa quanto nos efeitos visuais. Foge da convencionalidade quando retrata um mocinho que será caçado e no final não terá um final feliz como dita a regra em 99% dos filmes hollywoodianos. Sei que cada um tem sua opinião e respeito na boa, mas desde que apresente fatos realmente relevantes para se dizer que um filme é bom, ruim ou regular. Achei a critica raza e infundada, com excesso de uma visão muito realista de tudo, quando na verdade este é só um filme de ficção. Exigir mais do que isso é estranho e certamente o Hessel sabe disso. Deveria calcular melhor o olhar critico e principalmente dosar bem o que escreve, pois acaba sendo um ponto negativo neste que é certamente um dos melhores sites do gênero.



sem avatar Renan (12/11/2013 12:28:17)   10 2
Bom acho que é unânime né...
Distrito 9 será um filme "cult" muito apreciado em breve, ficará pra sempre marcado na história e no coração dos fãs...
E Hessel será esquecido, tomado pelas areias do tempo...

Esses 2 ovos e essa crítica acho foi uma das coisas mais absurdas que eu já vi...a ponto de não querer mais ler críticas do omelete ou comentar a respeito!!

Falara que distrito 9 é regular foi um pecado, não é questão de opnião é questão de burrice!!Por ex:Não considero Cidadão Kane um dos meus filmes favoritos, prefiro Poderoso Chefão(minha opnião)mais respeito o filme e o que ele fez pelo cinema, nunca falaria que ele é regular ou muito menos ruim...

Hessel mais uma vez infeliz...mais do que na crítica de "A Origem"



sem avatar rafael (20/09/2013 09:03:34)   8 3
Meu Deus, o Hessel é o pior critico do universo, mas nessa ele bateu todos os recordes!



Mateus Mateus (13/09/2013 11:13:39)   1 3
Ridícula essa critica, sinceramente não esperava algo tão absurdo quanto a esse texto, o filme é fantástico ! merece 4 ovos com certeza.


Parabéns Marcelo Hessel.



Pablo Pablo (08/09/2013 21:01:27)   82 2
Pro Hessel, o filme foi ruim, assim como A Origem. Mas o Motoqueiro Fantasma, Resident Evil e Amizade Colorida são melhores. Parabéns, campeão! Só faz aumentar as suspeitas de que vocês ganham um por fora pra falar bem de alguns filmes...



Mario Mario (03/09/2013 01:26:30)   19 3
O crítico foi infeliz ao não reconhecer a originalidade da obra, que foi bem pontuada no Metacritic, no RottenTomatoes e no Imdb, por exemplo.
Ou seja, não são "apenas" os leitores desse site que discordam do texto pseudointelectual acima.
Abraços!



sem avatar Thiago (11/08/2013 01:33:57)   2 2
Só me cadastrei pra dizer que o crítico não passa de um fanfarrão sem conhecimento de causa, hypster de filme cult, babaca e preconceituoso. Se fosse filme americano ou do Lars Von Trier, ele diria que é uma obra de arte. Senhor crítico, o senhor é um coitado como todo crítico. Mas criticar um filme como D9 do jeito que fez, faz de você um otário com um mau gosto incrível, além de não entender nada de cinema nem de narrativa. Chamar a narrativa deste filme de amadora é, no mínimo, uma ofensa ao bom senso de pessoas que, como eu e os muitos acima, não se deixam levar por idiotas que escrevem só pra justificar seu parco salário. Trouxa.


sem avatar Renan (12/11/2013 12:19:37)   10 0
Realmente falar que a Narrativa é de amador foi um chute no saco...


Publicidade
Samuca Samuca (09/07/2013 13:49:13)   10 0
Gostei bastante do filme. Não será um clássico daqueles inesquecíveis pq tem uns detalhes q tiram a força do flme.. Por exemplo, não se falou nem remotamente como os humanos aprenderam a língua dos aliens e vice-versa. Td bem, pouco mais 20 anos é tempo suficiente (será?) pra isso, mas poderia ter sido um pouco demonstrado, nem q fosse por cima, só pra se ter uma idéia de como foi. Tbm tenho a impressão de que ficou meio mal explicado o pq da nave ter parado onde parou. O combustivel acabou? Será q acharam q seria um bom lugar pra ficar tomando café? Aí depois de 20 anos qnd um monte de coisas dão erradas, um deles resolve ir embora e leva a junto... Sei lá, ficou meio estranho. Acho q pela idéia do filme ser o foco nas questões sociais, algumas coisas ficaram de fora e acabaram por enfraquecer a força do filme. Mas é minha opinião né. 3 ovos muito bem fritos!!



Jefferson José Jefferson José (17/04/2013 16:45:20)   1569 0
Neill Blomkamp fez muito com pouco. Se tratando de um gênero difícil como a ficção, o que vier bem embalado com alienígenas é bem vindo. Mesmo assim Distrito 9 merecia uma polida.


3#5



jesuan jesuan (11/04/2013 22:50:49)   14 2
Crítica hipócrita



Barbarian Barbarian (09/04/2013 10:49:44)   1274 1
Cara, o filme tece muitas tramas e subtramas, inclusive filosóficas e políticas, muito interessantes e bacanas.

Respeito o fato de o didatismo ter irritado o Hessel, mas não acho, nem de longe, que isso atrapalhe a apreciação do filme.

Gosto muito, tá na minha prateleira.



sem avatar Junior (31/12/2012 20:57:44)   -6 2
CRITICA RIDICULAAAAAA. RIDICULA NAO... MUITO RIDICULA. Filme show de bola, muito bom mesmo. me reservo a falar so isso critica ridicula sem mais



sem avatar guilherme (12/12/2012 15:34:48)   0 0
gente parem de falar mau da critica, nem todo mundo tem as mesmas opiniões, ele tem direito de dar 2 ovos para o filme, eu tambem não gostei muito do filme, achei que ele se finge ser algo inteligente e se o analisamos a fundo veremos que é um amontoado de outros filmes do gênero que fizeram sucesso.
eu pelo menos já li criticas que falam mal do filme, só é procurar, por exemplo no site cineplayers a pessoas que gostam, adoram ou odeiam o filme, cabe isso ao pensamento de cada um.
O que é anti ético é desrespeitar a critica de alguem, tudo bem que você tenha o direito de expor suas opiniões, mas de modo sensato.



sem avatar Vinicius (16/11/2012 16:29:32)   1 1
Analizando a conclusão da critica já vemos seu absurdo. O critico puxa um monte de cliche forçadamente e conclui dizendo que: "Tudo isso você está cansado de ver, não importa a embalagem.

Acho que esse cara não viu o filme. O grande lance desse filme é ele ser diferente de todos os outros. Além de avatar, onde vimos um filme em que o ser humano é o opressor dos alienigenas e não o inverso?

Esse filme não é para apreciadores de startek e filmes do genero. Esse filme é muito além de ficção cientica para geek's. É um filme politico, um filme pensante. O filme levanta varias questãoes politicas e relembra varias outras. A ideia do filme é simplesmente genial, uma nova abordagerm sobre o tema.

Cliche mesmo é essa critica, porque a quantidade de criticas de filmes que vejo falando de cliche já é incontavel.


Uma coisa o Omelete tem que agradecer a esse "critico": O grande números de novos cadastros. Eu sou mais um que me cadastrei só para comentar essa aberração


sem avatar Heladio (24/11/2012 16:35:31)   0 1
Concordo plenamente, se ele não gostou d e um filme tão único e bom como esse, que ele não faça a critica, o lado pessoal fala mais alto do que o profissional, esse tipo de pessoa não pode fazer crítica de filmes como esse!


Ricardo Ricardo (13/11/2012 22:25:08)   5 1
To impressionado com essa critica, O filme foi tão bom, História/Efeitos/Atuações.... Uau



sem avatar josé (25/07/2012 18:57:29)   -37 2
se existe "sacanagem", é justamente essa crítica ABSURDA...o filme é MUITO, mas MUITO BOM! faltou ao ilustre crítico isenção, sem tiradas preconceituosas como 'fulano parec com o cicrano do futurama"...a narrativa em off é genial pq é mais um CANAL q segmenta a interpretação/motivação de cada elemento da trama...e é VC q vai decidir c o protagonista foi correto ou não, se mereceu ou não, etc...levando-se em conta o lixo SCI-FI clichê q sai todo ano, DISTRITO 9 é um achado...5ovos fácil!



sem avatar Rafael (04/07/2012 17:09:03)   17 1
Nossa, essa critica foi mesmo um pouco longe. Eh claro que este filme tem seus serios problemas, e as vezes parece nao levar a serio a importante opiniao que expressa. Eu jamais daria 5 ovos para Distrito 9. Mas 2 ovos, com direito a desmerecer a ideia principal do filme? Que exagero! Eh claro que Distrito 9 nunca vai ser um classico da ficcao cientifica, mas sua iniciativa deve ser muito comemorada. Distrito 9 nao precisa ser um blockbuster de alienigenas porque nao tem a pretensao de ser um.



Publicidade
Dylan Dog - Dylan Dog - (07/05/2012 15:13:51)   1358 0
Regular?Esse filme é ótimo.Te prende a atenção até o final.Vc torce para que o Wikus sobreviva no final e mate todos aqueles idiotas inescrupulosos.



sem avatar Matheus (03/04/2012 15:22:26)   1 1
Me cadastrei para poder comentar, a crítica foi uma das piores que já li no omelete. Acompanho há anos o site e realmente, essa foi digna de pena. O filme é muito bem bolado, foge completamente dos caros orçamentos sem conteúdo que vemos por ai.


sem avatar Renan (12/11/2013 12:20:20)   10 0
Concordo plenamente


sem avatar thomas (02/03/2012 23:38:15)   2 2
sou mais um que se cadastrou só pra contestar essa péssima crítica desse tal de hessel que é o pior crítico que eu já vi.

esse filme é um dos maiores filmes de aliens que eu já vi. um ótimo roteiro bons efeitos especiais, boa direção ótimas cenas de ação enfim um ótimo filme, espero q façam uma continuação. não liguem pra essa crítica ridícula não sei pq esse cara ta nesse site ele poderia se qualquer outra coisa menos crítico!!





Auridian Auridian (13/02/2012 18:50:13)   5 0
Cara só agora vim assistir a esse filme, e ele é muito superior ao que é dito pela resenha. Uma crítica muito fraca, que dar sinais que o autor da resenha poderia estar fazendo qualquer coisa da vida que não fosse resenhas de filmes.

A narrativa é um dos principais atrativos, e a originalidade cobrada pelo autor chega a ser rídicula. Perdeu o tempo procurando loucamente por clichês, sem apontar um relevante que viesse a prejudicar o filme; nessa visão as obras Shakespeare seria uma merda, pois a naior parte das obras dele foi contar estórias já contadas.



Gene Gene (05/02/2012 16:48:30)   788 2
Vi esse filme no cinema e esses dias comprei o DVD. Me apaixonei pelo filme e pela narrativa. Os efeitos especiais são apenas parte dessa bela película.

Essa crítica de marcelo Hessel foi a mais infeliz e a mais injusta.



João Vitor João Vitor (28/11/2011 13:28:00)   435 3
Como sempre uma péssima crítica do Hessel.
Vide Inception.


sem avatar Felipe (17/01/2012 03:29:51)   2 2
ñ assisti o filme no cinema na época, assisti em dvd, achei o filme excelente, muito bom mesmo, virei fã. Se sair o segundo certamente serei um dos primeiros a comprar o ingresso. O filme esta muito longe de ser manjado como citado. *****


Eduardo Eduardo (29/09/2011 21:15:33)   18 3
Eu fiquei desapontado com essa crítica, achei o filme uns dos melhores filmes de aliens já feito, além de muito original, coisa que Hollywood tá precisando, originalidade. Pra mim 4 ovos ainda era pouco..



sem avatar Renan (17/08/2011 17:35:42)   10 3
90% dos comentários foram contrários a crítica!Primeira vez que eu vejo isso no Omelete e é a primeira vez que concordo mas com os comentários do que com a crítica!Não sou um qualquer também entendo de cinema

O Filme é muito bom, não excelente, mas é diversão garantida!Foi um dos roteiros mas criativos que eu vi ultimamente...não merecia 2 ovos!
Distrito 9 em breve será um clássico do cinema Cult



sem avatar Renan (17/08/2011 17:30:37)   10 2
Assisti o filme em DVD recentemente. Concordo com todos os demais que postaram comentários, a crítica (que sempre aprecio no Omelete e na maioria das vezes concordo) desta vez foi extremamente infeliz. O roteiro foi super original, quem em sã consciência imaginaria extraterrestres morando numa favela na África do Sul? Merecia sem sombra de dúvidas pelo menos 4 ovos! [2]



sem avatar Lourenzo (09/08/2011 12:26:38)   1 1
A grande sacada desse filme é que ele aborda a nossa relação com os alienígenas exatamente como poderia ser caso fosse verdade, após 20 anos de convivência eles já fariam parte do nosso cotidiano, já estariam envolvidos com drogas, prostituição e outros males da nossa sociedade doentia. O filme retrata isso de forma clara. É simplesmente o melhor filme sobre alienígenas já produzido.


sem avatar fladimir (06/12/2011 15:27:11)   1 1
LORENZO CONCORDO PLENAMENTE COM VOÇÊ,A CRITICA NEM PARECE DO OMELETE E SIM DA TV GLOBO QUE NAO GOSTA QUE O PUBLICO PENSE POR SI SÓ.SE NO BRASIL SE MATA POR UMA PESSOA TORCER PARA OUTRO TIME,OU TER OUTRA RELIGIAO,OPÇAO SEXUAL,PARTIDO POLITICO EMTRE TANTAS OUTRA COISAS O QUE NAO ACONTECERIA SE OUTRA RAÇA VIDA DE OUTRO PLANETA E PRIVILEGIO DE TER MORADIA FIXA(MESMO NA PIOR DAS FAVELAS)COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE GERARIA REVOLTA EM MASSA COMO NO FILME.
SIMPLESMENTE UM FILMAÇO(INFELIZMENTE FAZ MAL A SAUDE,JÁ VI TANTAS VEZES QUE NAO AGUENTO MAIS,VOU DAR A SAIDEIRA MAS UMA VEZ)


Publicidade
Victor Victor (03/07/2011 12:05:42)   234 2
Nossa, ontem assisti pela 1º vez e me surpreendi. O filme realmente é muito bom. Acho merecia 4 ovos.



Carlos Carlos (29/05/2011 11:58:37)   1823 2
Excelente filme...
Merecida a indicação que teve ao Oscar de melhor filme.

Com certeza merece 5 ovos!



sem avatar Catia (22/05/2011 02:54:47)   3 3
Pois é. Também tive q colocar meu cpf aqui pra comentar essa PORCARIA de "crítica". Eu não entendo porque às vezes as pessoas precisam dizer q alguma coisa é ruim pra q se sintam melhores. What's the point? Quero dizer, esse é um grande filme. Mas vamos por parte:
A moda de usar a linguagem dos documentários para expor com didatismo uma premissa ficcional impregna Distrito 9 (District 9) desde o começo.
- Moda? Didatismo? Hein? Uma das boas idéias do filme é usar a visão das pessoas q estão de fora em contraponto à nossa visão 'de dentro'. Te faz pensar se aquilo q tu vê na tv e diz'bah, mas olha só...' é realmente o q parece q é.
Especialistas em urbanismo, jornalistas investigativos e âncoras de jornal explicam picado e moído tudo o que está acontecendo em Joanesburgo - se é que tem alguém a essa altura que ainda não saiba.
- especialistas são chatos, mas adoramos qdo eles dão uma explicaão 'racional' pra coisas q não entendemos. e não é o objetivo deles explicar às pessoas, é pra nós.
O caso é que alienígenas que parecem uma versão crustácea do Dr. Zoidberg de Futurama caíram na Terra. Caíram, não, porque a nave-mãe plana sobre a África do Sul - mas aprendemos logo que o OVNI está estacionado ali e em 20 anos jamais saiu. Os ETs com o tempo foram sendo instalados num distrito da cidade, que logo virou favela. A eles foi dado o apelido pejorativo de prawns, camarões.
- você preferiria q fossem novamentes os greys? e achei a idéia do camarão particlarmente significativa. contribui pra q antipatizemos de início com as criaturas.
Em duas décadas a situação ficou incontrolável, e cabe à versão fictícia da ONU, a MNU, desalojar os camarões e transferí-los para um campo de concentração para conter a raiva e o medo dos sul-africanos humanos. O problema se agrava quando o encarregado da missão, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), que tentava entregar a ordem de despejo a um dos alienígenas, entra em contato com um estranho líquido viscoso... E aí já viu.
- OS TANQUES BRANCOS LEMBRAM A ONU, MAS A MNU É MUITO MAIS O GOVERNO DE QUALQUER PAÍS DO Q UMA INSTITUIÃO PACÍFICA.
(caps lock por acaso, preguiça de redigitar).
Seria sacanagem detalhar mais o desenrolar da história - mesmo porque já bastam as explicações e os comentários constantes que o roteiro de Terri Tatchell (coescrito pelo diretor Neill Blomkamp) nos impõe. Se a nave se move, logo aparece uma repórter dizendo: "A nave se moveu!". Se o herói está em fuga e não tem para onde ir, o áudio do comentarista entra para repetir: "Ele não tinha para onde ir!".
- tá aí outra coisa que só você viu.
Juro que não é implicância; beiram o insuportável esses textos em off reiterando o que a imagem já diz. Isso se agrava porque há dois tempos e dois níveis de comentários, simultâneos: o factual (a transferência dos camarões é acompanhada pela cobertura jornalística) e o documental (os especialistas relembrando, do futuro, todo o caso de Wikus). É didatismo demais, não dá.

E é um didatismo desnecessário, porque o filme está longe de ser críptico ou de precisar de manual. Pelo contrário, ele opta por uma estrutura de rumos e viradas consagrada: temos um herói que despreza seu inimigo e de repente se vê forçado a se colocar no lugar desse inimigo. Seus aliados não eram quem ele pensava, veja só. É a metáfora política-humanista para iniciantes: nada como fazer as pessoas provarem do próprio preconceito para que elas percebam como antes eram preconceituosas.
- é m filmes simples sim, felizmente. filmes como amnésia e cubo são muito bons também, mas a nossa vida é assim, linear e repetitiva.
Claro, além de saber que Distrito 9 lida com metáforas politizadas (o longa não foi rodado numa reprodução do Soweto por acaso), você já deve saber que os efeitos são o grande destaque. Isso não é preciso repetir. A casa de pós-produção de Peter Jackson faz milagre com alegados 30 milhões de dólares de orçamento, só para provar que seu protegido, o estreante Blomkamp, tinha talento para dirigir o filme de Halo que não aconteceu.

A questão é: de que adianta dispender criatividade e dinheiro pensando no design das criaturas, dos robôs, das naves e das armas se os personagens e os seus arcos são sempre os mesmos? Sogro militar malvado, soldado brutamontes que é guardado para ser o chefão de fase, mártir que dá meia-volta para salvar o amigo... Tudo isso você está cansado de ver, não importa a embalagem (embora os olhos da mutação sejam bem legais...).
- cara, só tu q ficou prestando atenção nos efeitos quando tem tanta coisa melhor pra ver no filme.
Fãs de boa ficção científica, e fãs de Halo, merecem mais do que essa demonstração juvenil (com trilha de comentário) de um Resident Evil 5 de baixo orçamento.
- esse filme é muito mais q ficção científica, é um filme sobre a humanidade, sobre sentimentos, verdade, manipulação, sede de poder, ganância, ódio, amor. é um filme possível, considerando-se o tamanho do nosso universo, ou o tamanho q imaginamos q ele tenha.
Na boa, procura outra coisa pra fazer ou vai ler opinião de gente séria antes de sair falando besteira por aí, valeu?




sem avatar Eduardo (09/05/2011 22:35:35)   4 4
Calma gente, é obvio que Hessel clicou 2 ovos por engano, é impossível isso!


sem avatar Renan (12/11/2013 12:21:32)   10 0
Deve ter fumado um sei lá


Edison Henrique Edison Henrique (29/03/2011 21:07:17)   10 1
Realmente merecia 4 ou 5 ovos tranqüilo. Um dos melhores filmes de ficção científica da década (passada).



Why So Serious Why So Serious (23/03/2011 21:04:42)   263 1
Filme excelente, adorei mesmo!
5 ovos fácil!



Rodolfo Rodolfo (22/03/2011 14:05:32)   7 2
O filme é criativo e bem produzido.

Não ganha mais ovos porque não tem ator famoso no cartaz nem a produção do James Cameron, no entanto, considerei bem melhor do que o AVATAR.

Que venha o Distrito 10.



Robson Robson (21/03/2011 02:26:59)   0 0
quando é Avatar é o roteiro pra todas as idades, que funciona, 5 ovos.

Distrito 9 é basicão, previsivel e mastigado e modinha, 2 ovos.

Hessel, você é um turd!



DDanilo DDanilo (20/03/2011 21:39:18)   -134 0
2 Ovos??????????


Hhahahahahahhahaha

Só pode ser brincadeira!!

Pra mim bate de frente com Avatar(Concordo com os 5 ovos de Avatar)!!



Leonardo Leonardo (18/03/2011 07:53:57)   5 3
Hahahahaha, o Hessel deu 2 ovos pro Distrito 9 um dos filmes de ficção científica mais legais dos últimos anos, cheio de alegorias sociais interessantes e etc, isso é que é falta de visão.



Publicidade
edgar edgar (14/03/2011 22:24:21)   146 0
5 ovos!!!!!!!!!!!!

isso é filme.

um filme desse e rarissimo de se ver em rouliudi



sem avatar andre (11/03/2011 14:17:24)   -1 0
essa critica é muito ruim, eu vi o filme e achei muito bom e muito criativo,a ideia de documentário é bem encaixada e deixa o filme bastante dinâmico, mas o que eu gostei mais foi como o diretor decidiu mostrar os ets como seres que apesar da aparencia horrivel são bastantes normais se comparados com os humanos e que se existisse outro tipo de vida em outro planeta seria díficil de serem,em relação a maldade ao egoismo e ao precoceito, piores que os humanos.



Guilherme Guilherme (03/03/2011 00:58:13)   2 1
A premissa do filme é bastante original e interessante. Para mim, representa um sopro de vitalidade na ficção científica.
Não vi o formato de documentário sendo usado para explicar didaticamente o filme à exaustão como o Hessel disse, mas sim como uma forma de narrativa capaz de explorar melhor as implicações dos acontecimentos.
O filme pode ter sim alguns clichês, mas são usados de forma inteligentes, não me senti sendo feito de bobo.
Todavia, o filme merece sim algumas críticas, mas não pelos motivos equivocados que o Hessel apontou.
Primeiro, por mais que os alienígenas que sobreviveram sejam apenas operários e ignorantes, pareciam estúpidos demais para uma espécie capaz de desenvolver aquela tecnologia.
Segundo, a ideia de que as armas alienígenas só podem ser usadas pelos camarões é boa, mas a explicação de que isso se deve a uma interação com o DNA não fez nenhum sentido biológico, poderiam ter conseguido uma explicação melhor ou simplesmente deixado em aberto.
Terceiro, o líquido preto ser o combustível da nave e ao mesmo tempo induzir a transformação completa de um humano em camarão me pareceu fantástica demais.



Marcelo Marcelo (27/02/2011 12:00:44)   656 3
Por incrível que pareça, só agora estou lendo essa crítica do Hessel.

Imbecil é pouco pra isso.



sem avatar Marcel (25/02/2011 21:22:15)   91 0
Só pra completar porque os críticos do omelete são estranhos mas o Justin Bieber (nada contra o artista) levou 2 ovos no filme dele!!!! Será tudo isso mesmo???? Com certeza não sou eu que vou comparar nem com DVD pirata!!!!!!



sem avatar Marcel (25/02/2011 21:04:10)   91 2
O omelete e seus críticos são meio estranhos. Narrativas simples sem apelações filosóficas coloca "doizinho" e tá muito bom. Fala sério, Distrito 9 arrebenta, já vi umas 3 vezes e quero a continuação!!!!!!



Vinicius Vinicius (22/02/2011 16:57:10)   64 1
cara vcs sao doido e? esse filme e d+ se dessem 3 omelete e botasem uma justificativa convincente eu ate perdoava mas po 2 ovos pra um dos melhores filmes sobre alienigenas do seculo XXI vcs tao sde sacanagem qnts pessoas vieram aki leram sua critica e n viram o filme? vcs sao fogo



sem avatar Nikolas (16/02/2011 02:44:06)   48 2
Queria saber porque esse Hessel continua escrevendo criticas pra esse site. O filme eh simplesmente otimo, me prendeu a respiraçao por mts momentos. Chega a ser ridiculo essas criticas desse cara. Filmes otimos ele odeia, filmes ruins ele idolatra. Pessoal do Omelete, por favor, leiam os comentarios, atendam seus leitores e SUMAM com esse cara.



sem avatar Josy (15/02/2011 15:26:32)   7 0
Desculpe, mas criticazinha bem ruim, hem? Um dos melhores de PJ...que continua fabuloso... idolo!


Mel Gibson. Mel Gibson. (30/03/2014 23:24:22)   129 1
PJ deu a grana pro cara realizar o filme,e apoiou o projeto,e só,o filme não é dele...


sem avatar Serginho (28/01/2011 01:57:06)   26 2
Passou agora na HBO e estou simplesmente revoltado comigo mesmo por não ter ido vê-lo no cinema. Que ódio!!!!!!!!! O filme é simplesmente incrível! A emoção, o desenvolvimento dos personagens, a interpretação, a ação, os efeitos, o roteiro... é tudo perfeito. É impressionante a repulsa que sentimos pelos aliens no início do filme seguida pelo carinho e preocupação com o seu futuro que sentimos ao seu final. Não é qualquer diretor/roteirista que consegue escrever uma história assim e nos fazer sentir de tal maneira ao ver um filme desses. Bravo a Peter Jackson e Neill Blomkamp!

P.S.: Outro que precisou fazer um cadastro só pra comentar essa crítica burra e mal-humorada desse cidadão e dos dois ovos que ele deu ao filme.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.