70

Crítica: Distrito 9

Sci-fi politizada tem efeitos de profissional e narrativa de amador

Marcelo Hessel
28 de Setembro de 2009

Distrito 9

Distrito 9

District 9
África do Sul / Nova Zelândia , 2009 - 112
Ação / Ficção científica

Direção:
Neill Blomkamp

Roteiro:
Neill Blomkamp, Terri Tatchell

Elenco:
Sharlto Copley, Jason Cope, David James

Regular
distrito 9
distrito 9
distrito 9

A moda de usar a linguagem dos documentários para expor com didatismo uma premissa ficcional impregna Distrito 9 (District 9) desde o começo. Especialistas em urbanismo, jornalistas investigativos e âncoras de jornal explicam picado e moído tudo o que está acontecendo em Joanesburgo - se é que tem alguém a essa altura que ainda não saiba.

O caso é que alienígenas que parecem uma versão crustácea do Dr. Zoidberg de Futurama caíram na Terra. Caíram, não, porque a nave-mãe plana sobre a África do Sul - mas aprendemos logo que o OVNI está estacionado ali e em 20 anos jamais saiu. Os ETs com o tempo foram sendo instalados num distrito da cidade, que logo virou favela. A eles foi dado o apelido pejorativo de prawns, camarões.

Em duas décadas a situação ficou incontrolável, e cabe à versão fictícia da ONU, a MNU, desalojar os camarões e transferí-los para um campo de concentração para conter a raiva e o medo dos sul-africanos humanos. O problema se agrava quando o encarregado da missão, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), que tentava entregar a ordem de despejo a um dos alienígenas, entra em contato com um estranho líquido viscoso... E aí já viu.

Seria sacanagem detalhar mais o desenrolar da história - mesmo porque já bastam as explicações e os comentários constantes que o roteiro de Terri Tatchell (coescrito pelo diretor Neill Blomkamp) nos impõe. Se a nave se move, logo aparece uma repórter dizendo: "A nave se moveu!". Se o herói está em fuga e não tem para onde ir, o áudio do comentarista entra para repetir: "Ele não tinha para onde ir!".

Juro que não é implicância; beiram o insuportável esses textos em off reiterando o que a imagem já diz. Isso se agrava porque há dois tempos e dois níveis de comentários, simultâneos: o factual (a transferência dos camarões é acompanhada pela cobertura jornalística) e o documental (os especialistas relembrando, do futuro, todo o caso de Wikus). É didatismo demais, não dá.

E é um didatismo desnecessário, porque o filme está longe de ser críptico ou de precisar de manual. Pelo contrário, ele opta por uma estrutura de rumos e viradas consagrada: temos um herói que despreza seu inimigo e de repente se vê forçado a se colocar no lugar desse inimigo. Seus aliados não eram quem ele pensava, veja só. É a metáfora política-humanista para iniciantes: nada como fazer as pessoas provarem do próprio preconceito para que elas percebam como antes eram preconceituosas.

Claro, além de saber que Distrito 9 lida com metáforas politizadas (o longa não foi rodado numa reprodução do Soweto por acaso), você já deve saber que os efeitos são o grande destaque. Isso não é preciso repetir. A casa de pós-produção de Peter Jackson faz milagre com alegados 30 milhões de dólares de orçamento, só para provar que seu protegido, o estreante Blomkamp, tinha talento para dirigir o filme de Halo que não aconteceu.

A questão é: de que adianta dispender criatividade e dinheiro pensando no design das criaturas, dos robôs, das naves e das armas se os personagens e os seus arcos são sempre os mesmos? Sogro militar malvado, soldado brutamontes que é guardado para ser o chefão de fase, mártir que dá meia-volta para salvar o amigo... Tudo isso você está cansado de ver, não importa a embalagem (embora os olhos da mutação sejam bem legais...).

Fãs de boa ficção científica, e fãs de Halo, merecem mais do que essa demonstração juvenil (com trilha de comentário) de um Resident Evil 5 de baixo orçamento.

Leia mais críticas do Festival do Rio 2009


Compartilhar

Galeria de vídeos

Comentários (70)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Gene Gene (05/02/2012 16:48:30)   229 0
Vi esse filme no cinema e esses dias comprei o DVD. Me apaixonei pelo filme e pela narrativa. Os efeitos especiais são apenas parte dessa bela película.

Essa crítica de marcelo Hessel foi a mais infeliz e a mais injusta.



sem avatar João Vitor (28/11/2011 13:28:00)   188 1
Como sempre uma péssima crítica do Hessel.
Vide Inception.


sem avatar Felipe (17/01/2012 03:29:51)   0 0
ñ assisti o filme no cinema na época, assisti em dvd, achei o filme excelente, muito bom mesmo, virei fã. Se sair o segundo certamente serei um dos primeiros a comprar o ingresso. O filme esta muito longe de ser manjado como citado. *****


Eduardo Eduardo (29/09/2011 21:15:33)   15 1
Eu fiquei desapontado com essa crítica, achei o filme uns dos melhores filmes de aliens já feito, além de muito original, coisa que Hollywood tá precisando, originalidade. Pra mim 4 ovos ainda era pouco..



sem avatar Renan (17/08/2011 17:35:42)   1 1
90% dos comentários foram contrários a crítica!Primeira vez que eu vejo isso no Omelete e é a primeira vez que concordo mas com os comentários do que com a crítica!Não sou um qualquer também entendo de cinema

O Filme é muito bom, não excelente, mas é diversão garantida!Foi um dos roteiros mas criativos que eu vi ultimamente...não merecia 2 ovos!
Distrito 9 em breve será um clássico do cinema Cult



sem avatar Renan (17/08/2011 17:30:37)   1 0
Assisti o filme em DVD recentemente. Concordo com todos os demais que postaram comentários, a crítica (que sempre aprecio no Omelete e na maioria das vezes concordo) desta vez foi extremamente infeliz. O roteiro foi super original, quem em sã consciência imaginaria extraterrestres morando numa favela na África do Sul? Merecia sem sombra de dúvidas pelo menos 4 ovos! [2]



sem avatar Lourenzo (09/08/2011 12:26:38)   0 0
A grande sacada desse filme é que ele aborda a nossa relação com os alienígenas exatamente como poderia ser caso fosse verdade, após 20 anos de convivência eles já fariam parte do nosso cotidiano, já estariam envolvidos com drogas, prostituição e outros males da nossa sociedade doentia. O filme retrata isso de forma clara. É simplesmente o melhor filme sobre alienígenas já produzido.


sem avatar fladimir (06/12/2011 15:27:11)   0 0
LORENZO CONCORDO PLENAMENTE COM VOÇÊ,A CRITICA NEM PARECE DO OMELETE E SIM DA TV GLOBO QUE NAO GOSTA QUE O PUBLICO PENSE POR SI SÓ.SE NO BRASIL SE MATA POR UMA PESSOA TORCER PARA OUTRO TIME,OU TER OUTRA RELIGIAO,OPÇAO SEXUAL,PARTIDO POLITICO EMTRE TANTAS OUTRA COISAS O QUE NAO ACONTECERIA SE OUTRA RAÇA VIDA DE OUTRO PLANETA E PRIVILEGIO DE TER MORADIA FIXA(MESMO NA PIOR DAS FAVELAS)COM DINHEIRO DO CONTRIBUINTE GERARIA REVOLTA EM MASSA COMO NO FILME.
SIMPLESMENTE UM FILMAÇO(INFELIZMENTE FAZ MAL A SAUDE,JÁ VI TANTAS VEZES QUE NAO AGUENTO MAIS,VOU DAR A SAIDEIRA MAS UMA VEZ)


Victor Tintim Victor Tintim (03/07/2011 12:05:42)   110 0
Nossa, ontem assisti pela 1º vez e me surpreendi. O filme realmente é muito bom. Acho merecia 4 ovos.



Carlos Alberto Carlos Alberto (29/05/2011 11:58:37)   923 0
Excelente filme...
Merecida a indicação que teve ao Oscar de melhor filme.

Com certeza merece 5 ovos!



Touro Touro (29/05/2011 09:20:18)   47 1
5 ovos na certa!!!!
esse filme e bom d+!!!



sem avatar Catia (22/05/2011 02:54:47)   1 1
Pois é. Também tive q colocar meu cpf aqui pra comentar essa PORCARIA de "crítica". Eu não entendo porque às vezes as pessoas precisam dizer q alguma coisa é ruim pra q se sintam melhores. What's the point? Quero dizer, esse é um grande filme. Mas vamos por parte:
A moda de usar a linguagem dos documentários para expor com didatismo uma premissa ficcional impregna Distrito 9 (District 9) desde o começo.
- Moda? Didatismo? Hein? Uma das boas idéias do filme é usar a visão das pessoas q estão de fora em contraponto à nossa visão 'de dentro'. Te faz pensar se aquilo q tu vê na tv e diz'bah, mas olha só...' é realmente o q parece q é.
Especialistas em urbanismo, jornalistas investigativos e âncoras de jornal explicam picado e moído tudo o que está acontecendo em Joanesburgo - se é que tem alguém a essa altura que ainda não saiba.
- especialistas são chatos, mas adoramos qdo eles dão uma explicaão 'racional' pra coisas q não entendemos. e não é o objetivo deles explicar às pessoas, é pra nós.
O caso é que alienígenas que parecem uma versão crustácea do Dr. Zoidberg de Futurama caíram na Terra. Caíram, não, porque a nave-mãe plana sobre a África do Sul - mas aprendemos logo que o OVNI está estacionado ali e em 20 anos jamais saiu. Os ETs com o tempo foram sendo instalados num distrito da cidade, que logo virou favela. A eles foi dado o apelido pejorativo de prawns, camarões.
- você preferiria q fossem novamentes os greys? e achei a idéia do camarão particlarmente significativa. contribui pra q antipatizemos de início com as criaturas.
Em duas décadas a situação ficou incontrolável, e cabe à versão fictícia da ONU, a MNU, desalojar os camarões e transferí-los para um campo de concentração para conter a raiva e o medo dos sul-africanos humanos. O problema se agrava quando o encarregado da missão, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), que tentava entregar a ordem de despejo a um dos alienígenas, entra em contato com um estranho líquido viscoso... E aí já viu.
- OS TANQUES BRANCOS LEMBRAM A ONU, MAS A MNU É MUITO MAIS O GOVERNO DE QUALQUER PAÍS DO Q UMA INSTITUIÃO PACÍFICA.
(caps lock por acaso, preguiça de redigitar).
Seria sacanagem detalhar mais o desenrolar da história - mesmo porque já bastam as explicações e os comentários constantes que o roteiro de Terri Tatchell (coescrito pelo diretor Neill Blomkamp) nos impõe. Se a nave se move, logo aparece uma repórter dizendo: "A nave se moveu!". Se o herói está em fuga e não tem para onde ir, o áudio do comentarista entra para repetir: "Ele não tinha para onde ir!".
- tá aí outra coisa que só você viu.
Juro que não é implicância; beiram o insuportável esses textos em off reiterando o que a imagem já diz. Isso se agrava porque há dois tempos e dois níveis de comentários, simultâneos: o factual (a transferência dos camarões é acompanhada pela cobertura jornalística) e o documental (os especialistas relembrando, do futuro, todo o caso de Wikus). É didatismo demais, não dá.

E é um didatismo desnecessário, porque o filme está longe de ser críptico ou de precisar de manual. Pelo contrário, ele opta por uma estrutura de rumos e viradas consagrada: temos um herói que despreza seu inimigo e de repente se vê forçado a se colocar no lugar desse inimigo. Seus aliados não eram quem ele pensava, veja só. É a metáfora política-humanista para iniciantes: nada como fazer as pessoas provarem do próprio preconceito para que elas percebam como antes eram preconceituosas.
- é m filmes simples sim, felizmente. filmes como amnésia e cubo são muito bons também, mas a nossa vida é assim, linear e repetitiva.
Claro, além de saber que Distrito 9 lida com metáforas politizadas (o longa não foi rodado numa reprodução do Soweto por acaso), você já deve saber que os efeitos são o grande destaque. Isso não é preciso repetir. A casa de pós-produção de Peter Jackson faz milagre com alegados 30 milhões de dólares de orçamento, só para provar que seu protegido, o estreante Blomkamp, tinha talento para dirigir o filme de Halo que não aconteceu.

A questão é: de que adianta dispender criatividade e dinheiro pensando no design das criaturas, dos robôs, das naves e das armas se os personagens e os seus arcos são sempre os mesmos? Sogro militar malvado, soldado brutamontes que é guardado para ser o chefão de fase, mártir que dá meia-volta para salvar o amigo... Tudo isso você está cansado de ver, não importa a embalagem (embora os olhos da mutação sejam bem legais...).
- cara, só tu q ficou prestando atenção nos efeitos quando tem tanta coisa melhor pra ver no filme.
Fãs de boa ficção científica, e fãs de Halo, merecem mais do que essa demonstração juvenil (com trilha de comentário) de um Resident Evil 5 de baixo orçamento.
- esse filme é muito mais q ficção científica, é um filme sobre a humanidade, sobre sentimentos, verdade, manipulação, sede de poder, ganância, ódio, amor. é um filme possível, considerando-se o tamanho do nosso universo, ou o tamanho q imaginamos q ele tenha.
Na boa, procura outra coisa pra fazer ou vai ler opinião de gente séria antes de sair falando besteira por aí, valeu?




sem avatar Eduardo (09/05/2011 22:35:35)   1 1
Calma gente, é obvio que Hessel clicou 2 ovos por engano, é impossível isso!



sem avatar Edison Henrique (29/03/2011 21:07:17)   6 0
Realmente merecia 4 ou 5 ovos tranqüilo. Um dos melhores filmes de ficção científica da década (passada).



Why So Serious Why So Serious (23/03/2011 21:04:42)   124 0
Filme excelente, adorei mesmo!
5 ovos fácil!



Rodolfo Rodolfo (22/03/2011 14:05:32)   2 1
O filme é criativo e bem produzido.

Não ganha mais ovos porque não tem ator famoso no cartaz nem a produção do James Cameron, no entanto, considerei bem melhor do que o AVATAR.

Que venha o Distrito 10.



Robson Robson (21/03/2011 02:26:59)   0 0
quando é Avatar é o roteiro pra todas as idades, que funciona, 5 ovos.

Distrito 9 é basicão, previsivel e mastigado e modinha, 2 ovos.

Hessel, você é um turd!



DDanilo DDanilo (20/03/2011 21:39:18)   -165 0
2 Ovos??????????


Hhahahahahahhahaha

Só pode ser brincadeira!!

Pra mim bate de frente com Avatar(Concordo com os 5 ovos de Avatar)!!



Leonardo Leonardo (18/03/2011 07:53:57)   3 1
Hahahahaha, o Hessel deu 2 ovos pro Distrito 9 um dos filmes de ficção científica mais legais dos últimos anos, cheio de alegorias sociais interessantes e etc, isso é que é falta de visão.



edgar edgar (14/03/2011 22:24:21)   104 0
5 ovos!!!!!!!!!!!!

isso é filme.

um filme desse e rarissimo de se ver em rouliudi



sem avatar andre (11/03/2011 14:17:24)   -3 0
essa critica é muito ruim, eu vi o filme e achei muito bom e muito criativo,a ideia de documentário é bem encaixada e deixa o filme bastante dinâmico, mas o que eu gostei mais foi como o diretor decidiu mostrar os ets como seres que apesar da aparencia horrivel são bastantes normais se comparados com os humanos e que se existisse outro tipo de vida em outro planeta seria díficil de serem,em relação a maldade ao egoismo e ao precoceito, piores que os humanos.



Guilherme Guilherme (03/03/2011 00:58:13)   1 0
A premissa do filme é bastante original e interessante. Para mim, representa um sopro de vitalidade na ficção científica.
Não vi o formato de documentário sendo usado para explicar didaticamente o filme à exaustão como o Hessel disse, mas sim como uma forma de narrativa capaz de explorar melhor as implicações dos acontecimentos.
O filme pode ter sim alguns clichês, mas são usados de forma inteligentes, não me senti sendo feito de bobo.
Todavia, o filme merece sim algumas críticas, mas não pelos motivos equivocados que o Hessel apontou.
Primeiro, por mais que os alienígenas que sobreviveram sejam apenas operários e ignorantes, pareciam estúpidos demais para uma espécie capaz de desenvolver aquela tecnologia.
Segundo, a ideia de que as armas alienígenas só podem ser usadas pelos camarões é boa, mas a explicação de que isso se deve a uma interação com o DNA não fez nenhum sentido biológico, poderiam ter conseguido uma explicação melhor ou simplesmente deixado em aberto.
Terceiro, o líquido preto ser o combustível da nave e ao mesmo tempo induzir a transformação completa de um humano em camarão me pareceu fantástica demais.



Marcelo Marcelo (27/02/2011 12:00:44)   134 1
Por incrível que pareça, só agora estou lendo essa crítica do Hessel.

Imbecil é pouco pra isso.



sem avatar Marcel (25/02/2011 21:22:15)   44 0
Só pra completar porque os críticos do omelete são estranhos mas o Justin Bieber (nada contra o artista) levou 2 ovos no filme dele!!!! Será tudo isso mesmo???? Com certeza não sou eu que vou comparar nem com DVD pirata!!!!!!



sem avatar Marcel (25/02/2011 21:04:10)   44 1
O omelete e seus críticos são meio estranhos. Narrativas simples sem apelações filosóficas coloca "doizinho" e tá muito bom. Fala sério, Distrito 9 arrebenta, já vi umas 3 vezes e quero a continuação!!!!!!



Vinicius Vinicius (22/02/2011 16:57:10)   57 1
cara vcs sao doido e? esse filme e d+ se dessem 3 omelete e botasem uma justificativa convincente eu ate perdoava mas po 2 ovos pra um dos melhores filmes sobre alienigenas do seculo XXI vcs tao sde sacanagem qnts pessoas vieram aki leram sua critica e n viram o filme? vcs sao fogo



sem avatar Nikolas (16/02/2011 02:44:06)   10 1
Queria saber porque esse Hessel continua escrevendo criticas pra esse site. O filme eh simplesmente otimo, me prendeu a respiraçao por mts momentos. Chega a ser ridiculo essas criticas desse cara. Filmes otimos ele odeia, filmes ruins ele idolatra. Pessoal do Omelete, por favor, leiam os comentarios, atendam seus leitores e SUMAM com esse cara.



sem avatar Josy (15/02/2011 15:26:32)   2 0
Desculpe, mas criticazinha bem ruim, hem? Um dos melhores de PJ...que continua fabuloso... idolo!



Luis Fernando Luis Fernando (07/02/2011 00:35:42)   -31 0
Crítica boba, filme ótimo, usou algo desgastado no cinema de forma inteligente e criou algo novo e original, um filme muito bem cuidado!
Assistam...Recomendo!



sem avatar Serginho (28/01/2011 01:57:06)   -8 0
Passou agora na HBO e estou simplesmente revoltado comigo mesmo por não ter ido vê-lo no cinema. Que ódio!!!!!!!!! O filme é simplesmente incrível! A emoção, o desenvolvimento dos personagens, a interpretação, a ação, os efeitos, o roteiro... é tudo perfeito. É impressionante a repulsa que sentimos pelos aliens no início do filme seguida pelo carinho e preocupação com o seu futuro que sentimos ao seu final. Não é qualquer diretor/roteirista que consegue escrever uma história assim e nos fazer sentir de tal maneira ao ver um filme desses. Bravo a Peter Jackson e Neill Blomkamp!

P.S.: Outro que precisou fazer um cadastro só pra comentar essa crítica burra e mal-humorada desse cidadão e dos dois ovos que ele deu ao filme.



sem avatar Tripa (28/01/2011 01:16:10)   0 0
Também tive que criar uma conta no omelete só para refutar esta crítica.

"Não se preocupem rapazes, este documento não prova nada! Prova só que Marcelo Hessel é um ..." - Batiman (Feira da fruta)

O filme é ótimo! Recomendo a todos. Assistam em Blu-Ray. Vejam os extras.

Ficarei ansioso pela crítica do Sr. Marcelo Hessel para o "Distrito 10".



Alisson Alisson (26/01/2011 11:20:47)   -1 0
Essa é a pior critica q o omelete ja feiz,no minimo 4 ovos.



sem avatar Luciano (25/01/2011 15:56:56)   0 0
Demorei muito pra vir aqui fazer um comentário, mas já tinha lido a crítica do Marcelo "sempre do contra" Hessel. É impresionante como esse senhor sempre critica seus filmes com muito rancor e negatividade, aparentemente exigindo perfeição em todos os filmes em que critica, mas só aparentemente, pois para dar 4 ovos para o "Gamer" é pra provar que está realmente querendo ter a opinião sempre oposta a da grande maioria das pessoas, inclusive de outros bons críticos de cinema. Fazer o quê, não é? Pra quem avaliou tão mal o filme " A origem", que pra mim foi o melhor filme do gênero que vi em 2010 e há muito tempo não via, é porque está muito de mal com a vida mesmo. Paciência. Distrito 9 merecia pelo menos uns 3 ovos, pois talvez a intenção do diretor em deixar o filme com a narrativa didática tenha sido pra não deixar o filme tão cansativo e poder dar uma enfase maior à parte técnica e da moral política da história, principal tema em que se baseou o filme: a intolerância e o preconceito racial.



renan renan (13/01/2011 02:03:20)   -1 0
Acabei de ver o filme (em dvd) e voltei ao site para entender o pq de nao ter visto o filme no cinema. Lembrei. Foi a crítica do Marcelo... Mas que tremendo filho de uma boa trabalhadora noturna. O filme é maneiríssimo! Mais do que uma crítica social - algo tão importante para alguns - é um verdadeiro divertimento. Agora, o que mais me intriga, não é o fato de Gamer (arrotei um gosto de ovo podre aqui) ter recebido 4 ovos e D9 apenas 2... mas, sim, o que houve nos bastidores para vc decidir vomitar sobre o teclado, rapaz. Alergia a camarão? talvez...



Tiago Dos Santos Tiago Dos Santos (03/01/2011 19:18:30)   -7 0
Ótimo filme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



sem avatar adriana (02/01/2011 22:18:05)   0 0
O filme não mereceu esta crítica feita de má vontade. Não sr. Crítico, não se trata somente de um filme de sci-fi. É muito melhor e mais necessário do que isto.
Para provar o quão necessário é este filme e que ele deve ser visto por muitas pessoas, pois infelizmente todo mundo estava assistindo Avatar, é que Distrito 10 já começou a ser rodado - no mês de novembro de 2010 - no Complexo do Alemão - Rio de Janeiro. 4 anos antes da Copa do Mundo.



Fábio Fábio (29/12/2010 11:13:01)   2 0
Fiz o cadastro no site só para escrever esse comentário. Mas que criticazinha mais absurda. Não sei o que acontece com as pessoas, principalmente com esse Hessel. Não vejo credibilidade nas críticas dele. Parece que tem o prazer de detonar por detonar. Ele fez a mesma coisa com "A Origem", um dos filmes mais bacanas e comentados de 2010. Distrito 9 é um filmaço, sem dúvida um dos melhores de 2009, ponto.



sem avatar Clayton (20/12/2010 10:39:44)   0 0
Gostei muito do filme, a critica social aqui presente é sempre necessária.



ChloMoLover ChloMoLover (28/11/2010 09:31:04)   -65 -2
Hessel estava mais do que certo. Cliches e tudo mastigado pro publico.

O filme é bom sim! Uma ótima ficção, com certeza! Mas é bobo. Bobo demais. Não se aprofunda no preconceito e conta uma historinha desinsteressante.

Um PRIMATA sofrendo mutação e se tornando o que claramente lembra um artropode? Forçou, amigão.

Gosto muito de D9 mas não visto a camisa pra defender o filme.



sem avatar Ricardo (15/11/2010 02:22:34)   0 0
Como o colega Gilson resolvi me cadastrar puramente apenas para comentar a respeito deste Filme. Na minha opinião um dos melhores filmes com a temática alienígena e com uma combinação de criatividade e enredo fantástica. O filme tenta combinar realidade com ficção de uma forma que translada o telespectador dentro do filme, como se estivesse acompanhando uma notícia real. Palmas para os efeitos digitais, interpretação dos atores, ambiente, detalhes etc...Tudo por apenas 30 milhões, pena não ter tido mais publicidade se não iria ser uma nova "Bruxa de Blair". Primeira e última vez que vejo um comentário do Omelete, simplesmente lamentável pessoas que se acham críticos com uma mente fechada e limitada. Aguardo ansciosamente o Distrito 10, já sou fã ;-) godbye



Galo Galo (21/09/2010 10:42:27)   111 0
Concordo com todos os comentários abaixo. Havia muito tempo que eu não assistia um filme desse tipo e com essa qualidade. Quando saíram os primeiros trailers, falei: esse filme vai ser top. Na época da estréia, vim todo empolgado ler sua crítica. Me decepcionei. Cheguei a perder a vontade de assistir. Mas como há anos penso que é melhor não ir na onda de críticos, conferi e não me arrependi. Excelente filme. Provavelmente será cult.



sem avatar Fernando (17/09/2010 12:20:20)   0 0
Marcelo Hessel,sem sombra alguma de dúvida, você é o pior crítico de cinema de todos.
Você tem certeza que sabe o que está falando?
Pois quem deu 4 ovos ao filme Gamer (que este sim, em absoluto, é um grande amontado de MERDA americanizada), que moral possui para dar 2 ovos à um filme com um dos melhores roteiros escritos até hoje, com uma crítica social MUITÍSSIMO bem elaborada como pano de fundo e efeitos especiais ótimos se levar o orçamento em consideração?

É um fato muito triste saber que o Omelete decaiu tanto no seu quadro de funcionários.



Eduardo Eduardo (10/08/2010 21:14:18)   0 0
(risos) Liguem para o Marcelo Hessel não. Ele usa palavras divertidas, pretendendo mostrar uma duvidosa intelectualidade, para esconder seu grande incômodo com tudo o que é inovação, diferença e criatividade. Isso acontece com pessoas que só conseguem ficar fechadas em seus nichos sonhando com castelos que não conseguem construir sendo, por isso mesmo, incapazes de enxergar a potência de outros. É só observar o tom pejorativo e desqualificador da crítica para se notar essa tendência à esculhambação geral. Ele esculhambou também A Origem, assim como fez em Distrito 9, sendo que os dois são filmes da mesma faixa de avaliação (ficções científicas). Dois filmes que trazem certa originalidade narrativa, mas que são diminuídos à mediocridade pelo Hessel. A gente tem que ler essas críticas dele como quem lê um bom livro de piadas e pensar, ao final, que "esse cara só pode ser um gozador..., e dos bons":-)



sem avatar Gabriel (05/08/2010 18:41:45)   0 0
Sinceramente este Marcelo Hessel não tem credibilidade nenhuma, visto que deu 4 ovos para o filme "gamer", um filme que analisando friamente, não passa de um filme de ação que apela na agressividade e erotização e visa somente o lucro. Enquanto um filme que se preocupa com o roteiro, tem efeitos especiais de primeira e, sinceramente, possui cenas de ação mais emocionantes e bem feitas do que o filme "gamer". Para este critico somente resta decepção. E acho que o omelete poderia melhorar sua safra de criticos



Gustav↻ Gustav↻ (05/08/2010 16:28:14)   3 0
O engraçado disso td e q um filme como o Eclipse (e nun e pq e daqla bosta de ''saga'' twilight não) ganha 3 OVOS, situação lamentavel essa q presencio aq....



R@finha R@finha (26/07/2010 07:56:11)   3 0
O filme é otimo,todas as referencias que ele faz,segregação entre outras,alem disso duas coisa me chamaram a atenção
SPOILER:Na cena que Wikus "pede" pra Christopher(ET)assinar e o mesmo se recusa,ele diz + ou - assim:Esse ai é inteligente,vamos ter mais trabalho e quando aparece na TV o Wikus "fez" todos acreditam cegamente mesmo sem ter mais provas concretas... Bem parecido com o que acontece no mundo real,e não precisamos ir a Joanesburgo,aqui no Brasil isso já é do cotidiano!
Voltando a pelicula as cenas de ação são bacanas,principalmente a ultima no melhor estilo 'transformes'
Merecia 5 ovo!!

Camarão Rules!!!!!



sem avatar Thatianne (25/07/2010 16:45:55)   0 0
Fãs de Halo? Pô, eu sei que não dá pra separar o conhecimento do mundo do cinema como business que vcs tem (o fato do diretor ser protegido de Peter Jackson, etc), da crítica do filme em si, mas ô Hessel, não fode. Alguns pontos são bem levantados, mas a crítica como um todo ficou extremamente injusta. Muito feio.



sem avatar Edison Henrique (04/07/2010 15:01:22)   6 0
Eu sempre segui o omelete, e geralmente eu acho as criticas muito boas, mas desta fez tenho que dizer que foi lamentável a critica do Distrito 9. Completamente injusta para o que o filme propões. Essa definitivamente não foi uma crítica profissional, mas sim totalmente superficial, amadora. Dedão para baixo Sr. Marcelo Hessel. O filme é excelente, um dos melhores do gênero. Entra na celebre lista de filmes como Alien 1 e Terminator 1.



sem avatar Gilson (04/07/2010 14:11:24)   0 0
Cara, sou fã do Omelete há muito tempo, desde o primeiro filme do O Senhor dos Anéis, que como fã de Tolkien à 20 anos comecei a acompanhar as primeiras notícias da pré-produção do filme. Mas só resolvi me cadastrar pra comentar só agora e só hoje e pelo simples motivo da crítica sobre Distrito 9. Acho que o que acontece com pessoas a terem a incumbência a fazer uma crítica, como obrigação ou sei lá, começa a perderem o feeling sobre o que acontece no mundo, e principalmente no mundo das artes. Distrito 9 é um filme de prateleira, pra quem gosta de escapismo, de sair da realidade e em entrar em outra paralela onde podemos olhar nosso mundo "de fora"! Os efeitos do filme só existem para dar realidade ao que existiria neste mundo paralelo e não para ganhar oscars de efeitos especiais como gostaria o crítico. O que ele justamente critica é o ponto alto do filme, o que liga a ficção à nossa realidade ou a uma realidade qualquer, o "ser humanismo" é chato mesmo, somos chatos, a mídia é chata, insuportável, os governos são corruptos, todos nós somos preconceituosos e etc! Se não serviu nem para perceber isso, deveria servir para se enxergar como crítico sem senso de sentido para um filme de arte, que é o que é Distrito 9 e como são todos os filmes de baixo orçamento. Só querem contar uma história, usar uma metáfora, não querem oscars e nem recorde bilheteria. Ao Srs. Críticos do Omelete, olhem as coisas como são e não como querem que sejam, se um filme foi feito com a pretensão de arrebatar bilheterias, ficar para a história e etc, a crítica deve se ater somente a isso, se o filme consegue ou não o objetivo. Se um filme apenas pretende contar uma história, se atenham a isso, se a história foi bem contada. Precisam aprender muito ainda, principalmente o Sr. Marcelo Hessel, as piores críticas que tenho lido tem sido publicadas por este senhor. Não importa, o site é de vocês, o trabalho é seus, se abrem espaço para comentários eles serão feitos e isso deve ter servido bastante para perceberem o quanto estão errados em muitos deles. Longa Vida ao Omelete, mas precisam bater um pouco mais a mistura pq tá começando a desandar, estão entrando na fase que todos passam, de se acharem seguros o suficiente para falarem sem pensar minimamente sobre o que estão falando.



Gustav↻ Gustav↻ (04/07/2010 10:18:40)   3 0
Critica estupida!



sem avatar Fernando (30/06/2010 17:15:52)   1 0
Discordo da crítica. O tal didatismo se dá justamente pela aparência de documentário. Ora, o jornalismo q vemos, seja nas reportagens ao vivo ou através de documentários, não é exatamente assim? Narrando pra gente aquilo q estamos vendo? Portanto, um exagero essa crítica. Distrito 9 é muito feliz e original em sua idéia de colocar aliens morando numa favela. Nunca se viu isso, nunca se pensou nisso.

E em matérias de entretenimento, q é a grande função do cinema, D9 cumpre satisfatoriamente seu papel. Merecia 4 ovos.



sem avatar Jean (21/06/2010 18:15:55)   0 0
Por mais que tenhamos os estereótipos de personagens, o filme ao meu ver cupre seu papel. Acho curioso como algumas críticas se perdem tanto em detalhes técnicos que esquecem a principal função do cinema: entretenimento.

Dizer que o filme é ótimo seria exagero, mas é longe de ser ruim. Achei um tanto quanto infeliz a colocação sobre o "herói" já que do início ao fim ele só pensa em si, e a razão do final ser aquele, é por ser a única saída para o que ele quer. Egoísmo até o último instante.

Se este foi apenas um "demo" do diretor, espero que tenhamos a continuação cogitada. Certamente melhor que um "Independence Day 2" ou um novo remake de "Invasores de Corpos". E por favor, que não seja em 3D. Convertido.




None