Assista Agora

Crítica: A Estrada

Cineasta do presente, John Hillcoat tenta lidar com uma história onde o passar do tempo é fundamental

Marcelo Hessel
22 de Abril de 2010

A Estrada

A Estrada

The Road
EUA , 2009 - 111
Drama

Direção:
John Hillcoat

Roteiro:
Joe Penhall, Cormac McCarthy (livro)

Elenco:
Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce, Michael K. Williams, Garret Dillahunt

Bom
a estrada
a estrada
a estrada

No filme, um faroeste sobre a família, ambientado num mundo desértico sem Deus, onde oásis bem cultivados são quase alucinações, tomam-se decisões morais, literalmente, no calor da situação. A sinopse de A Proposta serviria bem para descrever também A Estrada - afinal, foi o seu filme de 2005 que gabaritou o diretor australiano John Hillcoat a assumir a versão ao cinema do romance de Cormac McCarthy, como o próprio escritor reconhece em entrevista.

Na verdade, há uma diferença: ao contrário do inclemente sol australiano de A Proposta, em A Estrada só existe o frio. O livro vencedor do Pulitzer, adaptado fielmente pelo roteirista Joe Penhall, se ambienta numa opaca realidade pós-apocalíptica, quando um pai (Viggo Mortensen) e seu filho (Kodi Smit-McPhee) caminham com mantimentos e um revólver por paisagens cinzas na direção do litoral.

Não espere uma história típica de ficção científica, com artefatos secretos e antigos que podem salvar a humanidade. O que dá o tom em A Estrada é justamente o contrário - a desesperança já levou a vida da esposa e mãe (Charlize Theron) e agora pai e filho lutam pra sobreviver mais por uma questão de teimosia do que de fé. É um cenário de western por excelência: enquanto atravessa o caos, o herói carrega noções de civilização nas costas, esperando encontrar no litoral alguma recompensa.

Em seus textos, McCarthy valoriza bastante as descrições. Se em Meridiano de Sangue ele encontra dezenas de analogias para ilustrar a geografia da fronteira dos EUA com o México, em A Estrada os adjetivos se limitam a uma meia-dúzia: tudo é cinza e frio e escuro, porque, afinal, o horizonte nunca muda. A direção de fotografia do basco Javier Aguirresarobe dá conta dessa ambientação, e mudanças radicais de luz e matiz (que Hillcoat usou bem em A Proposta) nas cenas coloridas de flashback resumem bem essa deprimente questão: por que insistir em viver se os dias só servem pra desbotar as lembranças boas?

As locações em Pittsburgh, a escalação de Mortensen, a trilha de Nick Cave, o entendimento pleno do texto de McCarthy... Tudo no filme faz justiça ao livro, mas, como em qualquer tradução, algo se perde. Hillcoat elege poucas e boas imagens para servir de alicerce do drama - o revólver sempre presente na cintura, a almofada ou o cobertor destoando no cenário cinza - mas o andamento paciente do livro, que transmite bem a teimosia do protagonista, é impossível manter num longa de duas horas.

O que gera a impressão de que o filme não se aprofunda. No romance, pai e filho passam dias com seu carrinho de supermercado fuçando compulsivamente por comida e abrigo, antes de deparar com um acontecimento-chave (o encontro com os canibais, com o velho, com o ladrão). No filme, a necessidade de tempos fortes é maior, e os intervalos entre esses eventos diminuem. Como cada um desses encontros guarda uma lição de moral (McCarthy está sempre desafiando o seu último homem civilizado), nas telas A Estrada fica parecendo mais um teste de caráter do que uma jornada de sobrevivência.

Decupagem econômica e precisa, mais cortes secos para marcar saltos no tempo, são meio uma especialidade de John Hillcoat. Em A Proposta, elipses arrojadas reforçavam a ideia de que tudo num ambiente de faroeste é tênue, imediato, impulsivo. Se o compasso de Hillcoat vacila em A Estrada, talvez seja porque o valor do herói de Viggo Mortensen, no fundo, não se mede no calor do momento, mas no acumulado. Cada uma das suas ações está condicionada àquela memória de Charlize Theron dourada deitada na grama verde. O tempo em A Estrada é fundamental, porque trata-se de um raro "faroeste", entre aspas, onde o futuro depende não só do presente mas também do passado.

Saiba onde o filme está passando
Assista a cinco cenas


Compartilhar

Comentários (72)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Hellion (23/01/2013 17:40:03)   1 1
Dificil acreditar nessa classificação que o filme recebeu, pior ainda ver pessoas chamando o filme de entediante. Filmes desse tipo e do tipo Sunset Limited são para pensar e isso não é entediante.



Elizabeth Kendrick Elizabeth Kendrick (19/01/2013 02:53:05)   43 3
Só assisti esse filme recentemente! Não fiquei nem sabendo quando ele saiu no cinema! Infelizmente, porque este filme é do tipo que todos devem assistir antes de morrer!
Adoro filmes apocalípticos! E esse é o melhor que já vi!
Com certeza merce no mínimo 4 ovos!
E não gostei da crítica do omelete! Discordo quase que inteiramente!



Márcio Márcio (18/01/2013 17:18:57)   1 1
Já havia comentado sobre o filme e retornei para ver a repercussão, depois de tanto tempo e realmente constato que o filme teve uma ótima aceitação, apesar de algumas opiniões contrárias, mas que são isoladas. Vale a pena ver o filme, mas não espere tudo explicado ou justificado, porque este recurso nem sempre é preciso para fazer um filme interessante e que nos leve à reflexão.



Liz Liz (07/12/2012 10:49:02)   350 3
Não consigo entender porque esse filme recebe 3 ovos e O livro de Eli recebe 4!
Muita injustiça! Eu dou 5 ovos para esse filme! Dos filmes pós-apocalípticos para mim esse é um dos melhores, se não for o melhor!
Um filme maduro, inteligente e emocionante!
Excelente!


Elizabeth Kendrick Elizabeth Kendrick (19/01/2013 02:50:28)   43 3
Exatamente! Também achei esse filme melhor! O livro de Eli é focado na ação!
A estarda é mais filosófico e profundo!


sem avatar L.C. (31/08/2012 22:53:57)   -3 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.


Yorick Brown Yorick Brown (22/09/2011 22:22:39)   -2 1
Hessel, vai uma dica. Acho que criticar um filme comparando com outro não foi uma boa. Ficou muito vago (me refiro às referências do filme). Acho que o filme é rico demais e compensaria mais comentários. Apesar disso, boa crítica. O filme é muito bom.



sem avatar Josy (02/05/2011 15:49:36)   3 1
Fiquei profundamente emocionada com esse filme. Valeu a pena assistir!



sem avatar Vitor (20/03/2011 08:57:00)   3 3
O filme é excelente, pela primeira vez me emocionei com um filme.

Fiz meu cadastro agora só para dizer que essa classificação e crítica desse site são uma bosta.


Junior Junior (04/07/2011 02:01:09)   10 -4
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

Liz Liz (07/12/2012 10:51:12)   350 2
Também achei esse filme de um profundidade tocante! Realmente emocionante mas acima de tudo maduro!
Já esta na minha lista de filme favoritos!


Walker Walker (15/03/2011 14:20:01)   3 0
O Filme não é ruim, ele é um filme para poucos, apenas isso. Diferente do livro de eli aborta totalmente outros aspectos sombrios da natureza humana, e a luta de crenças e culturas que pode ser comparadas na sociedade atual. A luta diária pela sobrevivência, do bem contra o mal, da esperença,e decepções.

Pra mim é uma metafora da vida, vale a pena assistir sim, principalmnete pra quem gosta de drama.



nehemias nehemias (17/02/2011 17:19:18)   -1 1
Filme espetacular, emocionante, chocante e contemporâneo.
05 ovos.


Liz Liz (07/12/2012 10:54:05)   350 2
Também dou 5 ovos! Quem me dera se fizessem mais filmes como esse! Mas as pessoas preferem fazer filmes que dam dinheiro, deixando a arte de lado! Infelizmente!


Publicidade
DDanilo DDanilo (13/01/2011 22:10:31)   -146 1
O Hessel é muito metido mesmo, só pode ser pra dar 3 ovos pra um filmaço desse!
Espero que ele seja metido mesmo, por que se não, pra criticar a A Origem e A Estrada o cara talvez não entenda de cinema!!!!



sem avatar Paulo (21/12/2010 05:39:17)   1 1
Esse Hessel e' o mesmo que meteu o pau filme INCEPTION ("A origem"). Nao da para levar esse camarada a serio (a nao ser que seja filme iraniano ou frances). O filme - embora deprimente - e' fantastico. Para criticas mais profissionais, procure http://www.rottentomatoes.com



Sr_Praxedez Sr_Praxedez (11/11/2010 16:28:32)   0 1
Mais uma crítica arrogante de M. Hassel, senhoras e senhores...




Kitana Kitana (07/10/2010 14:51:30)   1 0
Não sei se no livro é assim também. Mas porque alguns personagens do filme não tem o polegar?



sem avatar felipe (09/08/2010 02:19:16)   4 1
Mesma nota que ECLIPSE......as criticas aqui estão cada vez mais parecendo piadas do humortadela.



sem avatar Murilo (25/07/2010 23:34:22)   2 1
FILMÃO! FILMÃO! Excelente!

Merecia 5 ovos... sem sombra de dúvida!
O Omelete não sabe classificar seus filmes corretamente. [3]



Ad Samp Ad Samp (18/07/2010 17:32:56)   184 1
É VALDECI. O autor não revela os nomes dos personagens, é só Pai e Filho. Estou acabando de ler o livro. Assistir ao filme. É bastante fiel mas o livro é mais doloroso a cada página. Vai aí um trecho do livro retratando o que eu disse:

"Na estrada não há homens inspirados por Deus.Eles se foram e eu fiquei,eles levaram consigo o mundo. Pergunta:Como faz aquilo que nunca será para ser diferente daquilo que nunca foi?

Bom filme e excelente Literatura. =)



sem avatar Valdeci (15/07/2010 18:57:34)   2 0
Quando comecei a escrever este comentário sobre o filme A Estrada, dirigido por John Hillcoat percebi que não lembrava o nome do personagem principal do filme interpretado brilhantemente por Vigo Mortensen. Aliás, não conseguia mesmo lembrar nem o nome do garoto interpretado por Kodi Smit McPhee e muito menos o nome da mulher na interpretação de Charlize Theron, do Velho (Robert Duvall) e do veterano (Guy Pearce). Por mais que eu tentasse lembrar não conseguia. Como não sou crítico de cinema profissional não vou fazendo anotações no decorrer do filme (será que eles fazem?). Mas enfim... Então fui procura na capinha do DVD o nome dos personagens e lá também não constava. Só consegui tirar de lá o nome dos atores. Pesquisei na internet e nada. Ninguém me informava o nome dos personagens desta história prá lá de pessimista. Blogs, críticos, etc... etc... Ninguém informava este dado importante. Como não li o livro do qual o roteirista se baseou para escrever esta obra também não tinha este dado. Mas então me dei conta que esta é uma história da condição humana e das consequências dos atos de todos nós como seres humanos viventes neste planeta azul. Assim, é evidente que os personagens não possuem nomes próprios porque eles representam cada um de nos: homens, mulheres, crianças, pretos, brancos. Todos estão, de alguma forma, representados neste drama de desesperança. Só agora escrevendo estas linhas é que percebi (a inexistência de nome dos personagens) a verdadeira amplitude do recado e da mensagem do filme. Sim, porque todo filme tem uma mensagem ou uma moral a ser divulgada (os filmes bons, evidentemente). Alguns filmes são puro entretenimento e não se preocupam (e nem deveriam) se preocupar com estas questões. Outros nem se quer merecem qualquer comentário.
Para definir o personagem principal deste filme (“o homem bom”) poderíamos usar uma palavra: Teimosia. Ou talvez duas: Teimosia e sobrevivência. Mas teimosia se aplica melhor visto que ele lutava, não por uma sobrevivência já que não tinha perspectiva de futuro, mas por pura teimosia de continuar para o Sul e quem sabe, muito remotamente, talvez encontrar algo que valesse a pena continuar a viver. Talvez esta teimosia em manter-se vivo e na estrada fosse para proteger o filho (“o garoto bom), mas nem este estava mais disposto a viver nesta miséria e com o medo de ser devorado pelo canibalismo reinante nestes tempos funestos. Assim, porque lutava e teimava em viver este homem? Fé ele não tinha... Esperanças raríssimas... Sobrevivência da espécie humana? Talvez. Mas qual o motivo de lutar por uma vivência completamente animalesca sem nenhuma gota de racionalidade, civilidade e humanismo? Instinto poderíamos supor. Mas o homem viveu por instinto na era das cavernas e evoluiu. Será que o “Homem Bom” tinha, lá no fundo da sua alma, razões para acreditar que superaríamos esta hecatombe e surgiríamos novamente como seres pensantes? Quero crer que sim, caso contrário toda a luta seria inútil e morrer a única solução.
A mulher não teve falsas esperanças e saiu porta a fora ao encontro da morte deixando para trás seu filho e marido. Pela estrada só encontravam destroços, fome, frio e morte. Muitos encontraram conforto no suicídio e outros devorados pela fome de seus semelhantes. Interessante notar que o “homem bom” tinha duas balas no revólver e estas representavam muito mais do que uma simples defesa, a certeza de poderem utilizá-las para encontrar a mãe (desejo explícito do garoto) e a segurança de uma morte rápida (desejo do homem). Pela estrada outros personagens igualmente desesperançosos vão surgindo e a certeza de que a raça humana extinguiu-se ou devorou-se. Num cenário frio, cinza de árvores desfolhadas ao chão chorar talvez seja a única maneira de pedir desculpas pela própria desgraça e entender que, apesar das lembranças em cores, o futuro é sombrio. A única certeza que tive ao ver este filme é que preciso ler o livro e entender melhor toda esta desesperança, pessimismo e encontrar alguma razão para tudo isso. Talvez um alerta. Mais um alerta neste momento em que Hollywood se volta para filmes apocalípticos. Que possamos tirar alguma lição de tudo isso e não fiquemos depois a sonhar colorido numa estrada deserta com frio, fome e medo. Esta é a mensagem do filme.

Meu blog: http://maisde140caracteres.wordpress.com



Carlos Carlos (15/07/2010 02:04:45)   1944 3
Que filmaço!!
Merecia muito mais do que teve...
Merecia ter tido muito mais divulgação.
Merecia ter ido muito melhor na bilheteria americana.
Merecia ter ido muito melhor na bilheteria mundial.
Merecia 1 ovo à mais na crítica do Hessel.

Esse filme foi injustiçado...
Cara, esse filme é excelente, e apesar de ter gostado muito de O Livro De Eli, tenho que dizer que A Estrada é muito melhor...
Viggo Mortensen mostrando o excelente ator que é a cada filme novo que ele faz...
Muito bom mesmo!!


Liz Liz (07/12/2012 10:57:01)   350 2
Muito injustiçado! O livro de Eli, é do mesmo gênero, não é tão bom quanto esse, mas teve uma crítica e bilheteria bem melhores!


sem avatar Rafael (14/07/2010 18:36:26)   11 0
Filmão , no mínimo 4 ovos !
Nunca vi um filme pos apocalíptico encarado de forma tão madura e ainda sem forçar , gostei muito !
Na minha humilde opinião bem melhor que O Livro de Eli que recebeu uma crítica boa e muito bem falado pelo Forlani !
Nada contra o Marcelo Hessel , gosto dele mais o cara que não gosta nem do O Senhor dos Anéis , deve ser muito severo nas críticas ...



Publicidade
Alexandre Amorim Alexandre Amorim (09/07/2010 00:22:41)   1 1
Filmaço!
Gostei muito!
Há muito tempo não via um filme assim.
Imagino como deve ser o livro...
Valeu Omelete por ter dado a dica desse filme na crítica do "Livro do Elias".



sem avatar Rivaldo (30/06/2010 14:58:44)   0 0
O filme pós-apocalipse mais realista que já assisti, explora bem a desesperança dos personagens e ao mesmo tempo pela dramática, incansável, e as vezes sem sentido busca pela sobrevivência. E o Viggo está em uma das suas melhores interpretações, se não há melhor! Esse filme só fica atrás de Ilha do Medo que arrebentou nesse ano !Mas com certeza Viggo deve ser indicado a melhor ator. E mesmo sendo clichê eu falar isso , traz a consciência, que com certeza, o ser humano precisa olhar com mais atenção o nosso planeta, apesar de não explicar o motivo do por que o mundo está "cinza" no filme. Trilha sonora demais, muito bem feita. Como um amigo falou aí , deu vontade de ler o livro! 3 ovos?! Caramba, omelete tá bem exigente, não? 5 ovos de olhos fechados. E ficou no mesmo patamar de Alice?! Em Alice deu vontade de sair do cinema, pedir o ingresso de novo e ver Alvin e os Esquilos 2 !!! haauhahu... brincadeira



sem avatar Dérick (21/06/2010 23:52:36)   -26 1
O Omelete não sabe classificar seus filmes corretamente.



ian ian (12/06/2010 10:52:55)   -1 1
o viggo é um puta ator, e nesse filme ele esta impecavel. a emoçao q esse filme passa e a angustia é comparavel a fonte da vida do aronofsky.



Lord Baelish Lord Baelish (04/05/2010 19:50:00)   2 -1
Esse é o tipo de filme que eu estou vendo, gostando, me está cativando.. de repente, pufff!! tem um acontecimento super "wtf" e acaba o filme. Eu fico quieto vendo os creditos.. dizendo "porque acabou? tem mais né? tem mais!?"



edgar edgar (01/05/2010 19:05:11)   140 -2
olha o filme e bom mas tem problema não explica direito como a terra virou o casco!


Liz Liz (07/12/2012 10:59:50)   350 2
Isso não importa no filme! É só um pretexto para falar de coisa muito mais séria e importante! Porque é nessas situações de guerra e catástrofe que a alma do homem se revela.
Excelente filme!


sem avatar Strife (27/04/2010 16:44:20)   0 0
O filme termina exatamente como o livro, então talvez vc ache que o livo também ficou pela metade hehehe, recomendo a letura o livre também é muito bom.
Quanto ao filme o viggo está destruidor, muito bom mesmo eu considero o melhor filme do ano até agora achei bem intenso e belo, e ao mesmo tempo triste e melancólico, enfim um filme muito bom eu daria 5 ovos



Márcio Márcio (27/04/2010 15:37:07)   1 0
Vi o filme. Resumindo, sem spoiler, pode-se dizer que é bastante triste, depressivo. A mim, o filme pareceu propor uma reflexão sobre o futuro do planeta e principalmente do homem na terra. Não é terror, apesar de alguns momentos bem tensos. Por outro lado, o filme bem que poderia ter uma continuação, com mais detalhes do que aconteceu. Gostei bastante do filme, e até gostaria de ler o livro, no entanto, fiquei com a impressão de que o filme termina na metade do livro. Quem leu o livro poderia informar se acaba exatamente como o filme? As performances dos atores são convincentes.



Banned Banned (27/04/2010 06:37:38)   0 0
uHAUAHAUHAUAUAH "Livro de Eli 2", por fovor, nem tem como comparar A Estrada com esse filminho lixo...

o cara que fala uma besteira dessas tem que se conter em comentar só sobre comédias românticas e outros filmes para limítrofes



Frank Frank (26/04/2010 22:22:02)   121 0
O filme é bom, mas um tanto quanto deprimente. Assisti no sábado a noite, na última sessão, e acho que não foi uma boa. Fiquei meio "deprê". Aborda de forma bem realista o mundo pós-apocalíptico, diferente de Eu sou a Lenda e O livro de Eli.

Filme bom, mas não é cinema pipoca. Faz você pensar e refletir. Fiquei com vontade de ler o livro.



Publicidade
sem avatar Jack Júnior Júnior (26/04/2010 22:12:52)   -131 1
Nem ligo mais para essa história de ovos.

Alice que é um belo lixo recebeu 3.

Mary and MAx que é perfeito recebeu 4.

Esse filme que é muito bom também só recebeu 3.




sem avatar Claudio (26/04/2010 21:09:45)   -1 0
Gostei do filme, mas quase que assisto o mesmo sozinho, não fosse entrar um casal logo no começo do filme, infelizmente me parece que será um fracasso de bilheteria, ainda mais competindo com Alice no País das Maravilhas logo na abertura aqui, e tendo Homem de Ferro 2 pela frente no final da semana.



sem avatar Bruno (26/04/2010 15:59:10)   3 0
Ótimo filme, mostra realmente como seria um futuro apocalíptico.



MARCOS MARCOS (26/04/2010 13:54:53)   0 0
tive a oportunidade de assistir este filme em janeiro`, sem saber sobre do que se tratava,pos conseguir baixa lo na internet.
fiz a maior propaganda, tem muita gente falando mal do filme por que gostatari de ver muito sangue.
tambem gosto de filmes de terror.so que este filme nao apela para a violencia. isto que e interesante! este filme E O FUTURO ANTECIPADO DA HUMANIDADE acreditem ou nao!!!!



sem avatar claudio (26/04/2010 13:54:17)   6 0
Tem muitos comentários aqui,de gente que esta acostumada às correrias de transformers 2 ou algum filme da Xuxa com sua filha nojenta...Belo filme para ser assistido e pensarmos sobre nosso futuro...



@erikoli @erikoli (26/04/2010 10:38:12)   12 0
Livro de Eli 2 ?

Filme Apocaliptico cansa



Marcio Marcio (25/04/2010 20:23:30)   29 0
Normal, o Hessel deu 2 ovos pra Distrito 9, 3 aqui para este filme (que eu daria 4 ovos) não é muita surpresa



Fernando Fernando (25/04/2010 20:00:11)   8 0
[SPOILER]

O filme em si é bom, mas o moleque é extremamente irritante. Ele impaca a história e o pai. Não sei se a intenção era essa mas ele impaca tanto que só perde para a Uni do caverna do dragão. Aliás, filho do Viggo grita que nem a Uni.

Mas tirando isso, o filme é bom!



sem avatar Raniéri (24/04/2010 23:00:11)   0 0
Também gostei bastante do filme, levando em consideração que não li o livro... O Viggo está ótimo no papel de pai totalmente protetor. Como o Jackson comentou anteriormente, acho que o final poderia ser um pouco mais objetivo. Mesmo assim, o filme vale a pena. Adoro ficção científica e quando a história foge do tradicional, como é o caso, melhor ainda...



Giovanni Giovanni (24/04/2010 22:27:11)   0 0
Filmezinho ruim demais! Acontece nada! Nao vale a pena nem alugar!



Publicidade
Elbert Elbert (24/04/2010 21:26:05)   0 0
NA MINHA OPINIÃO CRITÍCA SERVE SOMENTE COMO BASE PARA DIVERSAS OPINIÕES E CONCLUSÕES.



marcelo marcelo (24/04/2010 13:24:22)   4 0
cada vez mais acho estranho esse critério de ovos do site , como dar 3 pra esse filme ? e 4 pra o filmezinho de malhação ? , a tempos acompanho a carreira de motersen , depois de o senhor dos anéis ele foi abençoado com o toque de midas , esse é só mais um exemplo das escolhas ótimas que ele faz na carreira . vaja que vala a pena



Jorge Leberg Jorge Leberg (24/04/2010 12:34:43)   1 -1
Max, meu caro, existe uma coisa bem quista em nossa sociedade chamada boa educação, sabia? E comentários com relevância argumentativa também são importantes ao criticar algo, mas a estes já nem dão muita bola, rs.

Ótima crítica, mas os elogios do Hessel suscitam a impressão de que a intenção inicial seria dar 4 ovos ao filme. Depois dessa leitura me instiguei mais a vê-lo.



Jackson Jackson (24/04/2010 10:03:32)   1 0
Gostei bastante do filme. é uma interpretação muito boa de Mortensen e a história também é bastante interessante. Só faltou um fim mais conclusivo, um fim pro bem ou pro mal, tanto faz, mas precisava de um. www.filmespraquetequero.com



alex alex (24/04/2010 00:36:04)   2 1
Cara esse filme e um dos melhores filmes que eu já vi!!!!
E na minha opinião muito bem adaptado(querer colocar detalhes do livro todo num filme de duas horas e foda)um filme que coloca a realidade do ser humano de uma maneira cruel e verdadeira,separando bem os seres humanos de verdade,dos animais....que deixam os seus extintos falarem mais alto.Que na minha opinião e a essência do livro muito bem colocada no filme!!!!

5 ovos na minha opinião...



VitorQ VitorQ (24/04/2010 00:20:36)   6 0
Eu li o livro antes de assistir o filme e infelizmente concordo com a opniao do Marcelo Hessel, o filme nao se aprofunda suficientemente. Pela menos foi essa a impressao q tive em relacao as 2 obras. O livro eh indiscutivelmente fantastico, mto mas profundo e marcante q o filme.

Nao estou dizendo q o filme eh ruim, mas nao leiam o livro antes d assisti-lo. Impossivel refazer uma obra dakelas tao perfeita nas telas do cinema durante somente 2 horas.

E se gostaram do filme, leiam o livro. FANTASTICOOOO!!!!!




DiegoWP DiegoWP (24/04/2010 00:00:08)   0 0
O Filme é Baumm mais é taum Baum q até meu pai q só gosta dos filmes do Steven
Seagal e Van Damme gostou desse filme ....rsrsrs, mas falando sério o filme é bom e fazia algum tempo q ñ via um filme nesse estilo e a atuação do Viggo Mortensen está fantatica.



@VGela @VGela (23/04/2010 20:06:31)   6 0
3 ovos merecia 4



Victor Victor (23/04/2010 19:23:31)   26 0
"Eu já percebi uma coisa aqui no Meleti...rs...todo filme com critica de 3 ovos é no minimo bom, todos com essa "nota" que eu assisti, eu gostei, por isso não me preocupu se o filme tem 3 ovos."
É verdade, bem observado. Isso quer dizer que vou assistir esse filme sim quando tiver a chance.



sem avatar Murilo (23/04/2010 16:39:58)   2 0
Ultimamente, só entro no Omelete para ver notícias, porque as críticas já não são as mesmas..


Elizabeth Kendrick Elizabeth Kendrick (19/01/2013 02:54:05)   43 1
Concordo! Depois de muito acompanhar o site resolvi fazer meu cadastro para expor meu descontentamento com as críticas!
Já não estava mais aguentando ler tanta besteira e ficar calada!


Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.