Assista Agora

Crítica: Eu Matei Minha Mãe

Filme usa a relação problemática entre mãe e filho para explorar a complexa natureza do amor familiar

Carina Toledo
30 de Setembro de 2010

Eu Matei Minha Mãe

Eu Matei Minha Mãe

J’ai Tué Ma Mère
Canadá , 2009 - 96 min
Drama

Direção:
Xavier Dolan

Roteiro:
Xavier Dolan

Elenco:
Anne Dorval, Xavier Dolan, Suzanne Clément, François Arnaud, Patricia Tulasne, Pierre Chagnon, Niels Schneider, Monique Spaziani

Ótimo
Eu Matei Minha Mãe
Eu Matei Minha Mãe

A produção canadense Eu Matei Minha Mãe (J'ai tué ma mère, 2009) propõe-se a explorar a natureza da relação entre mãe e filho tomando como exemplo a problemática relação entre Hubert (Xavier Dolan) e sua mãe Chantale (Anne Dorval).

Dolan, diretor e protagonista do filme, escreveu a história quando tinha 16 anos, com base em suas próprias experiências. Na forma de um desabafo cinematográfico, as angústias de Hubert são mostradas na tela com muita intensidade e é por se basear em um sentimento real que as situações não parecem extremas ou caricatas.

Hubert frequenta o colegial e discute com a mãe no café da manhã, no carro, no jantar... A raiva que ele sente de Chantale se agrava ainda mais quando ele conhece a mãe de seu seu namorado, Antonin (François Arnaud), mulher liberal, que leva garotos mais jovens pra casa, não vê problema na homossexualidade do filho e até permite que ele fume maconha em seu quarto.

No entanto, por mais que às vezes Hubert perca o controle e externe sua raiva e frustração de forma violenta, este não é um filme sobre ódio pela mãe. É evidente que Hubert ama Chantale. Se não houvesse amor, não haveria tamanha intensidade na raiva. Temos aqui um sentimento que não é unicamente benigno e está mais para aquele amor em busca de reconciliação de Fernando Pessoa, que pede "tempo para acertar nossas distâncias".

Eu Matei Minha Mãe não é maniqueísta. Hubert não discute com a mãe porque ela é má ou o priva de suas vontades. Chantale está ali tão perdida quanto o filho que criou sozinha, sem saber como impor-lhe disciplina ou recuperar a proximidade que existia quando ele era apenas um menino.

Além do foco na atuação, Dolan também faz boas escolhas como diretor, utilizando a imagem para complementar a narrativa - peca apenas quando tenta desnecessariamente intensificá-la com simbolismos (borboletas e imagens de santas: quem aguenta?). Mas, para aqueles que se identificam com a situação ali retratada, não há como deixar o cinema intocado. A força do filme está mesmo no emocional.

Saiba onde Eu Matei Minha Mãe está sendo exibido



Publicidade

Comentários (9)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Diaz Diaz (04/12/2010 18:49:45)   -1 0
pendente da critica da carina, e promessor e o treilher e uma delicia de se ver entao porque nao ir ao cinema como daqui a menos de 2 horar pois moro perto do cine topazio campinas, vcs que se mordam e me desculpam mas vou ver sim esse fil me hoje.


G. brucew G. brucew (25/08/2013 20:12:24)   1657 0
fumou o que quando escreveu isso?


paulinhu paulinhu (22/10/2010 10:51:28)   -111 0
gente , vamos parar com a pagação de pau, quando é qualquer outro q escreve a crítica vcs vem aki e dizem um monte de m#$#@, agora pq é a carina ....., naum desmerecendo a crítica dela , mais a muuuito puxassaquismo, vou dizer uma coisa para os nerds baba ovo , NUNCA IRÃO COME-LA.



sem avatar Bruno (21/10/2010 22:16:07)   0 0
Eu veria se fosse continuação do "Matou a Família e Foi ao Cinema"



Agente da HYDRA Agente da HYDRA (01/10/2010 17:00:33)   9 0
Entendem o que eu digo???



sem avatar Logan (01/10/2010 10:45:01)   0 0
Carina, mandou bem na crítica!

Nós sempre reclamamos quando não concordamos ou você esquece de citar algo relevante pro filme, mas raramente rolam elogios...

Não é meu tipo de filme, com certeza não o verei, mas a crítica está muito boa mesmo.



Agente da HYDRA Agente da HYDRA (01/10/2010 10:03:12)   9 0
Nossa, como é engraçado ver os comentários das críticas da Carina. Rá!



edgar edgar (30/09/2010 19:17:18)   144 0
aew! muito boa critica carina! não revelando detalhes da trama e deixando aquele gostinho quero assistir!



Jojoker Jojoker (30/09/2010 18:54:20)   29 0
Carina, Parabéns pela crítica =)




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.