Crítica: A Lenda dos Guardiões

Animação revisita a jornada do herói com visual surpreendente

Érico Borgo
07 de Outubro de 2010

A Lenda dos Guardiões

A Lenda dos Guardiões

Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole
EUA / Austrália , 2010 - 90 min.
Animação / Aventura

Direção:
Zack Snyder

Roteiro:
John Orloff, Emil Stern

Elenco:
Jim Sturgess, Hugo Weaving, David Wenham, Emily Barclay, Abbie Cornish, Helen Mirren, Sam Neill, Ryan Kwanten, Joel Edgerton

Bom
A Lenda dos Guardiões
A Lenda dos Guardiões
A Lenda dos Guardiões

Arquétipos baseados nos clássicos gregos, jornada do herói, situações conhecidas e mais que revisitadas em todas as mídias. A Lenda dos Guardiões (Legend of the Guardians: The Owls of Ga'Hoole, 2010) é mais um filme a empregar essas estruturas em uma aventura infanto-juvenil.

Nada de novo, portanto, na história da corujinha Soren, que cresceu ouvindo histórias de grande batalhas das corujas, em que os Guardiões de Ga´Hoole enfrentaram e derrotaram o exército dos "Puros". Na trama, quando Soren é sequestrado e descobre que a ameaça que se julgava exterminada está de volta, ele deve procurar a ajuda dos lendários Guardiões e encontrar forças para tornar-se um dos heróis que cresceu admirando.

Dentro dessa lógica, a Lenda dos Guardiões tem um pouco de Harry Potter e muito de Star Wars (só pra ficar em dois exemplos mais imediatos). Não dá pra não pensar no velho Ezylryb como um "Obi-Wan-Coruja", já que o velho guerreiro aposentado treina Soren Skywalker nas artes do combate elegante. Sai a "Força", entra a "Moela".

O roteiro de John Orloff (O Preço da Coragem) e John Collee (Mestre dos Mares), com base na série de livros infantis de Kathryn Lasky, limita-se, portanto, a entregar todos os requisitos esperados de uma aventura épica para o público jovem. Enquanto isso, coube à Animal Logic, que já havia trabalhado com as produtoras Village Roadshow e Warner Bros. em Happy Feet, as surpresas.

O visual criado pela empresa australiana através de computação gráfica é magnífico. Na entrada da pré-estreia, a WB brasileira colocou corujas de verdade para que as crianças pudessem interagir com os animais. Pois o filme parece um retrato live-action daqueles mesmos bichos de tão realista. Cada pena é destacada das demais, move-se individualmente, libera partículas quando roçada... não é simplesmente uma textura de penas aplicada ao elemento.

Além disso, a animação de personagens não aposta no antropomorfismo para resolvê-los, o que deve ter dificultado - e muito - o trabalho da equipe. As corujas e animais movem-se como corujas de verdade (não usam as asas como mãos e dedos, como é comum em animações com aves). As licenças poéticas são centradas mais nas caras e bicos, que emulam expressões mais humanas, o que vira até piada em determinada cena, com dois vilões experimentando suas caretas.

A trama bem amarrada e o visual impressionante podem ser acompanhados ainda do 3D estereoscópico, já que o filme chegou com essa opção às telas. Mas não há grande diferença entre o 2D e o 3D. Ainda que bem realizada, em certos momentos a versão tridimensional fica meio desfocada. Em outros, melhora a ação - como na cena do grande tornado.

Trata-se de um projeto inusitado para o cineasta, considerando sua cinematografia, e Zack Snyder, diretor conhecido por levar às telas as histórias em quadrinhos 300 e Watchmen, fez um bom trabalho dirigindo A Lenda dos Guardiões à distância (ele aprovou tudo no Canadá, filmando Sucker Punch, através de videoconferência com a Austrália). Quando conversamos durante a produção ele contou que estava feliz porque "pela primeira vez meus filhos poderão assistir a um filme meu".

O problema é que Snyder parece um pouco desconectado do que as crianças estão gostando hoje em dia. O filme não tem humor (os alívios cômicos são quase nulos) e o tom épico é exagerado, assim como a violência. Não há sangue, claro, mas as situações de combate são bastante incisivas. Já as emoções - que atrairiam os adultos, a la Pixar - são superficiais (acredita-se no exército de corujas, mas não na transformação do irmão de Soren). Não há muito como errar seguindo estruturas de história tão antigas quanto a linguagem escrita e usando técnicas de ponta de animação, mas dá, sim, pra se equivocar dirigindo o filme a um determinado público e não fazer concessões sobre seus gostos e preferências para se adequar. Os fãs do cineasta e de técnicas de CGI devem apreciar A Lenda dos Guardiões, mas não diria o mesmo de seus filhos.



Publicidade

Comentários (53)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar lucas (04/02/2013 13:06:26)   0 0
O Está muito bom para crianças porque elas Não Conseguem perceber a porção de erros que o filme tem , Um deles que notei é no final quando a coruja vê seus pais e eles nem perguntam sobre seu irmão , tem uma serie de outros erros mas não lembro Pq já faz tempo que o vi
3 ovos merecidos



sem avatar Beatriz (13/05/2012 11:27:56)   0 0
Amei esse filme, não concordo com oque disse. Harry Potter copiou todo senhor dos anéis. Gandalf aquele mago, no harry potter virou danbuldor. Harry é muito parecido com o frodo, so muda que ele tem oculos. No senhor dos aneis tinha tipo uma orcrux, o anel, e no harry, cupiou tudo. A magia foi tirada do senhor dos aneis. A lenda dos guardioes é muito da hora, amei, adoro coruja!!!


sem avatar Igor (26/08/2012 14:30:33)   8 0
Não sei se te interpretei bem Fábio, mas você disse "E nenhum deste dois filmes podem ser comparados a essa mera animação" pq não gostou do filme, certo?
Espero, pq se for em relação às animações em geral, acaba ficando sem nexo esse seu comentário...

Vivian Vivian (29/08/2012 14:57:43)   4 0
DAMBULDOR FOI ÓTIMO KKKKKKKKKKKK


Diego Francisco Diego Francisco (28/11/2011 10:01:43)   900 0
O filme é muito bom, o visual é extremamente lindo e as corujas são um show a parte, as cenas de vôo foram demais.
A historia em si não convence muito e pode ser considerada puro clichê, os adultos gostaram mais do que as crianças, fato, mas não deixou de ser encantador para mim( e eu tenho 12 anos). Mais uma vez Zack Snider provou que se amarra em fazer grandes cenas de ação até em filme infantil, a guerra entre os guardiões e os puros foi épica com direto a batalhas no ar.
Bem que poderia ter sido mais para as crianças do que os adultos. E com 03 ovos dá para fazer uma boa omelete.



Carlos Carlos (30/04/2011 20:18:00)   1823 0
Achei uma ótima animação...
O visual é incrível, acho que nunca tinha visto algo tão perfeito em um desenho!

A história é boa, mas em não convence em alguns momentos...
Como a transformação rápida demais do Kludd para o lado dos "Puros" e na jornada "dificílima" para Ga'Hoole (que não dura mais 2 minutos na tela)!

E para as crianças, o filme é um pouco pesado demais...

Eu daria 4 ovos.



sem avatar carlos (10/04/2011 00:48:08)   0 0
E sobre a questão de ser infantil ou não, acho q devemos parar de subestimar nossas crianças. Aqui no Brasil temos o costume de infantiliza-las demais. Na Europa, mtas crianças tem em suas cabeceiras livros do senhor dos anéis e não títulos do gênero dos Teletubies. Talvez seja por isso q tenhamos inúmeros adolescentes com 25, 26 e 30 anos, fenômeno este chamado de adolescência tardia. Enfim, acho q é um filme adequado para crianças.



sem avatar carlos (10/04/2011 00:38:32)   0 0
Vi o filme agora e realmente o achei mto bom. Li vários comentários e tal que falaram sobre clichê. Aí faço uma pergunta: o que não é clichê, se for levar tudo ao pé da letra (lembra de Lavoisier?!?)??? Avatar???? Fala sério!!! Gostei muito do filme. Animação, sem comentários!!! Personagens cativantes... Só concordo q a história poderia ser mais trabalhada. A viagem na busca da árvore poderia ter tido mais elementos e tal, mas vlw mto a pena!!! E sobre Star war, quem aqui acredita que aquela temática é original?????? Só ler qq conto oriental d arte marcial, q são bem mais antigos, q verão q d original não tem nada!!! E mesmo assim, não deixou de ser uma obra prima. Enfim...



edgar edgar (26/03/2011 08:59:30)   146 0
não é nenhuma Obra-Prima mais que é um Puta filme isso é!

o Viual sem comentários comprei meu BD e me surpreendeu,lindo.
a Trilha Sonora Tbm é demais,a historinha é boa nada demais,as corujas são muito bem feitas,são lindas...

daria 4 Ovos.



vinicius vinicius (06/02/2011 18:47:06)   16 -1
Filme fraco demais,foi muito rapido,quando eles vão atravessar o mar,eu fiquei na espectativa de uma aventura magica,mas n foi! quando chegaram na arvore eu esperava um treinamento que demorasse la que o Soren iria aprender algo,mas n! n ficaram nem 24h naquela arvore e sairam pra briga,pra depois ter aquele final fraco,isso que da,ficar em video coferencia! ficou diferente do livro e uma porcaria ate se esquecer que é adptado.



vinicius vinicius (06/02/2011 18:43:32)   16 -2
Henrique
Excelente para crianças e jovens, bonzinho para adultos, belíssimo para todos...

Essa sua frase n faz o minimo sentido.



Diego Calixto Diego Calixto (21/01/2011 23:31:27)   -11 0
A Maioria dos filmes são dois ou três ovos... O mundo tá perdido, uma vez ou outra aparace um quatro ovos e quase nunca um cinco ovos... Jesus!



Publicidade
Diego Calixto Diego Calixto (21/01/2011 23:29:15)   -11 0
A lenda dos Guardiões, vi duas vezes e quase três, muito louco! 4 ovos pra esse! Zack Snyder vai arrasar com Super Man!



T-101 T-101 (28/12/2010 23:16:00)   30 0
Não achei tão pesado acho que da para as criançãs assistirem(é claro que tbm naum é leve) mas o filme é bom sim, o visual chegou as vezes a dar lagrima nos meus olhos.



Michelle  Porto - MovieTips Michelle Porto - MovieTips (28/12/2010 19:32:11)   0 0
Não gostei do filme, achei pesado e tenso para crianças e forçado de mais para os adultos, concordo que os gráficos são perfeitos mas a historia ficou devendo. Abraços



Henrique Henrique (22/10/2010 13:45:58)   98 1

Excelente para crianças e jovens, bonzinho para adultos, belíssimo para todos...

Aproveitando a onda de personagens alados, adoraria roteirizar "Fernão Capelo Gaivota" para uma versão contando com uma equipe capaz de realizar algo tão primoroso quanto o visual destas corujas em vôo, planando em bolsões de ar...

Bem, Zack Snyder não poderá alegar desconhecimento de cenas de vôo ao dirigir o próximo SUPERMAN! :)

Em IMAX 3D os vôos em câmera lenta em meio às chamas e gotas de água são soberbos.

O roteiro parecerá (principalmente para adultos) muito simples e nada inovador, baseado no formato "clássico" dos filmes de aventura (em muitos momentos me senti assistindo a versão de Star Wars protagonizada por corujas), possuindo falhas principalmente em relação à "imposição de um clima" ao invés da "criação de um clima", resultando em sequências aceleradas.

No entanto, isto é próprio de filmes infanto-juvenis, não comprometendo as mensagens significativas e nem mesmo alguns momentos divertidos (tive a sorte de assistir em uma sessão lotada de crianças e é sempre gostoso sentir a empolgação deles - parecem os risos de Monstros S.A. produzindo energia!).

Pena que os "Jedi" e os "Guardiões" não existam no mundo real... Ou será que devemos sonhar e acreditar como Soren?

Abraço!

Henrique Mumme



@yasmiindiiz @yasmiindiiz (18/10/2010 08:57:58)   4 0
não mesmo eu não levaria uma criança de 5 anos p ver o filme, kkk
as cenas de ação são um pouco forte, mas o filme é bom, o 3D tá legal, cada pena das corujinhas tem movimento individual, o gráfico é mto bom.



Daniel Daniel (16/10/2010 22:29:29)   0 0
3 ovinhos tá legal mesmo.
Vale a pena ver no 3D, é bonito, movimentado, cenas boas.

Mas não é um filme infantil mesmo...



Marcus Santana Marcus Santana (14/10/2010 19:01:25)   -392 0
5 ovos!!!



Marcus Santana Marcus Santana (14/10/2010 19:01:00)   -392 0
outro filme foda de zack snider!



Fabiano Fabiano (13/10/2010 19:02:13)   160 0
@Alekis

Acho que tudo deve ser comparado ao melhor. E sim, concordo que todos os estúdios estão melhorando a qualidade. Por isso mesmo comparei com a Pixar E com a Dreamworks.

Se comparar essa animação com as outras que sairam recentemente (pelo menos das que eu vi), das 1ue eu assisi essa é a mais fraquinha.

Mesmo assim é um bom filme. Dá pra divertir, só não dá pra achar ótimo.



Lucas Lucas (13/10/2010 11:52:20)   6 0
Este filme é muito mais sério do que vários outros infantis, mas poderia ser mais sério ainda. Refiz a nota: 9.



Publicidade
Lucas Lucas (13/10/2010 11:51:08)   6 0
O filme é ótimo e o 3d também (durante várias partes do filme), mas há um problema: infantilizaram um filme que não era pra ser infantil. Quem viu o filme, quem viu a batalha no final, percebe que esse filme poderia ter sido muito melhor. Só faltou tirar as infantilidades e aumentar a violência, colocar uma classificação 12 ou 14. Assim ficaria como um filme "infantil" no estilo 300. Minha nota final (0-10): 8.



alekis alekis (12/10/2010 23:40:50)   -27 0
Analogia forçada à série Star Wars. Assisti o filme e não vi semelhança alguma. O filme é ótimo, as cenas de ação são empolgadíssimas, vale a pena o ingresso.

Agora qualquer animação colocam a Pixar como referência, como se fosse a única dona de bons filmes.

As animações estão melhorando a cada dia, e já é hora de parar de comparar com a Pixar.



sem avatar Eduardo (12/10/2010 22:10:19)   0 0
é um filme medio nada de mais,como vc diz parecia mais um star wars das corujas,o anakin era o irmão do soren...



Fabiano Fabiano (12/10/2010 21:38:53)   160 0
Achei o filme bom. Ponto. É divertido, vc até acaba se envolvendo, mas não te leva no limite da experiência, como, por exemplo, Toy Story 3 ou Como Treinar Seu Dragão.

Ele é feito de quase. Quando um problema está quase se complicando o suficiente, ele é resolvido. Em Toy Story 3, quando vc pensa que o problema ta complicad o suficiente, ele piora de um jeito que vc nem imaginava.

Não me fez pensar que perdi a grana do ingresso, mas gosto mesmo quando o filme me faz sentir como se eu tivesse saído no lucro.



Valdiomir Valdiomir (12/10/2010 17:29:30)   0 0
Acabei de assistir, achei muito bom. A história falta emoção, mas acho q é pq td acontece rápido, já q é desenho, mas os personagens são bem cativantes sim. Faltou um pouco de traquejo do diretor pra fazer a gente se emocionar mais, mas teve horas que eu fiquei emocionado. A arte é um espetáculo, é difícil dizer mais do que já foi dito. Não é o Avatar, mas é o melhor depois dele. O filme é também muito violento, bem realista, tem horas que dá vontade de virar pro lado. Espero que tenha continuação, este fez por merecer. E já q imita bastante Star Wars, bem q podia ser uma coisa mais dark, a la O Império Contra Ataca.



sem avatar Alfonso (11/10/2010 18:37:29)   -3 0
Woody Allen é o último cineasta autoral dos EUA. Tá, a perseguição implacável acaba aqui...rs... Ou não?



sem avatar Andreia (11/10/2010 14:12:10)   0 0
Quando eu vi o trailer do filme, eu pensei: "Será visualmente lindo, mas a história não será boa". Mesmo pensando assim eu fui assistir ontem com meus sobrinhos e fiquei feliz em ver que a história do filme é muito boa. É muito mais sério do que os filmes infantis que estamos acostumados a ver, mas mesmo assim meus sobrinhos adoraram. Riram em alguns momentos e ficaram maravilhados também com tanto realismo. O filme deixa assunto para uma continuação que torço muito para que tenha. Nota 10!



Dalton Dalton (11/10/2010 06:29:58)   327 0
esse filme e como avatar em animaçao historia uma M e o resto maquiado pela beleza e pela computaçao grafica !



@IrmaodaAleishow @IrmaodaAleishow (10/10/2010 23:19:47)   21 0
Visual absolutamente lindo!!! Mas o filminho é chatoooooo!!!



sem avatar isac (10/10/2010 21:11:50)   0 0
Po acabei de chegar do cinema me lembro quando eu vi o trailer desse filme e não achei nada de mais, Agora depois de ter visto o filme posso dizer que a cada cena do filme eu me surpriendia, as cenas belissimas e espetaculares e tamb emocionantes(vi o filme em 3D) pessoal vão ver em 3d que vale cada centavo! Superou muito, muito mesmo do que eu esperava! nota 10000!



Publicidade
MARK MARK (10/10/2010 13:22:24)   125 1
Pelo jeito deve ser "visualmente bonito" e só. Mas vou conferir, adoro corujas.



Marlos Marlos (09/10/2010 21:17:41)   457 0
Gostei de a lenda dos guardiões. As cenas de ação são ótimas, e o visual é um espetáculo a parte, porém o filme é fraco em vários aspectos, como no roteiro que é muitas vezes bastante clichê, nos supostos alívios cômicos que chegam a dar vergonha alheia de tão sem graça e alguns diálogos que deixam um pouco a desejar. Pode não ameçar nem de longe a glória de Toy Story 3, mais não deixa de ser uma boa animação, Nota 3/5 merecida.



Dogbert Dogbert (08/10/2010 21:49:35)   602 0
Renan, onde é que eu assino?



Wilian Wilian (08/10/2010 17:24:22)   10 0
Queria entender como um filme que estreia hj e já tem gente dizendo que é horrível que Toy 3 é melhor, vcs moram em outro país???

Gostei da crítica e despertou interesse em assistir.



Renan Pacheco Renan Pacheco (08/10/2010 16:18:22)   -1 0
Eu não perco esse filme por nada. Não vai ser uma critica dizendo que o filme é mediano que vai tirar minhas espectativas.

Eu gostei pra caramba de A Origem, mas os noletes de plantão estão cada dia mais chatos e torrando tanto o saco com a porra da nota do filme que eu já não aguento ouvir o nome desse filme. Não gosto mais de A Origem e que ela se foda no Oscar.



sem avatar Isadora (08/10/2010 15:56:19)   52 0
Acho que vou gostar desse filme mesmo sabendo que o roteiro possui elementos manjados. Mas, fazer o quê... Todas as histórias já foram contadas e o que resta agora para os cineastas e escritores é recontá-las de um jeito diferente.



Lívia Lívia (08/10/2010 14:35:09)   128 0
Durante muito tempo a maioria das pessoas pagava pau para as críticas do Hessel e tiravam com o Érico. Até o Hessel dar três ovos para A Origem, algo que ele deve ter feito sob efeito do álcool. Só que o Érico continua sendo alvo de críticas, mais ainda agora que é praticamente proibido dar três ovos para qualquer filme...
O que fazer então? Começar a campanha Leave Érico Borgo Alone? Começar a campanha Die Marcelo Hessel Die? Ou simplesmente não ler mais as críticas do omelete e deixar de encher o saco de quem curte o site? Eu fico com a terceira opção.

Ah! Eu amo corujas, por isso vou ver esse filme.



Luiz Fernando Luiz Fernando (08/10/2010 13:27:08)   68 0
Não tenho filho e gosto de CGI. Não pretendo perder este.



William Marcelo William Marcelo (08/10/2010 12:25:09)   11 0
Resumindo: será um filmão!



Shadowman Shadowman (08/10/2010 11:25:08)   1267 0
Pelo jeito agora as criticas do Omelete agora se dividem em Antes de A Origem e Depois de A Origem.



Publicidade
sem avatar Paulo Vinicius (08/10/2010 10:27:17)   121 0
na boa eu não entendo, o pessoal agora reclama de tudo, quem deu a nota pra origem foi o hessel quem deu a nota aqui foi o borgo dois avaliadores diferentes, então nem cabe essa encheção de saco...

quanto a comparação com outros filmes como "como treinar seu dragão" ou "toy 3" é totalmente invalida os filmes receberam notas maiores e são superiores a esse pronto...

parece que o borgo levou os aspectos tecnicos muito em questão quando avaliou por isso o filme mesmo não tendo o melhor roteiro do mundo tem partes muito legais e é fantastico graficamente falando...



Nojo Nojo (08/10/2010 09:40:54)   1 0
engraçado esse filme ter o mesmo numero de ovos que a origem.



R@finha R@finha (08/10/2010 08:07:55)   20 0
Parece ser legal, e como na critica, creio eu,a cena da chuva in 3D(já falei isso umas 1000 vezes)deve ser bem epica!



Victor Victor (08/10/2010 02:39:15)   9 0
Esse filme é beeeem fraquinho. Toy Story 3 e Como Treinar o seu Dragão são infinitamente superiores.
Ou o Érico quis ser legal em dar 3 ovos em vez de 2 ou ele fez isso por que é apaixonado pelo Zack Snyder.



Misael Misael (07/10/2010 19:57:48)   -3 0
Conferi a série de livros e até gostei da adaptação da história que foi feita. Preservou alguns momentos de violência que achei que iam cair fora e fugiu de alguns clichês.

Agora, o visual do filme é demais. Nunca vou enjoar do Slow Motion



Dalton Dalton (07/10/2010 19:44:54)   327 0
essa ninguem esperava !



sem avatar Roberto (07/10/2010 18:25:05)   17 0
No trailer vi que a animação esta realmente "realista",mas acho que até agora não houve(pra mim)nenhum estudio que conseguiu equilibrar tanto para adulto quanto para as crianças como a Pixar.

Sem querer ser redundante,mas cada ano eles se superam.



sem avatar Marcelo (07/10/2010 18:04:10)   0 0
No trailer ja parecia ser um filme bem épico mesmo. Quero dar uma conferida.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.