Crítica: Meu Malvado Favorito

Novo estúdio de animação faz aposta certeira na sua estreia

Marcelo Forlani
05 de Agosto de 2010

Meu Malvado Favorito

Meu Malvado Favorito

Despicable Me
EUA , 2010 - 95 min.
Animação / Infantil

Direção:
Pierre Coffin, Chris Renaud

Roteiro:
Ken Daurio, Cinco Paul

Elenco:
Steve Carell, Jason Segel, Russell Brand, Kristen Wiig, Julie Andrews, Will Arnett, Danny McBride, Jemaine Clement, Miranda Cosgrove, Jack McBrayer, Mindy Kaling, Ken Jeong

Ótimo
Meu Malvado Favorito
Meu Malvado Favorito
Meu Malvado Favorito

Chegar ao topo é difícil. Se manter por lá é ainda mais complicado. E este é o primeiro desafio de Gru, personagem principal de Meu Malvado Favorito (Despicable Me), dublado originalmente por Steve Carrel. O mal encarnado, ele usa suas poderosas armas até mesmo para comprar café na esquina. Seus gigantes e amedrontadores veículos passeiam pelas ruas e destróem tudo por onde passam. Até seu bichinho de estimação é mau. Mas seus dias de reinado parecem que estão contados quando surge Vetor (Jason Segel), um novo e mais ambicioso ladrão, que consegue roubar as pirâmides do Egito.

Para voltar a ser o inimigo público número 1, Gru tem um novo plano: vai roubar a lua! Tudo o que ele precisa agora é arranjar formas de colocar seu plano em ação. Ao tentar um empréstimo com o Banco dos Vilões, esbarra na sua atual falta de prestígio - além de outros problemas que é melhor não citar aqui. Só lhe resta uma alternativa: reunir uma dúzia dos seus melhores Minions (criaturas amarelas e não muito inteligentes que servem de ajudantes e cobaias - além de serem altamente rentáveis como produtos de licenciamento devido ao seu alto carisma) e invadir o QG do Vetor para roubar a pistola de raio encolhedor, tarefa que se mostra bastante difícil.

A única brecha na segurança do local é a paixão que Vetor tem pelos biscoitinhos caseiros vendidos pelas meninas do orfanato local, Margo, Edith e Agnes. E com isso em mente, Gru decide adotar as três, sem saber onde estava se metendo.

A animação marca a estreia da Illumination Entertainment, empresa fundada por Chris Meledandri, ex-presidente da 20th Century Fox Animation, que lançou A Era do Gelo, Robôs, Os Simpsons, Horton e o Mundo dos Quem, Alvin e os Esquilos, entre outros. De inexperiente, Meledandri não tem nada e usa o que aprendeu com os projetos anteriores para fazer um filme certeiro, com roteiro redondinho e que certamente vai agradar às crianças e também aos pais e tios que os levarem aos cinemas. Os personagens vão, cena a cena, ganhando o público.

Gostar de pequenos bichinhos amarelos e desengonçados é fácil, mas a equipe francesa liderada por Pierre Coffin e Chris Renaud consegue também criar uma empatia entre o público e o vilanesco Gru, mostrando um pouco dos motivos que o levaram a ser quem ele é. E, acredite, isso é um mérito gigantesco. Se o projeto tivesse caído em mãos menos habilidosas, a história de Gru com sua mãe poderia facilmente pender para o chato ou pedante. Aqui, ela é apenas mais um elemento cômico.

Para cuidar da animação, ele não contratou centenas de pessoas. Preferiu manter seu escritório pequeno em Hollywood e trabalhar com um estúdio de animação terceirizado. Meledandri diz que assim conseguirá escolher sempre as pessoas certas para cada projeto. E ao ver o que os franceses do estúdio Mac Guff Ligne desenvolveram, fica difícil discordar. O 3-D usa bem a profundidade e, na cena da montanha russa, coloca o espectador no meio da ação, sem precisar jogar nada na cara do público. E vale a pena também esperar até o final, quando os minions voltam para brincar mais com a terceira dimensão.

Meledandri tem contrato de distribuição com a Universal e já está desenvolvendo outros projetos, como a mistura de animação com atores de George, o Curioso, a animação com coelhos Hop (prevista para 2011) e mais uma adaptação de uma história do Dr. Seuss, The Lorax (março 2012). Com essa pegada mais comercial, a Illumination Entertainment estreou em primeiro lugar nos Estados Unidos e se tornou um dos filmes do verão no Hemisfério Norte. Ainda está longe do topo do mundo das animações, mas deu o primeiro - e mais difícil - passo.



Vídeos relacionados

Comentários (45)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Caua Caua (10/07/2013 12:09:23)   -2 0
Dá até vergonha de dizer que só assisti esse filme agora... Anos depois de seu lançamento...

Bom, comecei a ver animações a pouco, mais impulsionado pelo meu interesse em buscar personagens para ilustrações (tb sou ilustrador).

Achei o filme incrível em relação a parte técnica. Todos os detalhes estavam lá. As cores tb, muito bem estudadas.

Quanto ao enredo...
Muito bom tb! Foge do lance de ser um filme infantil mas que os adultos curtem por tem algo para eles.
Não, o filme é para crianças mas os adultos também gostam dele porque ele é bom! Sem mensagem oculta para as crianças e lógica para os adultos.

Nota 10!



Lauro Lauro (08/01/2012 20:17:27)   95 0
Animação muito divertida!Feito principalmente pra crianças,o filme cativa.Só reclamo um pouco do design dos personagens.
4 ovos merecidos!



Victor Victor (23/05/2011 09:40:01)   55 0
Assisti ontem o Blu-Ray do filme (pena que não foi em 3D...)

Adorei, filme light, Carrel é um comediante de ponta e sua dublagem não poderia ser diferente.

Como Forlani disse, e, com certeza este era o objetivo dos criadores da animação, Gru vai nos ganhando aos poucos, assim como o desenho... Os minions começam meio forçados, mas depois começam a fazer a gente rir só de aparecer, por serem simpáticos e terem um quê de Mr. Bean. rrssrsr

Recomendo, para crianças de 1 a 100 anos



Gabriel Rodrigo Gabriel Rodrigo (14/04/2011 17:11:51)   7 0
Uma das melhores animações da história do cinema, claro, que atrás de Nemo e muitos outros. O filme mistura emoção, com ação e comédia o que realmente dá muito certo. O filme é tão bom que em nenhum momento há uma recaída, tanto é que no final, mesmo mudando de comédia para drama o filme não demonstrou tão visivelmente essa mudanças e continuou no mesmo ritmo, o que sinceramente tornou o filme muito legal. É realmente uma história de Vida.

Na minha opinião 5 ovos.

O problema do Omelete, é apenas dar 5 ovos para as animações da Pixel, o que é realmente um fanatismo, faltando obviamente o profissionalismo da parte dos críticos do Blog.



Marcello Marcello (22/03/2011 14:14:00)   0 0
Sei que o filme já passou e etc e tal mas como vi alguns comentários razoavelmente recentes vamos lá... Ô povinho para querer intelectualizar a coisa. (principalmente esse rapaz aí o "barbara eleodora" do cinema)

MMF é uma boa (e despretensiosa) animação. É coisa para assistir e rir com as crianças (acho que, principalmente por isso, o Forlani gostou). As dublagens nacionais também dão esse tom mais leve aos vilões que, no fundo, são dois adultos que tentam agradar e aparecer para seus pais a todo custo. Ouvi as vozes originais e, humpf, nem um pouco cativantes.

O povo que chiou está muito acostumado com pixar, disney et´all, esse traço americano e seus estereótipos. Querem jogar pra criançada o tom chato e entediante do segundo Fábrica de Chocolate ou inserir Hannibal, the canibal como um dos vilões... não dá.. é coisa pra criança, para assistir com seu filho de 3, 4 anos e ele se entusiasmar e vc rir junto e fazer a dancinha junto.

Outra coisa... não tem como comparar com TS3 são estilos e contextos diferentes. MMF não quer emocionar, quer divertir, só isso. E, talvez, negar a canção de Belchior "como nossos pais".

Eu, que gosto de caçadores de dragões (a série... não o filme), estava me identificando com aquele "traço" dos personagens e lendo aqui a crítica com a informação do pessoal francês, dei um sorrisão: sabia que conhecia aquele estilo de algum lugar.. até o pezinho triangular dos personagens, bem diferente do tradicional pé arredondado dos personagens americanos.

Assistam, e se possível com seus filhos pequenos e, façam a dancinha..rs :D




edgar edgar (20/03/2011 21:22:39)   144 0
vi o filme a pouco e...

que decepção coisa boba,eco,ruin,nojento,um dos píores de 2010.
o coisa boba,de criança eles subestiman crianças de 2 anos.

rídiculo.

1 Ovo.



Thiago Thiago (15/01/2011 00:50:41)   0 0
Muito menos engraçado do que imaginei, e muito mais previsível do que o aceitável. Não passou de uma simples diversão da noite chuvosa.



Paulo Paulo (11/01/2011 21:56:02)   1 0
O filme é muito bom e a nota está justa. Filmes de animação são um dos melhores que existem hoje



Carlos Carlos (24/12/2010 13:04:56)   1821 0
Boa animação!
3 ovos estariam de bom tamanho.



sem avatar Ricardo (15/12/2010 13:56:43)   1 0
Não acredito que tão comparando esse filme com Toy Story 3. Vamo parar com a blasfêmia, hein. Isso aqui nem tem como comparar com Toy Story.
Eu daria 2 ovos e meio :P



Publicidade
sem avatar Carlos (14/12/2010 11:17:12)   0 0
Finalmente uma animação para tirar o título de melhor animação do ano do eixo Pixar / Dreamworks, e olha que este ano as concorrentes lançaram, respectivamente, Toy Story 3 e Shrek 4. Mas este 'Meu Malvado Favorito' foi muito legal, não só pela originalidade, mas pelo carisma dos personagens Gru, Dr. Nefário, as órfãs e até mesmo o vilão mau, Vetor (já que o Gru acaba sendo o vilão bom). Enfim, do ponto de vista técnico e artístico espero que façam justiça na Academia de Hollywood e confiram o prêmio de melhor animação para 'Despicable Me'



Alecsander Alecsander (09/12/2010 18:10:17)   -32 -1
Esses fãs de Inception são muito xaropes, A Origem só é fenomenal pra quem não gosta de pensar muito.



Virgilio Virgilio (11/09/2010 02:35:09)   2 0
Achei o filme muito bom, é despretensioso, só quer divertir - por isso merece os 4 ovos. A origem é extremamente pretensioso - e se lança num mundo que David Lich cuida de maneira muito mais legal. A pretensão somada com o desrespeito ao mundo dos sonhos ( por mais que tenha uma arquiteta - um sonnho nunca é algo matematicamente organizado) fizeram perder os ovos e transformar-se numa obra simplesmente boa - e não excepcional.



Caio Caio (31/08/2010 10:28:55)   21 0
Eu gostei do filme pra caramba! Eu achei melhor que Toy Story 3 pois cumpre a sua função de ser engraçado como uma animação deve ser, ao contrário de Toy Story 3 que apesar de ser bom, é mais dramático que engraçado.
Meu Malvado Favorito: 4 ovos.
Tot Story 3: 3 ovos.



J. J. (22/08/2010 16:50:11)   0 0
e criticar onde os fracos nao tem vez também é uma prova de que você so quer causar polemica, e seus adendos a respeito de perucas e dentaduras alheias nos mostram como o seu senso de humor é limitado.



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (15/08/2010 16:36:38)   1030 0
Ah, e também deram 5 ovos para "onde os fracos não tem vez". Vai ver que adoraram a peruca de peniquinho do Javier Bardem, ou o Tommy Lee jones chorando o tempo todo por não ter dinheiro pra comprar corega para dentadura e remédios para hemorróida...francamente, ô filminho besta!



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (15/08/2010 16:35:29)   1030 0


Meu malvado favorito é um filme ruim???? Porra, gosto não se discute, só se lamenta. O Borgo (Sim, o Borgo!) deu 5 OVOS para aquela bosta de "Juno", que não é engraçado o bastante para ser comédia, não é dramático o bastante para ser drama e nem real o bastante para ser documentário... Filme chato e idiota, sobre uma vadiazinha que dá o rabo por estar entediada, depois caga a criança no mundo e vai dar outra vez,numa boa. Filmeco que precisa melhorar muito para ser uma merda.Até hoje choro de raiva pelas duas horas de minha vida que perdi assistindo aquela "coisa"!



sem avatar cicero aires (15/08/2010 12:30:35)   0 0
Meu deus !!! Quanta besteira !!! O filme é muito divertido sim ... Agora quanto fazer birra por causa de A Origem (filme que não tem nada a ver com MMF) quem quizer comentar sua revolta por causa dos três ovos (muito bem dados por sinal) , vai na pagina do filme , meu deus ....



Fabiano Fabiano (14/08/2010 22:28:37)   160 0
Onde que esse filme é ruim? é bom sim, e original. Só é simples e não chega ao nível Pixar de cuidado e profundidade dos roteiros, mas nem acho que seja a proposta. Acho que a proposta era memso fazer algo simples, redondinho, engraçadinho e divertido, e foi o que fizeram. O mundo não precisa de 2 Pixars.



sem avatar João Marcos (13/08/2010 20:36:48)   1 0
O filme é MUITO ruim, uma copiazinha barata da fórmula de sucesso da Pixar, e com uma animação pedestre!

Quem quiser ler a minha crítica: http://pipocadosoutros.blogspot.com/2010/08/meu-malvado-favorito.html

Abraço!



Publicidade
Fagner Fagner (12/08/2010 23:49:20)   0 0
Eu concordo em A Origem ter ganho apenas 3 ovos. Filme maluco por filme maluco, eu prefiro Minority Report. Agora Meu Malvado Favorito foi mesmo muito ruim. Foi a primeira vez que eu vi pessoas indo embora do cinema na metade de um filme de animação! Era pra ser 2 ovos no máximo.



Gustav↻ Gustav↻ (11/08/2010 23:07:52)   -3 0
1 OVO para a dublagem!



V de Vingança V de Vingança (11/08/2010 18:24:47)   0 0
A fernanda, eu num to tentando comparar uma critica com a outra não, realmente ´´A origem´´ e ´´MMF´´ são filmes diferentes, so que o ´´MMF´´, é chato demais, para receber 4 estrelas, e ´´A origem´´ é bom dimais para receber apenas 3 estrelas. Esse ´´MMF´´ é de 2 estrelas, nenhuma piada é engraçada, uma ou outra, da para contar nos dedos, e o drama, junto com os personagens, são todos chatos. So concordo com você em uma coisa, a dublagem ta uma porcaria, igual o filme.



sem avatar felipe (11/08/2010 10:01:50)   0 0
ASSISTI O FILME ONTEM:
E 2 OVOS!! ESTARIAM SUFICIENTEMENTE JUSTO!




sem avatar Fernanda (10/08/2010 23:58:51)   0 0
Acho o máximo essas pessoas fazendo birra pq o Omelete deu 3 ovos para A Origem e 4 ovos para Meu Malvado Favorito.
Não é porque um é melhor do que o outro, já que não há como comparar os dois. Sério... não comparem críticas!!!
Eu concordo com o número de ovos porque para mim, Meu Malvado Favorito consegue oferecer o que é esperado.
Só faço coro com quem não gostou da dublagem. Trabalhinho mal feito esse!



V de Vingança V de Vingança (10/08/2010 22:34:18)   0 0
Ah parané, esse filme é ruim demais, ow nem acredito, que o omelete deu 4 ovos pra isso, e 3 ovos pra orgem, sendo que esse filme pra mim é 2 ovos, ou tem vez que o omelete vacila.
´´TO ACHANDO QUE O FORLANI, VIU O TRAILER, E TA DANDO 4 OVOS´´, por que isso não tem cabimento não, um filme chato, ele falo que os personagens vão te ganhando de cena em cena, é o contrário, eles vão é te perdendo. E o filme nem é engraçado, como eu esperava,é so chato.



sem avatar Paulo Henrique (10/08/2010 17:32:34)   0 0
Inglourious basterds, Star Trek, Watchmen... Todos esse 5 ovos também!

Tem outros, mais não me lembro agora.



sem avatar Lucas (09/08/2010 22:08:59)   0 0
Nada, Larissa. Batman - The Dark Knight e Iron Man 2 tiveram 5 ovos.



larissa larissa (09/08/2010 17:13:32)   3 0
É a primeira vez que eu vejo uma crítica de 4 ovos aqui... Parabéns por deixar a chatisse de lado de vez em quando.



Jean Marcel Jean Marcel (09/08/2010 13:55:26)   4 0
Gostei muito do filme mas preferia ver legendado...a dublagem ta muito ruim, tinha partes em q não via graça nenhuma pela interpretação dos dubladores.



Publicidade
Anselmo Luiz    Anselmo Luiz (08/08/2010 17:01:24)   100 1
Meu malvado favorito 4 ovos por Marcelo Forlani (esse sim um bom critico de Cinema)
A ORIGEM 3 ovos por Marcelo Hessel
Hum... dexa keto vai!



Mat Mat (08/08/2010 09:51:46)   0 0
Quatro ovos para essa "desanimação"? Só se forem estragados...Filme insoso, sem inspiração, com a única preocupação de vender os bonequinhos amarelos, que aparecem aos montes.



sem avatar Marcus (07/08/2010 10:22:58)   2 0
Eu sou leitor do Omelete, mas depois que assisti este desenho fiz o que normalmente não faço... comentar uma matéria...

Eu particularmente gosto mais de assistir estes desenhos legendados, mas até que não ligo de assistir dublado... QUANDO OS QUE DUBLAM SÃO PROFISSIONAIS !!!!!!!!!!!!!!

Leandro Hassum pode até ser um bom ator (não quero julgar isso) mas como voz para o GRU, estragou meu filme !!!!! igual ao desenho Robos que foi o Gianecchini MTO RUIM !

Eu sou Consultor e não Dublador mas tenho que defender a classe !!!!

O Unico que prestou até hoje foi o chico anisio !!! mas SÓOOOOOOO !



sem avatar DIEGO LUCAS CABRAL VIANA (06/08/2010 20:35:11)   9 0
nossa, esse filme ser melhor q a origem???
tenho q ver se vcs estao certos...



sem avatar Newton (06/08/2010 17:51:39)   19 0
eheheh

Realmente, só entro no omelete pra saber que as pessoas vão assistir os filmes. Ou então pra ler elas falando que acha que o filme vai ser bacana e vai assistir com certeza!



sem avatar Capitão Obviedade (06/08/2010 16:30:56)   -9 0
Sou primo do Professor Sutil, por parte da família Ironia.



R@finha R@finha (06/08/2010 11:48:22)   20 0
Capitão Obviedade vô fazer uma pergunta meio obvia vc é irmaõ ou parente do Capitão Obvio?

Quanto ao filme não sei se vai ser possivel ver-lo pois so assalariado e é obvio que falta $


Obvio Rules!!!!!



sem avatar Capitão Obviedade (06/08/2010 11:26:29)   -9 0
Não, pois isto seria uma obviedade



sem avatar bruno (06/08/2010 09:58:47)   0 0
empolgado com o trailer que vi, vou conferir no fds tbm!!!

o capitão obviedade, aproveita pra aparecer mais, comenta meu post tbm!



sem avatar Capitão Obviedade (05/08/2010 22:01:10)   -9 0
Mais legal de saber o dia que alguém vai ver um filme, é saber quando alguém viu e com quem.



Publicidade
sem avatar Walter (05/08/2010 19:22:04)   0 0
Já vi a pré estréia desse filme, no sábado dia 31/07. O filme realmente é muito divertido, minha namorada chegou a passar mal de tanto rir.



sem avatar Tiago (05/08/2010 18:34:27)   3 0
Curiosidade: o compositor da trilha sonora desse filme é um brasileiro, chamado Heitor Pereira.



sem avatar Capitão Obviedade (05/08/2010 18:07:35)   -9 0
Legal quando a gente sabe o dia que alguém pretende ver um filme. E pela crítica, o Victor deve estar certo quando diz que o filme deve ser bom



Victor Victor (05/08/2010 17:56:37)   124 0
Só verei dia 13 Meu Malvado Favorito, animação deve ser muito boa mesmo




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.