Crítica: Monstros

Filme de amor pode enganar quem espera um Cloverfield ou um Distrito 9

Marcelo Hessel
30 de Setembro de 2010

Monstros

Monstros

Monsters
EUA , 2010 - 94 minutos
Ficção científica

Direção:
Gareth Edwards

Roteiro:
Gareth Edwards

Elenco:
Scoot McNairy, Whitney Able

Bom
monsters
gareth edwards
monstros

Antes de mais nada, devagar com as expectativas. Monstros (Monsters, 2010) é a mistura de Cloverfield com Distrito 9 que dá pra comprar com 500 mil dólares, e não um espetáculo pirotécnico esperando o momento de estourar.

O filme de estreia no cinema de Gareth Edwards começa na mesma levada do sucesso sulafricano. Se em Distrito 9 os aliens vivem entre nós há duas décadas, em Monstros eles caíram no México, trazidos numa sonda espacial, seis anos atrás. Também seguimos um herói improvisado de moral duvidosa (um fotojornalista encarregado de levar a filha do chefe de volta aos EUA), em um cenário de terceiro mundo onde toda informação que recebemos sobre o incidente é intermediada pela TV.

O subtexto político e o comentário sobre a mídia sacramentam as comparações com Distrito 9, mas o longa aos poucos se aproxima mais do filme-catástrofe produzido por J.J. Abrams. De Cloverfield, Monstros pega emprestada a trama de fundo romântico e o poder de sugestão (raramente vemos as tais criaturas por inteiro, apenas os efeitos de sua passagem). É a opção que Edwards faz por um registro mais intimista - e é também o que dá pra custear.

Vale dizer, então, que o diretor, que já trabalhava com efeitos visuais em documentários, gasta bem os seus 500 mil dólares (400 mil só na pós-produção). É a estética realista e suja dos efeitos de D9, mas num grau menos grandiloquente, mais mesclada com um cenário já poluído de informações (não dá pra dizer, diante de algumas ruínas arquitetônicas, se são reais ou artificiais, por exemplo).

Dos documentários, Edwards traz a urgência da observação dos entornos, e a ambientação e esse olhar são o que Monstros tem de melhor - com seus carroceiros levando turbinas de jatos, cascos de navios inexplicavelmente sobre copas de árvores, murais desbotados com ilustrações dos ETs. É como se realmente, depois de seis anos, o México tivesse se adaptado às mudanças, ou se acostumado com elas.

Se Edwards não tem a segurança ou a sutileza de um verdadeiro contador de histórias - não vou aqui ficar reclamando mais uma vez do didatismo extremo, isso já está mais do que visível nos diálogos redundantes e na falta de confiança na imagem como condutora da narrativa - ao menos está interessado em construir um universo visual particular. Um universo que não tem medo de ser piegas. Há insinuações de D9 e Cloverfield, mas no fundo Monstros talvez seja um filme de amor mais próximo de Avatar do que se imagina...

Leia mais críticas do Festival do Rio 2010



Publicidade

Comentários (33)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Breno Breno (22/02/2014 17:13:12)   86 1
Concordo com a nota do Hessel.
Bom filme,os monstros são pano de fundo para várias metáforas e questionamentos acerca do comportamento do homem que tem fome de guerra, e o final é simplesmente lindo e comovente. Gareth Edwards é um cineasta promissor,e pra mim o reboot do Godzilla está em boas mãos.



Joselito Joselito (08/10/2012 20:51:59)   304 0
jurava que era dois ovos hein.

q coisa + estranha hessel.



Ivan Ivan (12/05/2012 01:43:48)   -416 0
Eu gostei desse filme, só achei sem graça os alienígenas, são polvos, é horrível.



Rodrigo Rodrigo (20/01/2011 19:04:17)   4 0
Filme muito bom. Bem superior ao Cloverfield e seguindo a linha de District 9.

Me surpreendi pois não esperava nada, não tinha visto trailer nem nada.

4 ovos



Luis Fernando Luis Fernando (07/12/2010 06:13:15)   426 0
Que filme de merda. E levou um ovo a mais que Skyline, que ao menos cumpre o que o trailer promete. Aventura e algum suspense. Esse Monsters fica o filme inteiro parado, e eu esperando que aconteça algo de emocionante. Alguma perseuição, algum susto, mas não acontece NADA!!!! Alguém comentou na crítica de Skyline que Monsters era melhor, só queria saber no que.



sem avatar claudio (22/11/2010 21:35:01)   7 0
Um dos,senao,o pior filme que eu ja assisti,muito mal feito,filme escuro (todo filme escuro nao é honesto),nao empolga,enfim,tosco...ainda bem que paguei 2 reais..rsrrss



Fernando Fernando (17/11/2010 14:37:48)   -15 0
Assisti ao filme nesse feriado passado. Bom, o que eu tenho a dizer primeiramente é que os trailers enganam mais que estelionatários profissionais. Porém, se você estiver com sua namorada, até é um filme legalzinho de se assistir, e apesar de ter cenas bem paradas, o filme te prende até o final, na esperança de ver mais monstros e o desfecho da história.

Achei que não veria muito bem os monstros, mas eles aparecem de corpo inteiro no filme sim. E são muito bem feitos.

Creio que pra um orçamento tão exíguo, o filme aproveitou bem o dinheiro. Não percebi nada feito a facão quanto a efeitos especiais.

*****SPOILER ABAIXO********

Porém, se não fosse o comentário do amigo @John aí em baixo, não teria notado que o começo do filme na verdade é o final, e que pelas cenas, a moça morre. Achei totalmente desnecessário esse final...



Lucas Lucas (31/10/2010 05:20:13)   6 0
Filme horrível! Nem "Tayou no Uta" é tão ruim assim! (Tayou no Uta é um filme japonês muito parado, muito mesmo.Mesmo assim o filme é exclente e dou nota 10). Agora "Monstros" é parado, mas é horrível! 3 ovos? Merece 1!



Fabio Fabio (18/10/2010 21:54:41)   0 0
O filme é bem fraquinho mesmo. Você fica esperando alguma coisa acontecer, e espera... espera... =/



sem avatar Carlos (14/10/2010 10:07:25)   0 0
Resumindo o filme é muito ruim mesmo, não tem nada,nada acontece, o trailer é uma propaganda enganosa apelativa,não vale um real!!!!



Publicidade
Renato Renato (10/10/2010 02:54:14)   29 0
Depois do desfecho desse filme a unica frase que me vem em mente é só uma broxante , trailes que monstram uma mentira , monstros como pano de fundo para mostrar uma história de amor sem desfecho, sou mais o meu cloverfield de guerra que foi verdadeiro comigo.



Lucas Lucas (03/10/2010 16:52:07)   6 0
Apesar de tudo quero ver o filme. Parece que vai ser um daqueles filmes que se assiste uma vez ou outra...
O poster me lembrou de KillZone.



sem avatar John (02/10/2010 02:10:08)   0 0
Remova a minha postagem, por favor.

O comando Java não está funcionando, e eu não consigo remover a postagem.....



sem avatar John (02/10/2010 02:07:38)   0 0
"Devagar no spoiler aí, por favor."

É.... Perdão; afinal OS MEUS SPOILERS SÃO DIGNOS DE NOTA, os dos que criticam NÃO....

Problema resolvido; postagem removida.



Marcelo Marcelo (02/10/2010 01:53:35)   111 0
Devagar no spoiler aí, por favor.



sem avatar John (02/10/2010 01:08:06)   0 0
Aliás, vai uma curiosa; ninguém criticou o fato do cara cismar com as armas da escolta deles, mesmo ciente do perigo que aquela região representava.

Pois é; mancadas, erros, bobagens, perplexidades.... Todas as características de qualquer humano comum........

*Rs; essa discussão me lembra as reclamações do pessoal com Battlestar Galactica, dizendo que o povo "só fazia merda"....



sem avatar John (02/10/2010 01:04:05)   0 0
Hum.... Não seria pelo fato DO CARA NÃO FALAR ESPANHOL??? Seria meio natural ele se tornar repetitivo; pelo menos isso acontece comigo e meu péssimo domínio do inglês.

Não; eu não gosto de heróis "padrão", a "mocinha" tem os pés sujos e pára prá fazer xixi, o "mocinho" vai recolher o equipamento fotográfico ao lado dos mortos; as máscaras até seriam úteis, mas o equipamento é apenas interesse dele, um ato egoista e HUMANO.

O final é ruim??? Não; o final é MAU.

No final eles se ferram; não esqueçam que a primeira cena é o final do filme.....

É aquela estória; tem gente que gosta de Crepúsculo e Avatar....

Abraço.



Marcelo Marcelo (01/10/2010 18:29:35)   111 1
@John

Pois é, ficam um tempão sem falar, daí quando abrem a boca tem sempre que repetir tudo pro fotógrafo, que fica "what you mean?" pra deixar claro que o lugar é perigoso etc. A cena no vilarejo, antes da hora das velas, quando muda a música, muda a luz, e o cara ainda solta "hmm, mudou a vibe, hein?" é lastimável.

Mas enfim... Pouco diálogo não quer dizer nada.

Abrs.,
Hessel



Spider Spider (01/10/2010 09:51:47)   32 0
Se misturar D9 com Clover.... pô! Então vou vêr se titubiar!!!!!



sem avatar Rodrigo (01/10/2010 08:36:32)   -1 0
Eu concordo com a nota que o Hessel deu pra Distrito 9. Sinceramente, o filme deixou muito a desejar, com relação ao que havia prometido.

O tão divulgado "estilo documental" dos trailers só ocorrem no comecinho e mais pro final, o resto da história é contado de forma convencional, e esta falta de "foco narrativo" me incomodou muito.

Fora o tal "combustível pra nave espacial que TRANSFORMA HUMANOS EM ALIENS"! Essa foi dura de engolir.

2 ovos são mais do que merecidos.



Publicidade
Gustavo Gustavo (01/10/2010 01:58:40)   88 1
Assisti ao filme apezar da loira ser muito gata..o filme vai de mal a pior...o foco q seria os supostos polvos terrestres na verdade é a perigrinação sem graça dos dois, aff e ridiculamente subestimam nossa inteligencia com absurtos takes de camera nos letreiros e mapas e news dos jornais com a frase: INFECTED ZONE!!!!
A GENTE JA SABE DISSO CASSETA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aparece um Trilhão de vezes:
INFECTED ZONE!!!!
INFECTED ZONE!!!!
INFECTED ZONE!!!!
INFECTED ZONE!!!!
INFECTED ZONE!!!!

chega a dar nojo.

Sem contar o final + ridiculo q ja ví..

Horrivel 1 OVO e olha lá!

PS: Não me assustaria se o Hessel desse 5 ovos pra esse filminho reba...

Ps: É + ou - o q ja tinha dito no post anterior..dos trailers.



sem avatar John (01/10/2010 00:09:05)   0 0
Talvez o nosso nobre Omeleteiro não goste de mocinhas de pés sujos e finais anti-clímax.....



sem avatar John (01/10/2010 00:08:06)   0 0
"Diálogos redundantes"???? "Falta de confiança na imagem"????

Que filme o Hessel viu??? Tem passagens no filme de mais de cinco minutos sem UMA FALA SEQUER.

Assim ultrapassa o limite do bom senso....



Adriano Adriano (30/09/2010 22:29:37)   0 0
Qual filme que não tem um teor de romance? E por que comparar justo com a merda "3Dmerda" do Avatar???
Marlos, eu não sabia que o Hessel tinha dado tal nota pra Distrito 9.
Eu também respeito opiniões, mas algumas, certas vezes, mesmo a galera divergindo, não condizem.



Kick Ass Kick Ass (30/09/2010 19:19:48)   -79 0
O quê?? O Hessel deu só dois ovos para o magnífico Distrito 9????
Respeito muito a opinião dos outros, mas depois desta, mas a crítica superficial de A Origem, não confio em nada que ele fala.



Thiago Thiago (30/09/2010 17:31:45)   2 0
Tá ficando chata essa história de criticar as resenhas só por que as opiniões divergem. E a análise do Hessel é completamente condizente com o filme (até na comparação bizarra com Avatar).



Marlos Marlos (30/09/2010 15:39:13)   457 0
Nem deviam deixar o Hessel fazer essa crítica. Ele deu 2 ovos para distrito 9 lembram? um cara desse não tem credibilidade alguma.

"...mas no fundo Monstros talvez seja um filme de amor mais próximo de Avatar do que se imagina..."
Por esses e outros comentários que sempre ignoro uma crítica.
E estou com muita expectativa nesse filme.[2]



Luiz Fernando Luiz Fernando (30/09/2010 14:18:27)   69 0
"[...] didatismo extremo, [...] mais do que visível nos diálogos redundantes e na falta de confiança na imagem como condutora da narrativa..."

Oh Deus. Quando os diretores vão parar com isso? Quando vão se tocar que cinema é arte audiovisual primeiro e verbal depois? Será que isso é insegurança da produção ou subestimação do público? Ou será que o público geral é mesmo burro?



Breno Breno (30/09/2010 14:17:19)   36 0
Eu estava curioso pra saber como ia ficar o filme mas as referências a outros filmes no mesmo estilo e a chatice de ficar escondendo uma coisa que eu sei que não vai ter a menor graça... Eu vou esperar bastante tempo pra vê-lo.



sem avatar Anderson (30/09/2010 14:10:06)   0 0
Também assisti ontem, gostei do filme e achei interessante a mensagem passada, os Aliens caíram no México e os EUA não mediram esforço em detonar os Aliens e o México junto, coisa tipica estadunidense.



Publicidade
Adriano Adriano (30/09/2010 14:00:39)   0 0
"...mas no fundo Monstros talvez seja um filme de amor mais próximo de Avatar do que se imagina..."
Por esses e outros comentários que sempre ignoro uma crítica.
E estou com muita expectativa nesse filme.

Thiago, hoje em dia a plateia quer filme popzinho, estilo Crepúsculo, Harry Potter (os livros são bons, mas os filmes eu não acho), Jogos Mortais e por aí vai.



Thiago Thiago (30/09/2010 13:20:25)   2 0
Assisti ontem e achei bem interessante. Sabia muito pouco e me surpreendi.

E teria ajudado se a platéia do Estação Ipanema não ficasse rindo durante o filme, principalmente no final.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.