Filmes

Crítica

Crítica: Ninguém Sabe dos Gatos Persas

Os iranianos não são mais os mesmos... ou são?

01.11.2009, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H54

Ninguém Sabe dos Gatos Persas (Kasi Az Gorbehaye Irani Khabar Nadareth, 2009) é o novo filme do prolífico e premiado iraniano Bahman Ghobadi (Tartarugas podem voar). Se você conhece a cinematografia do diretor, prepare-se para uma surpresa. Este é o mais urbano, vibrante e bem-humorado de seus longas.

Moderno sem ser estilizado ou exageradamente estiloso, o filme acompanha um casal de músicos na Teerã de hoje em dia. Esqueça os preconceitos sobre o Irã - o que se vê na tela é uma cidade bonita, cultural, preocupada com tecnologia e em criar arte. Infelizmente, há poderosas amarras impedindo esse desejo. O governo do aiatolá Ali Khamenei e do presidente Mahmoud Ahmadinejad exerce censura pesada em todos os aspectos da cultura e artistas precisam de disputadas permissões para poderem se reunir e produzir. Quem é apanhado ensaiando ou com filmes e músicas proibidas é encarcerado, tem que pagar multa e ainda sofre chibatadas.

Ninguém Sabe dos Gatos Persas

None

Ninguém Sabe dos Gatos Persas

None

Negar e Ashkan são dois desses artistas. Recém-saídos da prisão, eles decidem deixar seu país para levar seu indie rock influenciado por bandas britânicas para a Europa, onde inclusive já têm um show programado. Mas a tarefa é árdua. Vistos e passaportes são necessários, além de encontrarem outros músicos dispostos a encarar essa perigosa empreitada.

Os dois desafios rendem ótimos momentos à produção. Durante a busca pela papelada conhecemos o engraçadíssimo Hamed, pirateiro de filmes em DVD, roleiro e faz-tudo (a cena dele na polícia é memorável). Já a procura pelos músicos faz um panorama da produção underground em Teerã. Vemos - e ouvimos - grupos que ensaiam e tocam escondidos em lugares inusitados, como a banda de heavy metal que espanta as vacas de um estábulo ou os rappers que cantam em construções. São artistas competentes, unidos pela adversidade e sonhando com um lugar onde poderão tocar sem medo da polícia, seja ele no estrangeiro ou ali mesmo, em outra situação. Afinal, alguns desses músicos se recusam a sair, pois se consideram o "coração da cidade". Esses segmentos são apresentados como verdadeiros videoclipes, tendo Teerã como pano de fundo.

É fato que este é o mais leve e moderno dos filmes de ficção de Ghobadi. Mas não se engane - ele pode ter optado por uma abordagem diferente para os problemas de seu povo, mas continua - e nem poderia deixar de ser - um cineasta iraniano. O final não deixa dúvida alguma disso.

Leia mais críticas da Mostra 2009

Nota do Crítico
Excelente!
Ninguém Sabe dos Gatos Persas
Kasi az gorbehaye irani khabar nadareh
Ninguém Sabe dos Gatos Persas
Kasi az gorbehaye irani khabar nadareh

Ano: 2009

País: Irã

Classificação: LIVRE

Duração: 106 min

Direção: Bahman Ghobadi

Roteiro: Bahman Ghobadi

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.