Crítica: Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Candidato a novo Harry Potter atualiza até as crises de pais e filhos da mitologia grega

Marcelo Hessel
11 de Fevereiro de 2010

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Percy Jackson & The Olympians: The Lightning Thief
EUA , 2010 - 119
Aventura / Fantasia

Direção:
Chris Columbus

Roteiro:
Craig Titley, Rick Riordan (livro)

Elenco:
Logan Lerman, Sean Bean, Kevin McKidd, Steve Coogan, Catherine Keener, Pierce Brosnan, Uma Thurman, Rosario Dawson, Brandon T. Jackson, Alexandra Daddario

Regular
percy jackson
percy jackson
percy jackson

A vida no Olimpo grego, apesar de todas aquelas armas e aqueles poderes legais como raios e tridentes, sempre foi meio aborrecida. Tanto que, insatisfeitos em manipular os mortais de lá de cima, os deuses não perdiam uma oportunidade de pular a cerca para o plano terrestre. O que tinha de mortal grávida de bebês semideuses por aí não está escrito.

O que nos traz a Percy Jackson e o Ladrão de Raios, adaptação ao cinema do livro inicial da série Percy Jackson e os Olimpianos. O protagonista aparece em cena pela primeira vez - visivelmente crescido se comparadado com o Percy de 12 anos do livro - submerso e imóvel numa piscina. A interessante cena, que se estende por alguns segundos enquanto correm os créditos iniciais, já deixa claro: estamos diante do filho de Poseidon, deus dos mares.

Como a proximidade dos nomes já sugere, Percy (vivido por Logan Lerman) terá à sua frente uma jornada similar àquela de Perseu na mitologia grega: enfrentar meia dúzia de criaturas antropomórficas para completar uma missão. No caso de Percy, a tarefa é devolver a Zeus, deus maior do Olimpo, um raio misteriosamente furtado. Na prática, o objetivo é impressionar o pai - essa missão típica, de fundo freudiano, que se abate sobre os heroicos primogênitos na hora de provar seu valor.

Conscientemente, Percy Jackson e o Ladrão de Raios adapta para os dias de hoje a ordem antiga, então temos uma série de atualizações espertinhas ou previsíveis: o sátiro com pernas de bode se torna o personagem-negro-para-fins-de-alívio-cômico, a entrada para o Hades é em Hollywood, a tribo dos lotófagos fica em Las Vegas, o deus do inferno é um roqueiro inglês, os pés alados de Hermes viram um All-Star, Percy usa o lado espelhado de um iPod para enxergar a Medusa etc.

Tudo isso é parte do jogo. Diretor dos dois primeiros Harry Potter, Chris Columbus está tentando fazer de Percy Jackson um substituto para a franquia do bruxo - e falar a língua de seu público-alvo é essencial, por mais que isso deturpe a mitologia. Agora, o que o filme atualiza de forma talvez inconsciente, e que acaba marcando profundamente o arco de heroísmo proposto aqui, é a relação entre pais e filhos.

Porque não é difícil retratar pais - no cinema orientado para os pré-adolescentes independentes do século 21 - como tipos omissos com peso na consciência, adultos que não participam da criação dos filhos mas se sentem no direito de aplicar-lhes sermões. Por esse viés, os "pais omissos" da Grécia antiga, os deuses do Olimpo, se transformam em figuras ainda mais desautorizadas em Percy Jackson.

Você sabia que, na mitologia, Poseidon gerou Teseu em Etra com sêmen misturado ao do Rei Egeu? Em Percy Jackson, a rotina do Olimpo nunca foi tão aborrecida; Poseidon tem o cabelo penteadinho para o lado e não parece ser adepto de nenhum ménage-a-trois. A autoridade dos deuses sempre foi questionada na mitologia porque os semideuses queriam, numa luta por independência, efetivamente destruir o Olimpo. Em Percy Jackson, refletindo a juventude de hoje, os semideuses já são independentes. Querem, somente, ser reconhecidos como filhos (algo muito presente nos livros seguintes).

Qual a graça, então, de um semideus cuja intenção última não seja superar o pai? O filme tem vários defeitos circunstanciais - Perséfone entra num remendo malfeito com a saída de Ares, em relação ao livro, por exemplo - mas a fraqueza principal está na dramaticidade frouxa dessa relação deuses/mortais. Não há cena mais constrangedora em Percy Jackson do que o momento, no Olimpo, em que um dos deuses - aparecendo pela primeira vez no filme - fica sabendo que seu filho "fez arte". A cara de coitado do deus, pai ausente... Em outros tempos alguém teria sido acorrentado a uma rocha pela eternidade, para aprender uma lição.

Assista a clipes
Saiba onde o filme está passando



Galeria de vídeos

Comentários (44)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Rômulo (26/10/2013 19:22:36)   6 0
É um filme infanto juvenil por isso muita pessoa odiaram.



Celine Celine (07/06/2013 14:50:57)   2 1
Bom, provavelmente a FOX pensou algo do tipo ''Hm, vamos chamar o Chris Columbus para dirigir esse filme, ele dirigiu os dois primeiros de HP então ele pode encaminhar Percy Jackson para a mesma linha de sucesso que foi Harry Potter''
E como foi já foi dito aqui, Chris Columbus quis fazer uma espécie de ''sucessor'' para HP. Tenho quase certeza de que leram apenas o primeiro livro e não se importaram com uma sequência, até porque Grover não chega a sequer MENCIONAR o Deus Pã, que para o segundo livro é muito essencial, certo?
Simplesmente usaram o conhecimento que tinham de mitologia grega, que certamente foi ensinado na 6ª ou 7ª série. Gente, e a entrada do submundo? o que é aquilo? caveiras grudadas na parede, sério? Aquele cenário me lembra o barco pirata que visitei aos 10 anos... Eu não vou começar a citar todos os erros do filme porque são muitos, muitos mesmo, tudo que tenho a dizer é que foram bonzinhos demais nessa critica.



sem avatar Paola (04/05/2013 04:38:07)   1 1
"Nem toda a adaptação de livros é boa mesmo" Segue lista de erros do querido diretor:

- O trio deveria ter 12 anos.
- Annabeth é loira.
- Cadê Clarice? Cadê Nancy Bobofit?
- Quem sequestrou Ares?
- Please Fake Luke, que papo é esse do "Poder Semideus"?
- Em busca de Cronos, sérião.
- O que foi esse romancezinho tosco entre Percy e Annie que só discutiam no primeiro livro?
- Eu tava na expectativa de ver Percy e Clarisse lutando, mas ela nem existe no filme.
- Quem pintou o Grover?
- Poxa, o Percy nem enviou a cabeça da Medusa pro Olimpo.
- Parece que os semideuses moram no tronco das árvores, porque nem chalé tem.
- E o senso de humor deprimente do filme? Zé Ramalho? Chuva de Vacas? O roteirista devia se matar, sério.
- No livro o Percy é pobre, então, porque raios ele têm um Ipod?
- Que importância tem Cérbero? Afinal, uns 3 dracmas basta pra falar com o deus da morte, coisa básica.
- Oi, mundo, sou filho do deus do mar. Pena que sem o mistério não tem graça.
- "Eu quero impressionar meu pai?" Eu jurava que ele queria achar a mãe dele.
- Busca pelas "pérolas azuis"? What? Chegar até o deus da morte, sendo caçado por monstros, deuses e titãs não era o suficiente gatz?
- R.I.P Quimera.
- Ei gente, alguém aí sacou a da Flor de Lótus? Porque pra mim só serviu pra fazer piada pras fã pages.
- Hidra, eu acho que você devia tá no Mar de Monstros fofa.
- Colina meio-sangue? Pra quê? Vamos transformar em uma coisa simples como a Mitologia grega (ironia).
- E aquele demônio capiroto na fogueira? Recadinho básico, Hades não é o demo é um deus grego.
- Luke esqueceu de convocar o cão infernal (foi mal Cronos, ele esqueceu).
- Sem falar no escorpião, cadê você meu filho?
- E aquela Perséfone abusadora de Sátiros? Creep.
- O Oráculo, uns cinco minutinhos de profecia iam mudar o que Produção?
- A PROFECIA! A GRANDE PROFECIA, cadê? Se foi junto com a qualidade.
- "Você baba enquanto dorme" não faria mal né?
- Com licença, alguém sabe o que diabos o Grover dançando Lady Gaga adiciona ao enredo?
- Pelos deuses, porque o Luke deu os All Stars pro Percy, se não iria basicamente mudar nada no filme?
- Beijos Tártaro.
- Oin, quem não amou a Hera veneno... ah não, era Medusa.
- O final feliz com a mamis nada né Perseu?

Isso porque eu deixei passar muuuuuuitas coisas. Pena que um certo Diretor decidiu transformar uma franquia arrebatadora em Harry Potter teen. O Logan ficaria ótimo, só que quando Percy fizesse 16. Acabou com a profecia, pisou na história e em vez de resumir apenas como nos quadrinhos teve que destruir. É lógico que eles podiam fazer uma re-adaptação do primeiro filme, maaas agora eles vão tentar melhorar a merda fazendo um segundo mais razoável.

Bom, pelo menos o filme serviu pra alguma coisa: Fazer mais gente ler o livro e odiar o Diretor pela burrada.


Celine Celine (07/06/2013 14:54:48)   2 1
Concordo plenamente com você, a lista de erros que você fez é fatal e ainda assim não foram citados todos os erros do filme...


sem avatar jujus e bia (17/12/2012 11:56:59)   -2 -2
olha na boa , eu sei q vcs acham ridiculo mas vcs sao um bando de velhos e o filme é destinado á adolescentes , então pode ter algumas coisas em comum com hp já que os dois são destinados aos mesmos.
entao saiam daqui e levem a filosofia de buteco com vcs .
muito obrigada pela atençao
boa tarde


sem avatar Matheus (22/07/2014 01:35:07)   0 0
Você sabe alguma coisa sobre mitologia? em primeiro lugar quando se trata de lendas,contos,mitos e histórias antigas etc é bom respeitalas, depois esses adolescentes de hoje em dia só querem saber de funk,e de príncipes encantados(que não são encantados coisa nenhuma)primeiro vampiros que brilham,depois lobisomens,zumbis que amão agora até na mitologia?.vai ver crepúsculo pra ficar gritando como uma garota virgem,ingênua e retardada que você é vai


John M@trix John M@trix (11/12/2012 20:00:26)   247 0
assisti esse filme a um tempo atras e digo que é um otimo filme pipoca,aventura do inicio ao fim,divertido,engraçado,a mitologia grega é muito rica e tem muitas possibilidades,se a intenção era fazer algo parecido com harry potter,conseguiu,pois achei bem melhor



sem avatar Jorge M. (11/07/2012 05:04:06)   -1 -1
Cara, filme muito bobo, essa historia de misturar mitologia grega com o mundo moderno teen ficou horrivel, é mitologia grega, feia, cruel, onde homens querem ser deuses e deuses invejam homens, e nao um lugar magico cheio de aventuras modernas, alias, nao precisava alterar a realidade da mitologia colocando o Percy como matador da medusa, eu sinceramente achei muito bobo



Ivan Ivan (12/05/2012 16:44:20)   -416 -1
Esse filme é horrível, é pior que ruim, é triste.



Welkerlan Welkerlan (03/05/2012 13:06:50)   85 0
Curta a página que eu criei para o filme Percy Jackson e o Mar de Monstros no Facebook e vamos torcer para que consigam fazer uma adaptação decente. Aí vai o link:

http://www.facebook.com/PercyJacksonEOMarDeMonstros

Obrigado pela atenção.



sem avatar Pedro (12/04/2012 16:30:02)   2 2
Quando eu assisti esse filme, pensei seriamente em me suicidar depois de ver que coisa horrorosa que fizeram com um livro tão bom quanto Percy Jackson e o Ladrão de Raios. Nem sequer mencionaram a Clarisse e, porque RAIOS a Annabeth estava do lado vermelho do time de captura a bandeira?



sem avatar Julia e Bia (12/01/2012 11:13:59)   -6 -3
Comentário mal avaliado pelos leitores. Clique para ler.

kessia kessia (04/04/2012 11:06:04)   -2 -2
guria eu super apoio vc!esse criticos não sabem nadfa e ainda assim ficam falando merda!!quero ver eles fazerem um filme melhor q esse!!


Publicidade
sem avatar Luani (09/05/2011 15:31:34)   1 1
Filme muito fraquinho! Sem comparação com o livro, como falaram ai em baixo:
"se vc pretende gostar desse filme, não leia o livro antes."



Kevin Kevin (27/02/2011 00:11:29)   95 0
muito bom filme



luiz luiz (24/01/2011 11:03:39)   23 0
Para quem nos chamou de nerd aí em baixo... obrigado!



Adam Adam (24/10/2010 23:13:34)   72 1
Sinceramente, me decepcionei com o filme, uma refilmagem seria mais do que necessário para fazer jus ao livro, e aí sim, que venham as sequencias. Chris Columbus, adaptou HP, e agora, em vez de adaptar, tentou simplesmente transformar PJ em HP. Uma pena, o diretor desse filme foi o pior erro que qualquer um poderia fazer, foi o que causou o fracasso em critica e publico.



sem avatar vinicius (25/07/2010 14:11:28)   -1 -1
Para mim o filme é rasoavel com um elenco jovem preomissor, com uma triologia muito boa, e efeitos especias invejaves, um filme que foi comparado com Harry Poter por muitos, sendo visto por mim muito melhor, com mais ação e menas viadagem...



R@finha R@finha (16/07/2010 08:59:34)   20 0
Esperava um pouco mais desse filme mas como disseram é bem fraquinho mesmo!
Sai da sala desanimado!SPOILER:As unicas cenas que destaco foram aquela que eles ficam presos no cassino e a já citada Hades na pegada do Zé Ramalho!!!


Percy fraquinho rules!!!!!



sem avatar iago (28/06/2010 14:13:07)   0 0
O pior não eh nem o filme, nao tem nem q comenta isso ai, e sim ve a Uma thurman NA PIOR FAZE DE SUA CARRERA, de comédias romanticas xatas a Isoo, uma Medusa que parece a Hera venenosa de batman e robin..., soh um KILL BILL vol 3 pra salva a carrera dela!


sem avatar Lucio (20/09/2012 21:48:46)   10 0
Taí, você achou a comparação certa. Ficou mesmo idêntico ao papel da Hera Venenosa.


Tiago Dos Santos Tiago Dos Santos (26/06/2010 15:47:05)   -12 0
Muito ruim. Esse sub-Hary Potter é o filme mais seção da tarde que tive o desprazer de ver esse ano.Não tem como esse emo do Logan Lerman ser escolhido como o novo Peter Parker, o cara é um fracasso como ator.


sem avatar giovanna (30/08/2011 11:42:49)   6 0
o filme pode ser fraco,(na verdade até péssimo), mas concerteza logan lerman é um bom ator

sem avatar Julia e Bia (12/01/2012 11:18:51)   -6 -2
querido tiago dos santos, seguinte, QUER PARAR DE XINGAR O LOGAN LERMAN DE EMO?? EMO EH QUEM TEM CABELO NA CARA E O LOGAN EH LINDO NAO EMOO!! sabe a diferença nao??? ele nao eh um fracasso como ator, tanto q ele fez Os tres Mosqueteiros!!!vc ta desinformado hein???

sem avatar Carla (31/03/2013 12:08:22)   0 0
Oh claro, e você é o cara mais desejado como ator do mundo, só uma coisinha, sua mãe nunca te disse que inveja é coisa feia não querido? E outra você não é inteligente o suficiente para saber o que é ser EMO? 1º EMO é uma pessoa de cabelinho grudado na cara que vive expondo suas emoções por ai. 2º Se o Logan fosse EMO claramente ele teria muito mais fãs e amigos porque diferente de você aposto que ele é uma pessoa muito legal... Passar bem e boa tarde
E a propósito, você não vale nem uma mechinha daquele lindo e preto cabelo do Logan



sem avatar JUJU E BIBI (07/05/2010 20:39:58)   -9 -2
mercadorias baratas
vacas com tetras podres
guiermes arantes
hades



sem avatar JUJU E BIBI (07/05/2010 20:38:42)   -9 -2
suas vacas sem tetras chatas ffpff



Publicidade
sem avatar JUJU E BIBI (07/05/2010 20:30:15)   -9 -2
o percy é
gato
+
perfeicao total
+
tudo de bom que possa existir em todo o universo
+
olhos azuis perfeitérrimos
+
aperfeisoamento de afrodite nele
+
coisas D+
=
Percy Jackson o olimpiano mais gato do mundo



sem avatar JUJU E BIBI (07/05/2010 20:24:47)   -9 -2
vc sao idiotas? ficam comparando percy com HP!!!!
o filme e o livro sao perfeitos
e o Percy, nem se fala,GATÉRRIMOOOOOOO!
(lindo, gato!)
eu minha melhor amiga somos fans numero 1 , sabemos tudo sobre tudo de percy, annabeth e grover!
olha de que vcs sao formados:
fúrias
+
bananas
+
filosofia do buteco
+
f f p f f (tomar naquele lugar)
+
Hades(deus do inferno e dos mortos)
+
Ares (deus da guerra)
+
tudo de ruim que possa existir do unverso
+
Medusa
+
CRONOS
+
Hidra
+
u ó do borogodó
+
nerds
+
OK. nada mais nada menos
=
vcs seus babacas




sem avatar giovanna (30/08/2011 11:51:17)   6 1
concerteza percy jackson não tem nem comparação com a HP , porque HP é muito melhor!!!!


sem avatar JUJU E BIBI (07/05/2010 20:24:45)   -9 -1
vc sao idiotas? ficam comparando percy com HP!!!!
o filme e o livro sao perfeitos
e o Percy, nem se fala,GATÉRRIMOOOOOOO!
(lindo, gato!)
eu minha melhor amiga somos fans numero 1 , sabemos tudo sobre tudo de percy, annabeth e grover!
olha de que vcs sao formados:
fúrias
+
bananas
+
filosofia do buteco
+
f f p f f (tomar naquele lugar)
+
Hades(deus do inferno e dos mortos)
+
Ares (deus da guerra)
+
tudo de ruim que possa existir do unverso
+
Medusa
+
CRONOS
+
Hidra
+
u ó do borogodó
+
nerds
+
OK. nada mais nada menos
=
vcs seus babacas




sem avatar Lucio (20/09/2012 21:46:07)   10 2
Um palpite: 10 anos.


sem avatar Urbano (28/04/2010 03:22:15)   1 1
O unico mérito desse filme foi que depois de te-lo assistido, resolvi ler o livro e acabei lendo a série toda. Assim, se vc pretende gostar desse filme, não leia o livro antes. Não se trata de uma adaptação, a unica coisa que foi aproveitada do livro foi o titulo e o nome de alguns personagens, pq muitos personagens VITAIS da trama sequer apareceram. Outro dia no omeleteve disseram sobre as refilmagens, a respeito de uma refilmagem de um filme que foi lançado 3 anos antes. Nesse caso é mais dq necessário uma refilmagem ou não haverá possibilidades de sequencia.



André André (12/04/2010 09:40:06)   -3 0
O pior filme que eu vi no ano.. e olha que eu vi muitos. Consegui ficar no cinema uma meia hora no máximo. Saí lamentando meu dinheiro perdido. Parece o elenco de Malhação querendo ser Harry Potter.


sem avatar Julia e Bia (12/01/2012 11:07:41)   -6 -1
amigo, seguinte, se vc n gosto do filme, guarda isso soh pra vc, ta legal idiota??
Se vc soh gosta desses filminhos de quinta categoria , a culpa eh toda sua ,então não venha na critica de um filme qq varias pessoas gostam ,para ficar falando a história da sua vida ok querido??

sem avatar Lucio (20/09/2012 21:43:25)   10 0
Eu ri, ri descontroladamente durante todo o filme. Ri até da minha própria cara por ter desperdiçado dinheiro com o ingresso. Não cheguei a ler o livro pra dar uma opinião mais concreta, mas afirmo com muita segurança que esse filme é péssimo em incontáveis aspectos.


Morgan Morgan (01/04/2010 20:16:10)   2 2
Sinceramente, o critico foi bonzinho com o que escreveu sobre essa “Mercadoria” que fizeram com os livros de Rick Riordan. Tudo bem que, oi, adaptações de livros são horríveis [poucos os filmes foram condizentes com seu original, lembro que “O Leão, A feiticeira e o Guarda-roupa” foi foda porque cumpriu todas as exigências, mas os outros filmes Narnianos deram uma quebra de roteiro.] mas ESSE filme em especial, que vi ontem, dublado[blerg], com atores ruins, roteiro ruim, falas ruins, efeitos ruins, matando completamente a historia que foi escrita em cinco livros [que deus seja benevolente e não deixe essa merda continuar nas telonas], foi a mais deprimente representação que já vi.

E olha que eu vi com meu irmão mais novo “A festa do garfield” e dormi, provando que ate uma animação para criancinhas de cinco anos servem para algo. Mas Percy Jackson no cinema, não. Mas recomendo demais os livros, por que são ótimos. Não apelam para sátiras no cio, nem deusas do sub-mundo vadias, ou Lady Gaga.

Ah, a única cena engraçada, que já foi citada aqui[Fabio Abelha], é a que o Grover fala para Hades “volta a ser o Zé Ramalho”. Foi tão patética que eu ri.

No geral, foi deprimente.
._.'



Fabio Abelha Fabio Abelha (27/03/2010 07:13:07)   0 0
Assisti esse filme dublado ontem mesmo tendo lido a crítica negativa do filme no Omelete, e de fato foi muuito fraquinho - como já esperava que fosse. Fui ao cinema só e exclusivamente pra assistir a uma cena específica dublada, que é quando a turminha de heróis encontra o tal "hades-roqueiro inglês" e o sátiro tira uma onda com a aparência inofensiva do deus. Este então se transforma num demônio gigante de chamas e Wendel Bezerra (dublador do sátiro) manda a pérola que salvou o filme: "não, não!! continua na pegada do Zé Ramalho que tá bonitinho!"



sem avatar Luiz (25/03/2010 09:34:55)   0 0
Filme infanto-juvenil... realmente não espere muita coisa.. não tem história alguma... no inicio já se preve o final.. depois disto o filme só segue para completar o tempo para ir para o cinema, senão seriam 15 minutos e pronto..



Douglas Douglas (23/03/2010 12:54:49)   29 0
Gostei muito desse filme, tem um grande potencial, se a grande critica é ver deuses inescrupulosos da mitologia grega furia de titãs ta vindo ai; o filme trouxe o que estava prometendo, sem nada a acrecentar infelizmente, mas dizer que o filme não fale a pena é blasfemia...um filme altamente recomendado para fão de CDZ.



Edinaldo Edinaldo (22/03/2010 16:08:01)   0 0
Realmente, achei bem fraco o filme! A mitologia é um tema tão farto e empolgante, mas conseguiram fazer a história fraca e tediante! Harry Potter me empolgou bem mais, que uma trama mal contada e atropelada nas ações. Em resumo: um filme bem OK. Nada mais, nada menos!



Publicidade
Fernando Fernando (22/03/2010 00:23:40)   14 2
Harry Potter
+
O Jovem Hércules - aquele igual Xena no SBT
+
Filosofia de Boteco
=
Percy Jackson e o Ladrão de Raios


sem avatar jujus e bia (17/12/2012 11:57:52)   -2 0
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc é so mais uma pessoa sem opniao no mundo .
diga como isso afeta a vida dos atores


Renato Renato (17/03/2010 06:39:16)   0 0
Esse é o Hessel kkkk Chris Columbus realmente podia ficar bem longe dos filmes e perto dos roteiros, mas essa copia barata de harry potter não vingou, li a critica aqui antes de ver o filme por isso não fui no cinema assistir, assisti em casa mesmo, prefiro gastar meu dinheiro do cinema com outro esse fim de semana hehe Parabens pela critica Hessel!




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.