Assista Agora

Crítica: Simplesmente amor

Simplesmente amor é um filme sobre... simplesmente amor

Marcelo Forlani
04 de Dezembro de 2003

Simplesmente amor

Simplesmente amor

Love actually
Inglaterra / EUA , 2003 - 155
Comédia / Romance

Direção:
Richard Curtis

Roteiro:
Richard Curtis

Elenco:
Hugh Grant, Liam Neeson, Colin Firth, Laura Linney, Emma Thompson, Alan Rickman, Keira Knightley, Rodrigo Santoro, Bill Nighy, Rowan Atkinson, Andrew Lincoln, Billy Bob Thornton

Ótimo
Simplesmente Amor

"Na verdade, o amor está por todas as partes". Este era o título inicial que o roteirista neo-zelandês Richard Curtis tinha imaginado para o seu primeiro trabalho como diretor de cinema. Famoso roteirista de sucessos como Quatro casamentos e um funeral e Um lugar chamado Notting Hill, Curtis queria mostrar ao público que o amor está em todos os lugares, seja no momento de dizer "eu aceito" durante um casamento, na hora de comprar um presente, ou num simples beijo de boa noite. O amor pode ser apaixonante, traiçoeiro, doloroso, sacana e irresponsável. Pode causar choros, risos, ataques frenéticos e (por que não?) até incidentes internacionais.

Para mostrar suas idéias Curtis dividiu seu filme em várias histórias paralelas. As primeiras que vieram à sua cabeça foram a do Primeiro Ministro inglês que se apaixona pela governanta, e a do marido que chega em casa antes da hora e, bom, você sabe, né? Os dois protagonistas escolhidos foram Hugh Grant e Colin Firth, ambos do primeiro escalão de atores ingleses e apenas uma amostra do elenco, que ainda conta com Alan Rickman (o Prof. Snape da série Harry Potter), Emma Thompson (Razão e sensibilidade, Retorno a Howards End), Liam Neeson (A lista de Schindler, Star Wars Ep. I), Laura Linney (Conte comigo, A vida de Truman), a nova queridinha Keira Knightley (Driblando o destino, Os Piratas do Caribe) e o brasileiro Rodrigo Santoro (que dispensa apresentações), entre tantos outros.

Pelo emaranhado de histórias, algumas pessoas chegaram comparar esta comédia romântica com Short Cuts - cenas da vida , de Robert Altman. Uma grande injustiça para os dois, que têm estilos bem diferentes. Curtis é habilidosíssimo com a caneta e consegue criar diálogos e situações cotidianas engraçadas, mas difíceis de se ver nas vidas reais. Tudo aquilo faz mais sentido no seu universo romântico do que na vida real. Já Altman é conhecido por recolher nuances da sociedade e mostrá-las em seus filmes.

Simplesmente amor é um filme sobre... simplesmente amor. Se ele é expresso na forma de um músico decadente e seu empresário, ou de um casal de meia-idade em dificuldades, ou do político com cara de cão abandonado, ou de um pré-adolescente apaixonado, ou de um marido traído que redescobre o amor, ou de uma irmã superprotetora, ou de dois jovens que acabaram de se casar, isso são só detalhes. Gostosos, divertidos e comoventes detalhes. Como deve ser o amor.




Publicidade

Comentários (3)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Yara (28/10/2013 21:56:23)   1 0
O filme é uma graça e até emocionante em alguns momentos.É interessante notar como o filme pega várias histórias e consegue costurá-las muito bem.Recomendo.



Carlos Carlos (20/12/2010 01:24:48)   1821 1
Muito bom o filme!

Merecido os 4 ovos...



Gustavo Gustavo (20/04/2010 00:10:03)   224 2
Muito bom o filme, ele é simplesmente... amor o filme todo.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.