Assista Agora

Crítica: Sonhos Roubados

Três garotas entre problemas adultos e a vontade de ser menina

Érico Borgo
22 de Abril de 2010

Sonhos Roubados

Sonhos Roubados

Brasil , 2009 - 85
Drama

Direção:
Sandra Werneck

Roteiro:
Paulo Halm, Michelle Franz, Adriana Falcão, José Joffily, Mauricio Dias, Sandra Werneck

Elenco:
Nanda Costa, Amanda Diniz, Kika Farias, Marieta Severo, Daniel Dantas, Nelson Xavier, Ângelo Antônio, Lorena da Silva, Guilherme Duarte, Silvio Guindane, Zezeh Barbosa, Mv Bill

Bom
Sonhos Roubados
Sonhos Roubados
Sonhos Roubados

Seis anos depois de Cazuza - o Tempo não Pára, a cineasta Sandra Werneck retorna à ficção nas telas com Sonhos Roubados (2009).

Inspirado no livro As Meninas da Esquina – Diários dos Sonhos, Dores e Aventuras de Seis Adolescentes do Brasil, de Eliane Trindade, o filme retoma um assunto já explorado por Werneck em seu documentário Meninas, de 2006: o difícil cotidiano das jovens de comunidades carentes.

A trama acompanha três dessas garotas, amigas inseparáveis de colégio que encontram na prostituição uma maneira de complementar o orçamento doméstico ou alcançar seus sonhos de consumo. A mais "esperta", Jéssica (Nanda Costa), se vira como pode para cuidar do avô Horácio (Nelson Xavier) e sua filha Britney. Já Daiane (Amanda Diniz) vive em busca do afeto de seu pai ausente, Seu Germano (Ângelo Antônio). Pra completar, Sabrina (Kika Farias), carente de afeto e atrás de um futuro melhor, se apaixona por um traficante da comunidade.

Ainda que um tanto previsível - histórias como as das três meninas existem aos montes, basta procurar ouvi-las -, Sonhos Roubados é bastante sensível em sua abordagem. A diretora não depende dos diálogos para mostrar o carinho que nutre pelas suas representativas personagens... ela o demonstra através de cenas sutis. A honestidade está na embalagem de shampoo que divide a profundidade de campo ou na cena em que uma das meninas passa batom usando o bule da pastelaria como espelho.

As protagonistas dividem seu tempo entre problemas adultos precoces e a vontade de ser menina. As histórias cruzadas são fortes tanto separadas como nos momentos em que elas se encontram, trocando confidências. Os diálogos, porém, mereciam um pouco mais de cuidado - são instáveis, problema talvez do excesso de roteiristas (são seis, Paulo Halm, Michelle Franz, Adriana Falcão, José Joffily, Mauricio Dias e a própria Werneck) -, mas nada que a qualidade das atuações não salve.

Daniel Dantas está excelente como o pedófilo Tio Peri, equilibradíssimo entre a ojeriza que o personagem causa e a naturalidade com que ele mesmo parece encarar seu desvio. Marieta Severo, um dos pontos altos de Cazuza, mais uma vez tem destaque em um filme de Werneck, agora como a cabelereira que serve como figura materna e amiga a Daiane. MV Bill, que interpreta um presidiário, só não rouba suas cenas porque todas elas envolvem a promissora Nanda Costa, o grande trunfo de Sonhos Roubados. As histórias de Daiane e Sabrina são interessantes, mas é Daiane, através de Nanda, que queremos ver... a garota arisca e atirada, que "rala muito pra ser gostosa", sabe usar o corpo e não vê qualquer problema em se prostituir. Aliás, sequer acredita que o que faz é prostituição, visão honesta que a diretora parece, de certa maneira, compartilhar, já que o filme - acertadamente - não trata o assunto com qualquer preconceito.

Saiba onde o filme está passando



Publicidade

Comentários (10)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Ancarlos Ancarlos (25/10/2010 15:35:48)   0 0
Como professor de Ensino Médio tenho me deparado com os mais diversos problemas sociais que atingem os jovens. O filme é um retrato fiel de como o problema do TER valer mais do que o SER aflinge a dignidade humana, levando jovens à prostituição a fim de conseguirem dinheiro para satisfazer seus prazeres consumistas.
Indico... MUITO BOM!!!!



Emilio Emilio (01/08/2010 19:04:41)   0 0
Gostei do filme, eu daria 4 ovos. E me espantei em ler a crítica feita pelo Erico (ótima, por sinal), já que esse filme tem mais a cara do Hessel.



Β•Я•Ц•Ŋ•Ø Β•Я•Ц•Ŋ•Ø (02/05/2010 15:13:42)   17 0
Esse negócio de ovo causa polêmica mesmo hein. Já foi explicado em um OmeleTV o que significam, e 3 ovos não é ruim, é bom se não me engano (4=ótimo, 5=excelente, algo assim).



edgar edgar (01/05/2010 19:16:02)   144 0
o filme e bom e merece 4 ovos
cozinheiros em vez de colokar ovos colokem salchichas?



sem avatar bryan (24/04/2010 12:57:06)   1 0
vou explica o q seguinifica os ovos...eles são criticos mais tem gostos variados...por mais que eles critiquem bem um filme não nessesariamente eles gostão do genero...para eles o fime vale três ovos porque eles nao curtem o genero...talvez 0k...mais porem uma pessoa que gosta do genero adora o filme e da cinco...se a critica nao condizir na opinião de vcs...e pq eles nao gostão do genero...mais guando eles gostão..ou eles fazem uma critica perfeita para o bem ou faz com quem adoro um filme...ver que ele e podre...vejão por exeplo HSM 3 (HIGH SCHOOL MUSICAL 3)EU ADOREI MAIS DEPOIS DA CRITICA EU ODIEIII!!!!! entederão e por favor nem todo mundo gosta de palavrões ok max!!!!:)



@VGela @VGela (23/04/2010 20:09:04)   6 0
Esse filme é muito BOM



Rubens Rubens (23/04/2010 12:53:18)   47 0
Acontece Max que os ovos(em vez de estrelas) são a nota do filme para os críticos do omelete, e que por várias vezes não condizem com a crítica, portanto, larga de ser apelão e deixe os outros comentarem como quiserem sobre os ovos. Ok?



Max Max (23/04/2010 01:48:36)   0 0
PORRA, MAS QUE MERDA! QUEM COMENTA AQUI SÓ FALA SOBRE QUANTIDADE DE OVOS! PQ NAO PEGAM E ENFIAM LOGO OS 5 OVOS DENTRO CU E COMEÇAM A FALAR SOBRE O FILME EM QUESTÃO?? SE FOR PRA COMENTAR SOBRE OVO VAI NA MERCEARIA DO SEU PEREIRA! SEUS MERDAS



Ryan Ryan (23/04/2010 00:00:11)   10 0
Cacete é melhor acabar com esse lance de ovo de uma vez u.u

Acho que ja tiraram tudo que deveriam de filme favela, de prostituição ja nao tem aquele outro la?

CHEGAAAAAAAAAAAAAA! ;O



Frank Frank (22/04/2010 18:20:21)   121 0
Outra crítica que me pareceu não condizer com a nota. Desta vez achei que, apenas lendo a crítica, o filme merece 4 ovos.

Pelo visto o cinema nacional tem vivido um momento raro nesses últimos dias, com três bons filmes estreando em sequência.



Publicidade

Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.