Filmes

Crítica

Crítica: Terra Vermelha

Marco Bechis e a condição do índio brasileiro

27.11.2008, às 15H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H42

Cineasta chileno criado na Itália, Marco Bechis sensibilizou-se com o drama indígena no Brasil quando morou aqui com a família, ainda criança. Mais tarde, aprofundou-se nas questões dos nativos brasileiros em viagens pelo país.

Os estudos renderam a idéia do filme Terra Vermelha (Birdwatchers), produção italo-brasileira que tem como cenário Dourados, no Mato Grosso do Sul. É lá que os índios guarani kaiowá, restritos às reservas, sofrem os estertores de sua cultura perante os latifúndios da região e a presença sufocante do homem branco.

terra vermelha

None

A trama acompanha um grupo de índios que, descontente com sua situação, decide deixar a reserva em busca das suas terras, onde seus antepassados estão enterrados. O local, porém, pertence a um fazendeiro de soja (Leonardo Medeiros) e aos nativos despatriados só resta montar acampamento do lado de fora, como vigias silenciosos do que um dia tiveram.

Bechis é um cineasta visual que não se apoia no didatismo para contar o drama dos guarani kaiowá. Todos os dilemas reais - alcoolismo, pobreza, as diferenças culturais, a depressão - estão registrados ali de maneira quase documental, mas integram uma trama de ficção interessante, em quase todas as cenas têm significados visuais que revelam pequenas peças do quebra-cabeça problemático.

Um exemplo: Logo no início, uma jovem índia é encontrada morta. Ela havia se suicidado, como tantos de sua tribo, vítimas de depressão gerada pela falta de perspectiva, de identidade - espectro que o filme inteligentemente explora de maneira metafórica na forma de um espírito maligno. Resta-lhe uma cova rasa, onde é colocada de rosto para baixo. No corpo, sua calça de funkeira...

Como essa, há várias seqüências simbólicas que contam uma história nos pequenos detalhes. A narativa principal - a luta dos índios contra o fazendeiro - é quase paralela. Igualmente impactante é a seleção de elenco, formado por atores nativos. A como Nadio (Ambrósio Vilhava), Lia (Alicélia Batista), Osvaldo (Abrísio da Silva Pedro) e Tito (Poli Fernandez Souza) assombram pela sinceridade.

Obviamente incomodado com a questão indígena, Terra Vermelha poderia ser reduzido a um filme panfletário, mas a inteligência com que trata o espectador afugenta essa possibilidade e o transforma em um drama relevante.

Nota do Crítico
Ótimo
Terra Vermelha
BirdWatchers - La Terra Degli Uomini Rossi
Terra Vermelha
BirdWatchers - La Terra Degli Uomini Rossi

Ano: 2008

País: Itália/Brasil

Classificação: 14 anos

Duração: 108 min

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.