Filmes

Notícia

Damon Lindelof detona Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1

E faz um mea culpa com os fãs de Lost

22.11.2010, às 19H40.
Atualizada em 24.04.2017, ÀS 06H00

Em seu primeiro fim de semana, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 arrecadou mundialmente cerca de US$ 330 milhões, mas nem todo mundo está feliz com o sétimo filme da franquia.

O Daily Beast abriu espaço para que Damon Lindelof, um dos produtores de Lost, que recentemente escreveu o roteiro de Cowboys & Aliens e dos novos Alien, ventilasse seu descontentamento.

harry potter

None

Damon Lindelof

None
Damon Lindelof

"Sou pottermaníaco. Li os sete livros pelo menos duas vezes cada, e acho humildemente que Jo Rowling é uma das maiores escritoras vivas de ficção popular, se não a maior. Não consigo dizer qual meu livro preferido. Dito isso, Relíquias da Morte é uma realização impressionante em termos de desfecho. Sempre achei os filmes ótimos também. Não é fácil adaptar fielmente o material original, e eles conseguiram", começa Lindelof.

"E então eu saí do sétimo filme, a caminho do estacionamento, com meu cérebro tentando resolver um paradoxo profundo e complicado: se eu amei o livro, e o filme é incrivelmente fiel, como posso eu ter odiado tanto esse filme? Com base na mesma lógica cuidadosa que eu usei para evitar perguntas como 'será que não dava pra responder uma mísera questão?' e 'uma luz dourada no meio da ilha? sério?', se eu odiei o filme isso significa que deixei de ser fã?"

A única explicação lógica é que o filme é ótimo, eu que estava de mau humor. Pensando nisso, David Yates dirigiu um belo filme. Assombroso, emocionalmente profundo, e o visual era demais. (...) E sem esquecer da realidade cada vez mais próxima do destino que aguarda o triângulo de Harry, Hermione e Ron. É claro que eu amei... Mas tudo isso deveria ter acontecido na primeira meia hora. Eles não deveriam ter dividido o livro em dois filmes. A Ordem da Fênix tem mais páginas e saiu-se muito bem com um filme só. Eu me senti sujo, que se aproveitaram de mim", continua.

Lindelof então envereda por alguns spoilers - evite se você não viu o filme ainda. "No final do sexto filme, Dumbledore diz que sobraram seis horcruxes para destruir. Matemática simples diria que eles devem destruir, ou pelo menos localizar, três no sétimo filme. Quantas eles destroem? UMA. Quantas outras eles localizam? ZERO. Precisava mesmo de UMA HORA de lamentação na floresta? E olha que eu adoro lamentos! E temos só CINCO MINUTOS de Snape? Como ousam?"

Finalmente, o mea culpa, já que Lindelof reagiu às reações negativas dos fãs de Lost dizendo que os criticos não eram fãs de verdade: "Bom, não precisa ficar bravo. A questão é que eu ainda amo Harry Potter. Sou um grande fã. Então eu peço desculpas sinceras a todos que eu menosprezei porque não gostaram de algo em Lost. Vocês não deixam de ser fãs por isso. Na verdade, isso torna vocês pessoas honestas. Respeito isso. E peço mesmo desculpas por ter sentido o oposto antes".

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.