35

David Fincher comenta filme de Heavy Metal

Cineasta explica que censura 18 anos, formato e 3-D estão atrasando o projeto

Érico Borgo
25 de Agosto de 2010

Heavy Metal

Entrevistado pela matriz da MTV, David Fincher (Zodíaco, Se7en) falou sobre os motivos que estão atrasando o novo longa-metragem animado inspirado na revista cult de fantasia e ficção científica Heavy Metal.

"Estamos tentando convencer as pessoas a abraçarem três elementos do projeto: a censura 18 anos, a estrutura de antologia e o 3-D. Você deve imaginar que não teríamos problemas para tanto, já que temos tantos exemplos de sucesso para demonstrar como essa trinca funciona, mas o processo ainda está em andamento. Esse será um daqueles filme que quando finalmente ficar pronto as pessoas vão dizer 'sim, claro, nós sempre soubemos que daria certo', sabe?", declarou o cineasta.

Além de Fincher, a direção dos segmentos animados terá James Cameron (Avatar) e Zack Snyder (Watchmen, 300), entre outros ainda não especificados.

A idéia original do filme era preservar o conteúdo erótico e violento da revista lançada nos EUA em 1977 e nascida na França pelas mãos de Moëbius em 1974 sob o nome Métal Hurlant. A dificuldade de verder o filme, porém, possivelmente minimizará o erotismo.

Heavy Metal já foi adaptado duas vezes, nos filmes animados produzidos em 1981 e 2000.

Leia mais sobre Heavy Metal


Compartilhar

Comentários (35)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Pontos Pontos (30/08/2010 07:48:34)   -3 0
3D Vai dominar...Contente-se...



sem avatar Raziel (26/08/2010 18:51:45)   -1 0
Marcel

Se com "região não-metropolitana", você se refere a bairros afastados do centro, periferias e afins, bem, então não tem nada a ver o que você escreveu. Quem quiser ver em 2D, basta se deslocar um pouco até a região metropolitana e assistir da maneira que desejar. A opção continua existindo.

E não venha dizer que "tem gente que não pode se deslocar". Já morei em cidade pequena, que precisava viajar 100km para outra cidade quando queria ir no cinema. Quem realmente quer, dá um jeito.



Marcel Marcel (26/08/2010 10:00:00)   1 0
Concordo e muito com o M. Galego aqui embaixo...

...eu realmente não sou um creítico radical contra o 3-D. Não gosto muito dessa tecnologia, mas não critico quem gosta. Acho até válido em alguns filmes; mais em animações!

Mas que hoje tentam de verdade "EMPURRAR GOELA ABAIXO", isso não tem nem como contestar!

Estão de fato realizando VÁRIOS filmes que NADA pedem o Tridimensional, justamente porque essa tecnologia está numa crescente mercadológica (ou "modinha", como muitos dizem)... exemplos: POR QUE DIABOS FAZEREM "ADRENALINA 3" em 3-D (pra ter a sensação de levar um soco do Jason Stathan na cara)??????? Por quê FÚRIA DE TITÃS foi convertido??? Tudo isso, só mostra que a onda pegou e por esse motivo, muitos filmes são estragados MAIS AINDA porquê eles querem realizar dentro dessa tecnologia.

E, infelizmente, há muitos cinemas por aí (de regiões não-metropolitanas) em que os cinemas NÃO OFERECEM a opção do 2-D, principalmente quando é animação. Ou você vê o filme pagando um absurdo (porque as salas que exibem essa tecnologia são mais caras!) ou simplesmente não vê o filme no cinema. Sem chances. Sem opções. E é isso que eu acho sacanagem!

Mas, enfim, a tecnologia existe, está em crescimento cada vez mais e INFELIZMENTE vejo muitas obras sendo feitas agora pra explorar esse mecanismo que PRA MIM não acrescenta em nada!

Mas não sou nada contra quem gosta. Reclamo da distribuição maciça disso!



M. Galego M. Galego (26/08/2010 09:24:25)   32 0
Eu tenho "The Long Tomorrow", do Moebius e Dan O'Bannon, publicada em uma coletânea, mas não na Heavy Metal. Sei lá onde eu guardei, mas acho que foi num livro intitulado "O Homem é Bom?", de meados de 80. "A Garagem Hermética de Jerry Cornelius", junto com "The Long Tomorrow", se não me falha a memória, foram publicadas na "Metal Hurlant".

Essa história serviu mesmo de inspiração a "Blade Runner". O Dan' Obannon e o Moebius participaram do processo de criação de "Alien", com um cara amalucado chamado G. R. Giger (literalmente o "pai" do Alien).

Moebius e O'Bannon mexeram no visual da nave, uniformes e ambiente, enquanto o Giger criava o monstro.

Quem tiver oportunidade de ver essas obras vai perceber que o Moebius (Jean Giraud), imaginava universos e situações que "casariam" com um bom filme em 3D.

Mas, isso é coisa para obra de um artista ou outro. No caso de um compêndio, como a "Heavy Metal", acho que não é necessário.

Por isso sou reticente.

Por exemplo, acredito que as animações de "The Wall" ficariam soberbas se fossem feitas em 3D. Porém, sou xiitamente contra a conversão.

Se fizerem a conversão e alguém assistir sem antes ter visto o trabalho original, essa pessoa terá uma concepção diferente daqueles que estão com o original na cabeça ainda.




sem avatar Raziel (25/08/2010 22:11:19)   -1 0
O que eu vejo é as pessoas que não gostam de 3D reclamando e torcendo para que as pessoas que gostam não possam assistir nesse formato. Pra que isso?

Hoje em dia, tudo que é falado por mais de uma semana já gera comentários como "isso já cansou, não aguento mais ouvir falar disso...". PORRA! Então tudo tem que ser modinha, tudo tem que passar rápido, não se pode mais evoluir uma tecnologia por que logo ela "enche o saco". Enfim...



sem avatar Raziel (25/08/2010 22:11:09)   -1 0
Leandro

As pessoas gostam de falar que o 3D existe faz tempo, mas o 3D que existia antes, e exigia o uso de óculos de papel celofane, era tosco e inepto (por isso nunca decolou). Sem comparação com o 3D (real, não convertido) de hoje em dia. E não vejo porque achar que os estúdios estão "empurrando o 3D goela abaixo", já que existem as versões em 2D. Quem não gosta de 3D, assiste em 2D, mais democrático que isso é impossível. E tenho certeza que, quando surgiram os primeiros filmes com som e os primeiros filmes coloridos (e os outros estúdios começaram a lançar filmes com som e coloridos), muita gente deve ter reclamado que os estúdios estavam "empurrando o som e as cores goela abaixo da platéia".



didgio didgio (25/08/2010 20:13:15)   0 0
tem que ser como é na revista. se mexer de mais vai estragar.



Renan Pacheco Renan Pacheco (25/08/2010 18:31:21)   -4 0
Eu nunca li essa revista, mas acho que vi um dos filmes, eu não me lembro direito dele e nem do nome, mas se passava no espaço e tinha alguma coisa com uma chave. Então eu pergunto pra vcs, eu assiti Heavy Metal?



Richard Richard (25/08/2010 18:04:37)   1 0
Diminuir o erotismo? Fuck it!
Só diretores americanos? Fuck it too!!
Precisa ter um europeu pra apimentar a coisa.



sem avatar Leandro (25/08/2010 17:53:57)   2 0
Quanto ao 3D, essa tecnologia esta ai faz tempo e nunca decolou. Posso estar errado, sem problema algum. O problema é que estão querendo empurrar o 3D goela abaixo. Como se isso fosse a ultima esperança de Hollywood. É necessario apenas ter boas historias e quebrar alguns paradigmas.



sem avatar Leandro (25/08/2010 17:48:38)   2 0
Caro Mendigo, acho que seu nickname já diz tudo. Vc deve ser um pobre coitado de espirito, cultura e fica apelando para que outras pessoas lhe deem algo. Já li Heavy Metal, vi o desenho no velho VHS e já que a revista tem teor erotico foi a partir dai que me referi aos peitos balançando em 3D. Minha critica é quanto ao 3D e não a qualidade da obra de HM.



sem avatar Raziel (25/08/2010 17:34:11)   -1 0
Acho incrível essa filosofia retrógrada de ser contra o 3D. Não há como impedir a evolução, meus caros.

No mais, altas expectativas para esse aqui.



Wences Wences (25/08/2010 16:38:24)   -2 0
quando esses estudios metem o bedelho tentando ganhar mais dinheiro, a unica coisa que conseguem eh estragar o filme.

minimiza erotismo e violencia eu naum concordo. C o filme originalmente era p ser assim, q seja.

q tenha censura 18 anos



Wences Wences (25/08/2010 16:35:15)   -2 0
David Fincher + Jack Snyder + James Cameron + Heavy Metal = Altas expectativas!!! (2)



Thiago Thiago (25/08/2010 14:38:39)   12 0
David Fincher + Jack Snyder + James Cameron + Heavy Metal = Altas expectativas!!!

3D -> não faria falta nenhuma.



Adriano Firefox Adriano Firefox (25/08/2010 14:12:16)   52 0
3D sucks, esqueçam isso, agora quanto a censura 18 anos para um filme com o estilo da Heavy metal, acho tranquilo, não seria um filme pra criancinhas! Tem que ter sexo e violência, que é o que gruda e era bem presente na revista. Há potencial de sair coisa boa se largarem o 3D de mão e botarem 18 anos na classificação!



M. Galego M. Galego (25/08/2010 14:04:51)   32 0
Oremos, para que os que desconhecem essa revista (ícone dos anos 70/80) repensem algumas críticas...

Mas acho que é muito 3D pra cabeça, nem precisa disso, caramba. Pode ser no "estilão" Animatrix, que funciona.

O que importa é a história, isso sim. Mantenham a mulherada, lancem o projeto nas mãos de animadores competentes e coloquem uma trilha sonora de peso; pronto.

Vamos deixar essa coisa de 3D descansar um pouco. Tá começando a encher o saco.

Quem conhece a "Heavy Metal" sabe que não precisa nada de perfumaria.

3D seria legal para as obras de Moebius, na "Metal Hurlant", com seus universos chapadões.



Hector Hector (25/08/2010 13:48:44)   423 0
Geralmente sou cauteloso com esse lance de 3D, mas acredito que o(s) universo(s) fantástico(s) de Heavy Metal são apropriados para esse tipo de efeito...

Nada contra efeitos especiais, desde que eles sejam usados em benefício da história.

O problema é quando eles são usados para mascarar um roteiro medíocre como no caso do remake de Fúria de Titãs.



Marcel Marcel (25/08/2010 12:56:29)   1 0
"Este será um grande filme com ou sem reconhecimento do grande público, crítica, ou seja lá quem mais quiser assisti-lo."

Concordo!



mendigo mendigo (25/08/2010 12:51:31)   -4 0
leandro, vc nunca leu uma pagina da revista pelo jeito. entao calea boca,opine somente sobre oq vc entende,recolha se e volta a ler turminha da monica.



mendigo mendigo (25/08/2010 12:49:56)   -4 0
leandro, vc nunca leu uma pagina da revista heavy metal. entao cale a boca, só opine sobre oq entende e volte a ler turma da monica.



sem avatar Leandro (25/08/2010 11:47:14)   2 0
Mais uma porcaria de filme 3D. Um desenho balançando os peitos na minha cara. Prefiro uma mulher real pra fazer isso.

3D SUCKS



Angry Nerd Angry Nerd (25/08/2010 10:39:38)   6 0
Quem assistir o Episodio 112 (1º da 8ª temp.) de south park "Good Times with Weapons" (gratis e legal no site http://www.southparkstudios.com/guide/801/) vai entender como é a cultura destorcida dos EUA. é algo como : violência é desejo de Deus, sensualidade é coisa do capeta.
Ou o Brasil aprende a usar seus recursos direito, ou temos que conviver como cinema de hollywood. Fazer o que ?



Marcio Marcio (25/08/2010 10:00:45)   11 0
Com um trio from hell desse querendo adaptar a Heavy Metal, pode ter certeza que uma hora o projeto sai do papel (literalmente)!
Já estou tendo sonhos molhados com a Julie Strain...



JxCxCarvalho JxCxCarvalho (25/08/2010 10:00:35)   10 0
hahahaha... olha que coisa mais ridícula.

A dificuldade maior é o que fazer com o erotismo?. E quanto a VIOLÊNCIA?

Pq o erotismo é a dificuldade? hahahahaa

Pode mostrar mutilações, cenas sensuais não. Parabéns!



Emerson 2D Emerson 2D (25/08/2010 09:40:33)   132 0
se "Zack Snyder" esta no meio disso então vai sai coisa boa...

no aguardo ...



Hector Hector (25/08/2010 09:14:07)   423 0
Muito promissor.

Com todos esses talentos envolvidos, promete ser uma adaptação de qualidade e a altura da revista...



David David (25/08/2010 09:00:49)   0 0
Putzzzz concordo com o amigo MARCELO.

Aliem 3 foi um dos filmes da franquia que mais aterrorizou na forma de como foi feito.

Gosto muito dele mas algumas pessoas odeia .... Adoro o trabalho deste diretor que sempre consegue sair da sombra de SEVEN

O cara ja fez outros filmes mas sempre a galera que associar ele a este belo filme sendo queja fez varios outros tão bom.

Isso ae e sua vez ta om tantos projetos que se conseguir opficializar metade ta otimo.



Ronny Ronny (25/08/2010 06:15:34)   15 0
otima noticia para começar o dia, pena q Fincher pelo jeito nao poderá fazer o filme como realmente gostaria



sem avatar Marco A (25/08/2010 04:57:11)   102 0
Pena que será animação.



Wagner Wagner (25/08/2010 00:49:38)   0 0
Com esse grupo de diretores o filme fará jus aos quadrinho. Uma obra de arte (SCI-FI) expressa nas mãos de gênios franceses como Moebius e Enki Bilal.
Que venha!!! \o/



sem avatar Alfonso (25/08/2010 00:48:52)   -2 0
3 FERAS. Cameron, o PAPA do 3-D, Snyder, nosso representante em Hollywood (não preciso especificar "nerd", né?)e Fincher, um dos melhores diretores da atualidade num desenho animado pra 18 anos? Deus, viabilize logo esse projeto, sim?



Jim Jim (25/08/2010 00:36:00)   34 0
MPAA*, fuck you!!!!!

*Motion Picture Association of America, órgão regulador responsável por 9 de cada 10 filmes que poderiam ser muito bons... não serem.



Zé (25/08/2010 00:31:32)   0 0
não conheço Heavy Metal...mas com esses nomes envolvidos esse filme vai ser no minimo digno de nota!




None