Do Inferno - O Filme | Crítica

Do Inferno - o filme

Érico Borgo
11 de Janeiro de 2002

Mundo Cão (Ghost World) e Do Inferno (From Hell), foram duas boas surpresas de 2001. Adaptadas dos quadrinhos para as telas, as duas produções mostraram aos cinéfilos que nem só de capas e superpoderes vivem as HQs. Entretanto, enquanto Mundo Cão teve a participação maciça de seu criador, Dan Clowes, Do Inferno não teve a mesma sorte. Alan Moore e Eddie Campbell só assistiram ao filme quando ele estava pronto. Apesar das discrepâncias gritantes entre a obra impressa e a filmada, a produção tem seus méritos.

Enquanto a graphic novel de Moore e Campbell (leia resenha aqui) é grandiosa e absolutamente profunda e meticulosa, a adaptação escrita por Terry Hayes e Rafael Yglesias obviamente tem ambições muito menores. Nos quadrinhos, Jack, o Estripador é "dissecado" pelos criadores. Sua identidade é revelada logo no início da história, tornando-a não uma "caça às bruxas", e sim, um exercício de interpretação histórica sobre o final do século XIX. No filme, o foco é distorcido, tornando o personagem principal o Inspetor Fred Abberline (Johnny Depp). Desta forma, não se conhece a identidade do estripador e o filme torna-se um thriller de suspense. "Foi-se a sutileza", comentou Jotapê Martins, cozinheiro do Omelete e editor da versão nacional da HQ.


Os Irmãos Hughes, diretores, com
Johnny Depp e Heather Graham

Entretanto, a adulteração da obra não incomoda nem um pouco o escritor Alan Moore, cuja participação no filme se resumiu a uma breve conversa com os diretores. A essência desse bate-papo pode ser definida na seguinte frase do criador de Watchmen: Eu fiz a minha parte. Agora, vocês vão lá e façam o filme que vocês quiserem. Moore não acredita em adaptações literais de uma mídia para outra. Com os quadrinhos, você pode passar todo o tempo que quiser absorvendo os detalhes, notando coisinhas que nós plantamos ali. Você também pode voltar as páginas para estabelecer uma relação entre uma imagem e uma linha de diálogo de algumas páginas atrás. Mas em um filme, pela natureza da mídia, você é arrastado através dele à 24 quadros por segundo, afirma o criador de Do Inferno.

Mudanças à parte, os Irmãos Hughes fizeram um ótimo trabalho na direção. A fotografia, dirigida por Peter Deming (Estrada Perdida), é excepcional e utiliza atordoantes efeitos para mostrar a passagem do tempo e flashbacks. Outro ponto positivo é o perfeito trabalho de reconstituição de época. O ilustrador Eddie Campbell ficou impressionado com a forma que o desenhista de produção Martin Childs (vencedor do Oscar por Shakespeare Apaixonado), conseguiu recriar o bairro de Whitechapel (cenário dos crimes do Estripador).

A história

From Hell (título original) é um filme sobre pessoas que levam uma vida dura, vivem “no inferno”, e tentam sobreviver às mais duras circunstâncias.

Mary Kelly (Heather Graham), Kate Eddowes (Lesley Sharp), Liz Stride (Susan Lynch), Dark Annie Chapman (Katrin Cartlidge) e Polly (Annabelle Apsion) são algumas dessas pessoas. Prostitutas, vivem numa sociedade que as trata com desprezo. A única pessoa que lhes dá uma certa proteção e atenção é o Inspetor Abberline que é, também, uma pessoa amargurada.

Atormentado por lembranças insuportáveis, Abberline, que perdeu mulher e filho, sempre busca refúgio no ópio. Depois de cinco anos de trabalho em Whitechapel, ele é designado a liderar as investigações sobre o criminoso conhecido como O Estripador, sempre ao lado do Sargento Godley (Robbie Coltrane) que, apesar de ficar intrigado pelos métodos não ortodoxos e clarividentes de Abberline, o ajuda sem questionamentos. Mas, embora as buscas sejam incessantes, o misterioso serial killer continua a cometer seus crimes bizarros, obedecendo quase a um ritual.

Jack, O Estripador nunca foi descoberto. O mistério de sua identidade, seus crimes hediondos cometidos em lugares públicos e sua habilidade em esconder-se pela noite continuam intrigando o mundo, mesmo mais de um século depois. Do Inferno não é o primeiro e não será o último filme a transportar sua história para as telonas, mas certamente, está entre os melhores do gênero.

Imagens © 20th Century Fox



Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.