Dragonball Evolution

Os milhões de fãs dos mangás e animês não são o público-alvo dessa adaptação feita para família

Marcelo Forlani
09 de Abril de 2009

Dragonball Evolution

Dragonball Evolution

Dragonball Evolution
EUA , 2009 - 84
Ação / Aventura / Fantasia

Direção:
James Wong

Roteiro:
Ben Ramsey e Akira Toriyama

Elenco:
Justin Chatwin, Chow Yun-Fat, Emmy Rossum, Jamie Chung, James Marsters, Joon Park, Eriko Tamura, Randall Duk Kim

Regular
Dragonball Evolution
Dragonball Evolution
Dragonball Evolution
Dragonball Evolution
Dragonball Evolution
Dragonball Evolution

Quando escrevi no "Da Frigideira" que Dragonball Evolution (2009) "não era tão ruim quanto imaginava que ia ser", queria dizer que imaginava algo muito pior. Mas muita gente entendeu que eu havia gostado do filme. Como fã da série criada por Akira Toriyama, digo não há como gostar do longa-metragem. Desde o título - que mudou de Dragon Ball para Dragonball - este filme deve ser encarado como um projeto levemente inspirado nos mangás.

Como disse o próprio Toriyama: "Talvez a melhor maneira para que eu e todos os fãs possamos apreciar [o filme] é pensar nele como um Dragon Ball de uma dimensão diferente."

E bota dimensão diferente nisso! Estão ali os mesmo nomes, as tais esferas do dragão do título, o famoso golpe Kamehameha e mais algumas referências. Mas o espírito é outro. Foram embora a inocência do Goku, o desespero de Bulma por achar um namorado (lembre-se que é por isso que ela quer juntar as sete esferas) e a safadeza do Mestre Kame (que aparece de forma muito leve e até mesmo fora de contexto, mais como uma piada interna, que apenas quem acompanhava os mangás ou os animês vão entender o apertão que ele dá na Bulma). Esqueça também o senso de humor e qualquer tipo de ensinamento oriental sobre o "ki".

O que sobra é uma versão ocidentalizada e "família". Em vez de fazer direito e tentar criar uma franquia longa como os originais, os produtores jogaram fora toda a fase infantil do Goku que marca o início da série. Quando conhecemos Goku (Justin Chatwin) ele é um adolescente prestes a completar 18 anos, vítima dos valentões do colégio e com hormônios à flor da pele, babando por um segundo de atenção da bela Chi Chi (Jamie Chung).

No dia do seu aniversário, ele ganha a esfera do seu avô, que promete lhe contar no jantar a história do seu passado e o significado do tal globo que tem quatro estrelinhas. Os feromônios, porém, falam mais alto e à noite ele escapa para ir a uma festa se encontrar com a garota dos seus sonhos, que além de linda conta para ele que também treina lutas e vai participar de um campeonato. Enquanto isso, seu avô enfrenta Mai (Eriko Tamura) e seu mestre, Piccolo (James Marsters), que estão atrás das esferas para concretizar o plano de vingança depois de passar anos aprisionados.

Ao chegar em casa e ver toda aquela destruição, Goku ainda tem tempo de protagonizar a já gasta cena do último suspiro, em que seu avô diz antes de morrer o que aconteceu por ali e soltar aquela frase profética ("Sempre tenha fé em quem você é") sobre o que vai acontecer com o futuro do garoto. É nesse momento que ele conhece Bulma (Emmy Rossum), que também está atrás das esferas. Tão inteligente quanto linda, ela inventou uma máquina que consegue captar a energia emitida pelas tais globos estrelados. Antes de começar a jornada atrás das sete esferas, eles têm de passar na casa do Mestre Kame (Chow Yun-Fat), que vai ajudar Goku a desenvolver seus poderes.

Como você pode ver, é uma sinopse até empolgante, apesar de bem genérica e que, com pequenas mudanças, poderia se encaixar em vários outros filmes. Mas se você quer saber como as pessoas por trás do projeto encaram o longa, veja a sinopse oficial, presente na novelização do roteiro: "Goku pensava ser um estudante normal de colegial, até que descobriu possuir dons de artes marciais com todos os tipos de poderes malucos. Agora ele e seu novo grupo de jovens guerreiros estão numa jornada para achar as esferas antes que ela caiam em mãos erradas. Mas elas talvez já estejam! Goku deve combater o malvado e lunático Piccolo com todo seu poder para salvar o planeta Terra." Sim: Goku e seus amigos metidos em muuuuitas confusões!

E para combinar com essa sinopse "Sessão da Tarde", os efeitos especiais também têm cara de baratos, daqueles que se vê em séries de TV sem orçamento - algo que faz diferença na tela grande. As atuações acompanham o nível técnico. Justin Chatwin tem cara de perdido. Jamie Chung e Bulma são as empolgadas. James Marsters e Joon Park (Yamcha) são os careteiros, Eriko Mai a muda e Chow Yun-Fat até tenta enganar, mas está ali só para pegar o cheque.

Condense esses problemas em apenas 89 minutos e você tem em mãos um filme frenético, que não dá espaço para o desenvolvimento correto dos personagens, nem da história. Pode ser um sucesso de bilheteria? Pode. Afinal, são milhões de fãs espalhados ao redor do mundo, que já consumiram mais de 150 milhões de exemplares dos mangás. Porém, o filme não foi feito para eles (nós), mas sim para crianças que não conhecem nada da mitologia da série.

Por tudo isso, só há três formas positivas de encarar Dragonball Evolution: 1. Não sendo fã ou fingindo que não conhece a série criada por Akira Toriyama; 2. Como um veículo que vai mostrar para as crianças (o público-alvo principal do filme) que existe a série e assim vão poder se divertir lendo os mangás ou vendo os animês; 3. Esperando o reinício da franquia, algo que está tão na moda quanto as adaptações de quadrinhos.

P.S. A maioria das cópias espalhadas pelos cinemas brasileiros tem a versão dublada para o português. E nesse ponto você, fã, pode ficar tranquilo, pois a dublagem foi feita pela mesma equipe que fazia o desenho animado por aqui. Enfim algo com que você pode se identificar.

Leia mais sobre Dragon Ball



Galeria de vídeos

Comentários (18)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Mel Gibson. Mel Gibson. (30/03/2014 18:26:35)   129 0
O que mais me revolta,é ler alguns comentários tentando "catar" alguma qualidade nesta merda federal,o filme é uma afronta ao animê,e ponto final,até revolta houve dentro dos cinemas...



sem avatar Rômulo (19/10/2013 20:56:31)   6 0
Na minha opinião deveria deixar o japoneses ter feito este filme ai sim ficaria melhor.



André Filipe André Filipe (11/07/2013 08:28:46)   1080 2
é por isso que n sou a favor de colocarem atores para representar os personagens do desenho.


André Filipe André Filipe (12/07/2013 18:08:59)   1080 0
mais so completando aki,eu achei que seria pior,tem os elementos do desenho,mais n tem o espirito da coisa!!

mais msm assim n deixa de ser um filme ruim!!


jonathan jonathan (14/01/2013 12:45:36)   1175 2
Dragon Ball Evolution foi a maior decepção cinematográfica da minha vida,eu havia ficado realmente empolgado com esse filme,ainda sonho ver no futuro um filme...
um filme não,uma franquia de filmes de Dragon Ball decentes e fiéis ao Animangá.



Orlando Cortes Orlando Cortes (07/09/2012 12:44:27)   274 -1
oque aconteceu foi tentarem recriar dragon ball e deu nisso infelizmente , o filme é legal mais como filme de aventura e não tem como isto ser adaptação de dragon ball



Orlando Cortes Orlando Cortes (29/07/2012 13:00:07)   274 0
000000 que filme terrível um fracasso mais é uma pena os fãns acharem que não dara certo se tentarem novamente aliás se tiver um diretor bom e um elenco bom pode sair algo bom.



Poeta CICERO Poeta CICERO (23/06/2012 01:19:07)   296 2
O filme ate que empolga no inicio. Mas depois começa a ficar previsível e com o final bem chato. Foi muito facil o Goku que ainda nem tinha treinamento suficiente derrotar o Picolo...



Diego Francisco Diego Francisco (20/10/2011 09:53:28)   897 2
o pior filme que eu jative vontade de assistir
se pensarem em uma continuação com Super Saya Jin ou numa fazerem um filme do Naruto EU MATO!


sem avatar felipe uzumaki (24/06/2012 02:31:57)   11 2
vc tem razão o filme ficou péssimo! não estampou o mangá como deveria.

na minha opinião o filme que mais se adapitou a um mangá foi Speed Race U.U

e meu sonho é fazer um filme do ''Naruto'' XD


edgar edgar (16/05/2011 18:06:57)   144 5
Um dos píores filmes que já vi na minha vida!!

1 ovo.


sem avatar João (10/09/2011 21:56:54)   0 0
Um filme triste sem dúvida. Desconexo com a história. Parece que o original só serviu para pincelar a criatividade de alguém. Esperei muito para nada... filme bom? Dragon Ball só existe um... esse DragonBall para mim representa uma paródia e nada mais...

Diego Francisco Diego Francisco (20/10/2011 09:51:46)   897 0
um dos piores filmes e a pior adaptação de todos os tempos!


Leandro Leandro (21/01/2011 09:45:15)   66 0
Quando anunciara o lançamento de Dragonball Evolution,devo confessar que nâo fiquei empolgado,pois temos muitos exemplos de outras adaptaçôes para as telas que foram decepcionates.Pra começar,nâo achei que Justin Chatwin deveria fazer o papel de Goku,mas sim um ator oriental que soubesse lutar,pensei até no Jackie Chan para o papel.Mas depois que assisti a esse filme,minha opiniâo mudou,achei o filme muito bom,e até que Justin nâo foi tâo ruim assim,porém,essa adaptaçâo nâo foi totalmente fiel ao desenho.O mestre Kame nâo é tâo safado como no desenho,e o Oozaru é do tamanho de um gorila,e as cenas de açâo nâo foram tâo empolgantes assim.Foi uma adaptaçâo regular,que podia ter ficado melhor.



Publicidade
sem avatar willian (09/01/2011 14:16:17)   2 0
Decepcionado. A base da história sobre as esferas são as mesmas, mas os personagens estão completamente diferentes. Os fãs esperaram tanto para ver uma cópia sem graça e mal-feita da serie.



Pablo Lupércio Pablo Lupércio (29/06/2010 17:16:58)   8 2
O filme é bom trazendo para um lado não-fã. Uma cena inesquecivel e bacana é a luta de treinamento inicial do Goku e do avô dele até as partes das tecnologias da Bulma eu aceito que também ficou bacana até as customização sdos uniformes ficou melhor, mas tem partes que o diretor não deveria mexer tanto ao ponto de ridicularizar. Se tem como exemplo o Oozaru que parece o Michael Jackson no Triller e que na verdade deveria ser do tamanho de um autobot e o Kame-hame-ha que parece uma nebulosa de Andrômeda do Shun do CDZ que deveria ser uma esfera de energia sem falar daquela pose. A parte mais tosca mesmo é aquela luta no ar do Picollo (deveriam ter aperfeiçoado mais) e o Shen Long. Pelo fato disso classifico com 2 ovos e meio. Aguardaria ansioso por um segundo o Vegeta pode até ser alto, mas tem que investir mais nas lutas. Iria ficar bem interessante.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.