DVD: A fúria de Riddick

DVD: A fúria de Riddick

Marcelo Forlani
16 de Julho de 2004

DVD: A fúria de Riddick
3 ovos

Em 1999, foi lançada uma ficção científica que mudou muita coisa em Hollywood: Matrix. O filme dos irmãos Wachowski inovou nos efeitos especiais e conseguiu arrecadar dinheiro suficiente para que as seqüências recebessem o sinal verde. Antes do segundo filme chegar aos cinemas, porém, mais uma inovação, desta vez mercadológica. Para mostrar que o tempo não parou entre as duas aventuras, foram criados desenhos animados (a série Animatrix) que serviriam como ponte, uma espécie de episódio 1,5 dentro da cronologia.

A Universal parece que gostou da idéia, pois resolveu utilizar os prelúdios animados em DVD para dois de seus filmes de verão neste ano. O primeiro foi Van Helsing, que teve sua Missão Londres (leia aqui) lançada no formato de vídeo digital em disco - apenas lá fora. Além de servir como uma nova fonte de renda para os estúdios, estes desenhos são também um importante mecanismo de promoção para o longa que virá a seguir, por isso seus protagonistas participam também do processo de dublagem. Em Van Helsing - The London Assignment, Hugh Jackman emprestou sua voz ao cartum do caçador de aberrações. Agora, foi Vin Diesel quem dublou o personagem Richard B. Riddick para o desenho animado A fúria de Riddick (The Chronicles of Riddick: Dark Fury).

A história se passa logo após o final de Eclipse Mortal (Pitch Black - 2000), na fuga do planeta em que quase toda a tripulação que ia para Nova Meca foi dizimada - inicialmente pela chuva de meteoros e pouso forçado e depois pelas criaturas noctívagas que lá existiam. A nave em que estavam os únicos três sobreviventes - Riddick, Iman e Jack - é capturada por um cruzador espacial lotado de mercenários. No seu comando está Antonia Chillingsworth, uma colecionadora de arte. Seus objetos, porém, são seres que têm sua cabeça à prêmio. Em vez de capturá-los e recolher a recompensa, ela prefere conservá-los num estado criogênico avançado, como estátuas, em pedestais.

Antes de transformar Riddick em arte, Chillingsworth quer vê-lo em ação e o coloca em uma arena, onde lutará contra criaturas de luz. Como garantia, caso algo saia diferente do planejado, ela ordena que novos mercenários sejam acordados de seus casulos. Um deles é Toombs, que vai dar trabalho para o anti-herói careca em A batalha de Riddick (The Cronicles of Riddick - 2004).

Apesar do ótimo traço de Peter Chung (Aeon Flux e Animatrix), o desenho não consegue atingir o seu maior propósito: criar um elo entre os dois filmes. Seu principal defeito é a duração. Nos seus pouco mais de 30 minutos, as pontas que são deixadas soltas são muito pequenas e não têm consistência necessária para instigar quem está chegando agora a este universo. Quem assistiu a Eclipse Mortal e estava esperando por A batalha de Riddick vai se divertir com as cenas de ação em que o personagem de Vin Diesel detona vários mercenários. A melhor é a saída da nave capturada, totalmente cercada por diversos caçadores de recompensa.

Extras

O extra que mais vale a pena é o documentário Produzindo A Fúria de Riddick: fazendo a ponte entre Elipse Mortal e A Batalha de Riddick. Além de entrevistas com o diretor dos longas, David N. Twohy, o astro Vin Diesel, o diretor do desenho Peter Chung e outras pessoas envolvidas nos projetos, são mostradas cenas que fundem o filme com a animação e mostram a unidade entre os dois. O documentário Peter Chung: Dentro da mente do animador mostra o processo de produção de um desenho animado e é um prato cheio para quem gosta do gênero. Um extra que só vai interessar para para quem é mesmo aficcionado por animações é Os desenhos animados de Dark Fury, que nada mais é do que o desenho inteiro sem animação, apenas com vozes e storyboards. Já Uma visão dentro da luz não tem nem 5 minutos de duração e só vale como prévia do segundo longa-metragem de Riddick. Fazem parte do disco também os trailers do desenho animado Van Helsing: The London Assigmente e do game The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay.

A Fúria de Riddick
(Ficção Científica / Desenho animado)

DVD: Menu Interativo; Seleção de Cenas; Trailer Vivendi Games; Trailer Van Helsing Animated; Produzindo A Fúria de Riddick: fazendo a ponte entre Elipse Mortal e A Batalha de Riddick; Animatic A Fúria de Riddick; Peter Chung: Dentro da mente do animador; Uma Visão para a Luz; Formato de tela: Widescreen (1.85:1); Áudio: Dolby 5.1 Surround (Japonês, Inglês e Português); Legendas: Inglês, Português e Japonês;

(The Chronicles of Riddick: Dark Fury) EUA, 2004. Direção: Peter Chung. Duração: 34 min.

Compre agora



Comentários (0)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.


Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.