Filmes

Crítica

Educação Sentimental | Crítica

Júlio Bressane constrói e desconstrói o cinema

12.12.2013, às 22H27.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 15H11

Há algo de leviano em se quantificar o cinema de Júlio Bressane, seja por notas, estrelas ou ovos. Seus filmes, explica o próprio diretor, exigem paciência e tolerância para serem assistidos. São obras de arte, concebidas para serem sentidas, analisadas e desvendadas, não apenas avaliadas.

educacao sentimental

None

Ao olhar menos experiente, essa criação de significados pode parecer uma grande bobagem - como quem olha para uma pintura abstrata e a desdenha como sendo o trabalho de uma criança. Basta, porém, um espectador cuidadoso para descobrir o quão estimulante pode ser esse cinema que desconstrói regras narrativas e visuais.

Na sua Educação Sentimental - que não tem qualquer relação com a de Gustave Flaubert - Bressane tem como base o mito grego de Selene e Endimião, da Lua que se apaixona por um mortal e o condena ao sono eterno. É a metáfora que circunda a relação entre Áurea e Áureo, uma professora literata e um rapaz inculto.

A história se desdobra pelo texto, declamado por Áurea em um tom pomposo, que é, ao mesmo tempo, professoral e debochado. Ela sabe muito, leu muito, escreveu muito. Ele apenas escuta, nem sempre entende. Estão tão desconexos quanto a atmosfera do filme, que contrasta atuações artificiais com uma natureza transbordante. Apesar das diferenças, os dois - velho e novo, espiritual e terreno - se encontram e se apaixonam.

Bressane usa uma tênue linha narrativa para amarrar sua “pintura cinematográfica”, mas não se limita a ela. Ao final, o diretor desfaz o mito de Áurea e Áureo, mostrando os bastidores do longa em um trecho intitulado Circuncena. Nessa espécie de making of, o diretor derruba ao chão os cinéfilos inflados por suas imagens, mostrando a realidade por trás da sua criação.

É esse desprendimento que diferencia Bressane de outros cineastas ditos experimentais. Seu cinema é difícil, claro, mas nunca pretensioso.

Nota do Crítico
Bom
Educação Sentimental
Educação Sentimental
Educação Sentimental
Educação Sentimental

Ano: 2013

País: Brasil

Classificação: 12 anos

Duração: 84 min

Direção: Júlio Bressane

Roteiro: Júlio Bressane

Elenco: Josi Antello, Bernardo Marinho, Debora Olivieri, Júlio Bressane

Onde assistir:
Oferecido por

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.