Filmes

Notícia

Estamos Bem Mesmo sem Você

Protagonista de As Chaves de Casa se arrisca na direção de seu primeiro drama familiar

24.12.2007, às 16H00.
Atualizada em 19.11.2016, ÀS 08H02

O ator Kim Rossi Stuart aprendeu bem a lição com o cineasta Gianni Amelio no belo As chaves de casa (2004). No filme de Amelio, Stuart interpretava um pai que tem o primeiro e difícil contato com o filho deficiente. Agora o ator estréia na direção em Estamos Bem Mesmo sem Você (Anche Libero va Bene, 2006) com premissa semelhante - o drama familiar, ademais, é um dos temas mais recorrentes do cinema italiano dos anos 90 para cá, particularmente o cinema italiano que roda os festivais do mundo.

Premiado em Cannes em 2006 pela Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Ensaio e vencedor do Donatello (o Oscar italiano) em 2007 como melhor direto estreante, Stuart também protagoniza o filme. Ele interpreta Renato, pai de dois filhos que foi largado pela mulher mais de uma vez. Sempre que ela retorna para casa, Renato a perdoa. Ainda assim, o filho menor do casal, Tommaso (Alessandro Morace), de onze anos, sabe que a recaída sentimental da mãe não vai durar - e que ela os abandonará de novo.

estamos bem mesmo sem você

None

Sustenta-se nessa tensão o desenrolar de Estamos Bem Mesmo sem Você: a família está bem de fato sem ela, mas a nuvem da mãe não se dissipa, e o tempo inteiro Renato parece ansiar pelo retorno da esposa. Quem mais sofre nesse embate é o garoto. O longa, no fundo, trata do amadurecimento do pequeno Tommaso. É um mote clássico - o peso de uma família disfuncional nos ombros de um jovem em formação - com a emotividade peninsular de sempre.

Haja lenço, reconciliação e abraço coletivo. O diretor conduz bem a porção naïf do filme, da descoberta solitária do mundo de Tommaso, mas, quando precisa se dividir entre a atuação e a câmera nos momentos tensos, o lado ator de Stuart não se dá muito bem com o lado diretor. Talve falte aí um domínio maior do melodrama, domínio que um Gianni Amelio detém. Na conta do estreante Rossi Stuart, no fim, podemos depositar o crédito da descoberta do estreante Alessandro Morace, grande ator-mirim.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.