Filmes

Notícia

Estúdio Ghibli, de Hayao Miyazaki, pode fechar as portas [ATUALIZADO]

Produção de longas animados seria encerrada, diz o produtor Toshio Suzuki

03.08.2014, às 17H43.
Atualizada em 13.11.2016, ÀS 21H59

O estúdio Ghibli, conhecido mundialmente pelas animações do cineasta Hayao Miyazaki, como A Viagem de Chihiro, pode estar fechando as portas. O anúncio foi feito neste domingo pelo produtor Toshio Suzuki.

Segundo Suzuki, a produção e distribuição de longas-metragens seria encerrada e o estúdio permaneceria aberto apenas para manter os direitos de licenciamento das obras da casa. A fraca recepção na bilheteria no Japão de um dos filmes recentes do estúdio, The Tale of Princess Kaguya, é citado entre os motivos do fechamento, além da aposentadoria do mentor da empresa, Miyazaki.

[Atualizado] A declaração de Suzuki ao programa de TV japonês Jonetsu Tairiku rodou a Internet em traduções livres. Segundo o Anime News Network, questionado no programa sobre o futuro do estúdio com a aposentadoria do cineasta, o produtor na verdade trata o fechamento do Ghibli como uma possibilidade. Outra seria uma "reestruturação" ou "faxina" no curto prazo. [Atualizado]

When Marnie Was There (Omoide no Marnie), o filme mais recente da casa, foi lançado no Japão no mês passado. Hiromasa Yonebayashi assina o roteiro e a direção do filme, o primeiro do estúdio Ghibli que não partiu de uma ideia inicial dos fundadores Hayao Miyazaki e Isao Takahata.

No OmeleTV, prestamos um tributo a Miyazaki e ao estúdio:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.