Filmes

Notícia

Eu Me Chamo Elisabeth

Atriz-mirim tem louvável atuação em drama de crescimento

03.05.2007, às 16H00.
Atualizada em 04.05.2017, ÀS 21H03

É um pouco estranho que um drama de passagem, sobre crescimento e mudanças, seja estrelado por uma menina de 10 anos. Soa um tanto precoce. Mas a atriz-mirim Alba Gaïa Kraghede Bellugi dá um show de talento nato em Eu Me Chamo Elisabeth (Je m’appelle Elisabeth), levando a produção francesa com enorme competência.

Na trama, passada na década de 1940 no interior da França, uma garotinha assustada vive com seus pais e irmã numa mansão ao lado de uma clínica psiquiátrica. O pai é diretor do local e se vê às voltas com o sumiço de um dos pacientes, justamente enquanto luta para manter o casamento. Deixada praticamente sozinha durante o dia, apenas na companhia da babá deficiente mental, a pequena Betty (Bellugi) certo dia encontra o fugitivo escondido na cabana ao lado de casa - e passa a cuidar dele. A relação se torna seu segredo mais íntimo e a única coisa pela qual ela tem controle em meio às difíceis mudanças de sua vida.

2

None

O diretor Jean-Pierre Améris sabe como levar o drama sem apelar ao sentimentalismo, usando doses leves de suspense. Sua intenção não é fazer chorar, mas que o público compreenda a menina e a acompanhe na difícil tentativa de entender e encontrar seu lugar no mundo dos mais velhos.

O final é um pouco destoante, até um tanto convencional e piegas (sobe a música, sobe a câmera...), mas é rápido o suficiente para que a produção termine com saldo positivo, especialmente pelo trabalho do elenco, que inclui Yolande Moreau e Benjamin Ramon como os dois convincentes deficientes e Maria de Medeiros no papel da mãe de Betty.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.