Assista Agora

Fruitvale Station - A Última Parada | Crítica

Elenco sobressai em filme sufocado pelo fatalismo

Marcelo Hessel
30 de Janeiro de 2014

Fruitvale Station - A Última Parada

Fruitvale Station - A Última Parada

Fruitvale Station
EUA , 2013 - 85 minutos
Drama

Direção:
Ryan Coogler

Roteiro:
Ryan Coogler

Elenco:
Michael B. Jordan, Melonie Diaz, Octavia Spencer, Chad Michael Murray, Kevin Durand

Regular
fruitvale station
fruitvale station

É difícil transformar em ficção uma história verídica como a de Fruitvale Station - A Última Parada sem vitimizar os envolvidos. O filme escrito e dirigido por Ryan Coogler não só cai nessa armadilha como escolhe uma narrativa não-linear que acaba sendo acima de tudo fatalista.

A trama se baseia em um acontecimento de 2008, quando um grupo de jovens desceu à noite na estação de trem de Fruitvale, em Oakland, na Califórnia, para celebrar o Ano Novo à beira-mar, e se viu no meio de uma disputa armada. Excessos da polícia não são exclusividade do Brasil, e a tragédia da Estação Fruitvale foi registrada por vários celulares, gerou protestos, ganhou os jornais nos EUA e o caso chegou ao Departamento de Justiça do país em julho de 2010.

O filme começa relembrando o fatídico momento do Réveillon, que teve o negro Oscar Grant III, de 22 anos, como principal personagem. A partir daí, transcorre num longo flashback que repassa o dia inteiro de Oscar - interpretado pelo ator Michael B. Jordan - e nos apresenta sua rotina. Em tom de elegia, Coogler imagina em Oscar um herói contra o determinismo social, lutando para manter-se fora da prisão, longe do tráfico e mais próximo de sua filha pequena.

Ao começar pelo fim e tornar o personagem um mártir, Coogler dá ao trágico episódio o tom solene que muita gente espera, mas incorre também em sentimentalismos (a cena da "reflexão" na beira da água, com o sol se pondo) e, acima de tudo, sufoca o filme com pequenas variações de um mesmo lamento: "E se tudo terminasse diferente?". As cenas da escola vazia e da oferta de um potencial de emprego acabam virando chantagens emocionais.

O alcance do filme tende a ser momentâneo, e no Festival de Sundance de 2013 apostava-se que Fruitvale Station poderia almejar uma vaga no Oscar 2014. Não aconteceu, mas o ótimo elenco do filme (Melonie Diaz e Octavia Spencer fornecem um ótimo contrapeso à atuação de Jordan) colhe os frutos de seu desempenho. Antes, Jordan era conhecido por seu papel em Poder Sem Limites, e depois deste filme ele tem se tornado um dos nomes mais requisitados de Hollywood, com justiça.

Fruitvale Station - A Última Parada | Cinemas e horários



Publicidade

Comentários (12)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Sérgio (06/02/2014 18:15:38)   4 1
Prezados,

sugiro também a seguinte crítica sobre o filme:

http://cinematographecinemafilmes.wordpress.com/2014/02/03/fruitvale-station-a-ultima-parada-2013/

Abraço



sem avatar clara (05/02/2014 02:44:52)   6 2
___Pela primeira vez, me juntarei ao coro dos comentários e mandarei um #porraHessel! Na boa, 2/5 para este filme? Isto é sacanagem; ou falta de.___

(*)Metacritic-> Metascore: 8.5/10 User: 7.9/10
(*)Rotten Tomatoes-> Average critic: 8.2/10 Average user: 8.4/10
(*)Imdb: 7.6/10
(*)Adorocinema: 8/10
(*)Cinemacomrapadura: 7/10
(*)Almanaquevirtual: 8/10
(*)Rioshow: 10/10
(*)Kritz: 6.9/10

___ Cada filme é pessoal, e tudo mais. Porém, é no mínimo estranho como a nota do Hessel destoa tanto do resto do mundo, e tantas vezes. 4/10 para Fruitvale, enfatizando o que já foi dito, é muito, muito estranho.

---------------#
Só para ilustrar, as ultimas notas do Hessel:
->5 ovos:
(*) Um estranho no lago - França
->4 ovos:
(*) Gloria - Chile
(*) Virgínia - EUA - Coppola
(*) O Lobo de Wall Street - EUA - Scorcese
->3 ovos:
(*) Quando eu era vivo.
->2 ovos (mesma pontuação que o Fruitvale):
(*) Muita Calma Nessa Hora 2
(*) Ajuste de Contas
(*) A Vida Secreta de Walter Mitty
(*) Ender's Game
---------------#

___ Ou seja, para valer mais de 3 ovos, tem que ser de fora dos EUA ou com um diretor famoso e premiado. E ele coloca o Fruitvale Station no mesmo saco que Muita Calma Nesta Hora; pelo amor de javé né?! E também na sacola dos 2 ovos, Ender's Game é um filme muito bacana, nada expetacular, mas entrega muuito mais que promete, nota 7/10, e exatamente o mesmo vale para o Walter Mitty, 7/10.

___ Fica registrado aqui a cornetada.



Billie Billie (31/01/2014 17:49:19)   11 2
Marcelo hessel é um dos motivos pelos quais eu frequento cada vez menos site omelete, sua arrogância, e seu complexo de "minha opinião é lei" em criticas extremamente arrogantes e egocêntricas fazem eu fechar a pagina só de ver o nome dele no texo, o foda é que a maioria reclama do Hessel e com razão, e o cara ainda faz criticas (tenta).
Aprenda a fazer criticas hessel, e deixar o ego de lado quando vai escrever uma. http://cinepop.com.br/fruitvale-station-ultima-parada-64432



sem avatar Bruce (31/01/2014 11:52:53)   141 2
Que estranho: a maior parte dos críticos considera esse filme a revelação do ano, um dos 10 melhores e até está chocada por ele não ter sido indicado ao Oscar. Weird.



sem avatar kauã (31/01/2014 10:56:51)   19 2
Que crítica vergonhosa. Diminuir e colocar esses deméritos em Fruitvale é desleal! Desleal!

O filme do estreante Ryan Coogler é espetacular. Ele não soa fatalista, não é solene e nem transforma ninguém em mártir... é uma crônica de morte anunciada apenas. Um ótimo recurso para humanizar uma vítima, mostrando não só a parte afetiva desse homem que foi executado covardemente, mostrando suas fraquezas, dúvidas e angústias.

As atuações são sim ótimas. Mas não só elas. Tanto a transposição das ligações do celular pra tela, como o acompanhamento documental dão caldo pras interpretações crescerem... o roteiro é ótimo. Tem uma forte dramatização? Sim, mas não é o que move o filme.

Acima de tudo existe a importância social deste filme. Ele se junta ao coro de explicitação do racismo que continua bem vivo, tanto nos EUA como aqui. Assim como 12 Anos de Escravidão, este é um retrato agudo de uma cultura opressora. Ambos servem para uma percepção de herança escravocrata entranhada na vida social, que não se dissolveu com o tempo. Talvez por isso o Oscar tenha ignorado este filme. Ele ao lado de "12 Anos..." explicitariam algo que a própria academia contribui para abafar. Talvez essas sejam as razões para a diminuição desse filme pelo Hessel, dentro do seu posto de branco/intelectual. É um relato emocionante somente àqueles que se doam a verdade, e não os que a suprimem.



sem avatar Eduardo (31/01/2014 00:56:06)   11 1
Nota do Hessel para Fruitvale Station: 2 ovos

Nota do Hessel para Fruitvale Station se o filme estivesse concorrendo ao Oscar: 4 ovos



sem avatar RF. MENEZES (30/01/2014 21:36:01)   4 0
eu pensei que era o jon Jones na capa.


bane bane (13/03/2014 03:09:43)   61 0
ahsuhauhsuahsuhasuhauhsuahssuha parece mesmo.


Francis Francis (30/01/2014 19:39:54)   1758 6
Esse filme é excelente, não tem nenhuma historia mirabolante justamente porque não tem muito oque contar, o garoto não fez grandes feitos antes de ser baleado, então a narrativa é simples abordando apenas a convivência com a família e seu lance com a venda de drogas (que era fato) então Hessel eles não tentaram suavizar a historia do cara, abordaram os defeitos dele também, o garoto não era uma pessoa terrível, mas parece que se você colocar o garoto fazendo coisas boas na historia, o critico ja acha que é uma tentativa de vitimizar demais, como seria na sua opinião? bolar uma historia em que a vitima não é a vitima e sim o policial assassino?

5 ovos.



Thyago Roberto Thyago Roberto (30/01/2014 19:10:33)   727 -1
Esse é o tipo de filme que se sobressai mais pelas atuações do que pela história em si. Pena ele não ter ganhado uma indicação ao OSCAR 2013 mesmo...



Denis Denis (30/01/2014 19:04:41)   1100 1
Eu era um dos que apostavam que este filme brigaria por prêmios no Oscar pelo fato de ter sido elogiadíssimo em Sundance e vi uma crítica em outro site que só fez elogios e deu nota máxima, mesmo assim quero vê-lo, creio que o filme seja bom, não só regular como Hessel está dizendo.



Publicidade
Ninja Ninja (30/01/2014 18:26:47)   3087 1
eu li que a atuação do Michael B. Jordan é o que sobressai o filme. Pretendo assistí-lo ainda. Gostei dele em "Poder Sem Limites". Ele e o Dane DeHaan são promessas pro cinema.




Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.