Assista Agora

A Grande Beleza | Veja o trailer legendado do filme italiano que concorre ao Oscar

Novo longa de Paolo Sorrentino estreia em dezembro no Brasil

Marcelo Hessel
13 de Novembro de 2013

A Europa Filmes e a Mares Filmes divulgaram o trailer legendado de A Grande Beleza (La Grande Bellezza), novo filme do diretor e roteirista Paolo Sorrentino (Aqui é o Meu Lugar), que representa a Itália no Oscar 2014. Veja em primeira mão aqui no Omelete:

Em Roma, durante o verão, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) reflete sobre sua vida. Ele tem 65 anos de idade, e desde o grande sucesso do romance O Aparelho Humano, escrito décadas atrás, ele não concluiu nenhum outro livro. Desde então, a vida de Jep se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jep cria forças para mudar sua vida, e talvez voltar a escrever.

O filme estreia em 13 de dezembro no Brasil.



Comentários (6)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

sem avatar Claudio (18/01/2014 18:53:16)   0 0
O personagem central é um romancista que havia escrito, há quarenta anos atrás, um livro de sucesso de crítica. Depois disso, abandonou a carreira de escritor e tornou-se jornalista. Um bon vivant, aos sessenta e cinco anos, transita pelas festas da alta burguesia de Roma e é tido como uma referência de bom gosto e também como um playboy de críticas mordazes. Seu sonho é escrever um livro sobre “o nada” – modo sarcástico como enxerga a vida dos amigos e colegas. Próximo de uma temática de Fellini, de uma madruga em outra, de uma festa em outra, vemos ótimos atores interpretarem personagens vazios, que vivem uma “alegria” falsa, consumindo álcool, cocaína, sexo e escândalos, na tentativa de sentir uma vivacidade real.
Tudo isso contrasta com a beleza dos palácios, praças, mobílias, roupas, carros e, sobretudo, de Roma, que é retratada com elegância, numa fotografia impecável. Assim, chama a atenção o contraste entre o sentimento de vazio dos personagens e a beleza do ambiente.
Num dos textos “clássicos” da Psicanálise sobre a beleza, Hanna Segal (colaboradora de Melanie Klein), propõe que a beleza seria fruto do processo de reparação do objeto que, anteriormente, entre diferentes possibilidades, era sentido como destruído, tal como Melanie Klein entendia a chamada “Posição Depressiva”. Os personagens do filme parecem ocupar essa Posição Depressiva, porque não conseguem se apropriar da beleza e abrigam um constante sentimento de vazio.
A reparação ocorre por meio do contato com a personagem de uma freira de 104 anos, tida como Santa e cuja aparência semelhante à da Madre Teresa de Calcutá não parece um mero acaso. Quase sem forças, a freira afirma que conhece o nome de batismo de cada uma das aves que pousaram no terraço do apartamento do jornalista. Vale dizer que muitas vezes na Mitologia a questão de “saber o nome” significa conhecer o outro em sua essência.
Além disso, a madre diz que só come raízes porque “as raízes são importantes”. Então, assopra e as aves saem voando em grupo, no caminho da migração, numa alusão à busca das próprias raízes.
Ao final do filme, o jornalista decide visitar o local da sua mais intensa experiência com a beleza. Numa ilha, aos dezoito anos, uma linda jovem revela para ele o seu corpo nu. Assim, ele conclui um processo de reparação, abandonando o sentimento de vazio e retomando suas raízes, por meio da lembrança do contato com o belo em sua plenitude.
Claudio Bastidas
Psicanálise e Coaching



Samuel Samuel (28/12/2013 19:06:27)   117 1
Gostei bastante deste A Grande Beleza. Filme muito bonito.
Mas creio que ler o resumo da história acima estragaria um pouco o prazer de assistir ao filme.


sem avatar Claudio (17/02/2014 08:56:51)   0 0
Oi, Samuel!
È verdade, da pròxima vez eu procurarei não dar detalhes que possam estragar o prazer de quem ainda não viu o filme.
ab,c,
Claudio


Rodolfo Rodolfo (13/11/2013 23:56:18)   338 3
O rei do camarote italiano. kkkkkkkkk


sem avatar Claudio (17/02/2014 08:57:33)   0 0
kkkkk....


Denis Denis (13/11/2013 21:13:37)   878 2
Acho que um forte candidato ao Oscar de filme estrangeiro este ano é "A Caça", baita filme.




Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.