Assista Agora

Hamilton Behind the Camera Awards | Cobertura exclusiva e galeria de fotos

Dos cogumelos de Robert Pattinson ao entusiasmo de Antonio Banderas e a emoção de J.J. Abrams, saiba tudo o que aconteceu no evento

Érico Borgo
07 de Novembro de 2011

Hamilton
Super 8
Cowboys and Aliens
Mad Men
Transformers
Árvore da Vida
A Pele Que Habito
Vic e Harrison
Vic Armstrong e Harrison Ford no set de A Última Cruzada

O Omelete esteve presente neste domingo, 6 de novembro, na entrega do Hamilton Behind the Camera Awards, em Los Angeles. Veja a galeria de fotos.

A premiação, que celebrou os profissionais que trabalham atrás das câmeras no cinema e televisão, foi apresentada por atores e cineastas como Harrison Ford, Jon Hamm, Robert Pattinson, JJ Abrams, Jon Favreau, Antonio Banderas e Michael Bay, e teve como mestre de cerimônias Isaiah Mustafa (dos comerciais da Old Spice). Cada um deles apresentou o homenageado da noite com quem trabalharam este ano.

J.J. Abrams fez um long e emocionado discurso sobre Maryann Brandon Mary Jo Markey, as editoras de Super 8, com quem ele trabalha desde as séries Felicity e Alias e realizou também todos os seus longas-metragens. "Elas me veem em meus piores e mais perdidos momentos e me ajudam a parecer um diretor muito melhor do que efetivamente sou, sem medo de mandar tudo para o espaço e arriscar", disse.

Jon Favreau, por sua vez, exaltou o trabalho do responsável por objetos de cena Russell Bobbitt, seu colaborador frequente em filmes como Cowboys & Aliens e os dois Homem de Ferro. "Um segredo sobre nós, diretores, é que são as pessoas como Russell, nossos generais por trás das câmeras, que nos dão nossa personalidade", comentou, relembrando a seguir diversas histórias do designer, que só este ano trabalhou também em Thor (é dele a construção do martelo Mjolnir) e Se Beber, Não Case! Parte II.

O veterano especialista em efeitos especiais Scott Farrar, da Industrial Light and Magic, foi apresentado por Michael Bay. Os dois trabalharam juntos nos três Transformers. "Estamos criando robôs há seis anos. Eu pedi a ele que fizesse os robôs mais irados já vistos - e foi exatamente isso o que ele fez. Me perguntaram uma vez se eu um dia gostaria de fazer um filme de arte. Para mim, Bumblebee é arte. E Scott Farrar é um artista sem igual", disse o cineasta.

A seguir, Jon Hamm, o Don Draper de Mad Men, introduziu a figurinista da série, Janie Bryant. "Quando as pessoas pensam em Mad Men pensam nos ternos, nos vestidos... quando eu penso em Janie, penso nas meias que ela me pediu para experimentar logo que começamos a trabalhar juntos. Eu disse 'que diabos são essas meias?', elas eram longas e finas, vinham até o joelho... e ela me respondeu 'não são meias, são meias-calça masculinas'. E quer saber? Elas eram incríveis de usar! E a dedicação dela chega a um nível de detalhes absurdo... ninguém nunca verá isso na tela, mas meus cintos têm um pequeno "D" gravado neles. Esse é o papel dela... nos ajudar a nos transformarmos nesses ícones".

Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) subiu ao palco com uma barba grisalha que está cultivando para trabalhar novamente com Quentin Tarantino em Django Unchained. Ele foi apresentar Yasmina Reza, roteirista do drama Carnage, de Roman Polanski, que ele coprotagoniza. Sobre a autora, Waltz disse "Nós amamos o cinema pois podemos apontar o dedo para as pessoas na tela e rir delas. Até que percebemos que estamos rindo de nós mesmos representados ali. E os filmes de Yasmina nos fazem querer ter mais e mais desse sentimento".

Para apresentar Agustin Almodóvar, o irmão de Pedro Almodóvar e seu produtor, Antonio Banderas fez o melhor discurso da noite, ignorando o teleprompter - ele arrancou gargalhadas do público ao dizer que, quando chegou a Hollywood, não fazia a menor ideia do que eram aqueles pedaços de acrílico na frente das pessoas nos palcos. "Eu achava que eram escudos contra tiros meio burros, pois só protegiam as laterais do orador". Assim, Banderas improvisou e contou histórias sobre os irmãos de sua memória. O ator lembrou que o trabalho de um produtor é um dos mais difíceis no cinema "e provavelmente Agustin começou na época mais impossível que existiu, fazendo filmes na Espanha durante o governo de Franco". Banderas encerrou dizendo que "hoje, ele não é apenas o homem por trás dos filmes de Pedro Almodóvar, mas o homem por trás de seu irmão. Sem Agustin, Pedro seria outra pessoa".

O vampiro Edward da Saga Crepúsculo, Robert Pattinson, apresentou Chris Weitz, que o dirigiu em Lua Nova. Visivelmente nervoso e constrangido, Pattinson começou dizendo que "preferia que esta sala estivesse cheia de fãs de Crepúsculo, já que elas não se importariam em perceber o quão ruim eu sou para discursar". O ator, porém, logo engrenou uma homenagem curiosa. "Quando eu conheci Chris eu quis ser amigo dele em segundos. Ele é um tremendo artista... e eu acho bizarro estar aqui dizendo essas coisas comportadas sobre ele, já que em nossa última conversa falávamos de ir até o Festival Coachella para comer uns cogumelos" - ao que Weitz gritou "SOPA! Sopa de cogumelos!".

Harrison Ford encerrou a noite com sua oratória gutural habitual, falando sobre o lendário coreógrafo de dublês Vic Armstrong, que estava recebendo um prêmio pelo conjunto da obra. "Parte do motivo do nosso trabalho ficar tão bom são pessoas como Vic, que ficam por trás das câmeras e de quem roubamos os créditos. Basicamente, na minha carreira, não foi Vic quem foi o meu dublê, mas eu que fui a voz dele. Tenho orgulho de chamá-lo de amigo", falou. Armstrong foi o dublê de Ford nos primeiros Indiana Jones. Ele é considerado o maior dublê que já existiu e em seu currículo estão produções desde Superman (em que foi o dublê de Christopher Reeve) até o recente Besouro Verde, passando por alguns dos 007, O Vingador do Futuro e Henrique V, entre dezenas de outros. "Spielberg me disse uma vez que não há computação gráfica que consiga ser tão perfeita quanto as coisas que Vic consegue fazer de verdade", completou o ator.

Conheça abaixo todos os homenageados e veja ao lado a galeria de fotos exclusiva do Omelete:

Também foram premiados os vencedores do concurso de curtas-metragens promovido pela Hamilton. Assista-os abaixo:

Vencedor

Finalistas

O Omelete esteve na premiação a convite da Hamilton, marca de relógios nascida em 1892 nos EUA e que tem relação estreita com o cinema. Além do evento, a empresa tem seus produtos figurando em mais de 400 longas-metragens, uma tradição iniciada em 1951, quando o protagonista do filme The Frogmen, usou um relógio da marca.

Aguarde nossa cobertura exclusiva em vídeo do evento.

Fotos do tapete vermelho: Silmara Albi



Comentários (3)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Diego Francisco Diego Francisco (09/11/2011 14:51:16)   897 0
Por isso mesmo que eu quero trabalhar com cinema.
Tudo o que está atrás das câmeras, tudo o que está na frente das câmeras, todos os envolvidos, cada detalhe, cada esforço, cada sreenplay e todos os afins. Tudo mágico



Ricardo Ricardo (07/11/2011 08:24:57)   4 0
Algumas correções, Vic Armstrong não esteve envolvido de nenhuma forma do quarto filme do Indiana Jones, "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal". Vejam no IMDB.

A foto que Vic aparece ao lado de Armstrong foi tirada no set de "Indiana Jones e a Ultima Cruzada" e não no set de "Caçadores da Arca Perdida".


Érico Érico (07/11/2011 14:42:58)   324 1
Obrigado Ricardo. Se você é fã, vai gostar da entrevista rápida que fiz com ele. O cara fala do próximo Homem-Aranha.

Abraços,



Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.