Assista Agora

Ichimei | Assista ao trailer do novo filme de samurai de Takashi Miike

Longa em 3D estreia em julho nos EUA

Natália Bridi
27 de Junho de 2012

Ichimei (em inglês Hara-Kiri: Death of a Samurai), remake do filme de 1962 Seppuku (Harakiri) dirigido por Takashi Miike (Ninja Kids!!!), ganhou um trailer para mercado ocidental; confira:

Primeiro trabalho de Miike em 3D, o longa realizado em 2011 conta a história de um samurai que requisita ao seu senhor feudal uma morte honrosa por suicídio no pátio da propriedade. O samurai então é ameaçado com a brutal história de Motome, um jovem ronin desesperado que fez a mesma solicitação, mas com segundas intenções, e sofreu um fim terrível. Destemido, o samurai conta a sua própria história, com um final surpreendente.

Hara-Kiri: Death of a Samurai estreia nos EUA em 20 de julho e não tem previsão para chegar ao Brasil. Já 13 Assassinos (Jûsan-nin no Shikaku), filme anterior a Ichimei estreia no Brasil em 13 de julho.


Compartilhar

Comentários (41)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Luiz Luiz (27/06/2012 15:00:06)   10 1
Remake do filme "Harakiri" de Masaki Kobayashi, um dos melhore filmes de samurai que existe.
13 assassins achei médio.


sem avatar Bruce (28/06/2012 09:33:22)   127 0
Pô, cara, eu daria uma nota 7 para "13 Assassinos", principalmente porque o Miike conseguiu fugir da armadilha de reproduzir o original frame-to-frame e, em vez de usar o estilo-"Os Sete Samurais" de introdução das personagens, preferiu desenvolvê-los conforme a trama avançava. Sem falar que o final, apesar de muitos terem criticado, é bem coerente com as crenças japonesas.

"Ichimei" ganha nota 8.5 por ter ido além do remake e dar um tom mais cínico ao saudosimo da era dos samurais. Sem contar que o Ichikawa Ebizô criou um Hanshiro Tsugumo pragmático, em contraste com o Hanshiro sarcástico de Tatsuya Nakadai - e ambos são ótimos porque, no final, apesar de compartilharem da mesma história, ambas as obras se tornam filmes diferentes pelo subtexto de um abordar certos aspectos que não foram abordados pelo subtexto do outro.

Luiz Luiz (28/06/2012 19:21:29)   10 0
Só vi o original de um e o remake do outro, então não tô em condições de comparar. Eu não conhecia o Tatsuya Nakadai, só fui conhecê-lo pela força da sua presença. Explico: sempre ouvia falar do Mifune, aparentemente bem mais famoso no ocidente, mas quando começei a ver clássicos japoneses, entre eles vários de samurai, fiquei curioso quando começo a ver a mesma cara filme após filme. Era o Nakadai. Não sei se estou exagerando, mas parece que ele virou arquétipo de samurai para o cinema, talvez responsável por parte da imagem mental que fazemos deles. Ele fez vários vilões com aquela fisionomia dura e as vezes sarcástica que tu fala. A propósito, já viu A Espada da Maldição? Ele está insano naquele filme.

sem avatar Bruce (28/06/2012 20:31:14)   127 0
De fato, o Nakadai virou "o" samurai, tanto é que ele fez vários filmes com o Masaki Kobayashi e o Hideo Gosha (especialistas em filmes de samurai), sem contar os papeis dele em "Ran" e "A Sombra do Samurai", do Kurosawa. Acho que o jeitão cínico dele colaborava para causar impacto no público. Infelizmente ainda não vi "A Espada da Maldição", @Luiz. Espero poder ver logo. Me falaram muito bem desse filme.


sem avatar Pinheiro (27/06/2012 12:36:37)   -47 1
ótimo!!!
Eu vi os 13 assassinos e achei bemmm maneiro. O final é que eu achei meio estranho, mas...

Espero um dia poder ver uma nova adaptação para Musashi.


Nikita Nikita (27/06/2012 19:13:30)   349 0
Guri Victor,
No brasil saíram 2 volumes da história de Musashi. Se prepara porque os livros são grossos pacas. Rs


Nikita Nikita (27/06/2012 12:23:52)   349 1
Adoro filmes estrangeiros. De samura, adorei ZATOICHI.

Estou doida pra assistir um filme (que esqueci o nome) que aborda o gay no universo rigoroso do samurais mo período feudal. O filme teve a maior repercussão por se tratar de um tema espinhoso.

Se não me engano foi dirigido por uma mulher.

Alguém sabe o mone desse filme? Só vocês, guris, pra me ajudar a encontrar essa raridade. Rs


sem avatar Bruce (27/06/2012 15:08:32)   127 1
"Tabu", de Nagisa Oshima. :D

Nikita Nikita (27/06/2012 18:55:01)   349 1
TABU! Ôba!!!! Obrigadinha, guris! Amo vocês!

Vou procurar esse filme loucamente.

Acabei de assistir PROMETHEUS no cimena, e achei magnífico! Esperando a segunda parte!

Nikita Nikita (27/06/2012 23:04:24)   349 0
Como você pode falar de roteiro escrevendo desse jeito, guri victor?

Pra mim, a intenção do filme era mostrar o que aconteceu antes do Oitavo Passageiro.

Isso ele cumpriu perfeitamente. E ainda criou outra ideia pra franquia.

Só posso dizer um coisa: EU GOSTEI!!!

sem avatar Bruce (28/06/2012 09:24:57)   127 0
A @Nikita tem razão: "Prometheus" é ótimo. Estava claro que quem esperava por respostas ia se decepcionar mesmo, mas não acredito que essa tenha sido a intenção de Scott ao realizar o filme. Na verdade, o roteiro oferece um subtexto muito mais amplo, que renderia horas de discussão sobre mitologia, psicologia analítica, teoria da literatura, etc. No campo do próprio texto superficial, dava para ver influências como "O Coração das Trevas", de Conrad, que já inspirou "Apocalypse Now", de Coppola. Só discordo da Nikita ao dizer que mostra o que se passa antes de "O Oitavo Passageiro", pois deu para perceber que não é uma "prequel" direita, mas paralela. Contudo, se Seu Scott queria criar uma nova franquia, ele conseguiu.

(P.S.: Aliás, por que não fazem um filme que apague "Alien 3" e "A Ressurreição"? Fala que foi tudo um sonho ou delírio por exposição a um período longo de hibernação e pronto! Retoma a franquia e dá um final melhor pra ela.)

sem avatar Bruce (28/06/2012 12:18:50)   127 0
@Victor

Vou "fiskiar" alguns pontos seus, ok? :D

"Me fala, do filme, quais personagens são os mais bem feitos?? A Elizabeth e o David, dps vem Holloway e a Vickers e só. De uma tripulação de 17. Claro q ñ precisava desenvolver todos como se fossem os protagonistas, mas fazer com q a gente sentisse pena deles qnd morressem. O Idris por exemplo, eu gosto mto desse ator, só q ñ senti pena dele qnd morreu, entende?? Eu, por exemplo, ñ me identifiquei com nenhum personagem, em todos os outros Aliens eu tinha me identificado com algum."

Muita gente reclamou disso, mas devemos lembrar de uma coisa: se já é difícil fazer isso com sete a doze personagens (de "Os Sete Samurais" a "Os Doze Condenados"), imagine com 17! Tanto é que um dos elogios que Joss Wheddon recebeu por "Os Vingadores" foi pelo fato de conseguir desenvolver e (re)introduzir um grupo nada homogêneo. Infelizmente, devido às pressões do mercado, o Ridley deve ter cortado bastante, diminuindo o número de exposição dos coadjuvantes. Contudo, eu discordo com relação à sua interpretação da personagem do Elba (Janek) por um motivo: não há como desenvolver empatia por ele mesmo, principalmente porque esse não era o objetivo. Pensa só: ele tá pilotando a nave, faz umas piadinhas e tal. Você pensa assim, "ah, é o cara que fica na dele". Mas espere... Ele sabe que o Weyland Senior está na nave, mas tem outro propósito em mente, um objetivo que ele faz questão de esconder até do espectador - e funciona, porque ele não é o foco mas os acontecimentos até ali acabam gerando uma base para torná-lo crível, confiável e consistente. Sobre desenvolver empatia por eles... de fato, o drama humano pouco foi explorado no texto superficial, mas no subtexto ele está presente (a frustração de Holloway, o impulso sexual proto-feminista de Vickers, a religiosidade/questionamento de Elizabeth, a "psique" de David - alguém mais ficou com a impressão de que ele queria se livrar do velho Weyland?), e essa foi a graça que o filme trouxe, daí muita gente brincar que lembra "Uma Odisséia no Espaço".

"Me fala tbm aq, os tripulantes ñ recebem nenhuma informação da missão e msm assim vão."

Você lembra que aconteceu o mesmo em "O Oitavo Passageiro", né? Eles estavam voltando pra casa e tiveram que ser acordados pra responder um chamado em Acheron, sem saber que estavam sendo usados pela Weyland-Yutani.

"Qnd eles descobrem q os Engenheiros são os criadores dos humanos, eles parecem q nem ligam, de tão tranqüilos q eles ficam, essa é a maior descoberta q alguém poderia fazer."

Tranquilos? O geólogo pira na hora! É muita coisa pra cabeça dele, sem contar que o biólogo contesta a afirmação durante a apresentação falando que, com isso, eles vão ser obrigados a jogar fora tudo que aprenderam com Darwin.

"Agora o personagem do Guy Pearce q coisa mais clichê né?? Me desculpe, mas só faz isso tudo pra 'ganhar' a vida eterna ou prolongar ainda mais?? Pára né??"

Já é dito que "todas as histórias do mundo já foram contadas, só mudam as formas". A busca pela imortalidade é um tema recorrente, logo, ser clichê não é algo tão ruim assim. Aliás, repare no uso que ele faz da lenda de Prometeu: ele justifica a busca pelos Engenheiros como um bem para a Humanidade, enquanto no fundo ele está agindo em seu próprio benefício. Outra coisa: a lenda pode ser usada como uma analogia para a relação entre os seres humanos e os Engenheiros, pois em algum momento fomos capazes de fazer o mesmo que eles: gerar vida (David). Esse filme ainda vai ser muito estudado entre os acadêmicos no futuro! :D

sem avatar Bruce (28/06/2012 14:57:08)   127 0
@Victor

Obrigado pelo elogio, Victor. Eu entendi suas questões e, sim, concordo que poderiam ter feito algo com "os pés no chão". Tenho a impressão de que veremos isso na "Versão do Diretor". A minha posição é que o filme funcionou e foi coerente brincando com a expectativa do público ao fazê-lo refletir sobre os diferentes pontos da trama e os papeis desempenhados pelas personagens principais e secundárias. Mas claro, essa é minha opinião.

Sobre suas colocações, vamos lá:

"Mas aqui entre nós pq diacho o Fifield fica todo trunchado lá e começa a atacar?? Era só pra matar tripulante?? Pq só aí já economizaria 4 personagens q ñ precisariam estar ali."
Ele foi exposto à "arma química", não é? Das duas hipóteses, uma: o que o infectou fez ele se voltar contra a tripulação explorando sua própria vontade (como o Kane de "Robocop 2") ou havia alguma espécie de controle à distância que o fez se voltar contra todos. A minha teoria se baseia muito na dimensão psicológica das personagens, e o Fifield é um dos mais rancorosos porque ele percebe desde o início que há algo de errado ali. Para ele aceitar um "poder oculto" que o faça se vingar de quem o colocou naquela situação seria algo muito fácil. Mas claro, há a parte animalesca de ele agir por instinto após a contaminação (estilo os "zumbis" recentes que consumiram a droga "sal-de-banho"), mas desconsiderei essa teoria por considerar que o objetivo dos Engenheiros ao destruir a Terra seria fazer os seres humanos atacarem uns aos outros, apagando assim qualquer rastro de que eles teriam algo a ver com a nossa criação/extinção.

"E pô @Bruce, filme bom é aquele q a gente se identifica com algum personagem, nesse eu ñ me identifiquei com nenhum [...]"
Não acho, viu? É como ler "O Primo Basílio". O livro é bom, mas é impossível você se identificar com qualquer personagem que seja naquela história. Todos são crueis ao seu modo. Ou "As Benevolentes", em que a protagonista é um criminoso-nazista-niilista-incestuoso, que não faz questão de agradar ninguém. Sobre você ter se identificado com Dallas (Tom Skerritt, "O Oitavo Passageiro"), minha teoria é que a pronta identificação do público com as personagens tinha a ver com o fato de que, embora se passasse no espaço, de certo modo elas reproduziam características, trejeitos e mesmo funções desempenhadas por nós hoje em dia. Quando vi o filme eu ficava pensando em como eles me lembravam aqueles caminhoneiros que você encontra reunidos em postos nas rodovias, comentando sobre o trabalho, a carga, a "patroa" e "os moleques". O enredo lembra um pouco "O Salário do Medo". Sobre o Gavião (Jeremy Renner, "Os Vingadores"), talvez tenha sido por ele ser alguém altruísta, o ser humano ideal. Confesso que eu mesmo simpatizei muito com ele. Não vi "Transformers 3", então não lembro do Ironhide.

Claro que, sempre digo, essa é só minha opinião.

sem avatar Bruce (28/06/2012 15:12:59)   127 0
@Victor

Vou responder seus pontos numerados, ok?

1 - Temos pelo menos 8 pessoas no elenco principal, mais uns 7 que estão ao largo. Você lembra de quantos soldados tinha no começo de "O Resgate" e quantos sobraram após terem encontrado a Newt e o helicóptero ter sido derrubado?
2 - Acho que não fui muito claro. Eles estavam voltando para casa mas foram acordados para "responder um chamado" em Acheron. Chegando lá, tcham-tcham-tcham, viraram isca da Weyland-Yutani para atrair os aliens.
3 - Pergunta pra algum pedreiro na rua se ele daria a mínima para o fato de que Deus não existe e que na verdade a Humanidade descende de alienígenas. Só se ele for muito religioso para considerar isso besteira, mas, no mais, ele está preocupado em trabalhar e colocar comida na mesa. (O "pedreiro" é um exemplo. Pode muito bem ser um "empresário", como vimos no filme).
4 - A imortalidade é um dom divino, indica status. Pensa no que alguém não poderia fazer caso pudesse alcançar tal condição!

sem avatar Bruce (28/06/2012 16:11:09)   127 0
Mas eu acho que essa foi mesma a intenção do Ridley, @Victor. Mas a discussão é boa, sim, porque no final vemos os pontos concordantes e refletimos sobre os discordantes. Quando sair a "Versão do Diretor" a discussão será ainda maior, pode acreditar. Até mais, cara! :D

sem avatar Marcio (28/06/2012 18:36:18)   1 0
BRUCE,
Acredito que ele tenha ignorado o Alien 2, 3 e 4, ainda mais que não foi ele quem os fez. Ele vai considerar apenas o "8 passageiro".
Após ver o filme revi o Alien o 8º passageiro e percebi diversas referências, como: o planetaé o mesmo, a nave encontrada no Alien aparenta ser a que caiu ( se bem que não pode ser pois no Alien aparece o esqueleto do piloto com um buraco no peito.)
Bom, acho que vai rolar mais uns 2 filmes para que ocorra a conexão entre o Alien 1 e Prometheus.

sem avatar Bruce (28/06/2012 20:40:45)   127 0
@Victor

Não é o mesmo planeta, não, cara. Mesmo porque, o Cameron e o Scott estavam desenvolvendo um quinto "Alien" antes do Scott assumir de vez a "prequel" "Prometheus". O planeta para o qual a tripulação da Nostromo foi é LV-426, de acordo com "O Resgate". O planeta para onde foi a Prometheus é LV-223. Além disso, o final de "Prometheus" deixa claro que não há a menor chance de ser o mesmo de "O Oitavo Passageiro", pois não havia nenhum alien atacando a tripulação da Nostromo, só um facehugger. Espero que esqueçam "Alien 3" e "A Ressurreição", que praticamente mataram a franquia. Além disso, o Space Jockey do "O Oitavo Passageiro" me pareceu ter sido morto por um facehugger e o alien deve ter morrido de fome, rs. Quem sabe não será esse um dos temas a serem abordados na continuação de "Prometheus"?

sem avatar Bruce (29/06/2012 09:50:19)   127 0
Foi mal, @Marcio. Acabei confundindo você com o @Victor.


Nikita Nikita (27/06/2012 11:52:56)   349 1
Estou com esse filme aqui prontinho pra assistir. Ele já saiu em DVD, assim como 13 assassinos (ainda não vi).

Brasil, sempre atrasado.



DR. Zaius, ministro da ciência e defensor da fé! DR. Zaius, ministro da ... (27/06/2012 10:50:26)   804 0
É uma pena que filmes de samurai como esse raramente passem no brasil fora de festivais.



Fabio Fabio (27/06/2012 10:21:43)   8 1
A foto desse samurai na chamada está muito legal. Parece que ele vai falar "Here´s Johnny" a qualquer momento kkkkk



sem avatar Bruce (27/06/2012 09:59:42)   127 0
Pude conferir esse filme quando teve a mostra do CCBB. Ele foi exibido em 3D no Shopping Santa Cruz e, para felicidade geral do público, o 3D foi muito bem empregado. Em vez de focar em efeitos baratos, como sangue jorrando na tela, etc., ele preferiu usá-lo para aumentar a sensação de profundidade. Agora, combine essa sensação com a trilha linda do Ryuichi Sakamoto e você vai ter uma ideia do espetáculo que foi. O filme é basicamente um remake de "Harakiri", um clássico da década de 1960. O interessante da nova versão é que ela continua a questionar o saudosismo da era dos samurais, só que agora de forma mais cínica. Vale a pena conferir, quem sabe quando estrear aqui daqui a uns 2 anos. :P



Júlio Júlio (27/06/2012 09:46:21)   175 0
Tem muito tempo que eu quero ver um bom filme de samurai, acho que esse vai ser ''O FILME'', gostei muito do que vi e li sobre ele ate agora...



sem avatar Anderson (27/06/2012 09:25:08)   -5 0
bom, enquanto ainda vai pro cinema os torrents 720p já estão por aí.
#ficaadica



Raul Raul (27/06/2012 08:58:25)   2210 0
Bom, pelo menos, deve ser.



Publicidade
sem avatar alan (27/06/2012 01:05:20)   0 0
Olá amigos do Omelete !

Então, interessante vocês falarem sobre este filme, pois eu já o assisti. Tenho algumas coisas para dizer sobre, mas o filme resumidamente é MUITO FODA !
Eu pensei que iria assistir um filme de samurai, espada, sangue, alguma coisa mais do tipo, incrívelmente, eu tive uma ótima surpresa, pois o filme é reflexivo, dramático, denso. Fala sobre questões tratadas naquela época e sobre como tratamos a nos mesmos hoje. Considerei ele uma crítica extrema a forma com que nos importamos com os outros, e a forma com que simples ações, e pequenos gestos poderiam fazer toda a diferença.
Existem momentos no filme, que realmente são muito dramáticos e extensos, fazendo aquele que tiver uma curta paciência, realmente a perder, mas quando eu percebi que o filme não seria um " fight and slash " eu fiquei muito empolgado. Não é um filme top, mas para mim, amante de artes maciais e filosofia oriental, realmente fiquei extremamente satisfeito com a proposta do filme.
Enfim, posso dizer, que me emocionei muito com o desfeixo !
Abraço amigos !


Editheone Editheone (27/06/2012 05:34:12)   27 0
Vc falou tudo mau caro, adorei d+ este filme, sou mega fan do Miike e vi os 2 filmes dele de samurai no mesmo dia, então foi ótimo ver um de ação e logo depois um otimo drama com uma mensagem tão inteligente e emocionante.


5 ovos Hara-Kiri
E
5 ovos 13 Assassinos

sem avatar Bruce (27/06/2012 10:00:26)   127 0
@Editheone

Viu "Izo" no mesmo dia, também? Que viagem foi aquele filme! :D

Nikita Nikita (27/06/2012 12:40:52)   349 1
Você tem que ler "O Livro dos Cinco Anéis" do mestre Musashi pra apreciar mais os momentos "dramáticos e extensos" dos filmes, guri Alan.

é pra ler, viu? Não pra fazer outra coisa.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


James James (27/06/2012 01:02:54)   6 0
Está aí um diretor que nunca decepciona, o Brasil dá muito pouco valor ao talento de Takashi miike


Editheone Editheone (27/06/2012 05:45:20)   27 0
É porque ele faz muitas coisas consideradas B, por isso ele perde um pouco do reconhecimento dos olhos criticos do mundo, nao é só no Brasil não.

sem avatar Santos D. (27/06/2012 12:30:14)   960 2
O problema aqui no Brasil é a falta de um circuito exibidor maior para esses filmes que não são produções de Hollywood.
Aliás até mesmo o circuitão comercial aqui no Brasil ainda dispõe de poucas salas em relação ao tamanho do país e da população.



ver todas ↓

Imagens (1)


Omeletop : cinema

Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.