Assista Agora

Ligado em Você | Crítica

Ligado em você

Marcelo Forlani
04 de Março de 2004

Ligado em você
Stuck on you

EUA, 2003 - 90 min.
Comédia

Direção: Bobby e Peter Farrelly
Roteiro: Bobby e Peter Farrelly

Elenco:
Matt Damon, Greg Kinnear, Eva Mendes, Cher, Fernanda Lima, Merryl Streep.

Os irmãos Bobby e Peter Farrely surgiram para os fãs de cinema em 1994, com Débi e Lóide (Dumb and Dumber) - comédia estrelada por Jim Carrey e Jeff Daniels. De lá para cá, eles escreveram, dirigiram e produziram Quero ficar com Mary (Theres something about Mary, 1998), Eu, eu mesmo e Irene (Me, myself and Irene, 2000) e O amor é cego (Shallow Hall, 2001), entre outros. Seus filmes viraram sinônimo de gargalhadas garantidas, dinheiro no cofre e um humor politicamente incorreto.

Quando eles anunciaram que seu próximo projeto seria sobre irmãos siameses, o sorriso no rosto de seus fãs já era visível. Mas eis que Ligado em você (Stuck on you, 2004) estréia e (surpresa!) há muita coisa diferente no estilo de humor utilizado pelos protagonistas Matt Damon e Greg Kinnear. A escatologia passa longe. Nada de zíperes canibais, piadas racistas, ou idiotas lambendo metal congelado.

Walt e Bob Tenor, os dois irmãos siameses que viveram 32 anos de suas vidas grudados por 30 cm. de carne e repartem o mesmo fígado são, na verdade, tão independentes quanto a maioria dos irmãos deveria ser. A diferença é que eles tiveram de aprender a conviver harmoniosamente, aceitando os limites um do outro e aprendendo a querer sempre o melhor para seu irmão - tudo o que toda mãe sempre sonhou para seus filhos. Com esta ideologia, o esportista e tímido Bob (Damon) e o ator de grande talento e sujeito atirado Walt (Kinnear) são ídolos de sua cidade, Marthas Vineyard, onde comandam a lanchonete Quickee Burger. Mas, certo dia, o bicho do palco morde Walt na jugular e ele resolve se mudar para Hollywood, onde tentará a carreira de ator.

1+1=2

Por mais idiota que esta situação toda possa parecer, na tela, a simbiose e química entre os dois protagonistas funciona tão bem que em pouco tempo você pode até mesmo esquecer que os dois estão ligados um ao outro. Duas cenas que representam esta união e perfeita sincronia são a ótima seqüência em que eles têm três minutos para preparar lanches para meia dúzia de fortões famintos e a excelente briga no bar - uma das melhores dos últimos anos, mesmo levando em consideração a era do wire-fu, a "arte-marcial" do cinema com cabos de aço.

Para completar, o filme conta com as participações especiais de gente do calibre de Meryl Streep, Cher e da brasileira Fernanda Lima, que gostou tanto da brincadeira que decidiu investir na carreira de atriz. As três interpretam elas mesmas. O papel da primeira é bem simples. Dentro da história, ela esteve em Marthas Vineyard para fazer um de seus filmes e desde então é um dos ídolos de Walt. A segunda é uma caricatura de si mesma. Cher conhece os irmãos Tenor quando Walt está desanimado porque o sonho de seu primeiro trabalho na indústria do cinema acaba se revelando uma picaretice de seu agente barato (Seymour Cassel). A artista está doida para se livrar de um contrato que a força a participar de uma série de TV fadada ao fracasso. Para não dar sopa ao azar, ela decide chamar Walt para participar do programa, afinal, ter um gêmeo siamês (teoricamente) forçaria os produtores a cancelar o show. A seu favor estavam também os ataques de pânico que Bob tinha cada vez que era forçado a entrar em cena com o irmão. Fernanda Lima, nos seus 15 segundos (cronometrados) de fama em Hollywood, é outra integrante desta série de TV. E, já que virou mania discutir sobre isso, a ex-modelo brasileira fala. Tão pouco quanto seu personagem aparece em cena, verdade, mas sem deixar a desejar.

Nesta sua fase mais politicamente correta, os irmãos Farrelly contrataram até mesmo um deficiente mental, que faz um emocionante discurso de agradecimento durante os créditos finais. Mas isso não quer dizer que este filme seja menos engraçado. Pelo contrário. Seu humor está mais sutil e inteligente. Como se percebe nos nomes das namoradas de Bob e Walt, April e May (como o quarto e quinto meses do ano, em inglês). Ou então em piadas mais espontâneas e inesperadas, como quando Walt põe uma música romântica para chamar a atenção de seu irmão. E para quem gosta do estilo "Os três patetas" de postes na cara e outras situações mais físicas, elas também estão lá.

Aliás, abramos um parênteses: uma refilmagem do famoso trio Larry, Moe e Curly será o próximo projeto dos Farrelly.

Com esta nova fórmula, eles aumentam seu poder de fogo, que já não era nada pequeno. Até a estréia de Ligado em você, por exemplo, seus filmes somavam mais de 1 bilhão de dólares em bilheterias. Se as mudanças pegarem, quem achava repugnante ver o "gel natural" que Cameron Diaz usa em Quero ficar com Mary vai poder ir se divertir sem estresse e assim, Bob e Peter farão mais dinheiro com seus filmes. Eles merecem.



Comentários (2)

O Omelete disponibiliza este espaço para comentários e discussões dos temas apresentados no site. Por favor respeite e siga nossas regras para participar.
Partilhe sua opinião de forma honesta, responsável e educada. Respeite a opinião dos demais. E, por favor, nos auxilie na moderação ao denunciar conteúdo ofensivo e que deveria ser removido por violar estas normas.

Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

lucas lucas (11/04/2011 17:56:11)   1 0
ótimo filme!!!



Fabio Fabio (28/09/2010 15:01:08)   -1 0
Legal o filme. Não achei tão engraçado, mas dá para assistir inteiro sem bocejar.
Para um domingão a tarde, fica 100%




Cinema

Os filmes em cartaz, a programação das salas de cinema, bilheterias, trailers, criticas de filmes, cartazes, entrevistas com astros e as novidades de Hollywood.

Séries e TV

As séries de televisão dos EUA, minisséries, os destaques da TV e as novidades na programação.

Música

Os shows que vem por aí no Brasil, os lançamentos musicais, novos álbuns e música grátis para download.

Games

Os novos games, críticas de jogos, trailers, imagens e mais novidades do mundo dos videogames.

Quadrinhos

As novidades das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo, previews de HQs e críticas de lançamentos nas bancas e livrarias.